O que fazer na África do Sul: passeios nos principais destinos

O que fazer na África do Sul: passeios nos principais destinos

Imagem do Autor por Carolina Brusarosco
Atualizado em:

África do Sul é famosa por abrigar uma dos parques naturais selvagem mais famoso do continente e também por ter sido cenário para o regime de segregação racial conhecido como apartheid. Embora sejam pontos turísticos imperdíveis, saiba que há muito mais o que fazer na África do Sul.

O país, localizado ao sul do continente africano, tem atrações para todos os gostos, safáris, esportes radicais, lindas paisagens, rica gastronomia, ótimos vinhos. É também conhecido por sua diversidade de culturas, idiomas e crenças religiosas.

Inclusive, há diversas opções de roteiro para conhecer a África do Sul, como a rota litorânea, conhecida como Garden Route (Rota do Jardim) e que inclui destinos como Chintsa, Coffee Bay, Jefreys Bay, Tsitsikamma National Park, a multiétnica Durban.

Há ainda outras cidades imperdíveis como Cape Town (Cidade do Cabo) e Joanesburgo. Tudo isso torna “complicada” a escolha do roteiro, sobretudo se for a primeira vez na África do Sul. Mas, também, uma boa “desculpa” para visitar o país uma segunda, terceira ou mais vezes.

Neste artigo, você conhece os principais pontos turísticos, os passeios guiados mais procurados pelos viajantes, uma sugestão de roteiro barato pelo mais e tudo o que fazer na África do Sul. Vamos lá?

Planeje sua viagem​ => Melhores hotéis na África do Sul

Passeios para fazer na África do Sul »

O que visitar na África do Sul: 11 principais pontos turísticos

Há tantas coisas legais para fazer na África do Sul, que mesmo visitando o país inúmeras vezes seria quase impossível conhecer tudo. Mas não se preocupe, pois trouxe para você uma lista com sugestões de lugares onde ir pela primeira vez, te ajudando a organizar tudo o que fazer na África do Sul:

  • Kruger National Park
  • Museu do Apartheid
  • Constitution Hill
  • Cabo da Boa Esperança
  • Table Mountain
  • Lion’s Head
  • Bo-Kaap
  • Boulders Beach
  • Robben Island
  • Victoria & Alfred Waterfront
  • Bloukrans Bridge

Kruger National Park

pontos turisticos da africa do sul
Acomodação no Kruger Park | Foto: Kruger Park/Divulgação.

Localizado a cerca de 5 horas de Joanesburgo, o Kruger Park é um dos pontos turísticos mais famosos da África do Sul. O Kruger é conhecido por sua rica vida selvagem, se tornando assim referência no turismo nacional.

Eu tive o prazer de passar 5 dias visitando esse parque e recomendo! Me hospedei em um lodge a poucos passos da cerca do Kruger Park e durante o dia fazia o safári para conhecer a vida animal. Você pode escolher se quer fazer seu safári com um guia ou por conta própria, com seu carro alugado.

O Kruger Park é tão grande que invade duas províncias da África do Sul e mais um pedaço de Moçambique. São 19.485 km² para serem percorridos — e, provavelmente, você não conhecerá nem a metade!

Eu fiquei hospedada na região sul e, por mais que tentasse chegar mais ao norte, acabava ficando pela mesma região. Uma boa dica é garantir que tenha e um celular com internet, assim pode postar diversas fotos no safári!

Para entrar no Kruger você pode escolher um dos vários portões ao redor do parque. É melhor que opte pelo que estiver mais perto de sua acomodação. Abaixo deixo o endereço do portão mais próximo de Joanesburgo.

Passeios e tours para o Kruger National Park

Museu do Apartheid

ingresso para o apartheid museu África
Museu do Apartheid | Foto: Katangais, via Wikimedia Commons.

O Museu do Apartheid fica localizado no maior centro comercial e cultural do país: Joanesburgo. Feito para lembrar a população das atrocidades que os negros viveram, este museu é um dos pontos turísticos da África do Sul mais procurados pelos turistas. Veja como marcar uma excursão de Meio Dia ao Museu do Apartheid.

No dia em que o visitei, havia uma excursão escolar fazendo o mesmo passeio. O que mais me chocou é pensar que os professores, que estavam acompanhando as crianças, viveram aqueles anos de terror! Faz apenas 25 anos desde que o período de segregação racial acabou, mas ainda pode-se ver os resquícios dessa época.

Uma das curiosidades da África do Sul é que, ainda hoje, podemos notar a segregação racial. Brancos vivem nos centros urbanos e os negros nas favelas ou na região rural, no interior.

Durante o Apartheid, os negros foram expulsos para estes locais e proibidos de pisarem nas regiões exclusivas para os brancos. Infelizmente, isso ainda se reflete na rotina dos sul africanos e, aos poucos, os negros vão voltando para as grandes cidades.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Para conhecer mais sobre a história por trás dessa época terrível, visite o Museu do Apartheid.

Veja fotos, vídeos e depoimentos das pessoas que sobreviveram e entenda melhor essa lamentável parte da história. Essa é, sem dúvidas, uma das melhores dicas da África do Sul no que se refere aos passeios.

Passeios e tours para o Museu do Apartheid

Constituition Hill

pontos turisticos da africa do sul
Constituition Court em construção, em Joanesburgo | Foto: Site Constituition Hill.

Mais um dos pontos turísticos da África do Sul que relatam a luta pelos direitos humanos. O Constitution Hill fica em Joanesburgo, e costumava ser uma prisão onde personalidades como Nelson Mandela e Mahatma Gandhi foram encarcerados.

A história do local conta com anos de tratamento desumano aos presos. As condições eram péssimas e não supriam as necessidades básicas do ser humano, sem falar na superlotação! Quando o apartheid foi implantado, a lotação piorou e eles recebiam até 2.200 presos por dia.

Outra das curiosidades da África do Sul é a Lei do Passe. Essa lei obrigava os negros e mestiços a carregarem um “passaporte” que continha os locais que eles poderiam ir, qual sua cor, profissão e etnia. Durante uma marcha contra a Lei do Passe, vários ativistas foram presos e levados para Constitution Hill.

Em 1983 o complexo penitenciário foi fechado, depois de quase 100 anos funcionando. Quando a democracia foi implantada no país, Constitution Hill foi escolhido para ser a casa do Tribunal Constitucional da África do Sul.

Em 2004 foi inaugurado também como museu, e assim está aberto ao público até hoje. Se você comprar o bilhete do ônibus hop-on hop-off, saiba que ele tem uma parada especial no local.

Passeios e tours para Constituition Hill

Cabo da Boa Esperança

o que visitar na África do Sul
Foto de Cape Point, na Cidade do Cabo, África do Sul.

Saímos dos pontos turísticos do norte da África do Sul e vamos diretamente para uma península ao sul do país: Cabo da Boa Esperança. Localizada a 50 km do Centro de Cape Town, a península atrai inúmeros turistas curiosos para presenciar algo especial. O encontro dos oceanos Atlântico e Índico. Você pode contratar uma excursão Particular ao Cabo da Boa Esperança.

Para os amantes de história, o Cabo da Boa Esperança era conhecido como Cabo das Tormentas. O nome veio por conta das grandes tempestades presenciadas pelos primeiros navegadores em 1488. O nome que conhecemos hoje foi dado por um rei português, que acreditava que aquele era o caminho para a Índia, por isso a esperança.

Ao visitar o Cabo da Boa Esperança, você se deparará com várias homenagens aos navegadores Bartolomeu Dias e Vasco da Gama. Ambos passaram por aqui e são responsáveis por trazer mais curiosos para a região do Cabo.

Outra personalidade importante na região foi Jan Van Riebeeck que chegou no Cabo das Tormentas em 1652 e é considerado o fundador da Cidade do Cabo.

Para um roteiro perfeito em Cape Town, chegue cedo e passe o dia pelas redondezas. Existem várias trilhas, áreas para descanso e piquenique, um farol antigo, pontos para mergulhar e animais pelo caminho.

Só tome cuido com os babuínos, que são selvagens e podem te machucar para pegar comida ou se chegar muito perto.

Passeios e tours para o Cabo da Boa Esperança

Table Mountain

pontos turisticos famosos na africa do sul
Table Mountain, na África do Sul.

O cartão-postal de Cape Town é mais um dos pontos turísticos mais visitados da África do Sul: Table Mountain. Com cerca de mil metros de altura, a Montanha da Mesa é uma das 7 maravilhas naturais do mundo e um dos principais passeios na África do Sul.

Engana-se quem pensa que Table Mountain é simplesmente uma montanha! O Table Mountain National Park é, na realidade, feito pela junção de várias montanhas. Juntas, elas vão percorrendo toda a região, até chegarem às praias e no Cabo da Boa Esperança.

Alguns dos outros pontos turísticos do parque estão listados abaixo, mas por hora quero te contar um pouco da atração principal, a Table Mountain. Para chegar ao cume da montanha você pode comprar o ingresso do bondinho, ir pelas trilhas ou fazer tour pela Table Mountain super completo!

O que eu fiz é subir a pé e descer de bondinho, assim você consegue ter as duas experiências. Apesar de ter achado a trilha bem cansativa, a chegada ao topo compensa todo o esforço!

No topo da Table Mountain existe uma estrutura completa para receber os turistas. Restaurante, loja de lembranças, café, banheiro, trilhas gratuitas com guia e áreas de descanso.

Aconselho não deixar o passeio para seus últimos dias em Cape Town, já que alguns dias chovem, as nuvens tampam a vista ou o vento impede a subida. Assim, deixar para a última hora pode te impedir de subir.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na África do Sul. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Passeios e tours para a Table Mountain

Lion’s Head

lions head cape town
Cidade do Cabo vista do Lion’s Head.

Se quer ter uma das melhores vistas de Cape Town, suba até a Lion’s Head! A montanha faz parte do Table Mountain National Park e tem 669 metros de altura. É tão belo que os aventureiros que chegam até o cume têm dificuldade para expressar a beleza de cima.

Diferente da trilha da Table Mountain, a Trilha pela montanha Cabeça de Leão é bem mais tranquila e mais curta para chegar ao topo, são cerca de 5 quilômetros de ida e volta. Aproveite a subida para curtir os vários ângulos de Cape Town e observar outros pontos turísticos da África do Sul enquanto caminha.

O horário mais disputado na Lion’s Head é no pôr do sol. Por isso, se quiser presenciar o fenômeno de cima é melhor ir cedo, levar uns petiscos e garantir um bom lugar!

Você também pode pular bem cedinho da cama para ver o sol nascer de cima, melhor horário para quem quer visitar outras atrações locais no mesmo dia e ter a Lion’s Head toda para si.

Para te animar ainda mais para subir, preciso te dizer que esse é um passeio gratuito! Você não precisa pagar nada para fazer a trilha e não vejo necessidade de contratar um guia devido à facilidade.

Se você está em busca de lugares baratos para conhecer no país, adicione essa montanha em sua lista.

Porém, se quiser uma experiência mais personalizada, indico essa Trilha Lion’s Head de 3 Horas ao Pôr do Sol ou um Voo de Parapente em Dupla, uma experiência bem diferente!

Passeios e tours para Lion’s Head

Bo-Kaap

o que fazer africa do sul em 7 dias
Região de Bo-Kaap, na Cidade do Cabo

Se você andou procurando por fotos de Cape Town, com certeza se deparou com várias casinhas coloridas! Trata-se de Bo-Kaap, um bairro que virou um dos pontos turísticos da África do Sul mais procurados pela galera do Instagram. Adicione Bo-Kaap na lista de lugares baratos na África do Sul, mais uma atração gratuita!

O bairro faz parte da história de Cape Town. Em 1760, os escravos vindos da Indonésia, Malásia e outras regiões da África, começaram a chegar e tinham que morar nas casas localizadas em Bo-Kaap.

Todas as casas eram pintadas de branco, para que todos soubessem que ali era uma região de escravos; era proibido pintar de outras cores.

Quando os escravos tomaram conta do bairro passaram a pintar as casas com cores vivas e extravagantes para representar a libertação. A maioria que vive por aqui até hoje é de origem muçulmana e o bairro se tornou patrimônio cultural. Tem vários restaurantes e lojinhas interessantes. Uma parada legal para ter uma experiência gastronômica em Bo-Kaap.

As pessoas que moram em Bo-Kaap estão acostumadas com os turistas tirando fotos em suas casas.

Eu fui tirar uma foto em frente a uma das casas quando uma senhora abriu a porta, fiquei sem graça, mas ela disse pra eu ficar à vontade porque isso acontece todo dia.

Passeios e tours para Bo-Kaap

Boulders Beach

pinguins boulders beach cidade do cabo
Os famosos pinguins de Boulders Beach, na África do Sul.

A Praia dos Rochedos é um dos pontos turísticos da África do Sul que te levam para conhecer a vida selvagem. Os pinguins que vivem em Boulders Beach podem ser encontrados lá durante o ano todo, mas não existe nenhum tipo de interação com os animais.

Os moradores da região começaram a notar a presença dos pinguins em 1982. Para proteger a vida marinha dos turistas curiosos, eles decidiram isolar a área e proporcionar um lugar onde os animais pudessem se reproduzir e viver em paz.

Hoje, a colônia cresceu e você pode observar os pinguins na praia enquanto tira suas fotos da passarela.

É totalmente proibido tocar nos pinguins, alimentar e usar paus de selfie ou qualquer apetrecho que possa machucar os animais fora da passarela.

A praia fica pertinho do Cabo da Boa Esperança, então recomendo que programe-se para dar uma parada em Boulders Beach na volta de seu passeio. É, inclusive, uma boa ideia para quem pretende alugar carro na África do Sul.

A praia faz parte o Table Mountain National Park, localizada a 45 minutos de Cape Town e há uma taxa paga na entrada para conservar o local.

Se você está procurando lugares baratos para visitar pela África do Sul, pode acessar a praia pelo lado direito, mas não prometo que vai encontrar muitos pinguins por ali como na parte paga.

Passeios e tours para Boulders Beach

Robben Island

o que fazer africa do sul em 20 dias
Robben Island | Foto: South African Tourism, via Wikimedia Commons.

A Ilha Robben é famosa por ter aprisionado Nelson Mandela antes dele se tornar o primeiro presidente negro da África do Sul. Foi na prisão de Robben Island que Mandela sobreviveu por 27 anos de sua vida por ser um rebelde lutando pelo fim da segregação racial.

Para chegar até a ilha é preciso embarcar em um barco na V&A WaterFront e a viagem pode demorar de 30 minutos até 1 hora, dependendo das condições climáticas ou você pode contratar uma barca Ilha Robben com serviço de busca.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? 😉
 

Aproveite o caminho para olhar para trás e se deparar com um dos mais belos pontos turísticos da África do Sul, a Table Mountain.

Ao adicionar a Robben Island em sua lista de pontos turísticos em Cape Town, compre seu ingresso o quanto antes. É um passeio restrito e muito procurado, por isso os tickets se esgotam facilmente e pode ser difícil encontrar uma data para fazer a visita.

Seu passeio pela prisão é guiado por ex-prisioneiros do local, o que deixa a experiência ainda mais interessante.

Você entenderá um pouco sobre a vida naquela prisão, o que Nelson Mandela representou e acompanhar o ponto de vista de alguém que presenciou a história.

Passeios e tours para Robben Island

Victoria & Alfred Waterfront

v&a wterfront cidade do cabo
Vá até o V&A Waterfront. O local é coisa de filme! | Foto: Acervo pessoal Karol Boing.

Se você for para Cape Town e não passar no V&A Waterfront, você não foi para Cape Town! A região portuária leva o nome do Príncipe Alfred e de sua mãe, a Rainha Victoria da Inglaterra, e a construção foi encomendada pelo próprio Príncipe em 1860. Logo em seguida já se tornou um dos pontos turísticos mais visitados da cidade.

A orla do V&A é cheia de restaurantes charmosos onde você pode saborear boa comida enquanto observa os artistas de rua. Por aqui, também é possível encontrar um shopping, hotéis, lojas, teatros, passeios de barco. Você pode explorar a região em grande estilo em um cruzeiro de luxo de 1h30 ao pôr do sol com Prosecco,

Com tudo isso, acaba se tornando um dos melhores lugares para se hospedar em Cape Town. Ah, esse também é um ótimo ponto para conhecer algumas das comidas tradicionais da África do Sul!

Eu visitei o V&A Waterfront todos os dias! Recomendo tanto para passeios durante o dia, como para atividades noturnas. Bem perto do shopping tem uma roda gigante onde você pode fazer até piquenique nas cabines.

Durante sua visita, procure pela Nobel Square, uma praça que conta com 4 estátuas de líderes da África do Sul que ganharam o Prêmio Nobel: Nelson Mandela, Albert Luthuli, Desmond Tutu e Frederik Willem de Klerk.

Passeios e tours para Victoria & Alfred Waterfront

Bloukrans Bridge

bung jump africa do sul
Bloukrans Bridge, na África do Sul.

Chegamos ao último dos pontos turísticos da África do Sul, favorito dos que amam aventuras e esportes radicais: Bloukrans Bridge. A ponte é sonho de consumo dos viajantes que querem pular no maior Bunguee Jump de ponte do mundo e, por isso, se tornou uma das atrações mais requisitadas da África do Sul.

A ponte é mais distante de Cape Town — são 557 quilômetros —,  mas se você está na Garden Route é tranquilo! A Garden Route têm vários pontos estratégicos de parada até a Bloukrans Bridge, fazendo assim você dorme em algumas cidades, passa por outras e nem sente o tempo passar.

Eu não tive coragem de saltar, fiquei observando de alguns pontos estratégicos. Para os corajosos, são 200 metros para saltar de cabeça em direção ao rio e idade mínima de 14 anos.

Para chegar até a ponte você pode usar seu carro alugado ou contratar algum dos vários passeios que fazem a Garden Route.

Passeios e tours para Bloukrans Bridge

Quantos dias ficar na África do Sul

Há uma série de fatores a serem considerados quando você estiver planejando o que fazer na África do Sul. Qual a época ideal para ir, onde é melhor se hospedar, entre tantos outros que é preciso prestar atenção ao planejar o itinerário.

Em uma viagem pela na África do Sul, há alguns destinos que é quase obrigatório visitar. E saber quantos dias ficar em cada um é primordial para montar o melhor roteiro possível.

Não programe menos de 3 dias em cada cidade, o ideal mesmo é organizar o que fazer em pelo menos 5 dias em cada cidade só para você começar a se apaixonar pela na África do Sul.

Há muito o que conhecer, ver e explorar, principalmente Joanesburgo e Cape Town. Tudo isso considerado, aqui está um exemplo de coisas legais para fazer em na África do Sul:

  • 7 dias: Cidade do Cabo, Península do Cabo, Rota do Jardim, Parque Nacional Kruger.
  • 10 dias: Cidade do Cabo, Península do Cabo, Rota dos Vinhos, Rota do Jardim, Parque Nacional Kruger.
  • 20 dias: Cidade do Cabo, Península do Cabo, Rota dos Vinhos, Rota do Jardim, Parque Nacional Kruger, Durban, a região de Drakensberg, Port Elizabeth e Joanesburgo.
  • 30 dias: Cidade do Cabo, Península do Cabo, Rota dos Vinhos, Rota do Jardim, Parque Nacional Kruger, Durban, a região de Drakensberg, Port Elizabeth, Joanesburgo, Parque Nacional Hluhluwe-iMfolozi, Parque Nacional Addo Elephant, Reserva de Caça Madikwe e Ded.

O que fazer na África do Sul em 7 dias

Se você ficará uma semana na África do Sul, recomendo separar os 3 primeiros dias para conhecer a Cidade do Cabo. Explore a Table Mountain, visite o Waterfront, faça um passeio pela Península do Cabo, incluindo Boulders Beach e Cabo da Boa Esperança.

Em seguida, separe 2 dias para conhecer as cidades na Garden Route (a Rota Jardim). Viajando pela Rota Jardim, visite cidades encantadoras como Hermanus, Knysna e Plettenberg Bay. Aprecie as paisagens deslumbrantes, faça caminhadas e desfrute das praias.

Nos últimos 2 dia de viagem, vá fazer um safári no Parque Nacional Kruger e torça para avistar os Big Five. Voe de Cape Town para o Parque Nacional Kruger e passe dois dias emocionantes em safáris, observando a vida selvagem e desfrutando da natureza.

Sugestões de passeios para 7 dias

O que fazer na África do Sul em 10 dias

Com um roteiro de 10 dias para África do Sul é possível explorar mais de alguns destinos e incluir mais pontos para conhecer. Nesta opção, separe os 4 primeiros dias para a Cidade do Cabo – siga o roteiro mencionado anteriormente para explorar a Cidade do Cabo e a Península do Cabo.

Em seguida, nos próximos 2 dias, visite a Rota dos vinhos e a Rota Jardim. Faça um passeio pelas vinícolas de Stellenbosch e Franschhoek, desfrutando de degustações de vinhos. Em seguida, siga para a Rota Jardim, visitando cidades como Mossel Bay, Knysna e Tsitsikamma. Marque o seu tour de vinhos em bonde hop-on hop-off.

Para os últimos três dias, a ideia é aproveitar melhor o Parque Nacional Kruger. Para isso, voe para o Parque Nacional Kruger e passe três dias em safáris emocionantes, explorando a rica vida selvagem da região.

Sugestões de passeios para 10 dias

O que fazer na África do Sul em 20 dias

Seguindo a sugestão dos roteiros anteriores, na primeira semana de viagem para a África do Sul, aproveite a Cidade do Cabo e arredores. Com esse tempo, você pode explorar bem os pontos turísticos da Cidade do Cabo, conhecer a Península do Cabo, a Rota Jardim e as vinícolas.

Nos 5 dias seguintes, visite o Parque Nacional Kruger e Reservas Privadas. Voe para o Parque Nacional Kruger e passe cinco dias em safáris emocionantes, incluindo uma visita a reservas privadas adjacentes, que oferecem uma experiência mais exclusiva e intimista de observação da vida selvagem.

Aproveite os últimos 7 dias explorando outras regiões do país. Reserve os últimos dias para explorar regiões Durban e a Costa dos Esqueletos, fazendo paradas em cidades como Durban, a região de Drakensberg, Port Elizabeth e a cidade histórica de Joanesburgo.

Sugestões de passeios para 20 dias

O que fazer na África do Sul em 30 dias

Ter 30 dias para conhecer a África do Sul é um grande privilégio, uma vez que você pode fazer um roteiro sem pressa ou mesmo explorar mais destinos no país. Para os 10 primeiros dias, sugiro combinar os roteiros mencionados anteriormente para a Cidade do Cabo, Rota Jardim, Parque Nacional Kruger e outras regiões.

Você pode alterar a ordem das visitas ou mesmo ficar mais tempo em um dos locais. Nos 10 dias seguintes, explore mais parques nacionais como o Kruger e reservas privadas. Reserve também essa parte da viagem para visitar outros parques nacionais e reservas de vida selvagem da África do Sul.

Umas sugestões são o Parque Nacional Hluhluwe-iMfolozi, o Parque Nacional Addo Elephant e a Reserva de Caça Madikwe. Para os últimas dias, você pode voltar em algum local (nos arredores) para aproveitar melhor, aumentar um dia de visita a um dos parques nacionais ou ainda aventurar-se em áreas menos conhecidas, como Ded.

Sugestões de passeios para 30 dias

Quanto custam os ingressos na África do Sul?

O custo para fazer passeios na África do Sul depende do tipo de tour, da duração e do número de pessoas que fazem parte do seu grupo.

Há tours guiados de bicicleta que permitem que você veja mais do que a pé, passeios de ônibus que o levam para ter uma visão geral e até passeios de barco para explorar a África do Sul de uma perspectiva diferente.

Se você quiser ir a pé, numa visita guiada conhecida como free walking tour, pagará menos do que se escolher uma excursão de ônibus ou bicicleta. Se você estiver viajando com sua família ou amigos, vale a pena reservar passeios particulares, para dividir os custos, ter mais privacidade e até flexibilidade na duração de cada ponto turístico.

Os preços das entradas para as atrações e passeios variam dependendo do tipo de passeio. Você pode encontrar grandes ofertas comprando online, por isso recomendo organizar as atividades com antecedência, até porque os ingressos das principais atrações podem ficar indisponíveis.

Ademais, reservar com antecedência seus passeios no exterior alivia o orçamento da viagem, pois você pode comprar no cartão de crédito e já ir pagando. Além de se livrar do IOF sob compras internacionais, cobrado quando você usa o cartão já fora do Brasil.

Dica: contrate um tour guiado para seu primeiro dia na África do Sul, pois um guia te contará sobre todos os lugares imperdíveis para visitar no restante da viagem. É uma ótima maneira de ter uma visão geral do lugar e reajustar alguns pontos no seu roteiro.

Onde e como comprar entradas sem pegar fila?

O ideal é comprar online os ingressos antecipados, sem filas de espera na entrada das atrações. Além disso, você garante a visita no dia planejado e ainda tem o direito de fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes.

Tenho algumas sugestões de boas empresas que vendem tours oficiais na África do Sul, assim como guias brasileiros, ou que falam português, sempre com dicas para você não gastar muito dinheiro em sua viagem.

Também recomendo comprar um passe de atrações, pois o custo total é mais baixo e você economiza muito tempo evitando longas filas.

Agências de passeios na África do Sul

O melhor site para reservar são de empresas que vendem passeios com os preços mais baixos, garantidos, e sem taxas de reserva ou cobranças ocultas. Recomendo o Get Your Guide, agência de viagens online fundada em 2009, com sede em Berlim.

O site da Civitatis também é bom e confiável, empresa espanhola fundada em 2008 e com milhões de clientes ao redor do mundo. A vantagem para brasileiros é fazer o pagamento em reais em até 12x.

Pacotes e passes de atrações na África do Sul

O pacote de atrações na África do Sul ou os famosos passes turísticos te permitem economizar tempo (acesso rápido, evitando filas) e dinheiro, oferecendo o ticket com acesso total para vários passeios.

Ao adquirir o cartão de acesso, você tem direito à entrada nos principais museus e pontos turísticos, assim como o Kruger Park e o Museu do Apartheid.

O primeiro passo é escolher o seu passe online pelo site. O tipo de passe dependerá da sua disponibilidade de tempo, sendo oferecido o passe com diferentes quantidades de dias.

Ele será ativado na primeira vez que passar no scanner da atração, e então será validado para usar nos dias consecutivos. Ao terminar o período comprado, o passe expirará automaticamente e você não poderá mais fazer os passeios.

City Pass Oficial da Cidade do Cabo

Para quem deseja conhecer a cidade do Cabo de forma prática e econômica, vale a pena adquirir este cartão.

Ele te permite acesso ao transporte gratuito para mais de 80% das atrações incluídas, entrada gratuita em mais de 80 das principais atrações e passeios da Cidade do Cabo e atrações exclusivas deste passe.

Cape Town Flexi Attractions Pass

Com o cartão Cape Town Flexi Attractions Pass você terá acesso gratuito a 3 ou 5 atrações principais da Cidade do Cabo para você economizar.

Guias brasileiros que fazem passeios na África do Sul

A melhor maneira de aprender sobre a África do Sul é fazer uma visita guiada com um guia brasileiro que mora no lugar. No iFriend, site brasileiro fundado em 2017, você pode escolher entre uma variedade de tours para indivíduos ou pequenos grupos, possibilitando uma interação pessoal entre turistas e moradores locais.

As excursões são conduzidas por falantes nativos de português que vivem na África do Sul há muitos anos, ideal para explorar o que há de melhor.

Mas também há passeios tanto no Civitatis como no Get Your Guide com passeios em Português na África do Sul. Os melhores são:

O que fazer na África do Sul com crianças

Visitar o país com crianças pode ser um pouco desafiador, mas definitivamente vale a pena. Se você está procurando ideias sobre como entreter seus filhos, veja algumas sugestões de lugares para ir com crianças na África do Sul.

Primeiro, você deve decidir se quer um tour mais extenso ou de poucas horas, mais indicados para crianças mais jovens.

Desde museus e jardins até pontos turísticos famosos, muitas atividades estão disponíveis especificamente para famílias com crianças de todas as idades. Confira quais são os melhores lugares para visitar:

O que fazer na África do Sul à noite

As excursões noturnas na África do Sul são uma boa maneira de fazer atividades fora dos circuitos turísticos, curtir uma noite romântica ou mesmo fazer algo emocionante com seus amigos e família.

Aqui estão alguns dos meus passeios noturnos favoritos:

O que fazer na África do Sul sozinho

África do Sul é um bom lugar para quem viaja sozinho. E a melhor forma de curtir bastante a cidade é agendar passeios guiados. Essa também uma ótima oportunidade de fazer novas amizades e se integrar com a cultura local.

O que fazer na África do Sul no verão

Nada melhor do que aproveitar os dias mais quentes ao ar livre! E para descobrir o que fazer na África do Sul no verão, é só escolher aqueles passeios que aproveitam os dias de sol e as temperaturas agradáveis fazendo muitas coisas legais.

O que fazer na África do Sul com chuva

Para dias chuvosos na África do Sul o melhor a fazer é procurar lugares fechados que ofereçam abrigo da água, vento ou frio. Por isso, sugiro lugares para visitar super interessantes mesmo com chuva na África do Sul.

O que fazer na África do Sul com pouco dinheiro

Programar um roteiro com pouco dinheiro na África do Sul não é tão difícil assim. Existem passeios com descontos ou ofertas de tours que podem ser contratados antecipadamente e online. Os principais sites de atividades turísticas possuem promoções na África do Sul para você economizar.

Dicas finais sobre o que conhecer na África do Sul

A África do Sul é um país incrível e cheio de destinos com belas paisagens e histórias importantes que marcaram a vida de todo o mundo. Como há muito o que fazer na África do Sul, às vezes, pode ser difícil escolher o que visitar.

Por isso, é importante pesquisar cada destino e seus atrativos para escolher os que você prefere conhecer e encaixá-los nos seus dias de viagem. Existem tours guiados, e para aproveitá-los recomendo que faça a reserva antecipadamente.

Assim, garante preços mais baixos e vantagens como evitar filas, fazer o pagamento online e ter bilhetes otimizados para celular, poder fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes, caso necessário, e ainda o atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 em português.

Vale a pena ainda fazer uma cotação de aluguel de carro, uma vez que você pode curtir rotas lindas em uma road trip como a Garden Route ou mesmo fazer um safári autoguiado. Assim, poderá aproveitar tudo o que há para fazer na África do Sul.

Dúvidas frequentes

Quais são as melhores atrações na África do Sul?

São tantas coisas para fazer na África do Sul que fica quase impossível entrar em consenso sobre as melhores atrações. Porém, veja o que você não pode deixa de conhecer:
Cabo da Boa Esperança
The Cape Wheel
Reserva de Aquila (Safári)
Museu do Apartheid
Casa de Mandela
Lion and Safari Park

Quais são os melhores passeios na África do Sul?

Se você está procurando garantir que sua viagem na África do Sul não inclua apenas tirar fotos dos pontos turísticos, mas também algumas atividades divertidas que ajudarão a experimentar tudo o que o país tem a oferecer, então veja essas sugestões:
Soweto, Museu do Apartheid e City Tour
Joanesburgo: passeio guiado de bicicleta pela cidade
Bem-vindo à Cidade do Cabo: passeio privado a pé com um local
Excursão para a Península do Cabo
Safári em Cape Town
Helicóptero na Robben Island

O que fazer na África do Sul ao ar livre?

Seja um passeio a pé, de barco, ônibus ou bicicleta, aproveitar atividades ao ar livre é essencial para curtir o melhor da África do Sul. Confira algumas dicas:
Excursão para a Península do Cabo
Experiência gastronômica em Bo-Kaap
Soweto, Museu do Apartheid e City Tour
Tour pelo Kruger Park com acomodação
Soweto: passeio a pé com guia local e almoço

O que fazer na África do Sul nos dias chuvosos?

O que fazer com chuva na África do Sul é algo que você precisa descobrir caso o clima não colabore. Os melhores passeios para os dias chuvosos são:
Soweto, Museu do Apartheid e City Tour
Cidade do Cabo: Visita Guiada Privada ao Museu do Diamante da Cidade do Cabo
Joanesburgo em 1 Dia: Soweto, Museu do Apartheid e City Tour
Excursão de 1 Dia a Joanesburgo, Museu do Apartheid e Soweto
Ingresso Sem Fila Museu de Arte Contemporânea da África

Quais atividades e atrações estão com desconto na África do Sul?

Acesse a página de descontos para descobrir quais atividades na África do Sul estão mais baratas para reservar online com antecedência.

Quais são os museus e exposições mais populares na África do Sul?

Seja para comprar somente os ingressos ou fazer uma visita guiada, vale muito a pena visitar alguns dos museus na África do Sul. Confira quais são os mais populares.
Soweto, Museu do Apartheid e City Tour
Cidade do Cabo: Visita Guiada Privada ao Museu do Diamante da Cidade do Cabo
Joanesburgo em 1 Dia: Soweto, Museu do Apartheid e City Tour
Excursão de 1 Dia a Joanesburgo, Museu do Apartheid e Soweto
Ingresso Sem Fila Museu de Arte Contemporânea da África

Vale a pena comprar passeios na África do Sul antes da viagem?

Sim, pois ao comprar com antecedência você garante os preços mais baixos e ainda tem o direito de fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes da data prevista. Além disso, evita as longas filas na entrada das atrações. Saiba mais sobre o que fazer na África do Sul.

Dicas para ECONOMIZAR MUITO na África do Sul

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para a África do Sul? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

  • Hospedagem => recomendo utilizar o buscador de hotéis na África do Sul para encontrar preços – geralmente mais baixos – dos melhores hotéis. É mais econômico devido a negociação em massa feita com as propriedades, além da segurança para reservar online!
  • Aluguel de Carro => ao fazer a pesquisa no comparador de aluguel de carro, você recebe instantâneamente cotações da melhores locadoras de veículos na África do Sul. O pagamento pode ser feito em até 12x sem juros, em reais e com isenção do IOF de 6,38%.
  • Passagens Aéreas => para economizar tempo e dinheiro na compra dos voos para a África do Sul, a dica é usar a ferramenta de pesquisa de passagens para você não precisar entrar no site de cada companhia, além de ter a certeza que está comprando em um dos sites mais seguros do Brasil.
  • Transfer do Aeroporto para o Hotel => nada melhor do que chegar no aeroporto e haver alguém nos esperando para levar até o hotel na África do Sul. Para ter esse conforto – sem gastar muito – indico o pesquisador de transfers para você escolher a melhor opção de trajeto e tipo de carro.
  • Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => é muito prático e fácil para planejar os trajetos pela África do Sul, e por toda a África, pois mostra as rotas mais populares entre dois destinos e compara os preços. Minha dica para achar as melhores passagens – e mais baratas – é utilizar o buscador de tickets de transporte.

Melhores passeios na África do Sul

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios na África do Sul, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

Chip de internet na África do Sul

Ter um chip de celular na África do Sul com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem na África do Sul.

Seguro viagem na África do Sul

Contratar um seguro viagem para a África do Sul é essencial para sua segurança no exterior, pois garante atendimento médico, hospitalar e odontológico para tratamento em caso de acidente ou doença contraída durante a viagem, com um atendimento 24h por dia.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Carolina Brusarosco

Jornalista, pós-graduada em Jornalismo Literário, sagitariana e cheia de paixões distintas. De origami a astronomia, de pets a romances de Jane Austen. Uma das maiores paixões é escrever sobre turismo. Sonha em fazer o Caminho de Santiago de Compostela, conhecer todos os continentes e (quando tiver) levar seus filhos para mochilões mundo afora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais