Estádios de futebol mais bonitos do mundo: conheça o top 10

Estádios de futebol mais bonitos do mundo: conheça o top 10

Os estádios de futebol mais bonitos do mundo não são apenas locais para assistir a prática de um esporte.

Da mesma forma que o futebol não é apenas um jogo, os estádios onde se joga futebol são, também, pontos turísticos de suas respectivas cidades por conta de suas características arquitetônicas, culturais e históricas.

Os estádios de futebol mais bonitos são verdadeiros destinos turísticos e opções imperdíveis. Muitos deles foram construídos ou remodelados recentemente para grandes torneios internacionais, como Copa do Mundo, Eurocopa e Jogos Olímpicos.

Não obstante, ainda são “casa” de grandes clubes, contam com museus e ajudam a explicar a história dessas cidades.

Veja abaixo quais são os estádios de futebol mais bonitos do mundo e por qual motivos você não pode deixar de visitá-los em sua próxima viagem.

Planeje sua viagem => Internet fora do Brasil

Seguro viagem »

 

Estádios de futebol mais bonitos do mundo

  1. Maracanã, Rio de Janeiro, Brasil
  2. Wembley, Londres, Reino Unido
  3. Santiago Bernabéu, Madrid, Espanha
  4. Beijing National Stadium (Bird’s Nest), Pequim, China
  5. Giuseppe Meazza, Milão, Itália
  6. Allianz Arena, Munique, Alemanha
  7. Johan Cruyff Arena, Amsterdam, Países Baixos
  8. Estádio da Luz, Lisboa, Portugal
  9. Stade Vélodrome, Marselha, França
  10. Krestovsky Stadium, São Petesburgo, Rússia

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios pelo mundo »

 

Onde ficam os estádios mais bonitos do mundo

Maracanã, Rio de Janeiro, Brasil

Estádios mais bonitos do mundo
Maracanã é o mais importante e belo estádio de futebol do mundo.

Uma lista de estádios de futebol mais bonitos do mundo jamais poderia começar por outro estádio que não o Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã. Sem patriotismo: o Maracanã é o mais importante e belo estádio de futebol do mundo!

Poucos sediaram duas finais de Copa de Mundo e a abertura de Jogos Olímpicos de Verão. E sendo os dois eventos em pouco mais de dois anos. Somente o Maracanã. Construído para a Copa do Mundo de 1950, foi palco de um dos episódios mais tristes do futebol brasileiro, a derrota na final da Copa de 1950, para o Uruguai, por 2×1.

Conhecido como Maracanaço, esta final teve o maior público estimado da história do futebol, mais de 200 mil pessoas. Apesar dos números oficiais serem bastante inferiores, há diversos relatos de entrada sem ingresso. Entretanto, o Maracanã tem mais histórias de alegria do que tristeza.

Especialmente porque é casa dos principais clubes do Brasil, Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo (apesar de o Vasco possuir o estádio de São Januário, o cruzmaltino costuma jogar seus principais jogos no Maracanã). Assim, há muitas alegrias na sua história.

Para chegar ao estádio, basta pegar o metrô e descer na estação Maracanã. Bairro bastante residencial, conta com diversos bares e restaurantes, servindo de opção para quem quer ir ao Maracanã e conhecer um outro lado da cidade do Rio de Janeiro, o lado sem praias.

Estádio Maracanã Rio de Janeiro
Maracanã já foi o espaço mais democrático da cidade, junto com a praia.

O Rio é considerado a Cidade Maravilhosa, com mais belezas naturais do mundo, algo que encanta todos. Em uma terra de belezas naturais, apenas o misticismo magnético de um estádio repleto de histórias, dramas, paixões e alegrias conseguem competir com elas.

O Maracanã pode não ser o estádio mais moderno do mundo, ou sua beleza, remontada à década de 1950, pode ser considerada ultrapassada ou fora de moda. Mas o que esse estádio inspira é algo que apenas o brasileiro é capaz de explicar. Inclusive, você pode marcar para assistir uma partida de futebol no Maracanã com um morador local.

O Maracanã já foi o espaço mais democrático, junto com as praias do Rio de Janeiro. Onde todos confraternizavam, se faziam amizades, se abraçava completos estranhos ao comemorar um gol e onde sempre havia um ombro desconhecido nas derrotas.

É quase um ritual dos fins de semana cariocas, a praia acaba e o Rio corre para o Maracanã. Se nada disso ainda lhe convenceu que o Maracanã merece estar em uma lista dos estádios de futebol mais bonitos, te digo que o ele é o único estádio do mundo onde, das arquibancadas, pode-se ver o Cristo Redentor.

Agende => Tour no Maracanã

 

Wembley, Londres, Reino Unido

Estádio Wembley
Ele foi demolido, entre 2002 e 2003, e, no mesmo lugar, foi construído o novo Wembley.

O Wembley Stadium é um estádio novo, finalizado em 2007 em Londres. Muitos se questionarão sobre essa afirmação, afinal, Wembley não era um estádio quase centenário? Então, o original foi inaugurado em 1923 e tinha como destaque arquitetônico duas torres com relógios.

Era, de fato, um templo do futebol mundial e independente da “idade” atual, nunca poderia ficar de fora da lista de estádios de futebol mais bonitos. Para aproveitar a cidade, conheça também os principais pontos turísticos de Londres.

Após muita polêmica, ele foi demolido, entre 2002 e 2003, e, no mesmo lugar, foi construído o novo Wembley. Se antes as torres eram o destaque, agora ele fica para o majestoso arco. O estádio é moderno e conta com praticamente todas as tecnologias disponíveis para entretenimento nos dias de hoje.

Em uma cidade lotada de atrações turísticas, o Wembley não pode ser deixado de lado. O estádio fica longe do Centro, cerca de 13 km, na região norte da capital do Reino Unido, mas pode ser facilmente acessado por metrô, pelas linhas Jubilee (cinza) e Metropolitan (roxa), com parada na estação Wembley Park.

Os destaques esportivos ficam pelos jogos da Premier League, como é conhecido o campeonato inglês, e da seleção inglesa. Os three lions têm como sua casa oficial o estádio londrino. Fora isso, ele é utilizado nos playoffs das divisões inferiores do Campeonato Inglês, final da League Cup e final da FA Cup, considerada a competição de futebol mais antiga do mundo ainda em disputa.

Magia => Excursão Guiada no Wembley em Londres

 

Santiago Bernabéu, Madrid, Espanha

Santiago Bernabéu
Santiago Bernabéu é o principal estádio espanhol.

O Santiago Bernabéu é o principal estádio da Espanha (apesar de torcedores do Barcelona discordarem). Foi sede de partidas durante a Euro 1964 e Copa do Mundo de 1982, inclusive a final. Além disso, a seleção espanhola não tem um estádio oficial.

E, assim como é Wembley para a seleção inglesa, ela é considerada a casa extraoficial da La Roja, pois fica na capital do país e tem grande capacidade, mais de 81 mil.

Entretanto, o maior chamariz do estádio é o Real Madrid (confira aqui o calendário de jogos), escolhido pela FIFA como o clube mais vencedor do século XX.

O estádio, construído em 1947, está bem na região central de Madrid, localizado no bairro de Chamartín. Para chegar lá, basta utilizar o metrô na linha 10 (azul escura) e sair na estação Santiago Bernabéu. Veja também dicas de roteiro em Madrid.

Este bairro é uma mistura de comercial e residencial. Há muitas opções de bares e restaurantes ao redor. O próprio estádio em si, no entanto, é uma atração.

A estrutura majestosa vista de fora parece ficar pequena quando se adentra às arquibancadas. Você pode ver isso tudo de perto ao agendar uma excursão com acesso direto a Bernabéu.

Vale muito destacar, também, o museu do Real Madrid, repleto de história do futebol, não apenas do Real Madrid, e o próprio tour do estádio.

O principal clássico do país, conhecido como El Clássico (a maioria dos “nomes” das maiores rivalidades são variantes de “o clássico”, na respectiva língua), inclui o Real Madrid e o Barcelona e envolve muito mais do que futebol, é a rivalidade, praticamente, entre a centralização espanhola e a causa independentista catalã.

Conheça => Excursão de Meio de Dia com Estádio Bernabéu

 

Beijing National Stadium (Bird’s Nest), Pequim, China

Beijing National Stadium
Bird’s Nest fica dentro do Olympic Green, o Parque Olímpico de Pequim.

O Bird’s Nest é o único estádio da lista que não se localiza no eixo América do Sul x Europa, o eixo tradicional do futebol mundial. Também é o único estádio que não tem como uso principal o futebol.

Foi construído para ser o principal equipamento dos Jogos Olímpicos de Verão de 2008, em Pequim, China.

O Bird’s Nest localiza-se dentro do Olympic Green, o nome dado ao Parque Olímpico de Pequim. Nos arredores, você também verá toda uma área construída no distrito de Chaoyang.

Ela foi construída há pouco mais de uma década, para ser utilizado no Jogos Olímpicos de Verão em 2008 (será utilizado nos Jogos Olímpicos de Inverno, em 2022).

Sendo assim, além do estádio, você encontra outras construções lindas, como o Cubo d’Água, onde foram disputadas as competições aquáticas indoor das Olimpíadas.

Não muito longe dali (cerca de 10km), você já pode encontrar outras atrações turísticas da cidade, como a região de Beihai North, o Parque Jingshan, a Cidade Proibida e a Praça da Paz Celestial.

Estádios da China
Este é o único estádio da lista que não se localiza no eixo América do Sul x Europa.

Lembrando sempre que, em Pequim, tudo é grande, cada quarteirão tem quase 1km, uma distância de cerca de 10km entre essas atrações não é uma distância tão grande assim, para estes padrões.

Para chegar no Parque Olímpico, você deve parar na estação de metrô Olympic Green, que é servida pelas linhas 8 (verde) e 15 (roxa).

A estrutura de ferro exterior, que gera a aparência de “ninho”, é uma atração, bem como a estrutura que muda de cor por conta de iluminação projetada. Existe um “telão” que dá volta no interior.

Ele foi muito usado na abertura das Olimpíadas de 2008. Infelizmente, o futebol chinês é muito incipiente e as partidas do campeonato chinês são de um nível sofrível, apesar dos altos investimentos.

Aproveite => Ingresso para a Cidade Proibida

   
   

 

Giuseppe Meazza (ou San Siro), Milão, Itália

Giuseppe Meazza
Ele foi sede de partidas nas Copa do Mundo de 1934 e 1990, além da Euro 1980.

Da lista de estádios de futebol mais bonitos este é o mais antigo, inaugurado em 1926, fica na capital da moda, no bairro de San Siro (por isso, também é conhecido como Stadio San Siro), Itália, e é a casa de dois gigantes do futebol mundial: o AC Milan e a Internazionale (clique nos links para ver datas das próximas partidas).

Foi sede de partidas nas Copa do Mundo de 1934 e 1990, além da Euro 1980. Ele é mais um bem localizado, distante apenas 5km no Duomo, um dos maiores pontos turísticos de Milão.

Para chegar ao estádio, basta utilizar o metrô pela linha 5 (lilás) e sair na estação San Siro Stadio ou San Siro Ippodromo, a caminha é basicamente a mesma.

O grande destaque da arquitetura atual são as colunas em espiral que servem de acesso das arquibancadas.

Mesmo por dentro, é possível ver as grandes estruturas nas quatro quinas. Você será muito sortudo se visitar Milão em dia de confronto entre Milan e Inter, o Derby della Madonnina (esse nome é mais criativo).

O tour turístico também é uma atração ótima, com visitas aos vestiários e direito até a pisar no gramado (dependendo da época do ano).  Ele está incluso no Milan Pass.

Não deixe de visitar este estádio enquanto puder, Milan e Inter já submeteram à prefeitura de Milão um projeto para, praticamente, derrubar esse estádio e construir um novo, o Nuovo San Siro.

Imperdível => Estádio San Siro e Casa Milan com Ônibus Turístico

 

Allianz Arena, Munique, Alemanha

Allianz Arena
Destaque da Allianz Arena é a tecnologia que permite mudar de cor.

O grande destaque da Allianz Arena é, sem dúvida, sua tecnologia que permite mudar de cor.

O estádio, construído para a Copa do Mundo de 2006, com capacidade para 70 mil espectadores, foi o escolhido para a abertura, em um jogo entre Alemanha e Costa Rica, aposentando o antigo estádio de Munique, o belíssimo Olympia Stadium.

Foi o primeiro do mundo a utilizar a tecnologia de mudança de cor, muito utilizado posteriormente, como no estádio Bird’s Nest, em Pequim e no estádio de Kazan, na Rússia.

A arena fica um pouco afastada do Centro de Munique e, pensando nisso, foi construído um grande parque de estacionamentos ao lado.

São quase 40 mil vagas para carros e 350 para ônibus. Além disso, é possível chegar lá de metrô, utilizando a linha azul (U6), estação Fröttmaning. Qualquer jogo do Bayern pela Bundesliga, a primeira divisão alemã, vai estar lotado.

Tente um ingresso para o espaço atrás do gol, onde os torcedores assistem de pé e onde ficam as torcidas organizadas, para sentir melhor a vibração. Curta mais no período da Oktoberfest em Munique.

Maravilhoso => Excursão Allianz Arena e FC Bayern de Munique

 

Johan Cruyff ArenA, Amsterdam, Países Baixos

Johan Cruyff ArenA
Johan Cruyff ArenA | Foto: Janericloebe, via Wikimedia Commons.

A Johan Cruyff ArenA, além de um belíssimo estádio, tem uma importância histórica inegável para os amantes de estádios de futebol.

Construído entre 1993 e 1996, para sediar jogos da Euro 2000, o estádio (anteriormente chamado de Amsterdam ArenA, agora homenageia o maior ídolo do futebol da Holanda) criou o conceito de “arena”.

Estádio moderno, com capacidade para 55 mil pessoas, com teto retrátil, telões de alta definições e diversas outras comodidades, como bares, lounges e camarotes, definiu os padrões para construção de estádios nos últimos 23 anos.

Em 2018, fez parceria com a montadora Nissan para se tornar o primeiro estádio sustentável, usando antigas baterias de carros elétricos.

É onde acontecem os jogos do AFC Ajax, um dos clubes mais importantes da Europa. E está museu do Ajax, que conta a história centenária do clube.

O estádio está localizado um pouco afastado do Centro, cerca de 8km, acessado pela estação de metrô Amsterdam, Strandvielt, nas linhas verde e amarela. A entrada também faz parte do city card Amsterdam.

É uma atração imperdível entre os pontos turísticos de Amsterdam. Se houver uma partida entre Ajax e o Feyenoord, de Roterdã, tente assistir ao De Klassieker, o duelo entre as duas principais cidades dos Países Baixos, a rivalidade que opõe aqueles que “trabalham”, de Roterdã, e aqueles que “sonham”, de Amsterdam.

Aproveite também sua passagem pela cidade e escolha entre um dos passeios em Amsterdam.

Cerveja => Excursão Estádio Johan Cruyff Arena 75 Minutos

 

Estádio da Luz, Lisboa, Portugal

Estádio da Luz
Estádio da Luz | Foto: Alvesgaspar, via Wikimedia Commons.

O Estádio da Luz é o maior de Portugal, com capacidade para 65 mil torcedores e é casa do Sport Lisboa e Benfica (veja tabela dos próximos jogos), clubes de maior torcida e mais vitoriosos de Portugal.

O antigo, foi inaugurado em 1º de dezembro de 1954, data comemorativa da Independência de Portugal, e o novo, inaugurado em 2003, para sediar partidas da Euro 2004.

O estádio conta com um museu da história do Benfica, onde quem reina é Eusébio, o maior ídolo futebolístico de Portugal, junto com Cristiano Ronaldo, durante as décadas de 50 e 60, período em que o clube foi bicampeão europeu.

Curiosidade: a idolatria a Eusébio é tão grande que o estádio se localiza em uma avenida que leva seu nome. O destaque arquitetônico fica por conta dos grandes arcos vermelhos, detalhe marcante, que inclusive inspirou outros estádios, como o Emirates Stadium, do Arsenal, em Londres.

Localiza-se na freguesia de São Domingos de Benfica, região bastante central da capital portuguesa. A região é excelente, ao lado do maior shopping center de Lisboa, o Centro Comercial Colombo, servido de metrô na estação Colégio Militar/Luz, na linha azul.

   
   

Também é bastante próximo das principais atrações da cidade, como a Baixa, o bairro do Chiado e o Castelo de São Jorge, por exemplo. Bombe o seu roteiro em Lisboa com essas dicas!

Conforto => Traslado Particular do Aeroporto de Lisboa

 

Stade Vélodrome, Marselha, França

estádios de futebol mais bonitos Stade Vélodrome
Stade Vélodrome | Foto: Challengeputeaux, via Wikimedia Commons.

O estádio Vélodrome, localizado em Marselha, é a casa do time de maior torcida na França, o Olympique de Marseille.

Construído em 1937 em um subúrbio de Marselha (hoje, ligada ao Centro pelo metrô da linha 2, vermelha, estação Rond Point du Prado) e passando por renovações em 1984, 1998 e 2914.

Foi palco de jogos em diversas Copas do Mundo e Eurocopa. Apesar de tantas renovações, apenas em 2014, quando da reformulação para a Euro 2016 recebeu seu atual design, que o tornou um dos mais belos estádios do mundo.

Se houver oportunidade para assistir uma partida entre Olympique de Marseille e Paris Saint-Germain (confira nos links quando serão os próximos jogos para assistir no estádio).

Assim, você terá oportunidade de ver um dos principais clássicos franceses, conhecido como Le Classique. A Côte d’Azur é um destino turístico belíssimo ao sul da França. Toda a costa sul é composta por lindos balneários, banhados pelo Mediterrâneo e Marselha.

Além disso, é um importante porto francês. Sendo assim, não faltam atrações, desde belezas naturais até culturais e religiosas. Destaques para a região do antigo porto, a cidade velha, o Boulevard e Palais Longchamp.

Porém, imperdível mesmo é a basílica de Notre Dame de la Garde, construída no ponto mais alto natural de Marselha, 149 metros acima do nível do mar.

Sendo assim, a vista é deslumbrante, com destaque para o Stade Vélodrome. Veja os outros pontos turísticos de Marselha.

Clássico => Marselha City Pass com estádio

 

Krestovsky Stadium, São Petersburgo, Rússia

estádios de futebol mais bonitos Krestovsky Stadium
Ele foi construído para a Copa do Mundo de 2018.

Este estádio, conhecido como Gazprom Arena (por conta de patrocínios), foi construído para a Copa do Mundo de 2018, realizado na Rússia, na ilha de Krestovsky, em São Petersburgo, a segunda maior cidade e capital do Império Russo.

Fundada em 1703, São Petersburgo é a metrópole mais ao norte, com aproximadamente 5 milhões de habitantes, e foi a capital da Rússica Czarista entre 1703 e 1918. A cidade fica na confluência de diversos rios e, por conta disso, há diversos canais que a cortam e ilhotas que se formam.

Por conta dessa característica geográfica, ela também é conhecida como a Veneza do Norte. Além disso, a cidade é lar de incríveis atrações turísticas, como o Museu Hermitage, o Museu Russo, o Forte de Pedro e Paulo. Em uma das ilhas, a Krestovsky, se situa o estádio para 65 mil espectadores.

O cenário ao redor, portanto, é lindo: o Golfo da Finlândia, rios e parques. Destaque para o teto retrátil que protege o público do rigoroso inverno russo, mantendo a temperatura constante. Além disso, o estádio serve também para concertos e outras modalidades esportivas, como hockey no gelo.

Para se chegar ao estádio há duas linhas de metrô, a linha 3 (verde), na estação Novokrestovskaya, e a linha 5 (roxa), na estação Krestovskiy Ostrov. Saiba como se locomover em São Petersburgo.

Cultura => Excursão Guiada Sem Fila Museu Hermitage em São Petersburgo

 

Aproveite os estádios de futebol mais bonitos

Por conta de todo o exposto acima, fica claro que os estádios de futebol mais bonitos não são apenas importantes para se assistir jogos. Eles são parte indissociáveis dos roteiros turísticos das cidades.

Não fazem parte dos roteiros somente por sua arquitetura ou pelo entretenimento. Estes estádios fazem parte da história das cidades, seus clubes e, geralmente, ajudam a explicar a história do local.

Estádios são os melhores lugares para se entender a vida cotidiana das cidades, uma vez que o futebol faz parte da rotina. Ir a um estádio, especialmente em dia de jogo, é uma experiência que reúne turismo, história, sociologia, culinária…

É uma das melhores e mais completas experiências que alguém pode viver para se sentir como um local em seu destino turístico.

Quer incluir os estádios de futebol mais bonitos no seu roteiro? Qual você quer conhecer? Conte nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Rafael Werneck

ESCRITO POR

Rafael Werneck

Rafael Werneck, 32 anos, é carioca e advogado. Apaixonado por viagens, esportes e História. Retornou às origens de sua família no Porto há quase 1 ano e cursa Pós-Graduação em Direito Empresarial. Atleta (de fim de semana) de Handball, ama ler, escrever e planejar viagens.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Marco

    Isto de certeza que foi um brasileiro a publicar este artigo!!! Maracaná nos mais bonitos!!!?? ‍♂️‍♂️‍♂️‍♂️‍♂️