Wild Coast na África do Sul: o que fazer em Coffee Bay e Chintsa

por Guilherme Tetamanti

Wild Coast na África do Sul: o que fazer em Coffee Bay e Chintsa

Um cantinho que apenas os viajantes mais interessados têm o prazer de conhecer, a Wild Coast (costa selvagem, em português) é um tesouro de natureza intocável na África do Sul. Coffee Bay e Chintsa são os destinos mais populares!

Localizada na Província do Cabo Oriental, é uma das regiões mais pobres e menos desenvolvidas dentro do país, por diversos motivos, principalmente por ter sido uma área criada pelo governo para separar a população negra durante o regime do Apartheid, e até hoje continua sem muitos investimentos.

Pouco povoada, ela é habitada principalmente pelo simpático povo xhosa (pronuncia-se closa, com o estalar da língua), que mantém muito de seus costumes tradicionais. Foi nesta região que Nelson Mandela nasceu, o mais ilustre e adorado dos cidadãos sul-africanos. Ele, que também é da etnia xhosa, nasceu no povoado de Mveso e cresceu em Quno, cidade onde foi sepultado.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Joanesburgo

Seguro viagem para África do Sul »

O que fazer em Coffee Bay
Apesar do dia nublado, incrível paisagem em Coffee Bay.

A belíssima paisagem da região de Wild Coast é um grande contraste ao compararmos com sua história, que antigamente era conhecida como Transkei, um gueto negro criado com o objetivo de separar negros e brancos.

Mais de 20 anos depois, a região continua negligenciada pelo governo, mas suas belezas naturais e a cultura de seu povo estão ganhando fama, o que atrai um número cada vez maior de turistas. Coffee Bay e Chintsa são os principais destinos de quem visita a região.

 

Coffee Bay

Dicas de turismo sobre Coffee Bay
A estrada sempre em obras, na chegada em Coffee Bay.

A pequena Coffee Bay parece ter sido esquecida no tempo. De difícil acesso, os viajantes que passam por lá encontram uma vila pacata, com praias maravilhosas e direito a uma imersão cultural aos costumes do povo da etnia xhosa, que Nelson Mandela fazia parte. A estrada que dá acesso ao povoado não é das melhores, com asfalto ruim e muitos animais na pista, mas cada buraco vale a pena!

Não é à toa que está no roteiro da Pangea Trails, empresa que fez todo o trajeto pela costa sul-africana. A região é belíssima e, apesar de isolada, existem várias opções de pousadas e albergues na cidade.

Coffee Bay
Hole in the wall | Foto: kristenmarie82, via Wikimedia Commons.

Além das praias, um dos principais atrativos em Coffee Bay é uma trilha, com cerca de três horas de duração, que percorre as montanhas (a beira mar). A trilha nos leva ao chamado “Hole in the Wall”, uma famosa formação rochosa, bem próxima ao continente, com uma abertura natural em formato de arco, dando a impressão de ser um portal para a imensidão do mar.

A paisagem é dessas de tirar o fôlego e em alguns pontos mais altos do percurso é possível a observação de baleias. Não é aconselhável fazer a trilha sem guia, mas o serviço é oferecido nos albergues e pousadas da cidade.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na África do Sul. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 
Onde ficar em Coffee Bay
Vista de nossa cabana no Coffee Shack.

Infelizmente havia chovido bastante nos dias anteriores e a previsão não era animadora, então acabei não tendo a chance de fazer a trilha, e nosso guia do Coffee Shack, um hostel/pousada que se mistura com a história recente da região, levou nosso grupo para um tour (não perca o relato completo da Roberta, autora do Territórios, que contou detalhadamente nossa experiência).

Encontre mais ofertas de hotéis em Coffee Bay »

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BWEEK, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 
Wild Coast na África do Sul
Passeio pelos povoados perto de Coffee Bay.

Os pequenos vilarejos na zona rural da “cidade” também são outra ótima opção de passeio. O mais interessante de visitar esses povoados, é que eles parecem ter parado no tempo e são uma ótima oportunidade para conhecer mais o simpático povo xhosa e sua cultura. Ao viajar por essa região, é possível observar que ao longo das estradas existem várias construções que seguem um diferente padrão arquitetônico. São cabanas em formato redondo e com telhados de palha, bem típicas da Wild Coast.

Trilhas em Coffee Bay
Típica residência xhosa em Coffee Bay.

Todas as famílias da etnia têm uma casinha assim, tradição cultural do povo xhosa, mas muitas vezes eles moram em uma casa mais moderna e ao lado mantém uma cabana, de acordo com seus costumes. Isso porque, para os xhosa, as casas redondas significam uma conexão com o mundo espiritual. Para eles, essas construções primitivas ajudam os espíritos dos antepassados, que reconhecem a antiga moradia e voltam para sua família.

Planejando alugar um carro na África do Sul?
Dicas definitivas para alugar carros baratos em viagens

 

Chintsa e o Bucanneers Backpackers

O que fazer em Chintsa
Vista da lagoa em Chintsa, com a praia, dunas e cidade ao fundo.

Outra cidade muito visitada na Wild Coast é Chintsa, essa com mais estrutura para atender aos turistas. Sua longa praia é uma das mais bonitas da região, quase deserta, é cercada por montanhas, dunas, rios e uma lagoa.

Onde ficar em Chintsa
Vista do meu quarto para a baía de Chintsa, com outra opção de hospedagem logo abaixo.

É lá que está localizado um dos albergues mais famosos do país, o Buccaneers Lodge and Backpackers (reserve através do Booking clicando aqui). Com casinhas esparsas, ele ocupa um grande terreno entre as montanhas e com uma vista incrível para a praia e lagoa. Há opções de hospedagem para todos os gostos, tem dormitórios, quartos econômicos e também chalés “de luxo”.

Sua estrutura conta ainda com um bar super animado, um restaurante, uma sala de ioga e uma piscina enorme. Eles oferecem também caiaques gratuitos para os hóspedes, o que é uma ótima pedida, já que bem próximo de lá, o rio desemboca na praia, um local ótimo para remar. Outra dica é fazer um tour à cavalo percorrendo toda a extensão da praia.

Encontre mais ofertas de hotéis em Chintsa »

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 
Dicas de passeios em Chintsa
Galera no início do tour com os quadriciclos.

Um dos passeios mais legais para quem visita Chintsa é o Quad Bike Safari (mais um excelente post da Roberta), que nada mais é que um tipo de safari dirigindo um quadriciclo. Com uma paisagem incrível, é possível encontrar no percurso diversos animais típicos da fauna do local, inclusive elefantes, chitas e girafas!

Dicas de viagem em Chintsa
Uma das incríveis fotos que consegui ao lado do Abby 🙂

Ahhhh, como foi incrível interagir com os animais, em reservas que preservam e cuidam realmente dos animais, diferente de outros locais que apenas exploram os bichos para o turismo. O André, do Viagem Criativa, mostrou sua experiência nesse post, inclusive nosso inesquecível dia com o Abby, uma girafa que fez todo mundo se encantar.

Mas o melhor programa para fazer na cidade, fora conhecer o Abby :), é dedicar um tempo a contemplação da paisagem e aproveitar para relaxar na praia! Bora?

 

Dicas do que fazer em Chintsa e Coffee Bay?

A região da costa selvagem está definitivamente entre as mais bonitas que conheci na África do Sul, e por se uma área ainda em desenvolvimento, as experiências foram bem genuínas e marcantes. Claro que viajar com o auxílio da Pangea Trails facilitou bastante, ainda mais com todo o conhecimento que o Alex, guia e proprietário da empresa, tem sobre o país.

Eu adoraria ver sua participação aqui no blog, tirando suas dúvidas ou compartilhando algo que pode ajudar outros viajantes. Se também tiver dicas sobre o que fazer em Chintsa e Coffee Bay, ou quiser contar uma experiência, deixe seu comentário abaixo.

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 37 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Karen Mello

    Olá Guilherme! Tudo bem? Já troquei algumas mensagens com vc sobre minha programação de viagem à Africa do Sul e agora é pra valer! A viagem realmente vai sair do papel em 2018! :D Inicialmente eu faria o mesmo roteiro que vc fez também com a Pangea Trails, mas por ter ficado simplesmente obcecada pela ideia de percorrer a Otter Trail acabei desistindo do tour fechado, pois esta é uma trilha de 5 dias dentro do parque Tsitsikamma.. Enfim, estou trabalhando melhor no roteiro agora e se puder queria sua opinião, pois estou entre o receio de uma viagem "pingada" e cansativa demais (1 a 2 dias em cada local) ou ficar 3 dias em um local sem muito pra fazer... O roteiro por enquanto está assim: 3 dias em Joanesburgo 7 dias de Overland Tour incluindo Kruger, Suazilândia, St. Lucia e terminando em Durban 1 dia em Durban 2 dias em Umzumbe 1 dia em Coffee Bay 2 dias em Chintsa 1 dia em Port Elizabeth 2 dias em Jeffrey’s Bay 1 dia em Storms River *aqui farei a Otter Trail de 5 dias retornando para Storms River ao finalizar para pernoite 1 dia em Wilderness 2 dias em Mossel Bay 4 dias em Cape Town Uma das minhas maiores dúvidas: optar apenas por Coffee Bay ou Chintsa (ou descartar Umzumbe?)... (alguns dias entre Durban e Port Elizabeth estão meio "amarrados" por conta do itinerário do baz bus que irei utilizar para os deslocamentos) Me ajuda? :D Agradeço qualquer opinião ou dica que possa dar! Obrigada, Karen

  2. Guilherme Tetamanti

    Oi Karen, Sinceramente eu gostei de ter feito pingado, mais por causa da obsessão em registrar tudo para o blog kkkk. Mas chorei em ir embora tão rápido de alguns lugares. Eu descartaria Umzumbe, sobrando mais tempo para Coffee Bay e Chintsa...essa região é bem mais legal, trilhas e tal. 1 dia em Coffee Bay....sofriiiii com isso hahahah. Fora que o acesso é chatinho, então para ir tem que valer a pena! O resto tem que ser corrido mesmo né, para ter tempo de finalizar o roteiro. Fiquei com vontade de voltar kkkkk Qquer coisa avisa! Abraços

  3. Victória Oliveira

    Olá, estou indo a Chintsa no proximo mês e gostaria de tirar uma duvida: lá funciona celular? Internet? Pensei em sair com um chip internacional daqui do Brasil mas estou com medo que nao pegue lá. Obrigada

  4. Guilherme Tetamanti

    Oi Victória, Hummm, quando eu fui não estava com chip, mas pega sinal sim de celular. Mas como é uma região isolada, talvez o sinal não seja tão bom. Eu arriscaria! Abraços

  5. Andre

    A gente tem a melhor desculpa do mundo pra voltar pra Coffee Bay: pegar dias de sol por lá! Acho bem justo! :D

  6. Guilherme Tetamanti

    Hehehe, Temos que voltar mesmo, fora que mesmo ficando mais de um mês, ainda tem muito pra ver. Valeu Andre!!