Roteiro em Lisboa: o que fazer em até 3 dias de viagem

por Camila Costa

Roteiro em Lisboa: o que fazer em até 3 dias de viagem

É importante fazer um roteiro em Lisboa bem detalhado na hora de organizar a sua viagem para a capital de Portugal. É que, mesmo sendo uma cidade menor se comparada a Paris ou Londres, há muito para conhecer.

Indo além dos tradicionais pontos turísticos como a Torre de Belém, Lisboa é uma cidade que se renova constantemente. Por isso, com certeza você precisará se organizar bem para conseguir ver tudo o que deseja em três dias!

Uma das vantagens para o seu roteiro em Portugal é o ótimo transporte público de Lisboa. As opções contemplam basicamente todos os pontos turísticos e o melhor: com valores acessíveis.

Se estiver visitando a cidade na primavera ou verão, encontrará também muitas atividades ao ar livre. Para ajudar você na passagem pela capital lusa, confira o roteiro completo em Lisboa que preparei.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Lisboa

Seguro viagem Portugal »

 

Como montar um roteiro em Lisboa

Turismo em Portugal
Arquitetura típica das casas de Lisboa dão o charme da cidade.

Primeiramente, o seu roteiro em Lisboa deve ser organizado pela proximidade entre os pontos turísticos. Isso evita que você gaste mais tempo se deslocando e otimiza o seu tempo nesta capital tão turística da Europa.

Ainda, é importante identificar os principais pontos turísticos em Lisboa que valem a pena ser visitados.

  • Praça do Comércio
  • Torre de Belém
  • Chiado
  • Castelo de São Jorge
  • Cais de Sodré
  • Miradouro Nossa Senhora do Monte
  • Mosteiro dos Jerônimos

CLIQUE AQUI para agendar os melhores tours de Lisboa »

 

Roteiro de 1 dia em Lisboa

Dicas de Portugal
Praça do Comércio, um ponto ideal para começar o roteiro em Lisboa.

Se você tem apenas um dia para o seu roteiro em Lisboa, priorize os principais pontos turísticos. Nesse caso, é aconselhável visitar o Centro, em volta da Praça do Comércio, a Torre de Belém e o Castelo de São Jorge.

Para facilitar, comece na Praça do Comércio, localizada junto ao Rio Tejo. Assim, você terá logo de início uma bela vista para apreciar! Ela é até hoje uma das maiores praças de toda a Europa, sendo considerada o coração de Lisboa.

Em volta da praça está uma das partes mais históricas da cidade, por isso você pode desbravar à vontade! Caminhando pelas pequenas ruas você encontra cafés, restaurantes e lojas incríveis. Ela é uma das paradas do ônibus turístico de Lisboa.

Em seguida, você pode ir com o Eléctrico 28 (o bonde dos portugueses) para o famoso Castelo de São Jorge. Construído no século XIV, ele foi remodelado no início do século XX. Até hoje, o Castelo de São Jorge é um dos principais pontos turísticos de Portugal.

O ingresso custa 10 euros e o castelo está aberto das 9 às 18 horas entre novembro e fevereiro e das 9 às 21 horas, de março a outubro funciona. Se desejar, pode ir também de ônibus. Ele localiza-se na freguesia (bairro, para os portugueses) de Santa Maria Maior.

Ou ainda, você já pode reservar agora a sua entrada no Castelo de São Jorge sem fila.

Transporte em Lisboa
Eléctrico de Lisboa | Foto: Guido Radico, via Wikimedia Commons.

Após a visita, que normalmente leva algum tempo, você poderá se dirigir à freguesia de Belém. É lá que, entre outras atrações, está a famosa Torre de Belém. Às margens do Tejo, é o local perfeito para passar o fim de tarde e acompanhar o pôr do sol!

Na visita ao bairro de Belém você pode ficar apenas do lado de fora ou visitar o interior da torre – o ingresso custa 6 euros. Ela é realmente histórica no país: foi construída em 1520 e é uma das 7 Maravilhas de Portugal e pode ser visitada por meio de um tour guiado para Torre de Belém.

Ao fim do dia você pode aproveitar para conhecer o bairro em volta. O clima é agradável com diversos cafés, restaurantes e muitos espaços nas ruas. Belém, diga-se de passagem, é um dos bairros mais charmosos para você conferir no seu roteiro em Lisboa.

Fácil => Como ir do aeroporto de Lisboa para o centro

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide em Portugal. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Roteiro de 2 dias em Lisboa

roteiro lisboa 2 dias
Miradouro Nossa Senhora do Monte | Foto: Reino Baptista, via Wikimedia Commons.

Para quem tem mais de um dia, há ainda mais opções para programar um roteiro em Lisboa e conhecer a capital portuguesa.

Após passar pelos principais pontos turísticos no primeiro dia, acrescente novos lugares como o Miradouro da Senhora do Monte e o bairro de Alfama.

Neste caso, você também pode fazer a viagem até Alfama com o Eléctrico 28. Mas, se preferir, pode pesquisar outras formas de ir até ele da sua hospedagem. Falando em transporte, aproveite para ler sobre as formas de se locomover em Lisboa.

Desembarcando no ponto final, no Largo da Graça, você encontrará logo o Miradouro da Senhora do Monte.

Ele é considerado um dos pontos mais altos de Lisboa, permitindo uma imagem panorâmica inesquecível da cidade. Em seguida, desça para aproveitar o bairro de Alfama caminhando pelas ruas em volta ou experimente agendar um tour a pé por Alfama.

A característica medieval atrai turistas do mundo todo pela conservação e beleza da região. Caso tenha gostado da vista de cima da cidade, há outro ponto próximo: o Miradouro de Santa Luzia.

A essa altura você já deve ter percebido que Lisboa é a cidade dos miradouros. Inegavelmente, é uma vista privilegiada e que poucas cidades oferecem aos turistas.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BFRIDAY, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Dica => Excursão pela história de Lisboa

 

Mais passeios no roteiro de 2 dias em Lisboa

roteiro lisboa e arredores
Mosteiro dos Jerônimos.

Após esse tour por Alfama, você pode aproveitar o dia a mais para retornar em Belém. Desta vez, contudo, será a hora de conferir o Mosteiro dos Jerônimos, que é um dos lugares com acesso livre com o Lisboa Card.

É nele que estão sepultados dois dos principais personagens da história do país: Vasco da Gama e Luís de Camões.

O museu traz galerias incríveis que contam a história de Portugal e também do Brasil, afinal, um está ligado ao outro. O Mosteiro abre de terça a domingo das 10 às 17h30 entre outubro e abril. De maio a setembro, funciona das 10 às 18h30.

Ao fim do dia você pode se dirigir à região do Cais de Sodré, onde estão as melhores festas em Lisboa com opções de bares e restaurantes. O clima é animado e as ruas ficam repletas de pessoas de todos os tipos, idades e lugares do mundo.

E se você é fã de agito, descubra quais são as melhores baladas de Lisboa. A dica é escolher um bar interessante pela volta e aproveitar a região.

Se desejar, ainda pode entrar em alguma balada e aproveitar a madrugada. Porém, lembre-se de que durante a semana os lugares costumam fechar cedo.

Divertido => Passeio de bicicleta elétrica em Lisboa

 

Roteiro de 3 dias em Lisboa

Passeios em Portugal
Parque Eduardo VII | Foto: Manuelvbotelho, via Wikimedia Commons.

Para aqueles com a sorte de ter três dias disponíveis para um roteiro em Lisboa, é hora de aproveitar mais um pouco.

Sugiro manter os passeios indicados para os dois primeiros dias e, assim, o terceiro pode começar com uma visita à região moderna da cidade.

Na verdade, essa região surgiu após os terremotos que atingiram a cidade em 1755. A partir disso, Marquês de Pombal foi a figura responsável pelo projeto de reconstrução de Lisboa, que resultou em uma região moderna e bela da cidade.

Para essa parte do roteiro, você pode visitar o Parque Eduardo VII. Ele está localizado logo na estação de metrô Marquês de Pombal e é composto por um grande complexo de jardins. Para quem deseja atividades ao ar livre, é uma opção perfeita!

roteiro portugal
Teleférico no Parque das Nações | Foto: Vitor Oliveira, via Wikimedia Commons.

Em seguida, você pode visitar a região do Parque das Nações. Essa é talvez a parte mais moderna da cidade. Se preferir, contrate um tour privado por Lisboa e fique o tempo que quiser nos pontos turísticos.

O parque foi construído em 1998 e hoje recebe grandes eventos como apresentações musicais, por exemplo. A esplanada construída em volta tem uma beleza incrível e moderna.

Além da arquitetura e restaurantes do entorno, você pode aproveitar uma vista única para o Rio Tejo. Ao fim da Alameda há outras atrações para complementarem o seu dia. Como o Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva.

Para finalizar a visita ao redor do Parque das Nações, você ainda pode ter outra visão panorâmica da cidade, dessa vez em um teleférico. Ele liga as extremidades norte e sul da região, possibilitando uma vista tanto do rio quanto da cidade. Confira um passeio de teleférico em Lisboa.

Descubra => Como usar WhatsApp na Europa

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

 

Mais passeios no roteiro de 3 dias em Lisboa

Bairro do Chiado Lisboa
Bairro do Chiado | Foto: Filipe Fortes, via Wikimedia Commons.

Para finalizar o seu roteiro em Lisboa, já no fim do dia é hora de se encaminhar ao bairro Chiado. Esse é um dos mais tradicionais e emblemáticos pontos da vida noturna de Lisboa.

Hoje, você encontra de tudo pelo local: restaurantes, bares e lojas com todo tipo de produto.

E, se você gosta de lojas, confira um guia completo para fazer compras em Lisboa. Além de boêmio, o Chiado foi o ponto principal de muitos artistas ao longo da história da cidade. O famoso Café A Brasileira, por exemplo, era frequentado por Fernando Pessoa.

Para os amantes dos livros, há muita história pelo local que vai além de Pessoa. Isso porque a Livraria Bertrand, considerada a mais antiga do mundo em funcionamento, também está pelo bairro! O local já recebeu visitas ilustres como a de Eça de Queirós.

Já a Praça Luís de Camões é outra atração que divide o Chiado com o Bairro Alto. É ali, inclusive, que está localizado o Consulado do Brasil em Lisboa.

Em suma, o Chiado conta a história de Lisboa pelos seus prédios, lojas, pessoas e, sobretudo, espírito luso de ser. E não deixe de marcar também um show de fado em Chiado em Lisboa. É emocionante!

Saiba mais => Tipos de visto para Portugal

 

Dicas de roteiro em Lisboa

Se depois desse roteiro em Lisboa ainda restam dúvidas sobre o que fazer em Lisboa, fique tranquilo. A cidade vale muito a pena e tudo o que você escolher fará da sua viagem inesquecível!

Lisboa é a união perfeita entre o antigo e o novo, visível em cada rua pela qual se caminhe na cidade. Conforme você pode conferir, é difícil se locomover pela cidade apenas a pé. Por isso, traçar um bom roteiro para cada ponto é fundamental.

Dessa forma você economizará tempo e dinheiro e irá conhecer Lisboa de norte a sul, seja seu roteiro de 2, 3 ou mais dias de viagem.

Quer mais opções, então veja esse vídeo publicado pelo site de turismo de Lisboa de um roteiro de 72 horas na cidade:

Ficou com alguma dúvida sobre o que ver na cidade? Deixe sua pergunta nos comentários!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Camila Costa

ESCRITO POR

Camila Costa

Camila Costa, 27 anos, é jornalista e freelancer. Atualmente faz mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade do Porto, em Portugal, onde mora há cerca de 1 ano e 7 meses. Adora viajar, escrever e compartilhar um pouco disso tudo com o mundo.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *