Wild Coast na África do Sul: tudo sobre Coffee Bay e Chintsa
Um cantinho que apenas os viajantes mais interessados têm o prazer de conhecer, a Wild Coast (costa selvagem, em português) é um tesouro de natureza intocável na África do Sul. Coffee Bay e Chintsa são os destinos mais populares!
Localizada na Província do Cabo Oriental, é uma das regiões mais pobres e menos desenvolvidas dentro do país, por diversos motivos, principalmente por ter sido uma área criada pelo governo para separar a população negra durante o regime do Apartheid, e até hoje continua sem muitos investimentos.
Pouco povoada, ela é habitada principalmente pelo simpático povo xhosa (pronuncia-se closa, com o estalar da língua), que mantém muito de seus costumes tradicionais. Foi nesta região que Nelson Mandela nasceu, o mais ilustre e adorado dos cidadãos sul-africanos. Ele, que também é da etnia xhosa, nasceu no povoado de Mveso e cresceu em Quno, cidade onde foi sepultado.
Planeje sua viagem => Onde ficar em Joanesburgo
Seguro viagem para a África do Sul »
Conheça as principais vantagens:
Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na África do Sul. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:
- Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
- Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
- Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
- Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
- Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
- Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
- Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
- Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
- É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
- Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
- Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
- Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
- Atendimento ao cliente 24hs em português.
A belíssima paisagem da região de Wild Coast é um grande contraste ao compararmos com sua história, que antigamente era conhecida como Transkei, um gueto negro criado com o objetivo de separar negros e brancos.
Mais de 20 anos depois, a região continua negligenciada pelo governo, mas suas belezas naturais e a cultura de seu povo estão ganhando fama, o que atrai um número cada vez maior de turistas. Coffee Bay e Chintsa são os principais destinos de quem visita a região.
Coffee Bay
A pequena Coffee Bay parece ter sido esquecida no tempo. De difícil acesso, os viajantes que passam por lá encontram uma vila pacata, com praias maravilhosas e direito a uma imersão cultural aos costumes do povo da etnia xhosa, que Nelson Mandela fazia parte. A estrada que dá acesso ao povoado não é das melhores, com asfalto ruim e muitos animais na pista, mas cada buraco vale a pena!
Não é à toa que está no roteiro da Pangea Trails, empresa que fez todo o trajeto pela costa sul-africana. A região é belíssima e, apesar de isolada, existem várias opções de pousadas e albergues na cidade.
Além das praias, um dos principais atrativos em Coffee Bay é uma trilha, com cerca de três horas de duração, que percorre as montanhas (a beira mar). A trilha nos leva ao chamado “Hole in the Wall”, uma famosa formação rochosa, bem próxima ao continente, com uma abertura natural em formato de arco, dando a impressão de ser um portal para a imensidão do mar.
A paisagem é dessas de tirar o fôlego e em alguns pontos mais altos do percurso é possível a observação de baleias. Não é aconselhável fazer a trilha sem guia, mas o serviço é oferecido nos albergues e pousadas da cidade.
Infelizmente havia chovido bastante nos dias anteriores e a previsão não era animadora, então acabei não tendo a chance de fazer a trilha, e nosso guia do Coffee Shack, um hostel/pousada que se mistura com a história recente da região, levou nosso grupo para um tour (não perca o relato completo da Roberta, autora do Territórios, que contou detalhadamente nossa experiência).
Encontre mais ofertas de hotéis em Coffee Bay »
Os pequenos vilarejos na zona rural da “cidade” também são outra ótima opção de passeio. O mais interessante de visitar esses povoados, é que eles parecem ter parado no tempo e são uma ótima oportunidade para conhecer mais o simpático povo xhosa e sua cultura.
Ao viajar por essa região, é possível observar que ao longo das estradas existem várias construções que seguem um diferente padrão arquitetônico. São cabanas em formato redondo e com telhados de palha, bem típicas da Wild Coast.
Todas as famílias da etnia têm uma casinha assim, tradição cultural do povo xhosa, mas muitas vezes eles moram em uma casa mais moderna e ao lado mantém uma cabana, de acordo com seus costumes. Isso porque, para os xhosa, as casas redondas significam uma conexão com o mundo espiritual. Para eles, essas construções primitivas ajudam os espíritos dos antepassados, que reconhecem a antiga moradia e voltam para sua família.
Planejando alugar um carro na África do Sul?
Dicas definitivas para alugar carros baratos em viagens
- Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
- A configuração do chip é extremamente fácil;
- Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
- Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
- O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
- É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
- Já falei internet ilimitada? 😉
Chintsa e o Bucanneers Backpackers
Outra cidade muito visitada na Wild Coast é Chintsa, essa com mais estrutura para atender aos turistas. Sua longa praia é uma das mais bonitas da região, quase deserta, é cercada por montanhas, dunas, rios e uma lagoa.
É lá que está localizado um dos albergues mais famosos do país, o Buccaneers Lodge and Backpackers (reserve através do Booking clicando aqui). Com casinhas esparsas, ele ocupa um grande terreno entre as montanhas e com uma vista incrível para a praia e lagoa. Há opções de hospedagem para todos os gostos, tem dormitórios, quartos econômicos e também chalés “de luxo”.
Sua estrutura conta ainda com um bar super animado, um restaurante, uma sala de ioga e uma piscina enorme. Eles oferecem também caiaques gratuitos para os hóspedes, o que é uma ótima pedida, já que bem próximo de lá, o rio desemboca na praia, um local ótimo para remar. Outra dica é fazer um tour à cavalo percorrendo toda a extensão da praia.
Encontre mais ofertas de hotéis em Chintsa »
Um dos passeios mais legais para quem visita Chintsa é o Quad Bike Safari (mais um excelente post da Roberta), que nada mais é que um tipo de safari dirigindo um quadriciclo. Com uma paisagem incrível, é possível encontrar no percurso diversos animais típicos da fauna do local, inclusive elefantes, chitas e girafas!
Ahhhh, como foi incrível interagir com os animais, em reservas que preservam e cuidam realmente dos animais, diferente de outros locais que apenas exploram os bichos para o turismo. O André, do Viagem Criativa, mostrou sua experiência nesse post, inclusive nosso inesquecível dia com o Abby, uma girafa que fez todo mundo se encantar.
Mas o melhor programa para fazer na cidade, fora conhecer o Abby :), é dedicar um tempo a contemplação da paisagem e aproveitar para relaxar na praia! Bora?
Dicas do que fazer em Chintsa e Coffee Bay?
A região da costa selvagem está definitivamente entre as mais bonitas que conheci na África do Sul, e por se uma área ainda em desenvolvimento, as experiências foram bem genuínas e marcantes.
Claro que viajar com o auxílio da Pangea Trails facilitou bastante, ainda mais com todo o conhecimento que o Alex, guia e proprietário da empresa, tem sobre o país.
Eu adoraria ver sua participação aqui no blog, tirando suas dúvidas ou compartilhando algo que pode ajudar outros viajantes. Se também tiver dicas sobre o que fazer em Chintsa e Coffee Bay, ou quiser contar uma experiência, deixe seu comentário abaixo.
Até + !!!
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *