Self Drive no Kruger: como fazer, mapa e dicas para aproveitar

por Karol Boing

Self Drive no Kruger: como fazer, mapa e dicas para aproveitar

Fazer um Self Drive no Kruger Park será uma das experiências mais marcantes da sua viagem para a África do Sul. Tenho certeza.

Nessa modalidade, prepare-se para viver uma aventura sem igual, onde você faz seu próprio horário no parque, dirige para os lugares que quiser e economiza uma boa grana!

Para início de conversa, o Self Drive nada mais é do que você dirigir seu próprio carro pelo Kruger Park durante o safári, sem precisar de um guia.

Calma! Eu sei que pode parecer assustador estar solto na savana africana, mas é muito tranquilo. Já vivi esta experiência e recomendo demais!

Neste artigo sobre o Self Drive no Kruger Park você terá informações para organizar sua viagem, com dicas, horários, mapas, qual dos portões entrar, onde comer e mais.

Planeje sua viagem => Hotéis bem avaliados na África do Sul

Seguro viagem com cobertura no continente africano »

 

Self Drive no Kruger: como organizar

Self Drive no Kruger
Saiba como organizar um Self Drive no Kruger.

Comece seu planejamento para fazer um um Self Drive no Kruger Park estipulando quantos dias serão suficientes para o safári.

Recomendo que fique pelo menos dois dias inteiros (sem contar os dias de chegada e volta), já que o Kruger Park é gigante.

E, tendo mais tempo, você pode seguir rotas diferentes cada dia. Após estipular os dias, você vai precisar de alguns itens.

Alguns dizem que você não precisa da PID (Permissão Internacional para Dirigir) na África do Sul, mas, durante a minha viagem, os guardas de trânsito e a locadora do veículo PEDIRAM.

Imagine se você for parado, pedirem o documento e estar tudo em português? Vai perder um bom tempo tentando explicar e pode até receber uma multa.

Para a sua segurança e conforto, faça a carteira internacional e tenha uma viagem tranquila.

Quem emite o documento é o DETRAN. Cada estado tem suas regras e processos, então, acesse o site e pesquise sobre as formas de obter a Permissão Internacional para Dirigir.

Para ter noção de valores, em São Paulo custa 291,83 reais + 11 reais da taxa dos correios. O processo é todo online.

Por toda a África do Sul, os motoristas dirigem na mão inglesa. Você vai estranhar no começo, mas logo pega o jeito.

Acesse o site da RentCars e faça a cotação para os dias de sua viagem. Facilita muito alugar carro automático. Você não vai precisar se preocupar ao mesmo tempo com a mão inglesa, o trânsito, trocar de marcha com a outra mão.

Self Drive no Kruger preço
Facilita muito alugar carro automático | Foto: Ana Karoline.

Para fins de economia, não recomendo alugar o GPS oferecido pela locadora, use o seu aplicativo no celular (Google Maps, Waze ou o que preferir).

Também não deixe para alugar seu carro quando chegar ao destino final, é possível obter cotações muito melhores alugando com antecedência, antes de sair do Brasil.

Se não for passar alguns dias em Joanesburgo, indico, por experiência própria, que alugue um veículo da locadora dentro do aeroporto. Isso vai te poupar tempo!

É só sair da imigração e ir até o guichê da empresa (tem uma ala com as principais locadoras de veículos dentro do aeroporto, bem fácil de encontrar).

Com sua rota traçada, siga viagem para o seu lodge e aproveite a viagem. Vale lembrar que no caminho para o Kruger Park, por ser uma rota com muitos viajantes, têm muitos policiais na rodovia. Dirija com cautela, sempre observando o limite de velocidade.

O último do planejamento é a taxa de 400 rands, aproximadamente 113 reais. Apesar de ser uma etapa que só será feita no momento da visita, é importante calcular junto com seu orçamento, pois a ela é paga por pessoa e por dia (o valor vai te ajudar a calcular quantos dias ficar pelo Kruger e quanto vai precisar em dinheiro)!

CLIQUE AQUI para alugar um carro na África do Sul »

 

Mapa do Self Drive no Kruger

Self Drive no Kruger Mapa
Kruger National Park é uma das maiores reservas de animais selvagens.

Com seus 19.485 km² o Kruger National Park é uma das maiores reservas de animais selvagens de todo o continente africano.

Quando se trata de Self Drive, todos temem se perder ou não saber qual caminho seguir, mas fique tranquilo quanto a isso!

Todo o parque é bem sinalizado, placas indicam onde é permitido dirigir e onde é proibido. Além disso, as sinalizações mostram quantos quilômetros faltam para chegar até outro local (restaurantes, lagos, lodges ou portões).

Durante seu Self Drive, você pode optar pelas vias principais (asfaltadas) ou as secundárias (estradas de terra).

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na África do Sul. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Caso você queira se aventurar pelas secundárias, lembre-se de prestar atenção nas placas, nem todas são de livre acesso! Aqui vai uma SUPER dica: olhe o mapa e procure por um local que haja água e dirija até lá.

Onde tem água, tem vida! Isso significa que muitos animais vão para os lagos para beber água e outros muitos vão para caçá-los! Seguindo essa dica, consegui registrar cenas inacreditáveis da vida selvagem.

Observar o mapa é essencial para encontrar a sua saída. Os portões do Kruger Park estão espalhados por todos os cantos, trace sua rota atentamente para que não se perder e sair no portão errado.

Recomendo => Safári de um dia no Kruger Park

 

O que conhecer no Self Drive no Kruger

Horário Kruger Park
Todos buscam encontrar os Big Five | Foto: Ana Karoline.

O que todos buscam durante o self drive é encontrar os Big Five. Eles são os cinco mamíferos selvagens mais difíceis de serem caçados pelo homem. Anote aí na sua check list quem são eles: leão, leopardo, elefante, rinoceronte e búfalo.

Confesso que durante meus dias de safári, não consegui ver todos, só faltou o rinoceronte, mas escutei muitos relatos de sortudos que conseguiram ver os Big Five em um dia! Nem só de animais selvagens vive o Kruger!

Se começar a olhar pra cima, vai notar que o Kruger National Park abriga muitas aves.

Os funcionários do parque criaram uma lista com os pássaros mais peculiares e os chamaram de “Big Six”, são eles: Calau de Chão, Abertada Kori, Abutre de Car Preta, Águia Marcial, Coruja de Pesca de Pel e a Cegonha de Sela de Bico.

Para encontrar estas aves, é preciso muita atenção e dirigir bem devagar, sempre observe o topo das árvores e procure os olhinhos, muitas conseguem se camuflar na seca, como é o caso da coruja.

Imperdível => Wine tour em Cape Town

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

 

Onde descer do carro no Kruger

kruger selfdrive mapa
Guias pedem para falar baixo perto dos animais | Foto: Ana Karoline.

Durante o Self Drive, é extremamente proibido descer do carro ou abrir a porta. Os guias até pedem para falar baixo perto dos animais e para não colocar os braços para fora!

Os animais vivem livres e são selvagens, não existe nenhum tipo de interação com eles dentro do Kruger.

Quando estiver cansado, precisando esticar as pernas, siga as placas para encontrar o local ideal. Você vai observar que existem vários locais para descanso dentro do Kruger Park. Esses locais estão sinalizados como “Main Camps”, “Picnic Sites” e “Get Out Points”.

Siga as placas e aproveite as paradas para comer, comprar lembrancinhas, ir ao banheiro e fazer um alongamento, afinal, são muitas horas dentro do carro.

É interessante ficar atento nas placas de “Get Out Points”, você pode se surpreender com os lugares que pode descer.

Um destes, por exemplo, está localizado no topo de uma montanha, onde você pode dirigir até lá e descer para ter uma visão 360° da região.

Aventura => Experiência de parapente em Tandem

 

Infraestrutura do Kruger Park

Kruger Park restaurante
Restaurante do Kruger Park | Foto: Veera.sj, via Wikimedia Commons.

Se você vai fazer um Self Drive pelo Kruger, deve se preocupar com algumas questões. Onde abastecer? Onde comprar comida? Onde dirigir? Para todas as suas dúvidas, o parque está bem equipado e preparado.

Como já foi dito acima, ele é bem sinalizado com placas que irão indicar os locais desejados. Se precisar abastecer o veículo, têm alguns postos de combustível espalhados pelo Kruger. Dentro do parque, você vai pagar um pouco mais caro, então, previna-se e não tenha gastos desnecessários.

Se você precisa comer, descansar e usar o banheiro, os locais com melhores infraestrutura são os Main Camps.

Caso esteja fazendo seu Self Drive na parte sul do Kruger, sugiro que visite o Lower Sabie. Você encontra um deck maravilhoso no restaurante, com vista para o lago.

E, como onde tem água, tem vida! Sei que vai se lembrar de mim quando estiver almoçando, observando os animais e a paisagem (me conta depois!).

Logo na entrada do restaurante tem um mapa, onde os visitantes sinalizam os animais que encontraram pela região.

É uma ótima dica para você que está no Self Drive e quer saber por onde dirigir. Para os que querem cozinhar, as áreas de piquenique tem churrasqueiras e mesas.

É possível preparar seu próprio “braai” (churrasco africano), mas é necessário levar todo os produtos e utensílios.

Mais opção => Safári de Meio Dia no Parque Nacional Kruger

 

Dicas para conhecer o Kruger Park dirigindo

roteiro na africa do sul
Não se esqueça de levar agasalhos!

A grande vantagem de estar em um Self Drive no Kruger é a liberdade de fazer o passeio da forma que preferir. Para que possa aproveitar seu Self Drive ao máximo, eu separei algumas dicas que vão te ajudar bastante:

 

Alimentação

São longas horas dirigindo e os main camps ficam distantes um do outro. Vá preparado e leve algumas coisas para comer no carro. Planeje-se um dia antes e passe no mercado comprar snacks, doces, frutas e água.

Desta maneira, quando estiver com fome, é só estacionar e se alimentar. Os guias pedem para comer com as janelas fechadas ou nos locais de descanso.

 

Roupas

Leve agasalhos! Muitos escolhem ir ao Kruger durante o inverno da África do Sul, por ser época de seca e a melhor para avistar animais. Se este for o seu caso, não esqueça de levar roupa de frio.

A melhor hora para entrar no Kruger park é de madrugada, quando os portões abrem, e nesse horário faz muito frio!

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom PAI, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

A dica é se vestir em camadas, fique com uma roupa confortável e fresca por baixo e algo quentinho na parte de cima, como um casaco corta vento. Depois que o sol nasce, fica quente e você pode ir tirando as camadas mais pesadas de roupas.

   

 

Binóculos

Binóculos Kruger Park
Alguns animais vão estar em um campo de visão afastado.

Não vá para um safári sem um binóculo! Alguns animais vão estar em um campo de visão afastado e, sem a ajuda de um binóculo, a experiência fica bem mais limitada. Essa dica é essencial, você pode emprestar de algum amigo ou adquirir o seu por lá.

 

Pegadas

Essa dica eu trago diretamente da boca de um guia do Kruger Park! Se quer encontrar um animal, observe a estrada de chão e procure por pegadas, isso vai te ajudar a saber se está perto e por onde seguir.

Essa dica me ajudou a encontrar os leões e elefantes! As pegadas são enormes e indicam o caminho que os animais fizeram. Outra “pegada” que os elefantes deixam pelo caminho são as fezes! Sem nojinho, ok?!

Se passar ao lado de fezes “fresquinhas” é um sinal que eles estão por perto. Relaxa, você nem vai precisar se esforçar muito para encontrar, é possível enxergar “o feito” de longe.

 

Horário

países da áfrica
Kruger tem horário para fechar os portões.

Outra dica de experiência própria: não se empolgue no final da tarde. Sei que é muita novidade e a gente acaba perdendo noção do tempo procurando os animais, mas o Kruger tem horário para fechar os portões e todos os visitantes devem estar do lado de fora no horário estipulado.

Quando você perceber que já está ficando tarde, faça o caminho de volta (que pode estar longe) e cuide do para chegar a tempo.

Consulte os horários de fechamento do Kruger Park. Cada portão tem um horário definido, então, é importante estar atento.

 

Carro baixo

Algumas pessoas preferem alugar um 4×4. Por ser mais alto e rodar melhor na estrada de chão, ele acaba sendo mais atrativo, porém, sai bem mais caro. Na minha experiência com um carro baixo no Self Drive, isso não me atrapalhou em nada.

Conversei com algumas pessoas que também alugaram carros mais baixos e nenhum sentiu que a experiência seria melhor ou pior pelo modelo do carro.

Para fins de economia e maior disponibilidade de veículos, opte por um modelo econômico e terá uma ótima experiência.

 

Cuidado com os animais

Animais Kruger Park
É sempre importante manter distância e respeitar onde eles vivem.

É até feio a falta de respeito de alguns motoristas com o animais. Se você está dirigindo e observa um animal lá na frente, atravessando a rua, pare longe e deixe ele passar.

É sempre importante manter distância e respeitar onde eles vivem. Também não jogue lixo, não fale alto, não escute música alta e dirija sempre respeitando a velocidade de 50km/hr.

Conforto => Safári no Parque Nacional Kruger com Acomodação

 

Aproveite o Self Drive no Kruger

Agora que já sabe como fazer um Self Drive pelo Kruger National Park, é hora que realizar suas reservas e arrumar as malas!

Antes de embarcar, veja uma sugestão de roteiro de viagem na África do Sul.

Ficou com alguma dúvida sobre o Self Drive no Kruger? Deixe o seu comentário e conte mais sobre sua viagem!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Karol Boing

ESCRITO POR

Karol Boing

Karol Boing, 23 anos, é bacharel em Direito, criadora de conteúdo e escritora. Apaixonada pelo mundo e por novas culturas, quer compartilhar com as pessoas a beleza espalhada por ai.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *