Passeios gratuitos em Lisboa e melhores atrações grátis

Passeios gratuitos em Lisboa e melhores atrações grátis

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
5/5 - (12 votos)
Atualizado em:
COMPARTILHE

Passeios gratuitos em Lisboa e melhores atrações grátis

Conheça os melhores passeios gratuitos em Lisboa e prepare as malas para Portugal. Depois deste artigo, te garanto que você não terá mais desculpas para adiar essa viagem!

Mas, mesmo que você tenha uma reserva financeira para conhecer todas as atrações turísticas que a capital portuguesa tem a oferecer, ainda assim, nada melhor que economizar e fazer investimentos em atividades mais específicas, como bons restaurantes.

O que não falta neste roteiro são lugares grátis para visitar em Lisboa. Entre eles estão shows de rock, aulas de dança e yoga, concertos de música clássica, recitação de poesias, visitação de museus, cartões-postais, mercados abertos e praças verdes. Ufa, Lisboa oferece realmente muita coisa!

Por curiosidade, é possível preencher uma semana inteira apenas com tours grátis pela cidade. No entanto, tenha em mente que neste tipo de viagem você precisa estar disponível para caminhadas e transportes públicos. Mas como tudo em Terras Lusitanas é, por si só, uma atração, então sem mais delongas, vamos à lista de atividades que você poderá fazer gratuitamente em Lisboa!

Agências de passeios em Lisboa

O site da Civitatis é excelente para fazer reserva de passeios grátis.

Na verdade, são os famosos “free walking tours”, cujo preço fixo não existe. Dessa forma, você pode marcar com antecedência e, ao final do passeio, paga o preço que achar justo.

Já para passeios pagos, porém com os preços mais baixos e grande variedade, recomendo o Get Your Guide, agência de atividades turísticas online fundada em 2009, com sede em Berlim.

Lista dos principais passeios de graça em Lisboa

Há tantas coisas legais para fazer em Lisboa, que mesmo visitando a cidade inúmeras vezes seria quase impossível conhecer tudo. Mas não se preocupe, pois trouxe para você uma lista com sugestões de lugares onde ir pela primeira vez em Lisboa, te ajudando a organizar o melhor roteiro:

  1. Troca-te
  2. Arte Urbana
  3. Tour pelas artes urbanas mais famosas de Lisboa
  4. Troca de livros
  5. Noite das Estrelas
  6. Yoga no Bairro
  7. Visite os Miradouros de Lisboa
  8. Massagem Grátis em Lisboa
  9. Ouça ou recite poesia
  10. Visite museus de graça
  11. Feiras Livre
  12. Noite Lisboeta
  13. Rock and roll
  14. Nossa Senhora do Monte
  15. Estátua do Fernando Pessoa
  16. Alfama
  17. Bairro Alto
  18. Praça do Comércio
  19. Marquês de Pombal
  20. Parque Eduardo VII
  21. Torre de Belém
  22. Parque das Nações
  23. Caminhada às margens do Rio Tejo

Troca-te

Pontos turísticos em Lisboa
Projeto é itinerante e acontece uma vez por mês ou sempre que possível. | Foto: Troca-Te.

Já imaginou poder trocar as suas roupas por roupas novas e não gastar nada? No projeto Troca-te (www.facebook.com/trocate.pt) isso é possível. Essa iniciativa consiste em uma feira, onde se pode trocar de tudo: roupas; acessórios; artigos de casa; brinquedos.

Este projeto é itinerante e acontece uma vez por mês ou sempre que possível, em diferentes bairros de Lisboa. Durante o evento, os participantes levam peças de roupa, por exemplo, que estão em bom estado para trocar por peças de outros adeptos da iniciativa.

Essa é uma ideia inovadora na Europa, que visa o consumo consciente e a redução de impactos do mundo da moda no meio ambiente. Segundo a fundadora do Troca-te, Teresa Simões, o projeto reeduca o público a consumir o que já foi produzido e assim evitar a produção de novos itens.

“Às vezes eu não quero mais usar uma peça que não me serve mais, mas está nova. Porém, ao invés de comprar uma roupa nova e deixar a outra parada em casa, eu coloco esta peça para circular e adquiro outra sem gastar nada”, comenta. Para saber mais, você pode acompanhar o Troca-te no Facebook.

Arte Urbana

Atrações gratuitas Lisboa
Calçada da Glória | Foto: swissbert, via Wikimedia Commons

Lisboa está longe de se parecer com São Paulo, por exemplo, quando o tema é arte urbana. Em outras palavras, as paredes pintadas com grafites fazem da capital portuguesa um espaço ainda mais aconchegante e moderno.

Se você gosta de arte de rua e gostaria de pintar uma parede com os seus desenhos, saiba que nas ruas de Lisboa isso é possível! Mas calma, é preciso grafitar nos locais certos! Um exemplo disso são os painéis da Galeria de Arte Urbana (www.gau.cm-lisboa.pt), na Calçada da Glória e no Largo do Oliveirinha.

E para você que deseja estrear na capital lusitana, pode procurar por painéis disponíveis para grafitar em locais como a Travessa do Fala-Só, próxima do Largo. Confira mais espaços no site da Galeria!

O Free tour pela Lisboa alternativa explora o lado mais alternativo da capital. Street art, jardins, e becos cheios de encanto lhe esperam. O passeio percorre pela parte mais histórica de Lisboa, Mouraria, Vila Estrela d’Ouro e Vila Bertha, entre outros bairros.

Tour pelas artes urbanas mais famosas de Lisboa

Mural gratuito em Lisboa
Mural em Lisboa | Foto: LD, via Wikimedia Commons

Por falar em arte urbana, vamos combinar que nem todo mundo tem talento para grafitar. Contudo, todo mundo é capaz de fazer boas fotos e levar belas lembranças de artes a céu aberto para casa.

Então, anota alguns locais que podem ser interessantes para você fazer um tour pelas artes urbanas mais famosas de Lisboa: Balance de AkaCorleone, fica no polidesportivo do Campo Mártires da Pátria; Lince ibérico de Bordalo II, está na Gare do Oriente, no Parque das Nações.

Ainda tem o Mural de Frederico Draw e Ergo Bandits que fica na Casa da Cultura de Cabo Verde, na Rua de São Bento, junto ao Largo Hintze Ribeiro. Ignorantism, do artista urbano italiano, Fuzi, fica na Rua da Cintura do Porto de Lisboa, junto ao Cais do Sodré.

Já na Estação Ferroviária de Entrecampos é possível conhecer a “A Lata Delas”.

A obra foi feita em parceria, somente por mulheres: Tamara Alves, Margarida Fleming, Patrícia Mariano e Maria Imaginário.

O Mural Marielle Franco, em homenagem à ativista brasileira, foi pintado por Vhils, no Miradouro Panorâmico de Monsanto. Ele fica na Estrada da Bela Vista e está aberto de segunda a domingo, das 09 às 19 horas.

A Universal Personhood do famoso artista urbano Shepard Fairy, também conhecido como Obey Giant, foi pintado junto ao número 69 da Rua da Senhora da Glória, no bairro da Graça. Para ver a lista completa de todas as ruas ilustradas de Lisboa, acesse o site da Galeria de Arte Urbana.

O Free tour pela Mouraria e Graça, explora o bairro Mouraria, conhecido como o berço do fado e também a arte urbana e os mirantes da Graça.

O tour percorre lugares como o Largo dos Trigueiros e pelo Largo da Achada e o Palácio Rosa. Visita também o Mural do Fado, um dos lugares mais fotografados da Mouraria.

Troca de livros

O que fazer em Lisboa
É possível trocar livros sem precisar fazer nenhum investimento! | Foto: Cabine de Leitura

Quem não viaja com pelo menos um livro na bagagem para ler enquanto aguarda as conexões? Nesta sugestão você pode viajar com um livro, mas voltar para casa com outro!

Por meio da Cabine de Leitura (www.facebook.com/cabineleitura) é possível trocar livros sem precisar fazer nenhum investimento! A minibiblioteca abriu ao público em 2015, na Praça de Londres, número 10.

Para fazer a troca basta ficar de olho no horário de funcionamento do espaço, na página do Facebook.  Depois é simples, se dirigir ao local com um livro em boas condições e escolher um novo artigo para ler.

Para os que apreciam cultura, pode fazer um Free tour das mulheres ilustres de Lisboa, onde o turista conhece as personagens mais importantes da história de Portugal. 

São exploradas a vida de mulheres como a última rainha de Portugal: Amélia de Orleães e Antônia, a Navegante. Ou Adelaide Cabete, grande defensora dos direitos da mulher no final do século XIX e início do XX.

Noite das Estrelas

Passeio de graça em Lisboa
Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço | Foto: ESA/Hubble, via Wikimedia Commons

Que tal observar as estrelas e conhecer um pouco melhor os astros que estão no céu? Desde de 2009 o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço realiza as Noites no Observatório (www.divulgacao.iastro.pt/pt/inscricoes/), e desde 2015 as sessões são organizadas em parceria com o Planetário Calouste Gulbenkian – Centro Ciência Viva.

A atividade tem por objetivo levar todo o público a viver o Universo. As sessões são gratuitas e acontecem no último sábado de cada mês. Durante o evento são realizadas palestras para tirar as dúvidas do público e claro, observações do céu noturno com telescópios.

Cada sessão tem 320 lugares, no entanto, elas são bastante concorridas e é preciso realizar uma inscrição prévia no site do Instituto. Com certeza, um dos melhores passeios gratuitos em Lisboa.

O Free tour noturno por Lisboa, o viajante conhece os lugares mais incríveis da cidade sob a luz da lua! O passeio percorre o Bairro Alto, Chiado, a parte mais boêmia e uma das zonas mais animadas da cidade.

Passa também pelo Convento do Carmo, pelo Teatro da Trindade, um edifício construído no século XIX de estilo italiano. Pela colina de São Roque, onde se assentaram os jesuítas há mais de 500 anos, e visita o mirante de São Pedro de Alcântara, que oferece vistas espetaculares do centro histórico iluminado.

Yoga no Bairro

Atividades gratuitas em Lisboa
A prática é oferecida em um pátio, em Campo de Ourique.

Que tal fazer uma aula gratuita de yoga no parque? A prática é oferecida em um pátio, em Campo de Ourique, e a primeira aula é grátis.

Claro que as demais reuniões são pagas, mas enquanto você viaja, a dica é testar diferentes modalidades de atividades físicas e escolher uma para praticar, assim, enquanto não se decide, pode se exercitar sem gastar nada. Por falar nisso, leia também o post sobre quanto custa viajar em Lisboa.

Além disso, pode retornar ao Brasil com um novo home ou estilo de vida! Para realizar uma aula de Yoga no Bairro (www.yoganobairro.com), confira os horários do grupo no site. As práticas acontecem na Rua Coelho da Rocha, 69, Pavilhão 9.

Visite os Miradouros de Lisboa

Pontos turísticos gratuitos em Lisboa
Miradouro das Portas do Sol | Foto: Palickap, via Wikimedia Commons

O que não faltam em Lisboa são miradouros para você apreciar, de forma gratuita, a vista da cidade. Entre os mais famosos estão o da Graça e de Santa Catarina. Mas hoje quero sugerir um lugar especial, o Panorâmico de Monsanto.

Ele, sem dúvida, oferece uma das paisagens mais belas da capital portuguesa! Antes de se tornar o espaço que conhecemos hoje, ele foi restaurante de luxo, bingo, discoteca, edifício de escritórios e armazém. Vale a pena descobrir quais são os melhores restaurantes em Lisboa.

O prédio foi projetado pelo arquiteto Chaves da Costa e oferece vista de 360º para toda a cidade. Ele está no Alto da Serafina, na Estrada da Bela Vista, em Monsanto. Mas esteja atento ao horário de visitação. O espaço fica aberto ao público apenas das 9 às 19 horas.

Massagem Grátis em Lisboa

Já pensou fazer uma massagem gratuita entre um passeio e outro? A oportunidade é uma oferta do Instituto de Medicina Tradicional de Lisboa, que precisa treinar os alunos. Para receber uma massagem gratuita é preciso se inscrever com antecedência.

No espaço estão disponíveis massagem de relaxamento, shiatsu e tui-na. Contudo, você não escolhe o horário da sessão! Então seja flexível para poder aproveitar esse mimo.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Lisboa. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

O Instituto de Medicina Tradicional fica na Rua Alfredo Trindade, Campo Grande. As marcações podem ser feitas pelo (+351) 21-330-4965. Aproveite mais esse que é um dos passeios gratuitos em Lisboa.

Ouça ou recite poesia

Poesia em Lisboa
As sessões de Os Poetas do Povo estão abertas a todos. | Foto: Povo

Já que até aqui você não gastou muito, ou seja, teve custos apenas com deslocamento, que tal fazer uma pausa para comer algo e de quebra ouvir ou talvez, recitar poesia?

As sessões de poesia do Povo (www.facebook.com/povolisboa) acontecem no Cais do Sodré, às segundas-feiras, das 22 horas a meia noite. As sessões de Os Poetas do Povo estão abertas a todos os que queiram recitar e ouvir poesia.

O Bar, O Povo, fica na Rua Nova do Carvalho. Para mais informações, acesse a página do espaço no Facebook.

Visite museus de graça

Museus gratuitos em Lisboa
Museu do Desporto | Foto: Vitor Oliveira, via Wikimedia Commons

Lisboa conta com inúmeros museus e muitos deles podem ser visitados de forma gratuita. Então, anota a lista: Museu da Filigrana é o primeiro museu de Portugal totalmente dedicado à arte vienense que trabalha finíssimos fios de ouro.

Ele fica no Largo de São Carlos, 1 e funciona de segunda-feira a domingo das 10 às 19 horas. O Museu do Desporto recria do local de trabalho do professor Mário Moniz Pereira, o “senhor atletismo”.

A biblioteca do espaço tem registro de cerca de 60 mil itens. Ele fica no Palácio Foz, na Praça dos Restauradores, 24/45 e funciona de terça-feira a sábado, das 10 às 17h30.

O Museu do Dinheiro conta a história do dinheiro, não só de Portugal, mas do mundo. Ele fica no Largo de São Julião e funciona de quarta-feira a sábado, das 10 às 18 horas.

O Espaço Memória dos Exílios retrata os tempos da Segunda Guerra Mundial. O espaço fica na Avenida Marginal, 7152 B, no Estoril, em Cascais e funciona de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas. Saiba mais no post sobre os melhores museus de Lisboa.

Feiras Livre

Feiras gratuitas em Lisboa
Feira da Ladra | Foto: Shadowgate, via Wikimedia Commons

Se você curte visitar mercados e feiras abertas, então não pode perder essa sugestão! Em São Vicente, no Campo de Santa Clara acontece de terça-feira e sábado, das 8 às 14 horas, a Feira da Ladra.

Você encontra armas, moedas, selos antigos, artigos para casa, brinquedos, eletrônicos e muito mais. Já a Feira do Relógio, acontece ao longo da Avenida de Santo Condestável, em Marvila, todos os domingos das 7 às 14 horas.

Existe também uma variedade imensa de hortifruti, produtos regionais, roupas, comidas típicas de Portugal, entre outros produtos.

Em Carcavelos, junto à estação de Comboios, às quintas-feiras, das 8 às 14 horas, você tem à disposição muitos artigos baratos, entre eles roupas e comidas.

Outra feira bem interessante é a de Brandoa. Ela acontece na Estrada da Brandoa, 1, aos domingos, das 7 às 16 horas e oferece os mais diversos artigos, entre eles se encontram até galinhas vivas!

Para encerrar esse tour pelas feiras, conheça também o Mercado da Praça da Figueira. Ele fica no Centro da Praça da Figueira, em Santa Maria Maior, e funciona apenas no último final de semana de cada mês.

Contudo, você encontra produtos típicos de Portugal. Entre eles queijos, enchidos, vinhos, licores, mel e artesanatos. Confira mais sobre onde fazer compras em Lisboa.

Noite Lisboeta

Bares sem entrada em Lisboa
Este é um dos poucos bares da capital portuguesa que não cobra entrada! | Foto: Damas

Já falei sobre o Damas (www.facebook.com/DAMASLISBOA) no meu artigo sobre bares que você precisa conhecer em Lisboa. Mas ele retorna no artigo de hoje já que é um dos poucos bares da capital portuguesa que não cobra entrada!

Você encontra diferentes tipos de concertos e claro, só gasta se consumir alguma coisa. No mais, pode ver e conversar com muita gente bonita e descolada sem gastar nada.

O espaço fica na Rua da Voz do Operário, 60. Para ver um pouquinho mais do espaço, confira a página da casa no Facebook.

Já que estamos falando sobre noitadas, veja o Free tour do fado por Lisboa, onde o visitante percorre as ruas que o viram nascer. Durante o passeio os participantes descobrem a real importância do fado na capital do país.

Rock and roll

Bares baratos em Lisboa
Hard Rock Café de Lisboa | Foto: Leandro Neumann Ciuffo, via Wikimedia Commons

Que tal fazer uma parada em um dos cafés mais famosos do mundo e ainda assim não pagar para entrar? Isso mesmo, é possível apreciar um bom e velho rock and roll no Hard Rock Café sem pagar a entrada.

Mas para isso, você precisa visitar o espaço às sextas-feiras ou aos domingos, quando o Café tem música ao vivo e não cobra entrada. A unidade funciona na Avenida da Liberdade, 2, das 10 às 2 horas. Para mais informações, confira o site do local.

Nossa Senhora do Monte

Pontos gratuitos em Lisboa
Miradouro Nossa Senhora do Monte | Foto: Filipe Rocha, via Wikimedia Commons

Outro Miradouro que não podia ficar fora desta lista é o de Nossa Senhora do Monte. Ele conta com uma das melhores vista de Lisboa para o Rio Tejo. Só por curiosidade, saiba que ele fica no ponto mais alto da cidade.

Além disso, o espaço conta com um painel de azulejos onde você observa todo o mapa lisboeta e pode encontrar pontos turísticos de Lisboa para visitar!

O Miradouro Nossa Senhora do Monte fica no Largo Monte e está sempre aberto. Um clássico entre os passeios gratuitos em Lisboa.

Estátua do Fernando Pessoa

Passeios legais e gratuitos em Lisboa
Homenagem a Fernando Pessoa | Foto: Nol Aders, via Wikimedia Commons

Ao andar pela baixa lisboeta você pode encontrar personalidades ilustres, uma delas é a estátua do poeta Fernando Pessoa. Ela fica em frente ao café A Brasileira.

Claro que esse é um local de parada e foto obrigatórias. E claro, ambas as atividades não custam nada!

Alfama

Bairros de Lisboa
Alfama | Foto: Qiqritiq, via Wikimedia Commons

Ao visitar Lisboa reserve pelo menos uma tarde para andar pelas ruas de Alfama. Esse é considerado o bairro do Fado e claro, é uma atração visual à parte.

Isso faz da região muito acolhedora e a favorita de diversos turistas. Por lá você encontra construções tradicionais, pode escutar alguns cantores de fado, conversar com a vizinhança e viver uma pouquinho da verdadeira Lisboa.

No Free tour pelo bairro de Alfama, o visitante vai conhecer a história da zona mais tradicional de Lisboa. Passando pela Casa dos Bicos, a estátua em homenagem a D. Pedro IV, o Rei Soldado, conhecendo muitos dos costumes e tradições dos seus habitantes. O visitante verá também as escadas de São Cristóvão, o Muro do Fado e a casa mais antiga de Lisboa.

Bairro Alto

Melhores bairros de Lisboa
Bairro Alto | Foto: Miguel, via Wikimedia Commons

Por falar nisso, o Bairro Alto é outro local que você precisa visitar. É por lá que acontece a noite lisboeta, já que nas ruas íngremes e apertadas do bairro se encontram inúmeros e diferentes pubs.

Adianto que a região é bem agitada, mas é possível tomar uma Imperial, cerveja típica de Portugal por 1€ . Além disso, é possível entrar e sair de diversos bares sem pagar entrada!

No Free tour pelo Bairro Alto e Chiado você percorre os bairros boêmios de Lisboa. O passeio passa por lugares como o famoso Café A Brasileira, Elevador da Bica, até ao Bairro Alto, assim chamado devido à sua localização no topo da colina.

Passeando pelas ruas coloridas e admirando as típicas fachadas de azulejos e a sua street art, você chegará à Praça do Carmo, onde encontrará as ruínas de um convento medieval.

Praça do Comércio

Praças gratuitas em Lisboa
Praça do Comércio | Foto: Renata Martins, via Wikimedia Commons

A Praça do Comércio ou Terreiro do Paço, como também é chamada, fica logo depois do Arco da Rua Augusta.

Esse é um dos cartões-postais mais famosos de Lisboa e, além de bares e cafés, você encontra muita movimentação, arte de rua e ainda pode se sentar às margens do Rio Tejo para apreciar as marés tranquilas ou os turistas.

Só para ilustrar, essa é uma das maiores praças da Europa. Além disso, a Praça do Comércio foi totalmente destruída em 1755 por terremoto, que também abalou a baixa lisboeta. Mas, logo depois ela foi reconstruída pelo Marquês de Pombal.

É na Praça do Comércio que o Free tour por Lisboa conclui o seu percurso que passa pelos lugares mais famosos da capital portuguesa, além de conhecer a histórica da cidade.

Marquês de Pombal

Visitar Lisboa com pouca grana
Praça Marquês de Pombal | Foto: Reino Baptista, via Wikimedia Commons

Por falar nele, você pode conferir o monumento histórico em sua homenagem na maior rotatória de Lisboa. Além da estátua, você também encontra nessa região o começo da Avenida da Liberdade, rua que reúne lojas de grife e muitas árvores.

Parque Eduardo VII

O que fazer sem dinheiro em Lisboa
Parque Eduardo VII | Foto: Lilith Lima, via Wikimedia Commons

Já que estou falando de Avenida da Liberdade, vale a pena ir até o início da via para chegar ao Parque Eduardo VII. Ele conta com muito verde, árvores e uma vista diferenciada da capital lisboeta.

De lá, você consegue fazer belas fotos. Mas caso prefira, também encontra locais tranquilos para descansar!

Torre de Belém

Torre de Belém gratuita
Torre de Belém | Foto: Manuel González Olaechea y Franco, via Wikimedia Commons

Claro que a Torre de Belém merece um artigo só para ela, e ele está prontinho para você descobrir todas as curiosidades dessa região.

Mas não poderia deixar de falar desse cartão-postal neste artigo, já que caso você não queira entrar na Torre, pode apreciar a bela vista dela sem pagar nada.

Dito isso, saiba que a Torre de Belém é Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, desde 1983. Por lá, além da Torre, você pode conferir o Padrão dos Descobrimentos, Mosteiro dos Jerônimos, e claro, Rio Tejo.

No Free tour por Belém, você aprende sobre história da Torre de Belém e da Ponte 25 de Abril. Além de aprofundar sobre a Era dos Descobrimentos e o papel que essa região desempenhou nesse importante período da história.

Parque das Nações

Parque das Nações Lisboa
Parque das Nações | Foto: Vitor Oliveira, via Wikimedia Commons

O Parque das Nações fica no Oriente e ficou famoso logo após a realização da Expo 2008, evento famoso por ter transformado essa região de Lisboa.

Por falar nisso, é nessa área que ficam o Teleférico e o Cassino de Lisboa, além do Pavilhão do Conhecimento, mas todos eles cobram entrada!

No entanto, caminhar pela região e apreciar a vista da Ponte Vasco da Gama é gratuito e adianto que no verão a região fica bem movimentada e é um ótimo ponto de encontro.

Caminhada às margens do Rio Tejo

Rio Tejo gratuito
Rio Tejo | Foto: M.Pereira, via Wikimedia Commons

Essa sugestão é uma boa pedida para os finais de tarde do verão em Portugal, quando o sol está quase se pondo. A ideia é começar o tour na Doca de Alcântara e ir até Belém, beirando às margens do Rio Tejo.

O passeio tem um pouco mais de 3 quilômetros, então a ideia é voltar ao centro de Lisboa de elétrico! Mas se você não estiver cansado, pode voltar andando também.

Durante esse passeio você passa pelo Museu da Eletricidade e pelo Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), que cobra entrada para exposições, porém permite entrada gratuita no terraço.

Do belo mirante é possível assistir o pôr-do-sol e ver Lisboa de uma nova perspectiva. Para saber mais sobre o MAAT, acesse o site do espaço.

Passeios baratos em Lisboa

Além das sugestões acima que tratam-se de passeios gratuitos em Lisboa, você também pode reservar passeios mais baratos por meio da Get Your Guide e Civitatis.

Se a ideia é economizar ao máximo, adquirir tours antecipados e com cancelamento grátis pode ser uma forma de poupar alguma grana.

São experiências incríveis, como passeios de barco, ônibus, barco e a pé que incluem diversas paradas e atrativos. Daí, você acaba pagando um preço único, mas conhecendo várias históricas e lugares. Vale super a pena!

Veja agora alguns tours econômicos em Lisboa:

Passeios de barco em Lisboa

Lisboa é uma cidade incrível para se fazer um passeio de barco, com muitas atrações maravilhosas a oferecer. Uma das maneiras mais legais de vê-la e explorar seus pontos turísticos de uma perspectiva única, é a partir dos barcos turísticos.

Aqui está uma lista dos principais cruzeiros para fazer em Lisboa, seja um barco de festa, para um jantar romântico ou mesmo para grupos privados.

Passeios de ônibus turístico em Lisboa

As excursões de ônibus em Lisboa são ideais para visitantes de primeira viagem, pois com tantas coisas para ver e fazer, é difícil saber por onde começar.

Esses passeios de ônibus turísticos, também conhecidos como hop-on hop-off, são uma ótima maneira de conhecer muitos pontos turísticos em pouco tempo, sem gastar muito dinheiro.

Oferecidos diariamente com áudio-descrição em vários idiomas, esses populares passeios guiados de ônibus em Lisboa incluem paradas nas principais atrações da cidade, como a Rua do Comércio, Mercado da Ribeira, Museu dos Coches, Mosteiro dos Jerônimos, Torre de Belém, Padrão dos Descobrimentos e muito mais.

A melhor parte é que essas empresas de ônibus turísticos oferecem descontos se você reservar on-line com antecedência.

Há também a opção de combos para usar o ticket mais de um dia. Assim, você pode aproveitar toda a comodidade de subir e descer quantas vezes quiser nas paradas dos seus pontos turísticos preferidos.

Andar de ônibus turísticos é ainda uma ótima forma de economizar com transporte na cidade, pois com um bom planejamento, você pode circular bastante apenas a bordo do ônibus.

Para ajudá-lo a obter o máximo de sua visita, elaborei uma lista dos melhores tours de ônibus de Lisboa para todo tipo de viajante.

Passeios de bicicleta em Lisboa

Os passeios de bicicleta são uma forma divertida e descontraída de conhecer Lisboa e ver tudo o que a cidade tem a oferecer.

A melhor parte é que os marcos mais famosos estão incluídos nos roteiros bicicleta. Além disso, com um guia ao vivo do seu lado você descobrirá lugares escondidos que geralmente passam despercebidos pelos olhares da maioria dos turistas.

Esses passeios guiados de bicicleta em Lisboa são projetados tanto para ciclistas experientes como para aqueles que têm pouco contato uma bike. Há também a opção de aluguel da bicicleta para você fazer seu próprio roteiro.

Porém, às vezes pode ser difícil saber qual rota escolher, por isso separei abaixo os passeios de bike mais populares em Lisboa:

Passeios para conhecer Lisboa a pé

Uma das melhores maneiras de conhecer uma cidade é caminhando, descobrindo suas joias escondidas e se perdendo em suas ruas.

Se você estiver interessado em história, arte, arquitetura, política, ou mesmo gastronomia, fazer um city tour a pé em Lisboa é uma excelente forma de conhecer a cidade a partir de um olhar local.

Seja um passeio pago com antecedência ou um free walking tour (quando o pagamento é opcional, feito no final da experiência), aqui estão minhas recomendações para as melhores caminhadas em Lisboa:

Experiências locais no Lisboa

Além de todos os passeios básicos em Lisboa você pode incrementar o seu roteiro com experiências locais incríveis! São aulas, oficinas e até experimentos totalmente fora do comum, que irão marcar a sua viagem para sempre! Descubra!

Passeios que são símbolo de Lisboa

Nada mais clássico do que esse passeio de Lisboa. Aliás, essa atividade turística é uma verdadeira experiência de imersão na cultura e lazer de Lisboa. E você pode contratar essa experiência com antecedência e economia. Nela, os principais atrativos da cidade são visitados:

Traslados em Lisboa

Apesar de não ser um passeio em Lisboa, contratar um transfer é algo que eu sempre recomendo para quem está chegando na cidade com malas e tudo o que quer é chegar rápido no hotel.

Depois de horas de voo, nada como a comodidade de ter um transfer em Lisboa e contar com um motorista profissional que conhece a cidade e que dará todo o suporte a bordo.

As opções de traslados seguros e rápidos em Lisboa são:

Vale a pena comprar comprar ingressos online para Lisboa?

Se mesmo com tantas opções de passeios gratuitos você queira comprar passeios em Lisboa, recomendo que você faça isso com antecedência.

Adquirir ingressos online em Lisboa é simples e muito prático, as duas plataformas Get Your Guide e Civitatis garantem um ótimo suporte aos seus clientes, com atendimento 24/7 e em português.

Tudo isso garante uma experiência diferenciada para você que aproveite ao máximo a capital portuguesa.

Lisboa é um destino incrível que conta com diversas e diferentes sugestões de roteiro em Lisboa. Nessa cidade é possível encontrar desde os passeios mais simples e baratos ou gratuitos, como os que citei hoje, até os mais requintados e caros.

Assim, ao planejar a sua viagem para Lisboa você encontrará todos os passeios que se enquadram no seu estilo de viajante. Você pode escolher tours em museus, praças e parques, prédios históricos ou monumentos.

Mas caso o seu objetivo seja turistar o máximo possível, mas gastar também o menos possível, o ideal é além de procurar por passeios gratuitos em Lisboa (existem museus com entrada grátis e monumentos que podem ser apreciados sem gastar nada), se planejar para se locomover em Lisboa de transporte público.

Dito isso, a sugestão é usar o Lisboa Card, cartão de viagens no transporte da cidade que permite ainda descontos em diversas atrações turísticas.

Mas não se esqueça! Mesmo que você queira economizar, ao viajar para Portugal, assim como para outros países europeus, é necessário fazer o seguro viagem para Portugal. Sem ele você pode ser barrado na imigração!

Então, agora que você conheceu um pouco das atrações gratuitas disponíveis em Lisboa, que tal começar a organizar a sua viagem e colocar os pés na estrada?

Qual dos passeios gratuitos em Lisboa você mais gostou? Deixe o seu comentário! Boa viagem e até a próxima!

Dúvidas frequentes

Quais são os melhores passeios grátis em Lisboa?

Há dezenas de free walking tours em Lisboa, os melhores passeios gratuitos da capital de Portugal são:
Free tour pela Lisboa alternativa
Free tour pela Mouraria e Graça
Free tour das mulheres ilustres de Lisboa
Free tour noturno por Lisboa
Free tour do fado por Lisboa
Free tour pelo bairro de Alfama
Free tour pelo Bairro Alto e Chiado 
Free tour por Lisboa
Free tour por Belém

Quais são os passeios mais baratos para fazer em Lisboa?

Existem tours para todos os bolsos em Lisboa. Veja as melhores atividades para fazer gastando pouco:
Sintra: Ingresso Parque e Palácio Nacional da Pena
Lisboa: Ingresso Mosteiro dos Jerónimos
Lisboa: Ingresso Torre de Belém
Lisboa: Passeio de Barco no Rio Tejo
Lisboa: Bilhete de Teleférico do Parque das Nações

Quais são as melhores atrações de Lisboa?

São tantas coisas para fazer em Lisboa que fica quase impossível entrar em consenso sobre as melhores atrações. Porém, veja o que você não pode deixa de conhecer:
Torre de Belém
Doca do Bom Sucesso, Belém
Arco da Rua Augusta
Experiência Pilar 7

Quais são os melhores passeios pagos em Lisboa?

Se você está procurando garantir que sua viagem Lisboa não inclua apenas tirar fotos dos pontos turísticos, mas também algumas atividades divertidas que ajudarão a experimentar tudo o que a cidade tem a oferecer, então veja essas sugestões:
Lisboa Card: Passe de 24, 48 ou 72 Horas
Sintra: Ingresso Parque e Palácio Nacional da Pena
Lisboa: Ingresso Mosteiro dos Jerónimos
Lisboa: Tour Sintra, Palácio da Pena, Cabo da Roca e Cascais

Quais são as melhores atividades ao ar livre para fazer em Lisboa?

Seja um passeio a pé, de barco, ônibus ou bicicleta, aproveitar atividades ao ar livre é essencial para curtir o melhor de Lisboa. Confira algumas dicas:
Sintra: Ingresso Parque e Palácio Nacional da Pena
Lisboa: Tour Sintra, Palácio da Pena, Cabo da Roca e Cascais
Lisboa: Cruzeiro no Tejo ao Pôr do Sol c/ Vinho e Lanches
Lisboa: Passeio Veleiro Dia/Pôr-do-sol/Noite c/ Bebidas
Lisboa: Excursão a Pé História, Contos e Estilo de Vida

Quais são as melhores atividades em Lisboa para os dias chuvosos?

O que fazer com chuva em Lisboa é algo que você precisa descobrir caso o clima não colabore. Os melhores passeios em Paris para os dias chuvosos são:
Lisboa Card: Passe de 24, 48 ou 72 Horas
Lisboa: Ingresso Mosteiro dos Jerónimos
Ingresso “Fado in Chiado”: O Melhor Show de Fado em Lisboa
De Lisboa: Quinta da Regaleira, Sintra e Palácio da Pena
De Lisboa: Excursão a Fátima, Óbidos, Batalha e Nazaré

Quais atividades e atrações estão com desconto em Lisboa?

Acesse a página de descontos para descobrir quais atividades em Lisboa estão mais baratas para reservar online com antecedência.
Sintra: Ingresso Parque e Palácio Nacional da Pena
Lisboa: Ingresso Mosteiro dos Jerónimos
Lisboa: Ingresso Torre de Belém
Lisboa: Passeio de Barco no Rio Tejo
Lisboa: Bilhete de Teleférico do Parque das Nações

Quais são os museus e exposições mais populares em Lisboa?

Seja para comprar somente os ingressos ou fazer uma visita guiada, vale muito a pena visitar alguns dos museus em Lisboa. Confira quais são os mais populares.
Sintra: Ingresso Parque e Palácio Nacional da Pena
Lisboa: Exposição Frida Kahlo, A Vida de um Ícone
Lisboa: Ingresso Immersivus Gallery
Lisboa: Tour Arte de Rua
Lisboa: Bilhete de Entrada no Museu Calouste Gulbenkian

Vale a pena comprar passeios em Lisboa antes da viagem?

Sim, pois ao comprar com antecedência você garante os preços mais baixos e ainda tem o direito de fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes da data prevista. Além disso, evita as longas filas na entrada das atrações. E para passeios super baratos ou até de graça, leia o post com os melhores passeios gratuitos em Lisboa.

Dicas para ECONOMIZAR MUITO em Lisboa

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para Lisboa? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

  • Hospedagem => recomendo utilizar o buscador de hotéis em Lisboa para encontrar preços – geralmente mais baixos – dos melhores hotéis. É mais econômico devido a negociação em massa feita com as propriedades, além da segurança para reservar online!
  • Aluguel de Carro => ao fazer a pesquisa no comparador de aluguel de carro, você recebe instantâneamente cotações da melhores locadoras de veículos em Lisboa. O pagamento pode ser feito em até 12x sem juros, em reais e com isenção do IOF de 6,38%.
  • Passagens Aéreas => para economizar tempo e dinheiro na compra dos voos para Lisboa, a dica é usar a ferramenta de pesquisa de passagens para você não precisar entrar no site de cada companhia, além de ter a certeza que está comprando em um dos sites mais seguros do Brasil.
  • Transfer do Aeroporto para o Hotel => nada melhor do que chegar no aeroporto e haver alguém nos esperando para levar até o hotel em Lisboa. Para ter esse conforto – sem gastar muito – indico o pesquisador de transfers para você escolher a melhor opção de trajeto e tipo de carro.
  • Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => é muito prático e fácil viajar de trem por Portugal, e por toda a Europa. Muitas vezes mais rápido, pois não se perde tempo com embarque e check-in. Minha dica para achar as melhores passagens – e mais baratas – é utilizar o buscador de tickets de trem. A ferramenta também busca bilhetes de ônibus e para travessias de balsa.

Chip de internet em Lisboa

Ter um chip de celular em Lisboa com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem em Portugal.

Seguro viagem em Lisboa

Contratar um seguro viagem para Lisboa é essencial para sua segurança no exterior, além de ser um requisito para entrar nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen, com cobertura médico-hospitalar de pelo menos 30 mil euros.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Dicas Importantes
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *