Início / Américas / América do Sul / Brasil / Onde ficar no Rio de Janeiro: melhores bairros para turismo

Onde ficar no Rio de Janeiro: melhores bairros para turismo

A capital fluminense é uma cidade grande e escolher onde ficar no Rio de Janeiro é importante para conseguir aproveitar ao máximo sua viagem. A cidade oferece ótimas opções de hospedagem, em diferentes regiões.

A escolha de qual bairro ficar deve ser feita a partir do seu roteiro ou interesse na capital do estado do Rio de Janeiro, para facilitar os deslocamentos. Isso porque, apesar de ter um sistema de metrô que atende grande parte da cidade, há bairros que não têm estações e o trânsito pode ser um problema dependendo da hora e o local, como a maioria das capitais do Brasil.

Para ajudar você na escolha, preparei este guia de onde ficar no Rio de Janeiro, destacando as vantagens e desvantagens de cada bairro.

Planeje sua viagem => Passeios guiados no Rio de Janeiro

Seguro viagem para viajar no Brasil »

 

Onde ficar no Rio de Janeiro?

Onde ficar no Rio de Janeiro
Rio de Janeiro.

Destaco aqui os principais bairros do Rio de Janeiro, separados por região para te ajudar a escolher onde se hospedar. Há opções na região central da cidade, com destaque para Santa Tereza, na Zona Sul, onde ficam os bairros mais famosos como Copacabana, Ipanema, Botafogo, Laranjeiras e outros; além da Zona Oeste, que abriga os bairros do Recreio dos Bandeirantes e Barra da Tijuca.

Experiência => Tour pelo Rio de Janeiro com almoço

 

Melhores bairros para se hospedar

Região Central

Centro

Hospedagem no Rio
Centro | Foto: Alex Petrenko, via Wikimedia Commons.

O Centro do Rio de Janeiro é uma ótima opção para aqueles que viajam a negócios e não para fazer turismo. Quem optar por ficar no bairro vai encontrar uma grande variedade de hotéis, desde os mais simples aos mais caros, mas em sua maioria, são hotéis executivos.

Uma vantagem é que a região é atendida pelo metrô, variadas linhas de ônibus e desde a Olimpíadas, pelo VLT. Sendo assim, é bem fácil se deslocar de lá para qualquer bairro ou ponto turístico do Rio de Janeiro.

Além disso, a proximidade com o Aeroporto Santos Dumont, é um outro atrativo para quem deseja ficar no Centro. O ponto negativo da região é a segurança. A noite pode ser bem erma, não é indicado que ande sozinho e a pé por suas ruas.

Hotéis no centro

Hotel barato no centro | Caipihostel disponibiliza wifi gratuito, bar e recepção 24 horas. Os dormitórios contam com uma casa de banho partilhada externa, e tem colchões de molas, cacifos individuais e cartões de segurança para cada quarto.

Hotel com custo-benefício no centro | Ibis Rio de Janeiro Santos Dumontoferece acomodações modernas a 1 km do Aeroporto Santos Dumont. A propriedade possui restaurante, bar, quartos com TV de tela plana, banheiro privativo.

Melhor hotel no centro | Hotel Atlântico Business está situado no centro do Rio de Janeiro, perto do Teatro Municipal. Ele oferece piscina ao ar livre, cobertura com vista, buffet de café da manhã,  wifi gratuito. Os quartos dispõem de TVs LCD, ar-condicionado e cofre, além de decoração elegante.

Sugestão => Excursão no Rio de Janeiro

 

Santa Tereza

Onde ficar no Rio de Janeiro bom e barato
Escadaria Selaron.

Ainda na região central, mas com um charme a mais, está o bairro de Santa Tereza. Cheio de casarões, bares, restaurantes e ateliês, é um dos polos culturais e boêmios da cidade. Mas prepare-se, o bairro fica no alto de um morro, então as ladeiras são frequentes.

O lado positivo das ladeiras é que lá de cima se tem uma vista privilegiada do Rio. Entre os atrativos do bairro estão o antigo Bondinho de Santa Tereza, a Escadaria Selaron e o Parque da Ruínas.

Hotéis em Santa Tereza

Hotel barato em Santa Tereza | Lapa Casa Hostel oferece wifi e fica bem próximo da Escadaria Selarón e do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. O banheiro é compartilhado e os quartos dispõem de micro-ondas.

Hotel com custo-benefício em Santa Tereza | Casa Nova Hotel está localizada no centro no bairro da Lapa. Fica a apenas 10 km do Cristo Redentor. Tem bar e quartos com TV, banheiro privativo e secador de cabelo.

Melhor hotel em Santa Tereza | Altos de Santa Teresa Guest House possui uma vista deslumbrante para os arredores do Rio de Janeiro. Oferece ainda banheira de hidromassagem, wifi gratuito e café-da-manhã. Os quartos possuem ar-condicionado, TV a cabo, cofre e banheiro.

Oportunidade => Arte em Santa Teresa e visita à escadaria Selaron

 

Zona Sul

A Zona Sul do Rio de Janeiro é a região mais famosa e abriga a maior rede de hotéis da cidade. Isto porque é lá que fica os principais pontos turísticos do Rio de Janeiro.

Entre os mais famosos estão as praias de Copacabana, Ipanema e Leblon, a pedra do Arpoador, o Jardim Botânico, Lagoa Rodrigues de Freitas, Pão de Açúcar, o Cristo Redentor. Aproveite e veja um ingresso para o Cristo com translado.

Os principais bairros são Botafogo, Urca, Copacabana, Ipanema, Leblon, Lagoa, Gávea, São Conrado, Catete, Laranjeiras, entre outros. Para quem deseja aproveitar as praias, é uma ótima região para se hospedar no Rio de Janeiro.

Além disso, oferece uma boa rede de transporte público, com metrô e ônibus atendendo a maioria dos bairros, o que facilita o deslocamento.

Bike => Excursão de bicicleta pelo Rio de Janeiro

 

Catete e Laranjeiras

Bairros do Rio de Janeiro
Catete | Foto: Halley Pacheco de Oliveira, via Wikimedia Commons.

Os vizinhos Catete e Laranjeiras estão na Zona Sul, mas ficam pertinho do centro da cidade. Eles são ótimas opções de hospedagem e oferecem ótimos preços. Laranjeiras é um bairro muito charmoso, com ruas arborizada, calmas e com um clima agradável, mas sua desvantagem é que não tem metrô. Já o Catete é um bairro histórico, com várias opções de transporte, entre elas o metrô.

Hotéis em Catete e Laranjeiras

Hotel barato nas Laranjeiras | Orange Rio oferece vista do jardim, piscina ao ar livre, recepção 24 horas, wifi gratuito e café da manhã continental. Essa pousada tem quartos com guarda-roupa e alguns têm cozinha com micro-ondas.

Hotel com custo-benefício nas Laranjeiras | Nature Paradise Hotel ocupa uma mansão dos anos 60 e seu destaque são os jardins, piscina e vista. Esse hotel está a apenas 15 minutos a pé dos bondinhos do Corcovado. Os quartos possuem TV, ar-condicionado e frigobar.

Melhor hotel nas Laranjeiras | Villa 25 Hostel & Suites é um hotel boutique e está a 1 km da Praia do Flamengo com vista deslumbrante do Pão de Açúcar. Oferece wifi gratuito, ar-condicionado, TV de tela plana, roupa de cama, varanda térrea agradável com piscina e até restaurante no local.

Imperdível => Passeio pelo Pão de Açúcar

 

Flamengo e Botafogo

Bairros para se hospedar no Rio de Janeiro
Praia de Botafogo.

Os bairros do Flamengo e do Botafogo, assim como Catete e Laranjeiras, estão na Zona Sul, mas ficam próximos ao centro. Apesar desta proximidade, são bairros bem mais agradáveis e seguros que os da região central da cidade. Eles têm boas opções de preços tanto para hospedagem, quanto para alimentação.

Outra vantagem é que ambos são atendidos pelo metrô e é muito fácil se deslocar para qualquer parte da cidade. O ponto alto de se hospedar em um dos dois bairros é a vista privilegiada para o Pão de Açúcar.

Hotéis no Flamengo e Botafogo

Hotel barato no Flamengo | Hotel Regina está situado em uma casa clássica com wifi gratuito, ar-condicionado, TV de tela plana a cabo e frigobar. Há ainda um restaurante serve cozinha internacional, e o serviço de quarto está à sua disposição. Ao ficar hospedado no Regina, você pode usufruir da academia moderna e depois relaxar na sauna e banheira de hidromassagem do hotel.

Hotel com custo-benefício no Flamengo | Windsor Florida Hotel é um hotel 4 estrelas perto da Praia do Flamengo. Oferece wifi gratuito, acomodações confortáveis e restaurante.

Melhor hotel em Botafogo | Yoo2 Rio de Janeiro oferece uma vista incrível do Pão de Açúcar e para as Montanhas do Corcovado, além de piscina ao ar livre, bar na cobertura e quartos com design exclusivo, ar-condicionado, TV de tela plana e frigobar.

Lindo => Excursão com melhores vistas do Rio de Janeiro

 

Copacabana e Leme

Onde se hospedar no Rio de Janeiro
Copacabana | Foto: Jovica Trajkovski, via Wikimedia Commons.

Copacabana é o bairro mais famoso do Rio e um dos preferidos dos turistas. Com tanta fama, é claro que ele oferece uma infinidade de opções de hospedagem. É possível achar de hostels a hotéis luxuosos. Além disso, há um grande número de apartamentos para temporada no bairro.

O bairro do Leme fica bem ao lado de Copacabana e também pode ser uma opção. Ambos ficam próximos (ou abrigam) vários pontos turísticos, tem estação de metrô e muitas linhas de ônibus, ficando fácil se deslocar. Entre os atrativos localizados nos bairros estão a praia, a Pedra do Leme, o Forte de Nossa Senhora de Copacabana etc.

Hotéis em Copacabana

Hotel barato em Copacabana | Hotel Diplomata Copacabana está a apenas 300 metros da Praia de Copacabana. Os quartos possuem ar-condicionado, TV, frigobar e banheiro privativo e wifi.

Hotel com custo-benefício em Copacabana | Ibis Copacabana Posto 5 está a 350 metros da praia de Copacabana e a 1 km da lagoa Rodrigo de Freitas. Oferece restaurante, recepção 24 horas no local e aluguel de bicicletas.

Melhor hotel em Copacabana | Miramar Hotel by Windsor dispõe de uma piscina, academia, mordomo, wifi gratuito e uma bela vista da praia. Os quartos possuem ar-condicionado, TV, cofre e frigobar, banheiro privativo, amenidades de banho e roupão. O serviço de praia está disponível e inclui toalhas, cadeiras e guarda-sóis.

Veja  => Melhores hotéis de Copacabana

 

Ipanema e Leblon

Onde se hospedar no Rio de Janeiro
Praia de Ipanema.

Ipanema e Leblon são dois dos bairros mais elitizados da cidade e oferecem algumas das melhores opções de hotéis. Porém, os preços costumam ser mais altos nesses bairros, é claro. Entretanto, se pesquisar é possível achar opções de hospedagem barata por lá. Confira as melhores opções de hotéis no Leblon.

Além das praias, os bairros abrigam o arpoador, o mirante do Leblon, a Lagoa Rodrigues de Freitas, entre outros. Também há um grande número de lojas, restaurantes nos dois bairros e a vida noturna é bem animada com vários bares e casas noturnas. Outra vantagem é que é muito fácil se deslocar, pois os bairros são atendidos por metrô.

Hotéis em Ipanema

Hotel barato em Ipanema | Ipanema Innfica a 130 metros da Praia de Ipanema. Este hotel oferece aluguel de carros, wifi e quartos com ar-condicionado, TV a cabo, frigobar, café da manhã, restaurante e bar.

Hotel com custo-benefício no Leblon | Ritz Leblon fica na Praia do Leblon e oferece academia, piscina, buffet de café da manhã, serviço de transfer e wifi gratuito. Os quartos têm aparelho de som, frigobar, TV LCD a cabo e ar-condicionado.

Melhor hotel em Ipanema | Hotel Fasano Rio de Janeiro tem uma piscina na cobertura com uma vista e acomodações de luxo à beira-mar. A propriedade conta com spa e os quartos possuem decoração elegante, varanda, ar-condicionado, TV de tela plana via satélite, frigobar e banheiro privativo com secador de cabelo.

Aventura => Rio de Janeiro de Asa Delta

 

Zona Oeste

Recreio e Barra

Melhor lugar para ficar no Rio de Janeiro
Grumari.

Outra opção de hospedagem no Rio de Janeiro é a Zona Oeste, que abriga bairros como Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes. A região cresceu e se desenvolveu muito nos últimos anos e abriga um grande número de hotéis. Descubra uma excursão de jipe na Floresta da Tijuca.

A vantagem de se hospedar nesta região é curtir as praias (são 27 quilômetros de praias!), que são bem menos cheias que na Zona Sul. Entre elas estão a Praia da Barra, do Recreio, da Reserva, da Macumba, Prainha e Grumari.

Além disso, há um grande número de shoppings, restaurantes, bares e casas noturnas, sobretudo na Barra. A noite e a vida cultural no bairro são bastante agitadas. A região oeste abriga ainda um grande número casa de shows e espaços voltados para grandes eventos, como o Riocentro, a Cidade do Rock, HSBC Arena, entre outros.

A desvantagem é que é uma região mais distante dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro. Além da distância, o trânsito no bairro é intenso. O metrô (que acabou de ser inaugurado) só tem uma estação, no início do bairro, o que dificulta muito o deslocamento.

A Barra e os demais bairros da Zona Oeste são uma boa opção para quem deseja aproveitar somente o que a região oferece. Caso contrário, você vai ter que cruzar a cidade todo o tempo e perder muito tempo (e gastar dinheiro) se deslocando.

Hotéis no Recreio

Hotel barato no Recreio | Monza Hotel tem piscina ao ar livre e wifi gratuito. Os quartos possuem ar-condicionado, frigobar, cafeteira, mesa, banheiro privativo, recepção 24 horas e bar.

Hotel com custo-benefício no Recreio | Ramada by Wyndham Rio de Janeiro Recreio dispõe de bar, restaurante e wifi gratuito em todas as áreas. Os quartos contam com ar-condicionado, TV a cabo e banheiro privativo com chuveiro, produtos de banho de cortesia e secador de cabelo.

Melhor hotel no Recreio | Blue Tree Premium Design Rio de Janeiro fica na Praia do Recreio dos Bandeirantes. Tem wifi em todas as áreas e quartos com ar-condicionado, TV, cofre e frigobar. Os banheiros são privativos, há restaurante e recepção 24 horas.

 Confira => Hotéis em oferta no Recreio, Rio de Janeiro

 

Dica de onde ficar no Rio de Janeiro

Hospedagem no Rio de Janeiro
Vista do Rio | Foto: Leonardo Ferreira Mendes, via Wikimedia Commons.

Embora o Rio de Janeiro seja daquelas cidades que você deve conhecer por inteiro, afinal há muitos pontos turísticos, diversos passeios e praias para visitar, escolher onde ficar na capital fluminense pode ser uma decisão mais estratégica.

Isso porque, se o bairro escolhido para a hospedagem não for o foco dos seus passeios ou não estiver próximo das atrações que escolheu para visitar, você pode correr o risco de perder muito tempo nos deslocamentos. Já citei e reforço aqui que o trânsito carioca é cheio e bem congestionado.

Caso você tenha pouco tempo no Rio, tem que evitar ao máximo perder tempo parado no trânsito. Tem situação mais frustante do que estar na praia, mas olhá-la de dentro da janela do carro?

Espero com esse guia te ajudar a escolher a melhor região para sua hospedagem contribuindo, assim, para que você possa aproveitar o Rio de Janeiro ao máximo.

Você já viajou ao Rio de Janeiro a turismo? Onde ficou na Cidade Maravilhosa? Deixe nos comentários!

 

Leia os últimos posts do blog:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 37 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *