Garden Route: dicas sobre as cidades para incluir no roteiro
Quem nunca sonhou em pegar o carro, cair na estrada e explorar destinos que fascinam até mesmo o viajante mais experiente??? Pois é, estou falando do roteiro pela Garden Route, ou Rota do Jardim, uma rota turística belíssima no litoral da África do Sul. São cerca de 200 quilômetros entre as cidades de Mossel Bay e Storms River, cortando a costa sul do país, num cenário cercado por praias, lagoas, matas, parques e pequenas cidades, que além de lindas, costumam ser muito animadas no verão.
A rota segue sempre pela estrada N2, em excelente condição, dando a possibilidade de diversos tipos de passeio para quem tiver tempo de sobra para conhecer a região, desde pacatos passeios na praia até saltos de bungy jump. Entre as principais cidades da Garden Route estão Mossel Bay, Knysna, Outdshoorn, George, Plettenberg Bay, Wilderness e Storms River.
Planeje sua viagem => Onde ficar em Joanesburgo
Seguro viagem para África do Sul »
Vá direto ao ponto
O início do roteiro pela Garden Route

Por ser uma grande cidade, com um bom aeroporto, muitas pessoas tem como ponto de partida do roteiro pela Garden Route a cidade de Port Elizabeth. Ela está localizada a cerca de 190 quilômetros de Storms River, numa região turística conhecida como Nelson Mandela Bay. A cidade é banhada pelo Oceano Índico e tem 40 km de praias, com incríveis 300 dias ensolarados todos os anos.
Aliás, a natureza é o seu principal atrativo, pois lá se encontram seis dos setes principais biomas do país. Além disso, a cidade conserva fortes traços da colonização inglesa, um prato cheio para quem também preza por conhecer lugares históricos durante a viagem.
Outra importante cidade que pode entrar na rota, mas geograficamente não faz parte da Garden Route, é Jeffreys Bay. Considerada a capital do surf sul-africano, lá se misturam correntes marítimas formando condições bem peculiares e ótimas para o surf. Sempre movimentado, o balneário atrai muitos jovens, que lotam os bares do centrinho na alta temporada, em junho, julho e de dezembro a março, mas existe movimento quase o ano todo.
Plettenberg Bay

Plettenberg Bay é uma das cidades mais visitadas da Garden Route. Famosa por suas praias, ela é um ótimo lugar para quem deseja observar golfinhos e baleias, com grande possibilidade de ver os animais, uma vez que diferentes espécies de baleias nadam sossegadas pelas águas mornas da baía entre maio e fevereiro, durante suas migrações. Aqui em Plett é onde este setor do turismo está mais organizado, com diversas empresas oferecendo tours de caiaque, barco e até avião.
Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na África do Sul. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:
- Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
- Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
- Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
- Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
- Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
- Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
Além disso, Plettenberg fica perto de Monkeyland, um santuário que abriga diversas espécies de primatas, que vivem livremente pelas dependências do parque, diversão garantida para quem ama fotografia. Outra atração é a região conhecida popularmente por Little Karoo, ou Klein Karoo na língua local, uma área semi-desértica que está entre as mais diversas do país, com suas falésias gigantes, lagos de água cristalina e famosos vinhedos, existe até uma rota conhecida como Klein Karoo Wine Route.
Outros atrativos de Plettenberg Bay são os campos de golfe e as inúmeras fazendas de avestruz. Para quem não sabe, a carne do animal é bastante popular por toda a África do Sul, além de suas penas e couro.
Knysna

Mais uma cidade muito visitada é Knysna, onde está localizada a maior floresta nativa do país. Famosa pelos seus imensos penhascos de calcário, os cenários da cidade se dividem entre as praias agitadas do Oceano Índico e as águas calmas da lagoa. E se você gosta de ostra, então Knysna é o paraíso! Principal produtora do molusco no país, aqui você encontrará diversas opções de pratos em restaurantes especializados, e em julho a cidade realiza o Knysna Oyster Festival.
Não perca => Tour de bike, caiaque e caminhada em Knysna
Outdshoorn

Já em Outdshoorn, o principal atrativo são as cavernas Cango Caves. O local, considerado uma das sete maravilhas da África do Sul, começou a se formar há 20 milhões de anos e abriga rochas calcárias esculpidas naturalmente. Vale muito a pena conhecer.
Recomendo => Cruzeiro com pôr do sol em Knysna
Wilderness

A cidade de Wilderness, com suas praias longas de areia branca, também é um dos principais destinos dentro da Garden Route. Muito pacata, a cidade é recheada de condomínios luxuosos de casas de veraneio. Apesar das praias serem belíssimas, a temperatura da água não é muito convidativa, mas mesmo assim ficam repletas de pessoas relaxando principalmente no verão.
A cidade abriga também o Parque Nacional Wilderness, formado por fynbos de montanha, pântanos, lagos e abriga cerca de 250 espécies de pássaros. Um passeio imperdível para quem gosta de contato com a natureza é o Daintree Wilderness & Jungle Surf Full-Day Tour.
Parques nacionais na Garden Route

A Garden Route também abriga vários parques em sua extensão. Um deles é o Tsitsikamma National Park, mais um lugar incrível para se conhecer na África do Sul. Com paisagem cinematográficas, o parque tem florestas (com trilhas de diversos níveis), praias, canyons, pontes pênsil, entre várias outras atrações.
Para quem curte esportes radicais, aqui perto está a Bloukrans Bridge, ponte onde está localizado o Face Adrenalin Bungy, um dos mais altos bungee jumps comerciais do mundo, com 216 metros de altura.
Além disso, o parque oferece passeios como cavalgadas, arvorismo, canoagem, entre várias outras opções, como o Quad Bike Tour.
Outro parque que não se pode deixar de visitar é o Addo Elephant Park, onde é possível fazer safáris diurnos e noturnos, um ótimo lugar para quem deseja conhecer mais da fauna local, com elefantes, zebras e ver leões passeando livremente em seu habitat natural.
Mossel Bay
Descendo mais um pouco chegamos em Mossel Bay, um pequeno balneário banhado pelo Oceano Índico. Para quem gosta de esportes de aventura, a cidade é um prato cheio, oferecendo inúmeras opções. Dá para mergulhar com tubarão branco ou em cavernas, saltar de paraquedas e até mesmo de bungee jump, em Gourits River Bridge. Além disso, também é possível fazer um swing jump na mesma ponte, uma espécie de balanço gigante.
Dicas de roteiro pela Garden Route
O roteiro pela Garden Route é sem dúvida o mais famoso da África do Sul, mas que pode – e deve – ser complementando com alguns dias em Joanesburgo, Wild Coast e logicamente em Cape Town, uma de minhas cidades favoritas em todo o mundo.
Eu adoraria ver sua participação aqui no blog, tirando suas dúvidas ou compartilhando algo que pode ajudar outros viajantes. Se também tiver dicas sobre as cidades e roteiro pela Garden Route, ou quiser contar uma experiência, deixe seu comentário abaixo.
Até + !!!
Ricardo Macedo
Gustavo, irei fazer de Cape Town até Port Elizabeth com o bazbus. Em 10 dias consigo ter um bom proveito?