Mapa da África do Sul: regiões para turismo no país

por Karol Boing

Mapa da África do Sul: regiões para turismo no país

O mapa da África do Sul é composto por 9 províncias que fazem este país ser único!  Se olhar o mapa mundi pode encontrar essa nação na ponta mais ao sul do continente africano. Eu tive a oportunidade de conhecer a maioria das regiões deste país maravilhoso, e agora quero te contar tudo sobre as maravilhas do local.

Durante minha passagem pelas cidades da África do Sul, pude presenciar grandes contrastes e diversidade. Vi animais selvagens caçando na seca do Kruger, assim como golfinhos e baleias nadando no oceano Índico. Tomei vinho nas vinícolas mais antigas e charmosas do país e experimentei o Braai (churrasco local) em um hostel no meio do nada!

Observei as pessoas ricas em seus carrões em Cape Town (capital) e conheci crianças que nunca haviam tocado em um celular na Wild Coast. De fato, você pode encontrar de tudo nas diversas cidades do país, cada uma com sua história e seu clima específicos.

Se você quer saber tudo sobre o mapa da África do sul, seja por curiosidade ou turismo, está no lugar certo. Continue comigo e se maravilhe com tudo que descobrirá!

Planeje sua viagem => Hotéis na África do Sul

Seguro viagem para os países da África »

 

Mapa da África do Sul: regiões turísticas do país

Se for passar pela África, não deixe de conhecer as principais regiões de seu país mais famoso, a África do Sul.

  1. The Eastern Cape
  2. The Free State
  3. Gauteng
  4. KwaZulu-Natal
  5. Limpopo
  6. Mpumalanga
  7. The Northern Cape
  8. North West
  9. The Western Cape

Antes de detalhar mais sobre cada região sul-africana, veja este vídeo sobre o país, produzido pelo órgão oficial de turismo da África do Sul:

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na África do Sul »

 

1. The Eastern Cape

mapa da africa do sul
Tsitsikamma | Foto: Acervo pessoal Karol Boing

No mapa da África do Sul a região The Eastern Cape é a parte do Cabo Oriental. A região é composta por cadeias de montanhas e vales de ponta a ponta. O clima desta província é subtropical – o verão é quente, mas no inverno neva nas montanhas.

As maiores cidades desta região da África do Sul são Porto Elizabeth e East London. Inclusive, recomendo que você faça um cruzeiro para observação de baleias, golfinhos e pinguins em Porto ElizabethÉ lindo e vale super a pena fazer este passeio.

Se você for fazer a Garden Route, duas cidades são ponto de parada para os que estão na rota: Stormsrivier e Jeffrey’s Bay. Recomendo que tire no mínimo dois dias inteiros para conhecer os principais pontos do mapa:

  • Parque Nacional dos Elefantes Addo
  • City Tour em Porto Elizabeth
  • Praia em Jeffreys’s Bay
  • Trilha pelo Tsitsikamma National Park
  • Maior Bunguee Jump de ponte do mundo na Bloukrans Bridge.

Além da Garden Route, Eastern Cape tem um paraíso secreto que eu tive a oportunidade de conhecer: Wild Coast. Uma combinação de litoral com montanhas, praias selvagens, vilas intocadas e colinas verdes com rios de água cristalina.

Me hospedei em um hostel a beira mar, onde pude ver baleias, golfinhos e dormir escutando o barulho das ondas. A principal atração é a natureza. Caminhe pelas colinas, vá até a praia e, se der sorte, veja zebras correndo livremente pelas montanhas.

Meu roteiro ideal para os que irão fazer somente a Garden Route seria: 1 dia para conhecer Porto Elizabeth e Jeffrey’s Bay e outro para passear no Tsitsikamma e conhecer a Bloukrans Bridge. A cidade de Porto Elizabeth não tem muitos atrativos, então recomendo dormir em Jeffrey’s Bay.

The Eastern Cape fica a 918 Km da capital da África do Sul, Cape Town. Você pode chegar através de carro ou do aeroporto local.

 

2. The Free State

cidade de bloenfonteim estado livre
Parque na cidade de Bloemfontein

O Estado Livre, como é conhecido em português, originalmente era conhecida por ser uma província Boer. Na história da África do Sul, os Bôeres eram descendentes dos imigrantes europeus vindos da Alemanha, Países Baixos e Dinamarca.

Esse grupo utilizou essa mistura de culturas e desenvolveu um idioma próprio, o africâner. Para você ter uma ideia da complexidade, o idioma têm influências de línguas indígenas da África, do malaio e do alemão!

O clima nesta região da África do Sul é quente e temperado. Neva por toda a província nos meses de maio a setembro e é comum terem longos períodos de seca nos outros meses.

Nesta parte do mapa da África do Sul, as 3 maiores cidades do Free State são: Bloemfontein (capital), Welkom e Kroonstad. A maioria das cidades é rural, já que a economia agrícola é a principal fonte do estado, além do carvão, bentonita e diamantes.

O site oficial de turismo no Free State, lista algumas atrações que a província oferece:

  • Atividades na cidade de Clarens
  • Festival Cultural Africano Mangaung
  • Vila Cultural de Basotho
  • Barragem Gariep
  • The Vredefort Dome

O Free State está localizado há 325.2km de Joanesburgo e você pode alugar um carro na África do Sul para chegar a região. Outras opções são o ônibus (custa de R120 a R150) ou pegar um voo até o aeroporto internacional da capital Bloemfontain.

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na África do Sul. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

3. Gauteng

mapa da africa
Vista da cidade de Joanesburgo

Se você chega pelo aeroporto de Joanesbugo, vai pisar em Gauteng. Pelo mapa da África do Sul, esta é a menor região de todo o país! Apesar de ser pequena em relação as outras províncias, Gauteng guarda muita história e por lá você consegue saber tudo sobre o Apartheid.

Quanto ao clima, esta região da África do Sul é subtropical. Você terá noites frescas e dias quentes com a temperatura anual variando entre 2°C a 26°C. A melhor época para o turismo nesta parte do país é de setembro ao meio de novembro ou do meio de dezembro ao meio de abril.

As principais cidades são Joanesburgo e Pretória. Inclusive, é possível encontrar informações como hotéis em Joanesburgo e melhores restaurantes em Joanesburgo aqui, no Quero Viajar Mais.

Eu tive a oportunidade de conhecer Joanesburgo por alguns dias e fiz os passeios mais populares por lá:

  • Museu do Apartheid
  • Gold Reef City
  • Constitution Hill
  • Nelson Mandela Square
  • Sandton City

Tive poucos dias para conhecer a região, mas se você observar o mapa da África do Sul, Pretória é bem pertinho de Joanesburgo e é interessante ir até a cidade para conhecer mais esta capital.

Sugiro que reserve no mínimo 3 dias se quiser conhecer as duas principais cidades, isso porque você pode usar os dois primeiros para Joanesburgo, onde poderá fazer um Safári no Parque Nacional de Pilanesberg, e o outro para um bate e volta em Pretória.

Chegar em Gauteng é fácil e a maioria das vezes os viajantes chegam por avião. Os voos saindo do Brasil costumam desembarcar ou em Joanesburgo ou em Cape Town, sendo então tranquilo para que você inclua Gauteng no seu roteiro.

 

4. KwaZulu-Natal

mapa africa do sul
Cidade de Durban | Foto: Acervo pessoal Karol Boing

KwaZulu-Natal engloba todas as atrações que a África do Sul tem para oferecer: praias, montanhas, safári, cultura, tribos, animais selvagens terrestres, baleias e golfinhos.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

Durante o período de Apartheid, Natal era um estado negro e independente de KwaZulu. A região é montanhosa, sendo este o principal fator da formação de paisagens de tirar o fôlego. O clima nesta província da África do Sul é temperado, com os verões quentes com um pouco de chuva e invernos quentes e secos.

Na parte social e cultural, os imigrantes indianos estão em peso na cidade de Durban (a maior cidade da região). Faça um City Tour Privado por Durban e conheça mais da cidade. Aos que curtem a gastronomia indiana, recomendo que visitem Durban e experimente os pratos feitos pelos imigrantes locais.

Outra dica é visitar o Victoria Street Market e comprar alguns temperos típicos africanos e indianos, ótimos para usar em casa ou dar de lembrança. As comidas típicas da África do Sul também são incríveis!

Para os que vão com carro alugado: não dirija até o centro! É um caos o trânsito no local, com pessoas atravessando, carros que não respeitam sinalizações e comerciantes por toda a calçada. Opte por um Uber ou estacione bem longe da muvuca.

Anote aí alguns outros pontos de parada para os que passam por KwaZulu-Natal:

  • Umhlanga Rocks
  • Winterton
  • Santa Lucia
  • Campos de Batalha de Isandwana
  • Pietermaritzburg
  • Hluhluwe

Eu cheguei até este lado do mapa da África do Sul de carro. Como sei que não são todas as pessoas que tem tanto tempo e alguns preferem não dirigir, recomendo que usem o aeroporto internacional de Durban.

 

5. Limpopo

safari kruger
Zebras no safári do Parque Kruger

Você encontra Limpopo na região mais ao norte no mapa da África do Sul. O território é formado por várias planícies e montanhas, também com florestas enormes, regiões de savana e os centenários baobás. O clima nesta região é quente e subtropical, típico na África do Sul.

Nas montanhas o clima fica mais fresco e a estação mais chuvosa é o verão (de novembro a março), em contrapartida ainda é muito seco nesta época do ano. Durante o inverno (época que visitei o país) a temperatura é agradável, alguns dias quentes e a noite fica fresquinho.

A cidade mais importante de Limpopo é Polokwane. Conectada com Pretória, ela é a principal distribuidora da economia agrícola da região. É interessante aqui ter em seu celular internet na África do Sul para estar sempre bem informado. Dentre as opções de turismo nesta região, reservas para safári e parques nacionais se destacam:

  • Kruger National Park
  • Madikwe Game Reserve
  • Mapungubwe National Park
  • Balule Nature Reserve
  • Marakele National Park
  • Entabeni Safari Conservancy
  • Magoebaskloof
  • Waterberg Biosphere

Como você deve ter observado, o Kruger National Park está dentro de Limpopo. Na verdade, é uma parte dele, um parque de quase 19.500 km² não caberia dentro de apenas uma das regiões. Eu pude visitar o Kruger durante minha viagem e tudo que tenho são boas lembranças e saudades!

Faça um esforço e coloque o parque em seu roteiro, não vai se arrepender. Uma das maneiras de conhecer o parque é fazer um self drive no Kruger, onde você faz seu próprio horário no parque, dirige para os lugares que quiser e economiza uma boa grana! Sim, você dirige seu próprio carro pelo Kruger Park durante o safári, sem precisar de um guia. É incrível!!!

Aos que querem chegar até lá, o meio mais fácil é de carro saindo de Joanesburgo. Eu aluguei meu carro no aeroporto de Joanesburgo e segui até chegar ao Kruger Park. Se você estiver com mais grana, reserve um voo interno até a capital da província ou algum dos aeroportos do Kruger.

 

6. Mpumalanga

mapa da africa do sul
Hiena caminhando pelo Parque Kruger, na África do Sul

Mpumalanga é a província que tem a maior parte do território do Kruger, foi lá que me hospedei, na parte mais ao sul do mapa do Kruger Park na África do Sul (digo isso porque ele invade até Moçambique!). Assim, essa é a melhor dica da África do Sul que posso te dar!

O clima em Mpumalanga muda conforme a altitude, indo de 16°C até 23°C. As cidades mais conhecidas da região são: Nelspruit, Hazyview e Graskop.

Opções de turismo nessa parte do mapa da África do Sul, não faltam! Como já disse anteriormente, o Kruger Park é a maior delas, mas podemos encontrar outras com paisagens sensacionais:

  • Blyde River Canyon Nature Reserve
  • Bourke’s Luck Potholes
  • Timbavati Game Reserve
  • Mac-Mac Falls
  • Lisbon Falls
  • Berlin Falls
  • Lone Creek Falls
  • Sudwala Caves

Para conhecer a maioria das cachoeiras há uma rota famosa no turismo desta região, a Rota Panorâmica. Eu fiz este caminho que sai de Joanesburgo e chega até o Kruger Park, passando por vários pontos interessantes. Se você estiver com tempo, recomendo que escolha algumas cidades para dormir.

Já sobre o Kruger Park, foi lá que vi os animais mais selvagens do mundo! Leões, leopardos, elefantes, girafas, búfalos, rinocerontes, macacos, a cada canto é um animal diferente. Se não quiser a experiência que citei acima, de dirigir sozinho pelo parque, faça um Safári guiado de 1 dia no Kruger Park.

Sem falar que na imensidão que é o parque, já viu o como ele se destaca no mapa da África do Sul? Os animais vêm para colorir a região e te deixar sem fôlego.

Chegar até Mpumalanga é fácil, você pode seguir pela rota panorâmica saindo de Joanesburgo ou pegar um voo interno até Nelspruit. Se você estiver de carro é bem melhor para conhecer a região e tudo o que tem para oferecer.

 

7. The Northern Cape

the northern cape
Safári no deserto africano

Essa é a província que mais se sobressai no mapa da África do Sul por sua extensão. Diferente das outras regiões, Cabo do Norte é composto por um deserto! Dunas de areia formam áreas de conservação que são cuidadas pelo governo da África do Sul e Botsuana.

Também encontra-se planaltos, cachoeiras e a vegetação natural é composta pela savana africana. Para arrumar a mala, saiba que o clima nesta região é semidesértico! A pouca chuva que tem por lá é durante o inverno, de abril a setembro. A primavera é incrível, deixa de lado o mapa seco do deserto para colorir com os campos de flores.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom CLIENTE, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

A língua mais falada nesta região é o africâner, e a maior parte da população vive nas áreas urbanas da província, que são: Kimberley e Upington.

   

A mineração é o setor que gira a economia da região, até por isso, uma das atrações turísticas é a The Big Hole, a maior cratera feita por mãos humanas do mundo! Feita pela mineração excessiva em Kimberley, ela existe porque o solo é riquíssimo em diamante e ouro. Outros passeios na África do Sul na região são:

  • Augrabies Falls National Park
  • Kgalagadi Transfrontier Park
  • Namaqua National Park
  • Tswalu Kalahari Reserve
  • Goegap Nature Reserve
  • Mokala National Park

A capital (Kimberley) desta província da África do Sul fica a 955 km de Cape Town e 1.396 km de Joanesburgo. Pela longa distância, a melhor maneira de chegar é de avião, desembarque no Kimberley Airport e alugue um carro ou contrate passeios para conhecer a região.

 

8. North West

parque pilanesberg safari
Elefantes no Pilanesberg Game Reserve

North West, ou Noroeste, é a província central ao norte do mapa da África do Sul. Paisagens com planaltos e savanas predominam na região com verões bem quentes. A população é de maioria negra e vivem nas áreas rurais. Assim como em outras províncias, a mineração de diamantes e ouro desempenha um papel importante para a economia do local.

Os principais centros urbanos de North West são as cidades de Klerksdorp e Potchefstroom. North West é maior que Gauteng, mas o turismo na região é menor. Coloquei a província na nossa lista de regiões turísticas devido dois locais específicos que levam, diariamente, turistas de Joanesburgo até North West: Sun City e Pilanesberg Game Reserve.

Sun City é um complexo de resorts de luxo que possui atrações pra todas as idades. Com cassinos, lojas, salão de beleza, parque aquático e parquinho infantil, o lugar entra na lista de top passeios saindo de Joanesburgo. Uma ótima opção para quem quer fugir da cidade grande e passar um dia de verão curtindo as piscinas de Sun City.

Inclusive, você pode fazer uma excursão de um dia a Sun City saindo de Joanesburgo ou de Pretória. Quanto a Pilanesberg Game Reserve, essa é uma região de safári e a melhor opção para os que não conseguem chegar ao Kruger.

Os turistas que fazem escala em Joanesburgo ou estão com pouco tempo para dirigirem até o Kruger Park, dão preferência para a reserva de Pilanesberg. Ela é mais acessível e mais rápida de chegar — são aproximadamente 3h24 de carro saindo do centro de Joanesburgo até a reserva.

 

9. The Western Cape

mapa da africa do sul
Estrada próxima à Cidade do Cabo | Foto: Acervo pessoal Karol Boing

Para os que estavam sentindo falta de Cape Town, chegamos! Rodamos todo o mapa da África do Sul e por fim chegamos ao ponto mais descolado e popular do país. O Cabo Ocidental é uma província situada na parte mais ao sul de todo o continente africano.

A capital é a famosa cidade de Cape Town, que também é a capital legislativa do país. Há diversos pontos turísticos interessantes em Cape Town e, por conta disso muitas opções de passeios na Cidade do Cabo, como é chamada em português, e também praias em Cape Town que valem a visita.

O clima é marítimo e a melhor época para turistar pela região é nos meses mais quentes: outubro a abril. Em Cape Town chove por média 103 dias ao ano e a maior parte da chuva vem nos meses de junho e agosto. Os meses menos chuvosos são fevereiro, março e novembro.

Eu viajei durante o inverno, no final de agosto e o clima estava super agradável. chovia no final da tarde e a noite estava bem fresco para caminhar pela Long Street e arredores. Por falar em arredores, conheça algumas das melhores vinícolas perto de Cape Town.

Dentre as mais variadas opções de turismo nessa região, listei o que fazer em Cape Town que acredito que tem estar em seu roteiro em Cape Town, como o mergulho com tubarão branco (topa?).

  • Cabo da Boa Esperança
  • Table Mountain
  • Ilha Robben
  • Kirstenbosch National Botanical Garden
  • Victoria & Alfred Waterfront
  • Bo-Kaap
  • Chapman’s Peak
  • Groot constantia
  • Boulders Penguin Colony
  • The Old Biscuit Mill

Para chegar até a província você pode pegar um voo direto do Brasil até Cape Town. Eu cheguei de carro, depois de rodar 4.000 km desde Joanesburgo, uma aventura e tanto!

 

Turismo pelo mapa da África do Sul

Agora que rodamos o mapa da África do Sul de ponta a ponta, você já está por dentro de tudo sobre o turismo e as cidades locais. Visitar a terra de Nelson Mandela é uma chance única que vai te levar a uma aventura incrível.

As regiões de The Northern Cape e Free State são as menos visitadas pelos turistas, enquanto as demais fazem o setor turístico movimentar a economia do país. Independente da região que você escolher para visitar, tenho certeza que irá presenciar uma cultura muito forte e paisagens naturais que vão te deixar de boca aberta.

Lembre-se de compartilhar este artigo com as pessoas que vão viajar com você e aproveita para me deixar um comentário dizendo qual a comida que mais gostou.

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Karol Boing

ESCRITO POR

Karol Boing

Karol Boing, 23 anos, é bacharel em Direito, criadora de conteúdo e escritora. Apaixonada pelo mundo e por novas culturas, quer compartilhar com as pessoas a beleza espalhada por ai.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *