Início / Africa / África do Sul / Como chegar até o centro e o aeroporto de Joanesburgo

Como chegar até o centro e o aeroporto de Joanesburgo

Inaugurado em 1952, o Aeroporto Internacional Oliver Reginald Tambo, em Joanesburgo, recebeu em 2013 mais de 18 milhões de passageiros, sendo um importante hub para quem pretende viajar na África e Ásia. O Aeroporto de Joanesburgo opera muitos vôos em trânsito, ou seja, vôos com conexão, o que frequentemente gera muitas horas de espera, e com isso a possiblidade de conhecer alguns lugares da cidade, mesmo que nem tenha pensado em visitar Joanesburgo.

De todo o continente africano, este aeroporto é considerado o mais movimentado, operando rotas importantes dentro da própria África do Sul e também mundo afora. Para quem chega ou vai partir e não tem tanto tempo entre as conexões, há uma infinidade de distrações disponíveis dentro do aeroporto, desde variadas lojas de presentes e acessórios, cosméticos, vestuário, free shops, bancas de jornal, até cafés, bares, restaurantes e fast food. Caso seja necessário converter o dinheiro, há casas de câmbio espalhadas pelo aeroporto. Também existem telefones públicos e empresas que oferecem serviços para ligações locais e fax. O inusitado é que existem até salas de massagem para relaxar, e também locais próprios para oração.

Leia também => Dicas dos melhores bairros e onde ficar em Joanesburgo

Saiba as reais vantagens de contratar um seguro de viagem

 

Do aeroporto ao centro de Joanesburgo

Aeroporto Internacional de Joanesburgo
A380 no Aeroporto de Joanesburgo.

Para quem tem um longo tempo de conexão, ou mesmo para quem pretende passar alguns dias na cidade (Aproveite para ler o post 5 experiências que mudaram minha opinião sobre Joanesburgo), existem quatro opções de transporte para chegar até o centro, distante cerca de 22 km do aeroporto: ônibus, trem, táxi e aluguel de carro.

Trem | A melhor opção para se deslocar é pegar o Gautrain, cuja estação fica na parte superior do aeroporto. É um trem confortável, moderno, seguro e rápido, numa viagem de 15 minutos até chegar no popular bairro de Sandton, por R$55 ida e volta. No saguão do aeroporto já se visualizam vários guichês automáticos para comprar o bilhete, em dinheiro ou cartão de crédito. É necessário primeiro adquirir o cartão Gautrain Gold Card, no próprio guichê, que serve tanto para recarregar passagens de trem, quanto para usar os ônibus interligados à empresa.

 

Transfer para o aeroporto de Joanesburgo
Foto: Magic Transfers

Ônibus | Procure dar preferência aos ônibus da Gautrain, pois apesar de não passar por todos os bairros, ele é mais seguro e não corre o risco de estar lotado, ideal para quem está com bagagem. A dica é utilizá-lo até alguma estação e pegar um táxi para o seu hotel. Outra opção é o transfer privado, operado pela Magic Transfers, que também oferece o Sky Express, uma linha de ônibus com conexão ao aeroporto.

No estacionamento doméstico do aeroporto, no térreo, há um escritório da empresa para tirar dúvidas. Outras duas empresas privadas também oferecem transporte coletivo, a EZ Shuttle e a Airport Link que seguem até a cidade e também nos arredores.

Outra possibilidade para quem tem algum tempo em Joanesburgo é fazer um city tour naqueles famosos ônibus de dois andares, chamado de ônibus City Sightseeing, pois uma de suas paradas é na estação principal do Gautrain, uma boa opção para conhecer apenas os principais pontos turísticos, sem explorar muito.

Recomendo => Transfer do aeroporto direto ao hotel com a Get Your Guide

Ainda com dúvidas sobre as atrações turísticas?
 

Táxi | Em Joburg, os táxis se chamam “cab’’ ou “meter táxi’’, mas não é comum usarem taxímetro, e sim preços tabelados de um lugar para outro. Por isso, antes de entrar no carro sempre negocie o valor, dando preferência aos veículos com permissão que possuem o logotipo do aeroporto.

Aluguel de Carro | Para quem se planejou, tanto financeiramente, quanto providenciando a PID (permissão internacional para dirigir), e quer mais liberdade de locomoção, esta é uma ótima escolha. No aeroporto, logo na frente do terminal doméstico, situam-se os balcões de aluguel de carros. Reserve seu carro com antecedência e não se esqueça que a mão é inglesa. As estradas nos arredores de Joanesburgo são boas e bem sinalizadas, mas isso muda ao redor do país. Para saber mais, veja o post com meu Roteiro de carro entre Joanesburgo e Cape Town.

Planejando alugar um carro em Joanesburgo?
Dicas definitivas para alugar carros baratos em viagens

 

Traslado para o aeroporto de Joanesburgo

Escolher o transfer entre seu hotel e o aeroporto é muito importante, devendo ser a opção que mais combina com você e seu bolso. Lembre-se que o centro de Joburg não é um dos melhores lugares da cidade, tem fama de ser violento, mas existem atrações importantes para conhecer. Deve-se ter muita atenção, principalmente à noite, quando todo o cuidado é bem vindo.


Fazendo sua reserva através dos links parceiros encontrados no blog, ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA TAXAS EXTRAS, e dessa forma monetizamos nosso trabalho. Se houver dúvida, leia as políticas do blog, ou deixe um comentário.

Planeje sua viagem => Dicas dos melhores bairros e onde ficar em Joanesburgo

Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 15% de desconto usando o cupom PROTETORSOLAR (até 28/02), é só clicar no botão.
 

Aluguel de Carros | Passagens Aéreas | Tours na África do Sul | Seguro de Viagem


Eu adoraria ver sua participação aqui no blog, tirando suas dúvidas ou compartilhando algo que pode ajudar outros viajantes. Se também tiver dicas sobre o traslado do centro ao aeroporto de Joanesburgo, ou quiser contar uma experiência, deixe seu comentário abaixo.

Até + !!!

 

Posts relacionados:

– Wild Coast na África do Sul: o que fazer em Coffee Bay e Chintsa

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha 10% OFF para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.
 

– O que fazer em Durban, na África do Sul

– Roteiro de 21 dias numa viagem de carro na África do Sul

– Soweto, história e passeios irados no maior bairro do mundo (Vídeo)

5 experiências que mudaram minha opinião sobre Joanesburgo

Confira nossa galeria de fotos da África do Sul

Dicas para economizar em seu Safari no Kruger Park

Dicas de viagem sobre o que fazer em Cape Town

O mergulho com tubarão branco em Cape Town (Vídeo)

O projeto Blogueiros na África do Sul (#DescubraAfricadoSul) foi uma realização do Travel Concept Solution e apoio da Pangea TrailsSouth African Airways e incentivo da agência nacional de turismo (South African Tourism), da cidade de Joanesburgo (Joburg Tourism) e também de Cape Town (Cape Town Tourism). A viagem foi patrocinada, mas as opiniões aqui expressas são de livre expressão do autor. Veja também os blogs que participaram da viagem: Dentro de Mochilão, Territórios, Quero Viajar Mais e Viagem Criativa.

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 37 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

2 Comentários

  1. Isadora Wegner

    Boa tarde, gostaria de uma opinião.

    Eu chego em Johannesburgo 15h, e no dia seguinte preciso pegar um vôo 10h. Você sugere dormir na cidade ou pegar um hotel ao lado do aeroporto?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *