Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro faz jus ao apelido de Cidade Maravilhosa. É, só por isso, já dá para entender porque o turismo no Rio de Janeiro é famoso e popular entre os viajantes de todo o mundo.

Mas, mesmo pesquisando e olhando fotos da capital fluminense, somente chegando ao Rio você pode realmente entender porque é uma cidade maravilhosa. Talvez pelas paisagens naturais maravilhosas ou pela mistura dessas paisagens com a parte urbana, que parece desordenada, mas tem sua própria ordem.

Fora todas as praias, morros e lagoas maravilhosas, o Rio ainda conta com a sua população que ama e aproveita a cidade ao máximo. E, de forma simpática e muito amistosa, adora mostrar sua cidade para os viajantes para que eles também se apaixonem por ela. Como se precisasse de muito esforço para isso.

Quer saber mais sobre o turismo no Rio de Janeiro? Veja neste artigo os pontos turísticos da cidade, clima, onde se hospedar na cidade e tudo para montar seu roteiro na capital do Rio de Janeiro.

Planeje sua viagem => Melhores hotéis no Rio de Janeiro

Precisa de seguro viagem para o Brasil?

 

Turismo no Rio de Janeiro: mapa da cidade

Ingressos => Melhores passeios guiados no Rio de Janeiro

 

Tudo sobre o Rio de Janeiro

Turismo no Rio de Janeiro
Vista da cidade do Rio de Janeiro.

O Rio de Janeiro é a capital do Estado do Rio de Janeiro, a 2ª maior metrópole do Brasil, a 6ª maior da América Latina e a 35ª do mundo. Tem mais de 6,7 milhões de habitantes que residem em cerca de 1,2 mil km², com isso, tem a maior densidade demográfica do Brasil.

A cidade é um dos principais centros econômicos e financeiros do país, o 2º maior polo de pesquisa e desenvolvimento brasileiro, o maior destino turístico internacional do Brasil, da América Latina e de todo o Hemisfério Sul.

Apelidada de Cidade Maravilhosa, o Rio de Janeiro teve parte de sua estrutura declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO e, em 2019, foi a primeira cidade declarada como Capital Mundial da Arquitetura. Por tudo isso, é classificada como uma cidade global beta, que são aquelas desenvolvimento ligam uma região à economia mundial.

 

Mais da história do Rio de Janeiro

Dicas de turismo no Rio de Janeiro
Cais do Valongo, antigo porto de navios negreiros | Foto: Agência Brasil Fotografias, via Wikimedia Commons.

Como todo o Brasil, a região onde hoje é o Rio de Janeiro era habitada por índios. Por volta do ano 1000, a região foi ocupada por índios tupis que vieram da região da Amazônia. E, até a chegada dos portugueses por ali, por volta de 1502, a área da Baía de Guanabara era terra dos tupinambás.

Os portugueses ocuparam a área, mas logo receberam a “companhia” dos franceses, que também se assentaram no local. Mas, insatisfeitos com a ocupação dos franceses, os portugueses se juntaram aos índios para expulsar os franceses. Em 1560, eles destruíram as vilas francesas e, até 1567, haviam retirado todos os franceses do Rio.

O povoado cresceu no entorno do Morro do Castelo, onde hoje é o Centro do Rio, que foi removido em 1922. Aos poucos a cidade foi crescendo até se tornar um importante centro portuário e econômico, o que fez com que a população aumentasse bastante. Em 1763 virou sede do Império e receberia a Corte Portuguesa, que fugia das invasões de Napoleão.

A vinda da Família Real fez com que a cidade crescesse ainda mais, mas de forma desigual o que resultou em várias epidemias no século XIX. Também foi palco de vários movimentos abolicionistas e republicanos. Foi capital do Brasil após a independência e permaneceu assim até a inauguração de Brasília, em 1960.

 

Outras informações do Rio de Janeiro

Dicas de viagem para o Rio de Janeiro
Praia de Copacabana | Foto: Bisonlux, via Wikimedia Commons.

O clima no Rio de Janeiro é tropical atlântico, com verões muito quentes, úmidos e com grandes possibilidades de temporal, já o inverno é bem ameno.

Dá para visitar a cidade em qualquer época do ano, mas se você quer “turistar” pela capital é até melhor que não esteja aquele calorão do Rio 40°C. Além disso, fora do verão, a quantidade de turistas é um pouco menor, o que facilitará muito sua vida de viajante.

O código telefônico do Rio de Janeiro é o 41 e o fuso horário segue o horário oficial de Brasília, inclusive durante o horário de verão brasileiro, que é adotado no estado.

Dica => Como ter internet na viagem

 

O que fazer no Rio de Janeiro

Pontos turísticos e passeios

Roteiro de 7 dias no Rio de Janeiro
Cristo Redentor, no alto do Corcovado.

O Rio de Janeiro é uma cidade queridinha entre os viajantes de todo o mundo. E, para “retribuir”, a cidade oferece aos visitantes muitos pontos turísticos na cidade como as praias lindas, morros, grutas e lagos, museus, prédios históricos e muito mais.

Para te ajudar a conhecer a cidade, fiz um artigo com os pontos turísticos no Rio de Janeiro. Entre os atrativos da cidade estão os cartões postais dos cariocas, como o Cristo Redentor, que fica no Parque Nacional da Floresta da Tijuca, e do Pão de Açúcar; o Museu do Amanhã.

Além do Jardim Botânico, que é o maior do Brasil; da Lagoa Rodrigo de Freitas; da Vista Chinesa; do Parque da Catacumba; e do Cais do Valongo, que era o antigo porto de entrada dos navios negreiros que traziam escravos da África para trabalhar. O local é considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Fora todos os atrativos listados, não podemos deixar de fora as belas praias. As mais famosas são a de Copacabana e de Ipanema, de Grumari, da Macumba, entre várias outras. Inclusive, há praias do Rio de Janeiro na minha lista de top 10 praias para solteiros.

Além de tudo isso, o Rio ainda tem uma vida noturna agitada, como na região da Lapa, e uma festa de Carnaval das mais bonitas do tudo.

 

Dicas para montar seu roteiro

Roteiro de 5 dias no Rio de Janeiro
Museu do Amanhã | Foto: Mariordo, via Wikimedia Commons.

Além de conhecer os pontos turísticos, para organizar sua viagem é importante saber mais sobre hospedagem e transporte público. Por isso, fiz um artigo sobre como se locomover no Rio de Janeiro, com dicas sobre como usar o transporte público, até porque o trânsito é caótico.

Veja ainda onde ficar no Rio de Janeiro. Caso você vá para a cidade assistir aos shows do Rock in Rio, veja este artigo sobre hospedagem para o Rock in Rio, com dicas sobre os melhores bairros e hotéis para ficar durante o evento.

Importante => Vacinas necessárias para viajar

 

Tudo sobre o turismo no Rio de Janeiro

Roteiro de 2 dias no Rio de Janeiro
Pão de Açúcar.

O Rio de Janeiro é uma das cidades mais bonitas do mundo e, quem a visita entende facilmente porque ela é chamada de Cidade Maravilhosa e é a queridinha dos viajantes de todo o canto. São muitos atrativos turísticos, praias, vida noturna agitada.

E, ainda por cima, uma população super amistosa e simpática. Não tem como não gostar do Rio. Embora sempre há notícias de violência na cidade, tanto a população quanto os viajantes conseguem aproveitar a cidade em qualquer época do ano.

Se quiser outras informações sobre o Rio de Janeiro, visite o site da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem (RBBV) e procure o post índice do Rio de Janeiro. Lá estão relacionados artigos sobre diversos destinos produzidos por blogueiros viajantes de todo o Brasil.

Já conhece o Rio de Janeiro ou a cidade ainda está na sua lista de destinos? Conte para a gente nos comentários o que mais te interessa por lá.

Até + !!!

 

Background Tickets
Rio de Janeiro

Promoções de Passagens

Selecione um filtro para visualizar os pacotes de viagens.
Rio de Janeiro

Lazer e Diversão

Background Acomodação
Rio de Janeiro

Ofertas de Hotéis

Preços mais baixos encontrados por usuários reais.
Os valores podem variar conforme disponibilidade, datas e taxas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *