Parques em Londres: melhores passeios ao ar livre

por Karina Verona

Parques em Londres: melhores passeios ao ar livre

Para quem gosta de passeios ao ar livre, a capital britânica é uma ótima escolha de viagem: existe uma infinidade de parques em Londres. Apesar de ser uma metrópole famosa por sua arquitetura, museus e muitos outros espaços fechados, as áreas verdes da cidade não ficam para trás nos quesitos beleza e qualidade.

Londres tem fama de ser um lugar muito chuvoso e nublado. Isso não deixa de ser verdade, mas nos momentos em que o sol resolver dar as caras, os parques da cidade se tornam opções incríveis de passeios tanto para os habitantes quanto para os turistas.

A capital da Inglaterra dispõe de espaços muito diversos, sendo possível dar uma simples caminhada, andar de bicicleta, nadar, praticar esportes, levar as crianças para brincar em playgrounds, participar de eventos e até mesmo ficar cara a cara com animais um pouco incomuns.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Londres

Seguro viagem para Inglaterra »

 

Parques em Londres que valem a visita

Parques em Londres
Conheça os melhores parques em Londres.
  • Greenwich Park
  • Clapham Common
  • Kensington Gardens
  • Hyde Park

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios de Londres »

 

Greenwich Park

Greenwich parque
Greenwich Park | Foto: Secretlondon, via Wikimedia Commons.

Em Londres na Inglaterra existe um grupo de oito parques que são intitulados The Royal Parks (Os Parques Reais). O Greenwich Park, localizado no topo de um morro da Zona 2 de Londres, é o mais antigo parque fechado da cidade. Aberto o ano todo das 6h ao anoitecer (o horário de fechamento varia de acordo com a época do ano), o espaço abriga cultura, natureza e diversão.

Na parte mais alta do parque fica o The Royal Observatory (O Observatório Real). Ele é um museu e planetário que faz parte do National Maritime Museum (Museu Marítimo Nacional). O museu foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco no ano de 1997. Ele oferece uma das vistas mais incríveis da capital britânica.

É nessa parte do parque que passa o meridiano de Greenwich; quem quiser pode tirar fotos com um pé de cada lado da linha que separa o globo entre entre os hemisférios Ocidental e Oriental. Ele é um dos principais pontos turísticos de Londres.

A entrada no observatório é paga e custa £13.50 para adultos e £5.85 para crianças, enquanto conhecer o museu é gratuito. O horário de funcionamento de ambos é das 10h às 17h. Mas há muito o que se fazer nesse parque icônico de Londres sem gastar nenhum centavo.

O lugar também abriga alguns animais selvagens, como o veado vermelho e a espécie conhecida como Gamo. Antigamente os animais podiam ficar por todo o parque, porém, foi criada uma área específica para a vida selvagem do local.

Descubra => Passeios imperdíveis em Londres

Tour nos parques de Londres
Greenwich Park | Foto: Roman Hobler, via Wikimedia Commons.

A natureza marca presença no Greenwich Park não só em relação a fauna, mas também quando o assunto é flora  — o parque possui três jardins. Há o The Rose Garden (O Jardim das Rosas), o The Flower Garden (O Jardim das Flores) e o The Herb Garden (O Jardim das Ervas).

Além dos jardins, existe um espaço chamado The Queen’s Orchard (O Pomar da Rainha), um espaço onde frutas e vegetais são cultivados — porém essa área não é aberta o ano todo. Por falar nos ingredientes, saiba mais sobre os restaurantes de Londres.

Para os fãs de esporte que visitam a cidade da Europa também há muito o que se fazer. O parque conta com seis quadras de tênis que podem ser alugadas e, no verão, um campo é mantido para a prática de cricket. No período entre a páscoa e outubro, uma ótima opção são os passeios de barco.

Descubra => Ônibus turístico em Londres

 

Clapham Common

Parques incríveis em Londres
Clapham Common | Foto: Chris Reynolds, via Wikimedia Commons.

Clapham Common não só é um dos maiores espaços abertos de Londres como também faz ótimo uso de toda essa área. No parque é possível praticar esportes em ambientes adequados durante todas as estações do ano.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Inglaterra. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

As instalações são inúmeras: campo de futebol, quadra de basquete, de tênis, área destinada ao atletismo, piscina, pista de skate, espaço kids e muitas outras. Algumas delas podem ser utilizadas gratuitamente, outras não. O mesmo se aplica à necessidade de reservá-las anteriormente.

O parque também abriga o maior coreto de Londres, o que torna a cena musical presente por lá. Diversos shows e festivais são realizados no Clapham Common, entre eles um famoso festival chamado South West Four, que ocorre anualmente.

Por ser um parque aberto, não há horário de abertura e fechamento. É uma ótima escolha para quem gosta de ter muitas opções de lazer num só lugar sem precisar necessariamente gastar com isso.

Luzes => Tour noturno em Londres

 

Kensington Gardens

Parque grande Londres
Por todo o parque é possível encontrar memoriais e estátuas diversas.

Assim como o Greenwich Park, Kensington Gardens é um Royal Park e, da mesma forma, fica aberto a partir das 6h até o escurecer — o que faz com que o horário de fechamento varie ao longo dos meses.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Ele é um dos parques de Londres que certamente é uma opção incrível de passeio para crianças. Lá há um playground chamado Diana Memorial Playground, que nada mais é do que um espaço em homenagem à princesa Diana.

A melhor atração do lugar é um grande barco pirata de madeira, que foi inaugurado no ano de 2000 e é inspirado na famosa história do personagem Peter Pan.

Além do barco a área infantil, conta com muitos outros brinquedos e estátuas que encantam não só os pequenos. O horário de funcionamento do playground varia de acordo com a época do ano — mas não abre no dia 25 de dezembro.

A fila para acessar a área costuma ser longa, então chegue cedo. Caso algum adulto queira entrar sem estar acompanhando alguma criança, só será permitido entre 9h30 e 10h.

Por todo o parque é possível encontrar memoriais e estátuas diversas, inclusive mais uma relacionada ao Peter Pan: o próprio Peter Pan cercado de esquilos, pássaros e outros animais!

Os viajantes amam tirar fotos com a estátua. Além disso, há um jardim chamado Italian Garden (Jardim Italiano), que acredita-se ter sido um presente do príncipe Albert para a rainha Victoria.

Localizadas no Kensington Gardens estão as Serpentine Galleries. São galerias que, a cada estação do ano, apresentam trabalhos de arte contemporânea e arquitetura diferentes. A primeira Serpentine Gallery foi inaugurada em 1970, enquanto a segunda, conhecida como Serpentine Sackler Gallery, apenas em 2013.

As galerias ficam a cinco minutos de distância uma da outra, possuem entrada gratuita e ficam abertas de terça a domingo, das 10h às 18h. Por falar nisso, confira todas os melhores passeios de graça em Londres.

Incrível => Bike tour em Londres

 

Hyde Park

Hyde Park Londres
Parque é utilizado para a realização de inúmeros eventos.

Mais um Royal Park na lista, o Hyde Park já se diferencia dos outros pelo seu horário de funcionamento: das 5h à meia noite.

O parque é utilizado para a realização de inúmeros eventos, entre eles, um dos mais famosos de inverno, o Hyde Park Winter Wonderland, em tradução livre, o País das Maravilhas de Inverno do Hyde Park.

Entre as atrações do evento estão a maior pista de gelo ao ar livre de Londres e montanhas-russas. Inclusive, veja o post sobre o que fazer no inverno em Londres.

Outro evento que ocorre no Hyde Park — juntamente com outras localidades da capital — é a The Royal Parks Half, uma maratona de cerca de 21km que passa por diversos parques e pontos turísticos de Londres.

O parque também conta com um espaço chamado Speakers’ Corner (Canto dos Oradores). Utilizado desde 1800 para discursos e debates, continua sendo um lugar de liberdade de fala.

Qualquer um que deseja expor sua ideias e opiniões pode chegar no Speakers’ Corner e falar com o público presente, contanto que a polícia não identifique problemas na fala.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Assim como a maioria dos parques de Londres, o Hyde Park possui um jardim. O The Rose Garden (O Jardim das Rosas) é composto por uma mistura de rosas e ervas.

No local há um pergolado e duas fontes que podem render belas fotos e um passeio tranquilo. Mas o que o parque tem a oferecer em relação a natureza não para por aí: uma área fechada chamada The LookOut, Hyde Park.

Como ter? => Internet na Inglaterra

Melhores parques em Londres
Nadar no The Serpentine Lido é permitido ao público.

Nessa parte do parque é possível aprender sobre a natureza, alugar o espaço para eventos e até participar de eventos organizados lá mesmo. Esses eventos têm como objetivo a conexão com a natureza e incluem, por exemplo, aulas de ioga ao ar livre, workshops sobre alimentação saudável e aulas sobre mindfulness.

É claro que o parque também oferece diversas opções de atividades de lazer e esportes. Brincar no playground, jogar futebol, andar de barco e até mesmo nadar em um lago são algumas das práticas disponíveis. Nadar no The Serpentine Lido é permitido ao público, tanto adultos quanto crianças, mas somente de junho a setembro, nos meses mais quentes da Inglaterra.

Prático => London Pass

 

Aproveitando Londres ao ar livre 

Agora você já tem ideia do quanto a capital britânica tem para oferecer ao ar livre em termos de lazer, esportes, natureza, diversão e cultura.

São tantas opções do que fazer pela cidade, tanto no inverno quanto no verão, que você pode simplesmente relaxar e fazer um piquenique ou ter um dia ativo e cheio de novidades. Para saber mais, leia também o artigo sobre o verão em Londres.

Aproveite essa parte incrível da Inglaterra que são os parques de Londres! Os monumentos, os jardins, os eventos e museus com certeza não irão decepcionar quem resolver conhecê-los.

Lembre-se sempre de conferir os horários de funcionamento dos parques, já que eles podem variar. Boa viagem!

E, para finalizar, confira esse vídeo lindo sobre o que fazer no Greenwich Park feito pelo site oficial de turismo de Londres:

Qual dos parques em Londres você mais gostou? Deixe sua resposta nos comentários!

 

ESCRITO POR

Karina Verona

ESCRITO POR

Karina Verona

Karina Verona, 21 anos, é estudante de Jornalismo, professora de inglês e redatora. Mora em Porto Alegre, mas já conheceu um pouquinho do mundo e ama viajar.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *