Istambul

Istambul

Quando você faz turismo em Istambul, visita dois continentes sem sair da cidade. É que a metrópole, cortada pelo estreito de Bósforo, fica parte na Europa e parte na Ásia. Os dois lados são ligados pela lindíssima Ponte de Bósforo e cada um deles tem seus costumes e diferenças culturais. E não é apenas a curiosidade por essa peculiaridade que faz todos os anos milhares de viajantes para Istambul. A cidade é lindíssima, cheia de pontos turísticos, como museus, mesquitas, palácios, agitada e além disso tem uma população simpática e acolhedora.

Não é à toa que é uma das cidades mais visitadas da Europa e está em 9º lugar entre os 25 melhores destinos do mundo no Traveller’s Choice 2018, do site TripAdvisor. Quer saber mais sobre o turismo na cidade? Veja neste artigo os links para todos os posts sobre Istambul deste blog de viagem.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta em Istambul

Seguro viagem para a Europa »

 

Turismo em Istambul: Mapa da cidade

  • País: Turquia
  • Área total: 1 830,92 km²
  • População: 15 067 724 hab.

*Fonte: Wikipédia

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Istambul »

 

Tudo sobre Istambul

O que fazer em Istambul?

Apesar de Ancara ser a capital, Istambul é a maior cidade do país e a 4ª maior cidade do mundo, com mais de 15 milhões de habitantes. É uma megacidade e porta de entrada para a grande maioria dos turistas, além de ser considerada uma cidade global (aquelas cuja economia e desenvolvimento afetam todo o mundo).

Istambul ainda é o principal polo industrial, comercial, cultural e universitário do país e ainda Sede do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla e sede da Igreja Ortodoxa do país. Parte das áreas históricas de Istambul foram declaradas Patrimônio Cultural da Humanidade em 1985 pela Unesco.

Roteiro de 10 dias em Istambul

Como citei no começo, a Turquia é um dos poucos países do mundo que fazem parte de dois continentes a Europa e a Ásia.

Por isso, o país é chamado de euro-asiático, o que deixa o turismo na Turquia ainda mais interessante.

A divisão é em Istambul, costada pelo Estreito de Bósforo e cuja ponte lindíssima liga os dois lados e ainda é um famoso cartão postal da cidade.

Economia => Passe para 30 atrações em Istambul

 

Mais da história de Istambul

melhores passeios em istambul

Istambul já foi conhecida como Bizâncio (até 330 d.C.) e Constantinopla (até 1453), sendo este último o nome mais conhecido em todo o mundo.

Antes disso, foram encontrados assentamentos no período Neolítico (aproximadamente 6500 a.C.) e vila de tribos trácias (século XIII e XI a.C.).

Bizâncio foi fundada pelo colonos de Mégara (cidade próxima a Atenas, na Grécia) no lado ocidental (europeu) de Bósforo, mas se desenvolveu lentamente.

Foi ocupada pelos persas, atenienses, espartanos, macedônios. Em 191 a.C. se aliou a Roma e se tornou uma cidade livre, embora tenha sido integrada a República Romana uns anos depois.

dicas da turquia

Em 197, foi disputada pelos imperadores romanos Septímio Severo e Caio Pescênio, sendo o primeiro tido como vencedor. Ele reconstruiu parte da cidade destruída durante a disputa, aumentando a área protegida por muralhas.

A boa localização da cidade chamou atenção de Constantino, o Grande, que a dominou e em 330 a rebatizou como Constantinopla.

Esse nome foi o oficial até o domínio otomano, quando os turcos a chamaram de Istambul, nome que se tornou oficial em 1930. Em 1963 foi firmado o acordo de Ankara, aproximando o país da União Europeia.

Passou por revoluções internas, como a de 1955 contra os imigrantes, e foi ocupada durante a Primeira Guerra Mundial.

Prático => Bilhete de ônibus turístico em Istambul

 

Outras informações de Istambul

Precisa de visto para Turquia?

Istambul tem um clima de transição entre o úmido subtropical e o mediterrânico. Tem verões quentes e secos, inverno com bastante frio (podendo nevar) e outonos e primaveras com temperaturas amenas e agradáveis.

As temperaturas máximas costumas ficar na média de 27°C (julho e agosto) e as mínimas na média de 8°C (janeiro).

Por lá se fala turco e a moeda oficial é a lira turca.

Para telefonar para Istambul você deve usar o código 90 referente a Turquia, já para a cidade há dois códigos: 216 para o lado asiático e 212 para o lado europeu.

clima em istambul

Brasileiros não precisa de visto para viajar para a Turquia, apenas passaporte válido. O fuso horário de Istambul é de +5 horas em relação ao horário oficial de Brasília.

A diferença aumenta quando é horário de verão na Turquia (março a outubro), passando para +6 horas, e diminui quando é horário de verão no Brasil (novembro a fevereiro) para +4 horas.

Confira => Tour guiado no Palácio Topkapı em Istambul

 

O que fazer em Istambul

Istambul, está na lista das cidades mais lindas do mundo!

Confira todas essas belezas no vídeo produzido pelo site oficial de turismo da Turquia:

 

Pontos turísticos e passeios

Melhor época para visitar Istambul?

Como uma grande metrópole e cheia de atrações, Istambul é uma das cidades mais visitadas da Europa. Tem muito o que fazer em Istambul. São muitos atrativos entre as igrejas, mesquitas, museus, palácios espalhadas pela cidade, dentre e fora das muralhas.

Você entenderá porque Istambul está na lista das cidades mais lindas do mundo, que conheci durante a viagem de volta ao mundo.

Istambul historia
Ponte Bósforo

Entre os pontos turísticos que considero imperdíveis são a Ponte Bósforo, que  liga as partes europeia e asiática de Istambul, é um lindo cartão postal.

A ponte já esteve sob controle dos gregos, macedônios, bizantinos, romanos, otomanos.

Istambul idioma
Mesquita Sultan Ahmed ou Mesquita Azul

Outra atração imperdível em Istambul é a Mesquita Sultan Ahmed ou Mesquita Azul.

O nome é uma homenagem ao Sultan Ahmet I, que mandou construí-la. A história conta que a intenção era fazer da Mesquita uma obra mais grandiosa que a Haghia Sophia.

Já a referência da cor azul, se dá devido aos vitrais no seu interior.

passeios em istambul
Museu Aya Sophia

O Museu Aya Sophia, já foi a principal catedral grega ortodoxa e, depois, foi convertida em uma mesquita durante o período otomano. Desde 1935, foi convertido em museu.

Construída em 537, era o maior edifício do mundo na época e uma maravilha da engenharia, por conta da tecnologia disponível. É o mais importante ponto turístico de Istambul,

Outro museu famoso em Istambul é o antigo Palácio Otomano Topkapi, foi  transformado em museu em 1924.

dicas de turismo
Grand-Bazaar em Istambul

O Grand Bazaar é conhecido por ser um dos mercados mais antigos do mundo.

Sem dúvidas, é o melhor lugar em Istambul para cair nas compras. Você vai encontrar por lá artesanatos, suviniers, roupas e até joias. Ou seja, é aquele lugar que é possível encontrar de tudo.

turismo em istambul
Palácio de Küçüksu

O Palácio de Küçüksu (Pavilhão de Küçüksu ou Pavilhão de Göksu), a antiga residência de verão da família imperial otomana; além de aproveitar o por do sol em Üsküdar e passar um dia em Princes Islands (Büyükada).

Espalhados pela cidade, encontramos outros pontos turísticos impressionantes, como as Muralhas de Constantinopla, que começaram a serem construídas no século V.

pontos de interesse istambul
Visão panorâmica da Torre de Galata

Não deixe de andar pela Avenida Istikal, que liga a Praça Taksim, o ponto central, até a Torre de Galata, que fica numa região com influência genovesa e veneziana.

Não esqueça de visitar o Museu de Arte Moderna e o Museu Militar, que tem foco na história militar do período otomano.

lugares imperdíveis istambul
Cisterna Basilica em Istambul

A Cisterna Basilica, que é a maior de uma série de cisternas construídas no período bizantino, no século VI.

O lugar já foi até cenário de filme de James Bond.

Para aproveitar a vida noturna e ainda conhecer muito restaurantes e lojas você deve visitar os bairros Gálata e Beyoğlu, onde a maioria dos jovens se encontra.

Esses dois bairros são bem tradicionais em Istambul, sendo uma ótima chance para conhecer ótimos restaurantes e aventurar-se pela vida noturna da cidade.

vida noturna istambul
Istiklal Caddesi

Caminhei bastante pela Istiklal Caddesi, principal rua do comércio de Beyoğlu, desde a praça Taksim, até a Torre de Gálata, os pontos mais famosos de cada bairro.

Essa é uma região bastante movimentada, cheia de lojas, restaurantes, bares e boates. Nos finais de semana, jovens se reúnem no pé da torre, muitas vezes embalados ao som de algum artista local.

Espero que tenha te ajudado a se organizar e não perder nenhum ponto de interesse nessa cidade.

Agora é só montar o roteiro e aproveitar ao máximo os encantos da Turquia.

Incrível => Excursão guiada na Santa Sofia em Istambul

 

Dicas de turismo em Istambul

Para aguçar ainda mais sua vontade de conhecer Istambul e uma viagem pelo país, veja as minhas melhores fotos da Turquia, onde fiquei 10 dias durante uma viagem de volta ao mundo.

Além das dicas sobre Istambul, aproveite para pesquisar também sobre pontos turísticos em outras cidades da Turquia. Garanto, você vai se encantar!

E, acredite, isso acontecerá com você. Pode ser que você se encante vendo as fotos ou pesquisando os pontos turísticos, mas com certeza, quando chegar em Istambul você já estará totalmente encantado e irá querer ficar muitos dias.

Para outras informações sobre a Turquia e Istambul, vá ao site da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem (RBBV) e veja no post índice da Turquia.

É onde estão reunidos artigos sobre diversos destinos produzidos por vários blogueiros de viagem de todo o Brasil.

Já conhece ? Conte o que mais gosta. Ainda não conhece? Qual atrativo mais te interessou?

Até + !!!

Background Tickets
Istambul

Promoções de Passagens

Selecione um filtro para visualizar os pacotes de viagens.
Istambul

Lazer e Diversão

Background Acomodação
Istambul

Ofertas de Hotéis

Preços mais baixos encontrados por usuários reais.
Os valores podem variar conforme disponibilidade, datas e taxas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *