10 comidas típicas da África do Sul: doces e mais pratos

10 comidas típicas da África do Sul: doces e mais pratos

As comidas típicas da África do Sul são incríveis! Eu me apaixonei tanto pela culinária do país que trouxe até os temperos típicos para o Brasil e uso no meu dia a dia.

Se você é um amante de carne não terá nenhum problema em comer as comidas típicas da África do Sul. A carne está muito presente na culinária local e o que difere das comidas típicas do Brasil são os modos de preparo e temperos.

As comidas típicas da África do Sul sofrem influência da culinária europeia e das tribos devido a colonização do país, principalmente nas cidades da região do Cabo as comidas europeias estão em todos restaurantes.

Se você não sabe quais são as comidas mais típicas da África do Sul, eu listei neste artigo 10 pratos que você deve provar durante sua viagem a este país da África.

E dei algumas dicas sobre o que comprar para ter em casa e usar em suas receitas. Espero que não esteja com fome porque abaixo tem carnes, bebidas, especiarias e até doces típicos da África do Sul.

Planeje sua viagem => Hotéis na África do Sul

Seguro para viajar na África »

 

Qual é a culinária da África do Sul?

culinária da áfrica do sul receitas
Comidas típicas da África do Sul sofrem influência da culinária europeia e das tribos.
  1. Braai
  2. Kingklip
  3. Calamari
  4. Bobotie
  5. Peri Peri
  6. Biltong
  7. Vinho Pinotage
  8. Amarula
  9. Malva Pudding
  10. Koeksisters

CLIQUE AQUI para agendar passeios na África do Sul »

 

Quais são os pratos típicos da África do Sul?

Uma coisa que eu fazia era chegar nos restaurantes e perguntar o que o garçom me sugeria. Falo que busco por algo típico e que não seja caro, sempre deu certo!

Assim eu e meu marido experimentamos pratos deliciosos e compensou a gorjeta no final. E, assim, quando alguém pergunta sobre os lugares turísticos em Cape Town, incluo sempre a culinária do país.

 

1. Braai

comidas da áfrica no brasil
Braai.

A forma mais simples de te explicar o Braai é: churrasco. A palavra vem do africâner “braaivleis” e significa carne assada.

Contudo, mais do que uma simples carne assada, o Braai é uma tradição e, assim como o churrasco brasileiro, se trata de um evento social para reunir amigos e saborear uma boa carne.

Gosto de pensar que o Braai se trata de uma experiência. Eu tive uma oportunidade única de me reunir com sul africanos para saborear um delicioso Braai em uma vila longe de toda a bagunça da cidade, na Wild Coast.

O que eles mais costumam assar são coxinhas de frango (eles usam muito o frango na gastronomia local), salsichas frescas, costelas e espetos com várias carnes e até legumes.

Se você estiver nas grandes cidades como Johanesburgo ou Cape Town, vá para algum restaurante especialista em carnes da região, pode-se dizer que estes lugares são as churrascarias da África do Sul.

 

2. Kingklip

doces típicos da áfrica do sul
Kingklip | Foto: 4littlewords, via Wikimedia Commons.

Kingklip é um peixe muito famoso na culinária da África do Sul e muitas receitas o levam como ingrediente principal.

Apesar de não ser um peixe exclusivo da gastronomia sul africana, o Kingklip é especialidade dos restaurantes e casas por toda África.

O nome significa “rei dos peixes da rocha” e na verdade é uma espécie de enguia com pouquíssima gordura e possui uma carne branca bem firme.

Mesmo sendo uma espécie que vive no fundo do mar, o Kingklip não tem um gosto forte como os outros peixes de água salgada e é ótimo para comer em ensopados e sopas.

Se estiver em Cape Town, aproveite para comer um delicioso Kingklip na V&A Waterfront. Escolha um dos belos restaurantes que ficam nos decks a beira mar e peça o seu peixe que geralmente acompanha legumes ou batatas fritas.

Como eu te disse acima, os pratos típicos da África do Sul sofrem uma grande influência da Europa e quando seu peixe vem acompanhado de batatas fritas é uma herança da cozinha inglesa, o famoso “fish and chips”. Não deixe de experimentar!

 

3. Calamari

doces da áfrica do sul
Calamari.

Calamari é a palavra em inglês para o que conhecemos por “lula”. Eu costumo comer lula no Brasil quando vou em restaurante japonês, mas nunca vejo porções de lula sendo servidas em barzinhos. Bom, pelo menos aqui no sul, onde moro;

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na África do Sul. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Quando cheguei na África do Sul me deparei com calamari logo no primeiro cardápio que vi e foi assim até o último dia da viagem em todos os bares e restaurantes. A lula está para os sul africanos assim como você batata frita ou frango a passarinho está para os brasileiros!

Na maior parte das vezes acompanham fritas, você vai encontrar no cardápio como “calamari and chips”. Engraçado que quando estava pesquisando sobre as comidas típicas da África do Sul, antes de viajar, não encontrei nada sobre a lula. Só que quando cheguei lá era lula para todos os lados!

Entendo que seja porque não se encontra lula somente na África do Sul, portando não é uma comida exclusiva de lá, mas fiz questão de colocar nessa lista por ser um ingrediente tão presente na culinária do país e estar em todos os cantos.

Importante para os que vão se aventurar pelos pratos com frutos do mar: tenha seu seguro viagem para África do Sul. Mesmo que você não tenha alergia, pode desenvolver e precisar ir até um médico. Falo isso porque conheço várias pessoas que começaram a desenvolver este tipo de alergia.

Depois de anos de consumo, quando menos esperavam, as reações apareceram. O meu pai foi um desses que no meio da viagem para a praia, comeu camarão e foi parar no hospital!

 

4. Bobotie

pratos com carne em Cape Town
Bobotie | Foto: Olga Ernst, via Wikimedia Commons.

O Bobotie é uma das comidas típicas da África do Sul que tem influência de outros países, mas desta vez, a influência vêm dos malaios e não dos europeus. Chegou à mesa dos sul africanos pelas mãos de escravos malaios, mas acredita-se que seja uma variação do que os asiáticos chamam de “Bobotok”.

Se você perguntar a um sul africano qual prato é o mais popular do país, bem provável que ele te responda que é o Bobotie. Este prato tão famoso da África do Sul é composto basicamente por carne, pão e ovos. A receita desta comida tão típica da África do Sul consiste em vários passos.

Primeiro deve-se preparar uma espécie de pasta de curry, adicionando ingredientes como: pimentas, coentro, açafrão, vinagre e chá de gengibre. O segundo passo é colocar os pães em uma tigela e jogar água fria neles! Em seguida é preciso cozinhar a carne moída e adicionar a pasta feita anteriormente.

Um dos últimos passos e espremer bem os pães para tirar bem a água deles e colocar junto a carne, mexendo bem. Toda essa mistura é finalizada com uma cobertura feita com creme de leite e ovos, depois levada ao forno. Eu sei que pode parecer estranho para alguns paladares, mas fica delicioso.

São vários sabores exóticos que fazem deste prato uma das comidas típicas da África do Sul. Algumas receitas incluem frutas e geleias, vale a pena experimentar!

 

5. Peri Peri

prato com pimenta na Africa do sul
Prato com Peri Peri | Foto: Banej, via Wikimedia Commons.

Tenho um caso de amor e ódio com o Peri Peri, diga-se de passagem que está mais para uma relação de amor, visto que eu comprei e trouxe para casa.

   

O Peri Peri é uma pimenta que inicialmente foi cultivada em Moçambique pelos portugueses e hoje está espalhada por todo o território sul africano, presente em quase todos os pratos.

Eu comprei meu Peri Peri em pó na cidade de Durban, no mercadão da cidade, mas você pode encontrar em qualquer mercado do país. A forma mais vendida é em molho, feito com limão, pimenta, cebola, alho, folhas de louro, pimentão vermelho e páprica.

Cuidado quando for experimentar, é muito picante! Aqui no Brasil eu uso menos que uma pitadinha de Peri Peri no preparo das receitas e ainda fica bem forte.

Um ótimo lugar para experimentar o Peri Peri é o restaurante conhecido no país inteiro: Nando’s. Eles produzem o molho de pimenta e você pode experimentar desde o sabor picante para iniciantes até o com calor ardente.

Não deixe de conhecer o Nando’s, eles são especialistas em frango e você pode encontrar os restaurantes por toda a África do Sul.

Minha relação de ódio com o Peri Peri aparece quando eu dou uma exagerada e começo a lacrimejar com tanta pimenta! Se você não curte comida apimentada, não se atreva a pedir algum prato com Peri Peri, é muito forte.

 

6. Biltong

o que comer em Joanesburgo
Biltong.

O biltong é uma comida típica da África do Sul consumida como um snack. Se trata de longas tiras de carne seca e todos consomem da mesma maneira que comemos chips aqui no Brasil.

Vários tipos de carne são usadas para a preparação do biltong, como a carne de avestruz, carnes de caça e bovina. Um dos lugares que mais vi as pessoas consumindo biltong foi no Kruger Park.

Nos mercados e restaurantes ao redor e dentro do parque todos compram suas carnes para comer durante o safári. Por ser um snack, é ótimo para beliscar enquanto está fazendo seu self drive e esperando os animais aparecerem.

Confesso que não experimentei o biltong devido ao preço alto, nos lugares que passei o preço estava alto e não tive coragem de comprar.

Para encontrar seu biltong basta ir em qualquer mercado ou mercarias da África do Sul, até nas lojas de lembranças vendem. Os melhores estão nos açougues locais, as tiras de carne são marinadas no vinagre, sal e coentro, de um dia para o outro e depois ficam expostas ao sol para secar.

Hoje em dia o biltong é tão famoso que já se espalhou por outros países. Na América e outros continentes ele pode ser encontrado pelo nome de “Jerky Beef”, se você quiser comprar para comer aqui no Brasil vai encontrar por este nome.

 

7. Vinho Pinotage

o que beber em Cape Town
Vinho Pinotage.

Chegamos nas bebidas típicas da África do Sul e vamos começar com uma super exclusiva, o vinho Pinotage. O nome se dá devido ao cruzamento das uvas Pinot Noir e Hermitage, o experimento feito em 1925 por um químico, deu origem à uva Pinotage que conhecemos hoje.

A uva Pinotage se difere das demais por ter a casca mais grossa, polpa bem macia e uma cor bem escura, quase preta! Não é fácil cultivar essas uvas, exige muito cuidado e cultivar aos poucos para que se mantenha a cor, aroma e sabor.

Já quanto ao vinho, eles têm uma coloração mais escura que os demais e quanto mais envelhecido, mais sabores vem à tona no seu paladar.

A África do Sul já se tornou referência por seus vinhos e um dos melhores passeios que fiz em Cape Town foi a visita as vinícolas do país. Por isso, sugiro um Wine Tour em Cape Town.

Confesso que não entendo muito de vinho, mas adorei visitar as vinícolas e conhecer a história das famílias que estão trabalhando com o cultivo de uvas há anos, recomendo! Até comprei uma garrafa para beber em uma data especial.

Aprendi um pouco sobre a harmonização do Pinotage quando visitei as vinícolas. Uma das opções que mais me recomendaram foi a carne vermelha, se for a um restaurante para experimentar uma comida típica da África do Sul aproveite e peça uma carne grelhada acompanhada de uma taça de Pinotage.

Outra opção é o risoto de funghi, ótimo para os que não consomem carnes. Para harmonizar com doces, dê preferência pelos chocolates que possuem uma grande quantidade de cacau, fica ótimo o contraste do chocolate com o vinho!

Eu comprei minha garrafa de Pinotage no aeroporto, mas recomendo que você compre durante sua visita às vinícolas e adquira um dos vinhos Pinotage que degustar durante seu passeio. Veja dicas das melhores vinícolas perto de Cape Town.

 

8. Amarula

bebidas na africa do sul
Amarula | Foto: AnandievanZyl, via Wikimedia Commons.

Provavelmente você já ouviu falar da Amarula! Este licor cremoso é conhecido no mundo inteiro e teve suas origens na África do Sul no ano de 1989. A árvore marula é a responsável pela fruta que dá o sabor ao licor e os animais adoram!

Ainda mais o elefante, por isso a imagem dele nos rótulos das embalagens. Essas árvores são encontradas em regiões com tribos tradicionais da África do Sul e dizem que a casca possui propriedades de cura.

O que mais gosto da marca “Amarula” é a causa que eles defendem: os elefantes. Eles possuem um projeto de pesquisa criado especialmente para monitorar os animais soltos na savana.

O objetivo do projeto é conseguir preservar a vida dos elefantes africanos e tomar decisões que ajudem a mantê-los em segurança através do monitoramento.

   

Está bebida alcoólica pode ser bebida pura, com gelo ou usada para fazer drinks deliciosos, você já experimentou o Amarula Shake Crocante?

Nesse drink vai a Amarula, sorvete, gelo, Ovomaltine e cobertura de chocolate! Você precisa experimentar durante sua viagem e trazer para ter em casa. A Amarula pode ser encontrada nos principais mercados da África do Sul.

 

9. Malva Pudding

sobremesa em Cape Town
Malva Pudding | Foto: Morenawarona, via Wikimedia Commons.

Depois de falarmos de pratos salgados e bebidas, chegou a hora das sobremesas típicas da África do Sul. O Malva Pudding pode lembrar um pudim pelo nome mas na verdade a textura e sabor remetem a um bolinho bem molhadinho.

Este doce típico da África do Sul ficou mundialmente famoso no programa americano da Oprah Winfrey, onde um chef preparou a sobremesa durante um natal e ela amou. Todos que comem elogiam e querem mais ! Inclusive o pai da nação sul africana, Nelson Mandela, era um dos amantes deste doce da África do Sul

Não se sabe ao certo o que deu origem ao nome, cada um tem uma teoria, mas o mesmo chef do programa da Oprah diz que o prato recebeu o nome para homenagear uma mulher que se chamava Malva. A base deste doce da África do Sul é açúcar e manteiga.

Além destes ingredientes, o Malva Pudding é composto de geléia de damasco, leite, farinha de trigo, bicarbonato de sódio, sal e vinagre. Sim, vinagre! Ele é servido quente e por cima é jogada uma calda de creme de baunilha para complementar os sabores.

Você pode experimentar essa delícia nos restaurantes espalhados pelo país. O jantar perfeito seria um Braai, acompanhado de vinho Pinotage e um Malva Pudding para finalizar, o que acha? Deu fome!

 

10. Koeksisters

Koeksisters
Koeksisters | Foto: Arnold Goodway, via Wikimedia Commons.

Por último, mas não menos importante, mais um doce típico da África do Sul: Koeksisters. Esta comida é semelhante ao bolinho de chuva brasileiro, uma massa cortada em tiras, fritas em óleo quente e depois mergulhadas em uma calda doce.

A sobremesa é tão típica e popular da África do Sul que o ex-presidente Nelson Mandela dividiu uma porção de Koeksisters e chá com a viúva de um dos maiores defensores do Apartheid, fizeram isso para selar a reconciliação dos sul africanos.

Este prato é herança das tribos Xhosa e Sotho que costumavam servir em suas comunidades, com o tempo os escravos levaram estes pratos para as casas de seus patrões e o doce ficou cada vez mais conhecido. A massa leva ovos, farinha de trigo, creme de leite, manteiga, fermento e sal.

Para dar o “tchan” é preciso da calda, composta basicamente por açúcar e água, mas fica ótimo se adicionar um pouco de gengibre, canela e essência de baunilha. Antes de fritar, os sul africanos costumam trançar a massa para que as tiras se prendam uma na outra.

Em todas as cidades você pode encontrar os Koeksisters nas panificadoras e mercados locais. Se bater saudades, este doce típico da África do Sul é bem fácil de fazer e você pode fazer em um café da tarde com um cafezinho quentinho! Não esquece de chamar toda a equipe do Quero Viajar Mais!

 

Receitas e pratos típicos da África do Sul

A culinária da África do Sul, em resumo, é composta por frutos do mar, carne e especiarias apimentadas.

Eu não consigo viajar e não experimentar as comidas típicas de cada país, faz parte da imersão cultural e cada comida conta um pouco sobre a história.

Ao planejar sua viagem faça questão de pesquisar os melhores restaurantes e locais que pode encontrar as comidas típicas da África do Sul.

Recomendo que deixe para provar os frutos do mar em cidades litorâneas como Cape Town ou Durban. Inclusive, veja como alugar um carro na África do Sul para visitá-las. E, para saber se os restaurantes são bem avaliados você pode usar o TripAdvisor.

Lembre-se de compartilhar este artigo com as pessoas que vão viajar com você e aproveita para me deixar um comentário dizendo qual a comida que mais gostou.

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Karol Boing

ESCRITO POR

Karol Boing

Karol Boing, 23 anos, é bacharel em Direito, criadora de conteúdo e escritora. Apaixonada pelo mundo e por novas culturas, quer compartilhar com as pessoas a beleza espalhada por ai.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *