Museus de Londres: dicas dos 8 melhores para visitar

por Karina Verona
5/5 - (5 votes)

Museus de Londres: dicas dos 8 melhores para visitar

Existem vários museus de Londres que são dignos de ganhar um espaço no seu roteiro. Para quem tem gosto por cultura, ciência e educação, ou simplesmente é curioso e aprecia visitar os lugares mais conhecidos das cidades para as quais viaja, Londres, sem dúvida, tem ótimas opções.

A capital da Inglaterra comporta muitas atrações turísticas, e os museus estão na lista das mais incríveis. Tem museu para todos os gostos e interesses, que vão desde a história da humanidade, ciência e até mesmo estátuas de cera de figuras famosas, como o Museu Britânico ou o Museu de história Natural.

E que Londres tem uma infinidade de museus para serem explorados você já sabe. Mas se são tantos, como decidir quais são prioridade na hora de planejar sua viagem? Confira agora os que recomendo para você, com dicas e fotos!

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Londres

Seguro viagem para entrar na Inglaterra »

 

Melhores museus em Londres

  • British Museum
  • Science Museum
  • Museu de História Natural
  • Tate Modern
  • National Gallery
  • Museum of London
  • Madame Tussauds
  • Cutty Sark

 

O que ver nos museus em Londres

British Museum

Passeios gratuitos em Londres
British Museum tem mais de 70 mil objetos no acervo.

Fundado em 1753, o British Museum (Museu Britânico) foi o primeiro museu público nacional da Inglaterra e até do mundo. No século 18, recebia uma média de cinco mil visitantes por ano; hoje, esse número está na casa dos 6 milhões.

O British Museum em Londres surgiu a partir de uma notável coleção que pertencia ao físico, naturalista e colecionador Sir Hans Sloane. Ele colecionou mais de 71 mil objetos que idealizava serem preservados mesmo após sua morte. Para isso, entregou seu acervo para o rei George II em troca de um pagamento de 20 mil libras para seus herdeiros.

O conjunto de objetos consistia em manuscritos, livros, antiguidades, obras de arte e muito mais. Hoje, conta com um número e uma variação muito maior em exposição. O melhor de tudo isso é que a entrada no museu sempre foi e continua sendo gratuita. Porém, você que está viajando pela Europa pode fazer uma visita guiada ao Museu Britânico.

Ele encontra-se aberto durante todo o ano, com exceção dos dias 1 de janeiro e 24, 25 e 26 de dezembro. O museu fica na Rua Great Russell, a cerca de 5 minutos de caminhada das estações Tottenham Court Road e Holborn. O horário de funcionamento é das 10 horas às 17h30, e nas sextas-feiras, das 10 horas às 20h30.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores museus de Londres »

 

Science Museum

Passeios lúdicos em Londres
Science Museum | Foto: Sue Wallace, via Wikimedia Commons.

A criação do Science Museum (Museu da Ciência) originou-se a partir de uma exposição chamada Great Exhibition (Grandiosa Exposição) – também conhecida como Crystal Palace Exhibition (Exibição do Palácio de Cristal) por conta da estrutura montada para a exibição – no ano de 1851.

Localizado na Exhibition Road, no bairro South Kensington, o Science Museum é um dos mais importantes museus em Londres. Com diversas atrações interativas, o lugar abriga carros, aviões, maquinário, telefones e muitas outras invenções que narram a evolução da humanidade em diversas áreas.

O museu conta com um acervo permanente, mas recebe diversas exposições variadas ao longo do ano. Há também eventos que valem a pena serem conferidos, como por exemplo o Lates, que ocorre na última quarta-feira de cada mês e é somente para maiores de 18 anos. Essa programação junta ciência, história, música e até mesmo drinks!

O Science Museum é uma ótima opção de passeio tanto para adultos quanto para crianças. Aberto o ano inteiro com o exceção dos dias 24, 25 e 26 de dezembro, ele pode proporcionar um dia cheio de aprendizado e diversão. A entrada é franca e o museu abre das 10 às 18 horas (com entrada permitida até às 17h15).

A estação mais próxima é a South Kensington, que inclusive possui uma conexão direta com a entrada principal do Science Museum. Aproveite para descobrir como usar o transporte de Londres.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Londres. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

 

Museu de História Natural

 Ingressos antecipados e sem fila
Este museu conta a história dos dinossauros.

Geologia, geografia, paleontologia e dinossauros! Um tour guiado te levará para o centro da Terra, onde tudo começou, e pelo caminho da evolução da espécie. Logo na entrada, na subida da escada, o mundo – um enorme globo terrestre – te recebe.

O tour no Museu de História Natural começa por aí e surpreende ao longo da visita. Além das exposições, diversas atividades interativas. Uma grade oportunidade de estar por dentro da história e viver esta experiência com a família e os amigos.

Certamente está entre os passeios imperdíveis em Londres, para qualquer idade.

  • Custo por pessoa: 199 euros. (para um grupo de 5 pessoas)
  • Duração do passeio: 2 horas
  • Cancelamento: reembolsável com até 24h de antecedência

 

Tate Modern

O que ver nos museus de Londres
Tate Modern | Foto: AudaCity3371, via Wikimedia Commons.

O Tate Modern é um museu de arte moderna e contemporânea próximo ao rio Tâmisa.

Aberto em maio de 2000, o local já recebeu mais de 40 milhões de visitantes. Estima-se que ele gere cerca de 100 milhões de libras para a economia da capital anualmente.

Dentre os artistas que compõem a coleção permanente do museu estão Pablo Picasso, Salvador Dalí e Claude Monet. Além do seu acervo, o Tate Modern recebe exposições temporárias de diversos artistas contemporâneos.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

A entrada nesse museu tão relevante de Londres é gratuita (saiba mais sobre passeios gratuitos em Londres). Fica localizado a menos de 10 minutos de caminhada da estação Southwark e fica aberto para visitação de domingo a quinta-feira, das 10 às 18 horas, e sexta-feira e sábado, das 10 às 22 horas.

 

National Gallery

Museus de arte em londres
National Gallery | Foto: Morio, via Wikimedia Commons.

The National Gallery (Galeria Nacional) é uma das galerias de arte mais relevantes da capital britânica. Localizada na famosa praça Trafalgar Square, próxima a estação Charing Cross, a galeria possui obras de artistas como Michelângelo, Leonardo da Vinci e Vincent Van Gogh.

O objetivo da National Gallery é preservar as obras, que são do século 13 ao início do século 20, para futuras gerações. São mais de 2.300 obras de arte que podem ser vistas sem nenhum custo.

Além disso a galeria oferece material especial para deficientes visuais e auditivos, como áudios sobre as obras, folhetos em braile, e reproduções sensíveis ao tato de alguns trabalhos.

Aberta 361 dias ao ano, a galeria fecha apenas nos dias 1 de janeiro e de 24 a 26 de dezembro. Possui entrada franca e pode ser visitada das 10 às 18 horas, e, somente na sexta-feira, das 10 às 21 horas.

 

Museum of London

Dicas de passeios gratuitos em Londres
Museum of London | Foto: Divulgação.

O Museum of London (Museu de Londres) foi fundado em 1912, mas está situado no seu endereço atual, a cinco minutos de caminhada das estações Barbican e St Paul’s, desde 1976. É detentor do maior arquivo arqueológico da Europa.

O museu conta a história da cidade e da sua população para mais de um milhão de visitantes anualmente. São mais de dois milhões de objetos – entre as três unidades do museu – que narram a trajetória da capital. Os artigos expostos incluem roupas, quadros, brinquedos, máscaras, esculturas, mapas e muito mais.

Qualquer um que entrar lá, certamente vai sair com um conhecimento muito maior sobre Londres. Assim como os outros museus que você já leu, esse é mais um museu em Londres que oferece entrada grátis. Está aberto para visitação das 10 às 18 horas (lembrando que normalmente a entrada não é permitida na última meia hora).

 

Madame Tussauds

Museu de cera em Londres
Madame Tussauds Londres.

O Madame Tussauds é um museu de cera mundialmente famoso que existe na Europa, na América do Norte, na Ásia e na Oceania. A sede principal fica na capital britânica e é um dos mais conhecidos dentre os museus de Londres.

É um dos pontos turísticos mais famosos de Londres, e talvez de todo o Reino Unido.

Madame Tussaud, a idealizadora do museu, nasceu em 1761 e começou a criar estátua de cera ainda na adolescência. A mudança para o lugar onde o museu fica atualmente foi há muito tempo, em 1884, 34 anos após a morte da Madame Tussaud.

O museu é uma imersão em outro universo. Lá você fica cara a cara com estátuas de cera (que parecem muito reais!) de celebridades e figuras importantes. Existem estátuas de tudo que você pode imaginar, desde músicos, atores, esportistas, até a realeza da Inglaterra e personagens históricos.

Passeios para crianças em Londres
Estátua de cera dos Beatles | Foto: Abi Skipp, via Wikimedia Commons.

Também possível encontrar personagens da amada franquia Star Wars, e adentrar o mundo de mistério de Sherlock Holmes (para essa área é cobrado outro ingresso). São atrações que encantam qualquer um que conhecer o museu, seja pelas pessoas que as estátuas estão imitando ou pela qualidade do trabalho exposto.

O Madame Tussaud cobra um valor considerável pela entrada: são 30 libras para adultos a partir de 16 anos. Se a compra for feita online, há um desconto de 3 libras. Além disso, existem outras opções de ingressos que incluem outras atrações, como a roda gigante London Eye. Confira aqui um ingresso antecipado para o museu Madame Tussaud.

Para quem deseja visitar todo o museu, é necessário ver o que cada ingresso cobre, pois existem experiências que são cobradas a parte, como exibições de filmes. A estação mais próxima do museu, que fica na rua Marylebone, é a Baker Street.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom CRIANCA, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

São apenas dois minutos de caminhada da estação até o Madame Tussauds. O horário de funcionamento do museu varia muito, por isso, cheque no site antes de viajar.

   

 

Cutty Sark

Roteiro de museus em Londres
Museu Cutty Sark.

O Cutty Sark foi construído em 1869 para ser um navio, com o intuito de levar cargas de chá para a China. Ele realizou sua primeira viagem em 1870, e retorno a Londres em agosto, 8 meses depois. Depois de realizar 8 viagens transportando chá o Cutty Sark começou a carregar outros produtos.

Em 1890, depois de anos de sucesso como navio cargueiro, sua popularidade começou a cair por conta da preferência por navios mais modernos. Ele foi vendido para Portugal, renomeado para Ferreira, comprado de volta por um ex-capitão, reformado e usado como navio de treinamento até ser rebocado para o lugar onde está hoje.

Foi restaurado durante três anos e aberto para o público em 1957. Meio século depois, em 2007, houve um incêndio que ocasionou no fechamento do navio. Depois dessa fatalidade, o Cutty Sark foi novamente restaurado e aberto para o público em 2012, e assim continua desde então.

O navio-museu proporciona vivências únicas, afinal não é sempre que podemos explorar o convés, a cabine do capitão, os quartos e todas as outras partes de um navio tão antigo e importante.

O ingresso custa 12,15 libras para adultos e 6,30 libras para crianças e uma caminhada de três minutos da estação mais próxima, a Cutty Sark DLR.

O Cutty Sark está entre as 80 atrações que fazem parte do London Pass, passe para acesso sem fila aos museus e demais pontos de interesse.

 

Dicas de museus em Londres

A cultura em Londres é um aspecto muito presente e perpetuado em diversas atrativos pela cidade. Existem, inclusive, diversos museus de assuntos muito variados – ou seja, tem museu para todo mundo! Se seu tempo na cidade é curto, use as informações desse texto para escolher qual mais interessa a você.

Conhecer um pouco de Londres através dos seus famosos museus é garantia de uma ótima viagem! O difícil é escolher qual museu visitar primeiro ou qual deixar de fora do roteiro, caso sejam poucos dias na cidade. Mas, seja quais deles você escolher, tenho certeza que valerá muito a pena.

E, para finalizar, confira o vídeo sobre o museu Madame Tussauds, um dos queridinhos dos turistas em Londres:

Gostou desse conteúdo? Então, compartilhe com aquele amigo que vai para Londres e sonha em viajar o mundo!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Karina Verona

ESCRITO POR

Karina Verona

Karina Verona, 21 anos, é estudante de Jornalismo, professora de inglês e redatora. Mora em Porto Alegre, mas já conheceu um pouquinho do mundo e ama viajar.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *