Início / Américas / América do Sul / Brasil / Dicas de hospedagem para o Rock in Rio: bairros para ficar

Dicas de hospedagem para o Rock in Rio: bairros para ficar

Procurar hospedagem para o Rock in Rio, que costuma acontecer todos os anos em setembro, com bastante antecedência é uma boa opção para quem quer garantir um bom local para dormir com preços acessíveis.

É que o festival, realizado no Rio de Janeiro pela última vez em 2017, sempre traz atrações de peso. Já passaram pelos palcos cariocas bandas como Queen, Barão Vermelho, Lady Gaga, Marron 5, Kate Perry, Red Hot Chilli Peppers, entre muitos outros. Com isso, fãs de música de vários estados brasileiros e até dos países vizinhos vêm para o Rio acompanhar os shows.

Como a cidade fica cheia é bom já começar a planejar a viagem, decidir onde vai se hospedar, pesquisar quais são os bairros mais indicados. Se deixar para última hora, certamente as melhores opções não estarão mais disponíveis e os preços costumam ficar mais altos. Para ajudar, preparei um guia com dicas de hospedagem para o Rock in Rio.

Planeje sua viagem => Encontre ofertas de hotéis no Rio de Janeiro

Seguro viagem nacional: é preciso seguro para viajar no Brasil?

 

Dicas de hospedagem no Rock in Rio

Para escolher a sua hospedagem no Rock in Rio é preciso calcular o seu orçamento. Isso porque, o festival é realizado no Parque Olímpico, que fica na Barra da Tijuca, que é distante do Centro.

Assim, você precisa decidir se quer hospedar próximo ao local dos shows, evitando deslocamentos e, em consequência, desembolsando um pouco mais. Por outro lado, lugares mais distantes podem ter preço melhor, mas é preciso de tempo e dinheiro destinado ao deslocamento.

Dica => Principais pontos turísticos do Rio de Janeiro

 

Como chegar no Parque Olímpico

Hospedagem para o Rock in Rio
Parque Olímpico | Foto: Miriam Jeske, via Wikimedia Commons.

O Rock in Rio acontece no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca. A região é bem distante do centro, mas há um bom sistema de transporte público que atende o espaço, que mescla metrô e BRT. Dessa forma, mesmo que você opte por ficar em um bairro mais central ou na zona sul, se ele tiver uma estação de metrô próxima, você conseguirá chegar até o Parque Olímpico sem dificuldades.

Para chegar, basta pegar a linha 4 do metrô no sentido Jardim Oceânico, mesma estação que você deve desembarcar. De lá, basta pegar o BRT que vai te deixar no local dos shows. A Linha 4 do metrô liga Ipanema a Barra, passando pelo Leblon e São Conrado. Caso você esteja em outro ponto da cidade, basta pegar a linha 1 até a estação General Osório e de lá fazer a transferência para a linha 4.

Sugestão => Excursão no Rio de Janeiro

 

Melhor bairro para se hospedar

Rock in rio hospedagem
Bairros do Rio | Foto: Alicia Nijdam, via Wikimedia Commons.

O Rio de Janeiro é bem grande e há muitas opções interessantes de hospedagem para quem vai ao Rock in Rio. Entretanto, como o Parque Olímpico é bem fora de mão, é preciso ficar atento a alguns detalhes para garantir a melhor escolha.

O primeiro deles é a distância, algumas regiões da cidade se tornam inviáveis de se hospedar, pois o tempo de deslocamento seria enorme. Outro critério na hora da escolha deve ser a acessibilidade. Para chegar até o Parque Olímpico a forma mais indicada é usar o metrô, que é interligado ao BRT. Dessa forma, é importante verificar se o bairro escolhido tem alguma estação de metrô próxima.

Por fim, na hora da escolha, é preciso avaliar qual será sua programação na cidade, se seu interesse é exclusivamente participar do festival ou se deseja curtir outros atrativos da cidade. Em cada caso há uma região mais indicada para você se hospedar. Conheça abaixo as regiões cariocas.

Imperdível => Ingresso para o Cristo com translado

 

Zona Oeste

O Parque Olímpico fica na Zona Oeste do Rio, no bairro da Barra da Tijuca. Dessa forma, ela é uma das melhores opções de hospedagem para quem vai à cidade curtir o Rock in Rio, sobretudo os bairros da Barra e do Recreio. Ficar hospedado nos bairros dessa região é indicado principalmente para quem vai viajar com o único objetivo de curtir o festival e não pretende visitar outros atrativos da cidade.

Como a região é afastada do centro e o trânsito é bem caótico, quem pretende se deslocar muito pode acabar perdendo tempo. Para chegar até o Parque Olímpico saindo da zona oeste, basta pegar o BRT. Mas, além disso, um táxi também ficará bem em conta.

 

Barra da Tijuca

Dicas de hospedagem para o Rock in Rio
Barra da Tijuca | Foto: MarciaKB, via Wikimedia Commons.

A Barra da Tijuca é o bairro onde está localizado o Parque Olímpico. Por conta da sua proximidade com o local do evento, ele, sem dúvidas, é um dos melhores bairros para se hospedar para ir ao Rock in Rio. Entretanto, justamente por esse fator, certamente os valores das diárias são mais caros que em outras regiões, apesar da extensa rede hoteleira do bairro.

Demais => Excursão de jipe na Floresta da Tijuca

 

Recreio

Rock in Rio onde se hospedar
Recreio | Foto: Fwellisch, Wikimedia Commons.

Outra opção de hospedagem é Recreio dos Bandeirantes. Ele não é o bairro oficial do Parque Olímpico, mas ainda está bem próximo do espaço. A vantagem em relação a Barra é que ele apresenta preços mais atrativos. Confira os hotéis em oferta no Recreio, Rio de Janeiro.

Além disso, para quem deseja aproveitar a temporada e curtir uma boa praia, ele fica bem próximo a Grumari, Prainha e Praia da Macumaba.

Bike => Excursão de bicicleta pelo Rio de Janeiro

 

Vai viajar e não contratou seu Seguro Viagem?
 

Zona Sul

A Zona Sul do Rio de Janeiro também é uma opção para quem vai curtir o Rock in Rio. Mesmo não sendo tão próxima do Parque Olímpico, chegar até ele a partir da região não é complicado. Isso porque o meio de transporte mais indicado para chegar até lá é o metrô integrado do BRT e grande parte dos bairros da zona sul abrigam estações de metrô.

Os bairros da Zona Sul são mais indicados para aqueles que desejam curtir o Rio para além dos shows, pois a região abriga os principais atrativos turísticos da cidade e tem uma vida noturna agitada.

 

Ipanema e Leblon

Dicas sobre onde se hospedar no Rock in Rio
Ipanema | Foto: Jorge Andrade, via Wikimedia Commons.

Algumas das melhores opções de hospedagem do Rio de Janeiro estão em Ipanema e Leblon. Mas como são os bairros mais elitizados, os preços costumam ser mais altos nesses bairros. Mas se pesquisar bastante é possível achar preços mais acessíveis. Comece vendo as melhores opções de hotéis no Leblon.

Eles são indicados principalmente para quem deseja curtir as praias da zona sul e a noite carioca. Em ambos os bairros há estações de metrô, o que garante fácil acesso ao Parque Olímpico.

Experiência => Tour guiado pelo Rio de Janeiro com almoço

 

Copacabana e Leme

Onde se hospedar no Rio
Copacabana | Foto: Jovica Trajkovski, via Wikimedia Commons.

Copacabana, o bairro mais famoso do Rio e seu vizinho, o Leme, também são alternativas de hospedagem. A vantagem é que devido à fama, eles têm um grande número de hotéis, desde os mais luxuosos, até hostels. Veja os melhores hotéis de Copacabana em oferta.

Além disso, os bairros estão próximos de vários atrativos e de lá é bem simples se deslocar para qualquer parte da cidade, já que eles abrigam estações de metrô.

Imperdível => Passeio pelo Pão de Açúcar

 

Outros bairros da Zona Sul

Hotéis para o rock in rio
Enseada de Botafogo | Foto: Halley Pacheco de Oliveira, via Wikimedia Commons.

A Zona Sul ainda tem outras boas opções de hospedagem. Flamengo, Botafogo, Glória e Catete são bairros bem centrais, perfeitos para quem deseja aproveitar todos os atrativos que cidade oferece. É interessante destacar que estes bairros têm preços mais acessíveis que os demais. Além disso, também abrigam estações de metrô, facilitando assim a chegada até o Parque Olímpico.

Aventura => Rio de Janeiro de Asa Delta

 

Região Central

Vale a pena se hospedar no centro para o Rock in rio
Centro do Rio | Foto: Leandro Ciuffo, via Wikimedia Commons.

A região central do Rio também é uma alternativa de hospedagem, principalmente para quem deseja explorar outros atrativos da cidade. Apesar de estar distante do Parque Olímpico, a região abriga várias estações de metrô, o que facilita os deslocamentos.

Além disso, o preço de hospedagem é bem mais baixo que nas demais regiões, ideal para quem deseja economizar. Entretanto, vale lembrar que à noite a região é bem erma e não é indicado que os turistas andem sozinhos e a pé pelas ruas durante à noite.

Lindo => Excursão por trilha com melhores vistas do Rio de Janeiro

 

Escolha sua hospedagem para o Rock in Rio

O Rio de Janeiro é uma cidade linda e, caso você tenha mais tempo, deve aproveitar para conhecer os pontos turísticos. Além, é claro, de ir ao Rock in Rio, que é o ponto de partida para essa viagem. Nesse sentido, escolher sua hospedagem faz muita diferença, uma vez que o Parque Olímpico fica afastado da região central do Rio.

Como citei logo no início, é preciso analisar o seu orçamento e o que você prefere: estar ao lado dos shows e não ter que se preocupar com deslocamentos, mesmo pagando bem mais caro, ou economizar na hospedagem e usar o transporte público para chegar ao Parque Olímpico.

Fica a sua escolha. O importante é ficar bem acomodado para poder descansar depois da maratona de shows e curtir, seja a cidade ou somente sua banda favorita.

Gostou das dicas? Qual bairro você indica para quem vai assistir aos shows do Rock in Rio? Conte para a gente nos comentários.

 

Leia os últimos posts do blog:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Redação QVM

A redação do Quero Viajar Mais está sempre em busca das melhores dicas para você conseguir planejar sua viagem, seja um simples final de semana na praia ou mesmo uma volta ao mundo. Siga nossos perfis nas redes sociais: @QueroViajarMais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *