Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro faz jus ao apelido de Cidade Maravilhosa. É, só por isso, já dá para entender porque o turismo no Rio de Janeiro é famoso e popular entre os viajantes de todo o mundo.

Mas, mesmo pesquisando e olhando fotos da capital fluminense, somente chegando ao Rio você pode realmente entender porque é uma cidade maravilhosa. Talvez pelas paisagens naturais maravilhosas ou pela mistura dessas paisagens com a parte urbana, que parece desordenada, mas tem sua própria ordem.

Fora todas as praias, morros e lagoas maravilhosas, o Rio ainda conta com a sua população que ama e aproveita a cidade ao máximo. E, de forma simpática e muito amistosa, adora mostrar sua cidade para os viajantes para que eles também se apaixonem por ela. Como se precisasse de muito esforço para isso.

Quer saber mais sobre o turismo no Rio de Janeiro? Veja neste artigo os links para todos os posts sobre a capital, Rio de Janeiro, com seus pontos turísticos, clima, onde se hospedar na cidade e tudo para montar seu roteiro na Cidade Maravilhosa.

Planeje sua viagem => Melhores hotéis no Rio de Janeiro

Seguro viagem no Brasil »

 

Turismo no Rio de Janeiro: mapa da cidade

  • Unidade federativa: Rio de Janeiro
  • Área total: 1 200,255 km²
  • População total: 6 718 903 hab.
  • Clima: Tropical atlântico

*Fonte: Wikipédia

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios no Rio de Janeiro »

 

Tudo sobre o Rio de Janeiro

dicas de turismo no rio de janeiro
Rio de Janeiro é a capital do Estado do Rio de Janeiro.

O Rio de Janeiro é a capital do Estado do Rio de Janeiro, a 2ª maior metrópole do Brasil, a 6ª maior da América Latina e a 35ª do mundo. Tem mais de 6,7 milhões de habitantes que residem em cerca de 1,2 mil km², com isso, tem a maior densidade demográfica do Brasil.

A cidade é um dos principais centros econômicos e financeiros do país, o 2º maior polo de pesquisa e desenvolvimento brasileiro, o maior destino turístico internacional do Brasil, da América Latina e de todo o Hemisfério Sul.

Apelidada de Cidade Maravilhosa, o Rio de Janeiro teve parte de sua estrutura declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO e, em 2019, foi a primeira cidade declarada como Capital Mundial da Arquitetura. Por tudo isso, é classificada como uma cidade global beta, que são aquelas desenvolvimento ligam uma região à economia mundial.

 

Mais da história do Rio de Janeiro

roteiro no rio de janeiro
Cais do Valongo, antigo porto de navios negreiros | Foto: Agência Brasil Fotografias, via Wikimedia Commons.

Como todo o Brasil, a região onde hoje é o Rio de Janeiro era habitada por índios. Por volta do ano 1000, a região foi ocupada por índios tupis que vieram da região da Amazônia. E, até a chegada dos portugueses por ali, por volta de 1502, a área da Baía de Guanabara era terra dos tupinambás.

Os portugueses ocuparam a área, mas logo receberam a “companhia” dos franceses, que também se assentaram no local. Mas, insatisfeitos com a ocupação dos franceses, os portugueses se juntaram aos índios para expulsar os franceses. Em 1560, eles destruíram as vilas francesas e, até 1567, haviam retirado todos os franceses do Rio.

O povoado cresceu no entorno do Morro do Castelo, onde hoje é o Centro do Rio, que foi removido em 1922. Aos poucos a cidade foi crescendo até se tornar um importante centro portuário e econômico, o que fez com que a população aumentasse bastante. Em 1763 virou sede do Império e receberia a Corte Portuguesa, que fugia das invasões de Napoleão.

A vinda da Família Real fez com que a cidade crescesse ainda mais, mas de forma desigual o que resultou em várias epidemias no século XIX. Também foi palco de vários movimentos abolicionistas e republicanos. Foi capital do Brasil após a independência e permaneceu assim até a inauguração de Brasília, em 1960.

 

Outras informações do Rio de Janeiro

praias do rio de janeiro

O clima no Rio de Janeiro é tropical atlântico, com verões muito quentes, úmidos e com grandes possibilidades de temporal, já o inverno é bem ameno.

Dá para visitar a cidade em qualquer época do ano, mas se você quer “turistar” pela capital é até melhor que não esteja aquele calorão do Rio 40°C. Além disso, fora do verão, a quantidade de turistas é um pouco menor, o que facilitará muito sua vida de viajante.

O código telefônico do Rio de Janeiro é o 41 e o fuso horário segue o horário oficial de Brasília, inclusive durante o horário de verão brasileiro, que é adotado no estado.

 

O que fazer no Rio de Janeiro

Acompanhe o vídeo abaixo feito pelo portal do Turismo Oficial do Brasil sobre a cidade maravilhosa:

 

Pontos turísticos e passeios

dicas de viagem rio de janeiro
Cristo Redentor, no alto do Corcovado.

Qual o ponto turístico mais visitado do Rio de Janeiro? Essa é um pergunta até difícil de responder, pois o Rio de Janeiro é uma cidade queridinha entre os viajantes de todo o mundo. E, para “retribuir”, a cidade oferece aos visitantes muitos pontos turísticos na cidade como as praias lindas, morros, grutas e lagos, museus, prédios históricos e muito mais.

Para te ajudar a conhecer a cidade, fiz um artigo com os pontos turísticos no Rio de Janeiro. Entre os atrativos da cidade estão os cartões-postais dos cariocas, como o Cristo Redentor, que fica no Parque Nacional da Floresta da Tijuca. Eleito uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, sem dúvida ele é o principal cartão postal carioca.

A estátua de 30m de altura fica no alto do morro do Corcovado (Floresta da Tijuca), a 700 metros de altitude e com uma vista de tirar o fôlego. Lá de baixo ele é visto quase da cidade toda, compondo a paisagem. Pouca gente sabe, mas o rosto da estátua foi criado pelo escultor Gheorghe Leonida, que nasceu na Romênia em 1893.

Para conhecer alguns desses atrativos, recomendo que você faça o Tour completo pelo Rio de Janeiro, além de Passeio de barco ao entardecer pelo RioAs cores da cidade e a imagem do cristo serão inesquecíveis nesta opção de passeio pelo Rio.

atrações turísticas rio de janeiro
O Bondinho do Pão de Açúcar

O Pão de Açúcar é mais um clichê obrigatório para que vem pela primeira vez ao Rio. Fazer o passeio no bondinho é quase que obrigatório. Esse teleférico parte da Praia Vermelha, faz uma parada no alto do Morro da Urca e, por fim, segue viagem rumo ao Morro do Pão de Açúcar.

Reserve um passeio para o Cristo do Corcovado e Pão de Açúcar. A vista privilegiada da Baia de Guanabara, da Enseada de Botafogo, e de algumas praias da Zona Sul são a recompensa do passeio. Se você puder, vale muito a pena ir para curtir o pôr-do-sol de cima.

O bondinho proporciona um cenário em 360 graus e para onde quer que se olhe existe um cartão postal da cidade maravilhosa. Dá para curtir o visual das praias do Leme, Copacabana, Ipanema, Flamengo e Leblon. Imagina? Inclusive, leia dicas incríveis das melhores praias no Rio de Janeiro.

Além de ver a Pedra da Gávea, o Corcovado, o centro, o Aeroporto Santos Dumont, a Ilha do Governador, Niterói e sua ponte e até a Serra do Mar, com seu imponente “Dedo de Deus”. Veja uma trilha pela Pedra da Gávea.

museus do rio de janeiro
Museu do Amanhã

O Museu do Amanhã é outra atração imperdível do Rio de Janeiro, além do Jardim Botânico (visita guiada pelo Jardim Botânico aqui), que é o maior do Brasil; da Lagoa Rodrigo de Freitas; da Vista Chinesa; do Parque da Catacumba.

Além do Cais do Valongo, que era o antigo porto de entrada dos navios negreiros que traziam escravos da África para trabalhar. O local é considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Agende um tour pelo Museu do Amanhã + Boulevard Olímpico.

Fora todos os atrativos listados, não podemos deixar de fora as belas praias. As mais famosas são a de Copacabana e de Ipanema, de Grumari, da Macumba, entre várias outras. Inclusive, há praias do Rio de Janeiro na minha lista de top 10 praias para solteiros.

carnaval do rio de janeiro

Além de tudo isso, o Rio ainda tem uma vida noturna agitada, como na região da Lapa, e uma festa de Carnaval das mais bonitas do tudo.

Além de conhecer os pontos turísticos, para organizar sua viagem é importante saber mais transporte público. Por isso, fiz artigos sobre:

Sobre hospedagem, veja os artigos a seguir:

  • onde ficar no Rio de Janeiro, descubra as vantagens e desvantagens dos principais bairros do Rio e decida onde se hospedar e curtir sua viagem;
  • caso você vá para a cidade assistir aos shows do Rock in Rio, veja este artigo sobre hospedagem para o Rock in Rio, com dicas sobre os melhores bairros e hotéis para ficar durante o evento;
  • airbnb no Rio de Janeiro, veja opções de hospedagem Airbnb em Copacabana, Ipanema, Leblon, Recreio, bairros da Zona Sul e cidades como Arraial do Cabo;
  • melhores hotéis do Rio de Janeiro, veja as dicas de hotéis cariocas de luxo e também as hospedagens mais caras do RJ.

Quer um motivo que vai deixar a cidade maravilhosa ainda mais legal? Confira abaixo uma lista especial:

 

É perigoso viajar pro Rio de Janeiro?

Essa é uma dúvida bem comum, principalmente para quem nunca foi ao Rio de Janeiro. Eu considero que você deve manter todas as precauções enquanto estiver fazendo turismo.

Isso implica em não se afastar dos lugares mais turísticos, não confiar no seu GPS e saber bem quais são as vias mais seguras e não necessariamente as mais rápidas (caso você esteja dirigindo) e contratar todos os serviços antes de chegar na cidade, como passeios turísticos e transfers.

Além disso, não ande com muito dinheiro, nem ostentando objetos de valor, como celulares, câmeras etc.

 

Tudo sobre o turismo no Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é uma das cidades mais bonitas do mundo e, quem a visita entende facilmente porque ela é chamada de Cidade Maravilhosa e é a queridinha dos viajantes de todo o canto. São muitos atrativos turísticos, praias, vida noturna agitada.

E, ainda por cima, uma população super amistosa e simpática. Não tem como não gostar do Rio. Embora sempre há notícias de violência na cidade, tanto a população quanto os viajantes conseguem aproveitar a cidade em qualquer época do ano.

Se quiser outras informações sobre o Rio de Janeiro, visite o site da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem (RBBV) e procure o post índice do Rio de Janeiro. Lá estão relacionados artigos sobre diversos destinos produzidos por blogueiros viajantes de todo o Brasil.

Já conhece o Rio de Janeiro ou a cidade ainda está na sua lista de destinos? Conte para a gente nos comentários o que mais te interessa por lá.

Até + !!!

 

Background Tickets
Rio de Janeiro

Promoções de Passagens

Selecione um filtro para visualizar os pacotes de viagens.
Rio de Janeiro

Lazer e Diversão

Background Acomodação
Rio de Janeiro

Ofertas de Hotéis

Preços mais baixos encontrados por usuários reais.
Os valores podem variar conforme disponibilidade, datas e taxas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *