Início / Africa / África do Sul / Dicas sobre as cidades e roteiro pela Garden Route

Dicas sobre as cidades e roteiro pela Garden Route

Quem nunca sonhou em pegar o carro, cair na estrada e explorar destinos que fascinam até mesmo o viajante mais experiente??? Pois é, estou falando do roteiro pela Garden Route, ou Rota do Jardim, uma rota turística belíssima no litoral da África do Sul. São cerca de 200 quilômetros entre as cidades de Mossel Bay e Storms River, cortando a costa sul do país, num cenário cercado por praias, lagoas, matas, parques e pequenas cidades, que além de lindas, costumam ser muito animadas no verão.

A rota segue sempre pela estrada N2, em excelente condição, dando a possibilidade de diversos tipos de passeio para quem tiver tempo de sobra para conhecer a região, desde pacatos passeios na praia até saltos de bungy jump. Entre as principais cidades da Garden Route estão Mossel Bay, Knysna, Outdshoorn, George, Plettenberg Bay, Wilderness e Storms River.

Leia também => Os principais bairros e onde ficar em Cape Town

Saiba as reais vantagens de contratar um seguro de viagem

A melhor forma de fazer a Garden Route é com seu próprio carro, ou então com algum passeio personalizado para que haja liberdade na hora de explorar as cidades e atrativos da rota, como o tour de 21 dias com a Pangea Trails. Mas existem também outras opções, com diversas empresas que vendem pacotes de ônibus pela região.

 

O início do roteiro pela Garden Route

O que fazer na Garden Route
Port Elizabeth | Foto: Leo za1, via Wikimedia Commons.

Por ser uma grande cidade, com um bom aeroporto, muitas pessoas tem como ponto de partida do roteiro pela Garden Route a cidade de Port Elizabeth. Ela está localizada a cerca de 190 quilômetros de Storms River, numa região turística conhecida como Nelson Mandela Bay. A cidade é banhada pelo Oceano Índico e tem 40 km de praias, com incríveis 300 dias ensolarados todos os anos.

Aliás, a natureza é o seu principal atrativo, pois lá se encontram seis dos setes principais biomas do país. Além disso, a cidade conserva fortes traços da colonização inglesa, um prato cheio para quem também preza por conhecer lugares históricos durante a viagem.

Outra importante cidade que pode entrar na rota, mas geograficamente não faz parte da Garden Route, é Jeffreys Bay. Considerada a capital do surf sul-africano, lá se misturam correntes marítimas formando condições bem peculiares e ótimas para o surf. Sempre movimentado, o balneário atrai muitos jovens, que lotam os bares do centrinho na alta temporada, em junho, julho e de dezembro a março, mas existe movimento quase o ano todo.

Saiba mais => Surf, compras, onde comer e dicas de turismo em Jeffreys Bay

 

Plettenberg Bay

Roteiro na Garden Route
Plettenberg Bay | Foto: Tim Giddings, via Wikimedia Commons.

Plettenberg Bay é uma das cidades mais visitadas da Garden Route. Famosa por suas praias, ela é um ótimo lugar para quem deseja observar golfinhos e baleias, com grande possibilidade de ver os animais, uma vez que diferentes espécies de baleias nadam sossegadas pelas águas mornas da baía entre maio e fevereiro, durante suas migrações. Aqui em Plett é onde este setor do turismo está mais organizado, com diversas empresas oferecendo tours de caiaque, barco e até avião.

Além disso, Plettenberg fica perto de Monkeyland, um santuário que abriga diversas espécies de primatas, que vivem livremente pelas dependências do parque, diversão garantida para quem ama fotografia. Outra atração é a região conhecida popularmente por Little Karoo, ou Klein Karoo na língua local, uma área semi-desértica que está entre as mais diversas do país, com suas falésias gigantes, lagos de água cristalina e famosos vinhedos, existe até uma rota conhecida como Klein Karoo Wine Route.

Outros atrativos de Plettenberg Bay são os campos de golfe e as inúmeras fazendas de avestruz. Para quem não sabe, a carne do animal é bastante popular por toda a África do Sul, além de suas penas e couro.

 

Knysna

Cidades na Garden Route
Kysna Lagoon | Foto: Michael Clarke, via Wikimedia Commons.

Mais uma cidade muito visitada é Knysna, onde está localizada a maior floresta nativa do país. Famosa pelos seus imensos penhascos de calcário, os cenários da cidade se dividem entre as praias agitadas do Oceano Índico e as águas calmas da lagoa. E se você gosta de ostra, então Knysna é o paraíso! Principal produtora do molusco no país, aqui você encontrará diversas opções de pratos em restaurantes especializados, e em julho a cidade realiza o Knysna Oyster Festival.

Não perca => Tour de bike, caiaque e caminhada em Knysna

Ainda com dúvidas sobre as atrações turísticas?
 

 

Outdshoorn

Dicas sobre a Garden Route
Cango Caves | Foto: By John Charalambous, via Wikimedia Commons.

Já em Outdshoorn, o principal atrativo são as cavernas Cango Caves. O local, considerado uma das sete maravilhas da África do Sul, começou a se formar há 20 milhões de anos e abriga rochas calcárias esculpidas naturalmente. Vale muito a pena conhecer.

Recomendo =>Cruzeiro com pôr do sol em Knysna 

 

Wilderness

Viagem na Garden Route
Wilderness | Foto: Andresdewet, via Wikimedia Commons.

A cidade de Wilderness, com suas praias longas de areia branca, também é um dos principais destinos dentro da Garden Route. Muito pacata, a cidade é recheada de condomínios luxuosos de casas de veraneio. Apesar das praias serem belíssimas, a temperatura da água não é muito convidativa, mas mesmo assim ficam repletas de pessoas relaxando principalmente no verão.

A cidade abriga também o Parque Nacional Wilderness, formado por fynbos de montanha, pântanos, lagos e abriga cerca de 250 espécies de pássaros. Um passeio imperdível para quem gosta de contato com a natureza é o Daintree Wilderness & Jungle Surf Full-Day Tour.

Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 15% de desconto usando o cupom PROTETORSOLAR (até 28/02), é só clicar no botão.
 

 

Parques nacionais na Garden Route

Turismo na Garden Route
Trilha no Tsitsikamma National Park.

A Garden Route também abriga vários parques em sua extensão. Um deles é o Tsitsikamma National Park, mais um lugar incrível para se conhecer na África do Sul. Com paisagem cinematográficas, o parque tem florestas (com trilhas de diversos níveis), praias, canyons, pontes pênsil, entre várias outras atrações.

Para quem curte esportes radicais, aqui perto está a Bloukrans Bridge, ponte onde está localizado o Face Adrenalin Bungy, um dos mais altos bungee jumps comerciais do mundo, com 216 metros de altura.

Além disso, o parque oferece passeios como cavalgadas, arvorismo, canoagem, entre várias outras opções, como o Quad Bike Tour.

Outro parque que não se pode deixar de visitar é o Addo Elephant Park, onde é possível fazer safáris diurnos e noturnos, um ótimo lugar para quem deseja conhecer mais da fauna local, com elefantes, zebras e ver leões passeando livremente em seu habitat natural.

 

Mossel Bay

Descendo mais um pouco chegamos em Mossel Bay, um pequeno balneário banhado pelo Oceano Índico. Para quem gosta de esportes de aventura, a cidade é um prato cheio, oferecendo inúmeras opções. Dá para mergulhar com tubarão branco ou em cavernas, saltar de paraquedas e até mesmo de bungee jump, em Gourits River Bridge. Além disso, também é possível fazer um swing jump na mesma ponte, uma espécie de balanço gigante.

 

Dicas de roteiro pela Garden Route

O roteiro pela Garden Route é sem dúvida o mais famoso da África do Sul, mas que pode – e deve – ser complementando com alguns dias em Joanesburgo, Wild Coast e logicamente em Cape Town, uma de minhas cidades favoritas em todo o mundo.


Fazendo sua reserva através dos links parceiros encontrados no blog, ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA TAXAS EXTRAS, e dessa forma monetizamos nosso trabalho. Se houver dúvida, leia as políticas do blog, ou deixe um comentário.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Cape Town: dicas de bairros e hotéis

Aluguel de Carros | Passagens Aéreas | Tours na África do Sul | Seguro de Viagem


Eu adoraria ver sua participação aqui no blog, tirando suas dúvidas ou compartilhando algo que pode ajudar outros viajantes. Se também tiver dicas sobre as cidades e roteiro pela Garden Route, ou quiser contar uma experiência, deixe seu comentário abaixo.

Até + !!!

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha 10% OFF para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.
 

 

Posts relacionados:

– 5 pontos turísticos imperdíveis para conhecer em Cape Town

– Dicas de onde comer e melhores restaurantes em Cape Town

– Roteiro de 21 dias numa viagem de carro na África do Sul

– Soweto, história e passeios irados no maior bairro do mundo (Vídeo)

5 experiências que mudaram minha opinião sobre Joanesburgo

Confira nossa galeria de fotos da África do Sul

Dicas para economizar em seu Safari no Kruger Park

Dicas de viagem sobre o que fazer em Cape Town

O mergulho com tubarão branco em Cape Town (Vídeo)

O projeto Blogueiros na África do Sul (#DescubraAfricadoSul) foi uma realização do Travel Concept Solution e apoio da Pangea TrailsSouth African Airways e incentivo da agência nacional de turismo (South African Tourism), da cidade de Joanesburgo (Joburg Tourism) e também de Cape Town (Cape Town Tourism). A viagem foi patrocinada, mas as opiniões aqui expressas são de livre expressão do autor. Veja também os blogs que participaram da viagem: Dentro de Mochilão, Territórios, Quero Viajar Mais e Viagem Criativa.

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 37 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Um comentário

  1. Ricardo Macedo

    Gustavo, irei fazer de Cape Town até Port Elizabeth com o bazbus. Em 10 dias consigo ter um bom proveito?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *