RJ (Estado)

Mesmo sendo o quarto menor estado brasileiro, o Rio de Janeiro é o terceiro mais populoso, concentrando mais de 8% da população do país. Isso significa que não existe lugar no Brasil com maior densidade demográfica.

E, para completar, é o destino brasileiro que mais recebe turistas durante o ano. Então, dá para imaginar a pluralidade de pessoas, idiomas e de culturas na cidade. O Rio de Janeiro é muito conhecido por suas praias possuindo, inclusive, a terceira maior faixa litorânea do Brasil, perdendo apenas para Bahia e Maranhão.

Porém, se engana quem pensa que o Rio de Janeiro é apenas mar e sol. O estado possui um grande número de cidades turísticas que oferecem diferentes atrações aos turistas. Saiba mais sobre o turismo no estado clicando nos links de todos os posts do RJ deste blog de viagem.

Planeje sua viagem => 10 melhores hotéis no Rio de Janeiro

Seguro viagem para viajar pelo Brasil »

 

Mapa do Rio de Janeiro

tudo sobre o rio de janeiro
Mapa do Rio de Janeiro. Foto: TUBS, via Wikimedia Commons
  • Região: Sudeste
  • Estados limítrofes: Espírito Santo (nordeste), Minas Gerais (noroeste) e São Paulo (sudoeste)
  • Capital: Rio de Janeiro
  • Área Total: 43 780,172 km²
  • População: 17. 366 189 hab.
  • Clima: Tropical e tropical de altitude

*Fonte: Wikipédia

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios no Rio de Janeiro »

 

Turismo no Rio de Janeiro

o que fazer no rio de janeiro

Não é segredo para ninguém que a cidade do Rio de Janeiro é a mais visitada, amada e desejada do Brasil. É óbvio que nos meses de verão e alguns feriados ao longo do ano, o Rio ferve de gente, mas é um destino que eu costumo visitar sempre que posso, mesmo em dias “frios” – existe mesmo esses dias na cidade?

Se você quer mesmo “turistar” pela capital e conhecer o Cristo, o bondinho, Pão de Açúcar e demais pontos turísticos do Rio do Janeiro é até melhor que não esteja aquele calorão do Rio 40°C. Além disso, a quantidade de turistas é menor fora do verão, o que facilitará muito sua vida.

Mesmo com todos os encantos da capital, todo o Estado do Rio de Janeiro é cheio de atrações, desde a vizinha Niterói, passando pelas praias na região dos lagos (Cabo Frio, Búzios, Arraial do Cabo, entre outras), até as cidades serranas de Petrópolis e Teresópolis.

São muitas opções de passeio para todos os estilos de viajantes. Por exemplo, algumas cidades e praias do estado do Rio de Janeiro estão a minha lista de lugares românticos para viagens a dois e outras no top 10 praias mais agitadas para solteiros. Mas independente do seu estilo algo é certo: você vai se apaixonar pelo Rio de Janeiro.

 

Porque o Rio de Janeiro é chamado de Rio de Janeiro?

Uma curiosidade que os viajantes têm é sobre os motivos pelos quais o estado e capital têm esse nome.

O nome Rio de Janeiro faz ligação com a descoberta da cidade: quando os portugueses chegaram à Baía de Guanabara em 1502, acharam que essas águas eram de um rio. E o mês dessa chegada era janeiro. Assim, o território passou a ser chamado de São Sebastião do Rio de Janeiro. O primeiro nome era em louvor ao rei das terras lusitanas.

E mesmo depois de descoberto que se tratava do mar, o nome foi mantido e só alterado para Rio de Janeiro, retirando o nome do monarca,

 

Onde ir no Rio de Janeiro?

Assista o vídeo a seguir, produzido pelo portal do Turismo Oficial do Brasil sobre a belezas desse estado brasileiro:

 

Rio de Janeiro, capital

capital do rio de janeiro

A capital do Rio de Janeiro, tem o mesmo nome do estado, mas depois de conhecê-la você começará chamá-la pelo seu apelido mais famoso: Cidade Maravilhosa. O Rio é realmente uma cidade maravilhosa, que mistura de forma graciosa as muitas belezas naturais distribuídas em 1,2 mil km² e a parte urbanizada. Isso sem contar a simpatia da população, que é amistosa e recebe todos muito bem.

São muitos pontos turísticos na cidade entre várias praias lindas, morros, grutas e lagos, museus, prédios históricos e muito mais. Mas, antes de falar dos atrativos, anote algumas informações importantes para organizar seu roteiro. Primeiro, procure ler sobre como se locomover no Rio de Janeiro. Aproveite as dicas e use o transporte público, porque o trânsito é caótico.

dicas de turismo no rio de janeiro

Veja ainda onde ficar no Rio de Janeiro. Caso você vá para a cidade assistir aos shows do Rock in Rio, veja ainda sobre hospedagem para o Rock in Rio, dicas sobre os melhores bairros e hotéis para ficar durante o evento.

Agora, falando da parte divertida da viagem: os atrativos turísticos. Conheça os pontos turísticos no Rio de Janeiro, como o Jardim Botânico, que é o maior do Brasil; a Lagoa Rodrigo de Freitas, a Vista Chinesa, o Parque da Catacumba, além, é claro, do Cristo Redentor e do Pão de Açúcar.

Não deixe de visitar o Cais do Valongo, na região central da cidade. Considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco o cais era o antigo porto de entrada dos navios negreiros que traziam escravos da África para trabalhar na então capital da colônia. É uma grande aula de história. Veja também dicas sobre o que fazer no Rio de Janeiro.

Para ver todos os posts da capital, clique no link abaixo:

Leia todos os posts sobre Rio de Janeiro aqui

 

Arraial do Cabo

praias do rio de janeiro
Arraial do Cabo

Além do Rio de Janeiro, há outros destinos maravilhosos no estado. Um deles é Arraial do Cabo, cidade na Região dos Lagos que fica a aproximadamente 160 quilômetros do Rio.

É só observar o mapa dos atrativos turísticos que você entenderá porquê o destino é imperdível.

Além disso, é importante saber como ir e se locomover em Arraial do Cabo, além de descobrir tudo sobre onde ficar em Arraial do Cabo de acordo com os bairros, hotéis e pousadas.

Portanto, leia os artigos contidos no link abaixo para descobrir sobre as praias de Arraial, como a Praia do Forno, Praia do Farol, que já foi eleita a 2ª praia mais bonita do Brasil; e a Praias do Pontal do Atalaia, também na lista de praias mais bonita do Brasil, mas em 3º lugar:

Leia todos os posts sobre Arraial do Cabo aqui

 

Búzios

lugares do rio de janeiro
Búzios

Já no norte do Estado, na região dos Lagos e distante cerca de 170 quilômetros do Rio, está a cidade litorânea de Búzios. A bela península de apenas 8 quilômetros de extensão e 23 praias de águas cristalinas, que lhe renderam o apelido de a Saint-Tropez brasileira.

A fama internacional veio após a visita da atriz Bridget Bardot, ainda na década de 1960. Um dos pontos turísticos mais bonitos é a Orla Bardot, que passa por quase todas as praias.

Vale a pena conhecer e ler o guia sobre a cidade que possui dicas de como chegar em Búzios e como se locomover; Onde ficar em Búzios, melhores bairros para se hospedar; Hotéis em Búzios e Airbnb, as 10 melhores opções;  além de posts com pontos turísticos, roteiro, melhores restaurantes e baladas, passeios, praias, arredores e muito mais. Confira tudo isso no link abaixo:

Leia todos os posts sobre Búzios aqui

 

Paraty

dicas de viagem rio de janeiro
Paraty

Se tiver oportunidade de viajar pelo estado, anote algumas das cidades que valem a pena serem visitadas. Próximo a divisa com São Paulo está a belíssima Paraty, aproximadamente 250 quilômetros da capital carioca. A cidade é sempre visitada por fotógrafos em busca de ótimas imagens das casas coloniais nas ruas de pedras e também de amantes da literatura na anual Festa Literária de Paraty (FLIP), além de muitos turistas o ano todo.

Acompanhe o guia de Paraty e não perca a oportunidade de visitá-la sabendo como chegar na cidade, onde ficar nos melhores hotéis e Airbnb. Neste guia, tenho ainda dicas de roteiro, pontos turísticos, restaurantes e vida noturna, preços e arredores do destino. Confira tudo isso no link abaixo:

Leia todos os posts sobre Paraty aqui

 

Petropólis

região serrana rio de janeiro
Petrópolis

Além desses destinos, vá para a serra e conheça Petrópolis (70 quilômetros do Rio de Janeiro). A cidade imperial era a rota preferida de Dom Pedro para descansar.

06Entre os principais pontos turísticos da cidade, estão a Catedral de Petrópolis, o Palácio Quitandinha e o Museu Imperial, que é um prédio lindíssimo e reúne um grande acervo da família real, inclusive a coroa imperial de D. Pedro II.

Pensando na sua viagem, tenho posts sobre como chegar em Petrópolis, onde ficar em hotéis e Airbnb, o melhor roteiro pela região e seus restaurantes incríveis. Confira todas essas informações no link abaixo:

Leia todos os posts sobre Petrópolis aqui

 

Outros destinos no Rio de Janeiro

o que conhecer no estado do rio de janeiro
Angra dos Reis

Ainda partindo no sentido de São Paulo, outros destinos imperdíveis depois de Paraty são a Ilha Grande e Angra dos Reis que está a quase 160 quilômetros do Rio. Neste artigo, você conhecerá os pontos turísticos de Angra dos Reis e Ilha Grande. Aproveite para descobrir tudo sobre o Hotel Vila Galé Angra dos Reis e como é ficar nesse resort all inclusive.

 

Dicas de turismo no Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é uma das cidades mais famosas do mundo e há muitos motivos para isso, principalmente as belezas naturais do estado. Espero, neste artigo, ter mostrado um pouco do que a capital carioca, assim como as outras cidades do estado tem a oferecer ao viajante.

Mas, saiba que além delas, há outras cidades turísticas muito interessantes para se conhecer. E, viajar de carro pelo estado para visitar diversas cidades diferentes é uma opção muito bacana de passeio. Fica aqui como sugestão para um roteiro futuro.

Se precisar de mais informações, de uma olhada no post índice da RBBV, onde estão listados os artigos de vários blogueiros falando sobre um determinado destino turístico.

Já conhece a Cidade Maravilhosa? Deixe nos comentários suas dicas sobre o Rio de Janeiro.

Até + !!!

 

Background Tickets
RJ (Estado)

Promoções de Passagens

Selecione um filtro para visualizar os pacotes de viagens.
RJ (Estado)

Lazer e Diversão

Background Acomodação
RJ (Estado)

Ofertas de Hotéis

Preços mais baixos encontrados por usuários reais.
Os valores podem variar conforme disponibilidade, datas e taxas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *