Onde ficar em Lisboa: melhores bairros e hotéis

por Camila Costa

Onde ficar em Lisboa: melhores bairros e hotéis

Na hora de planejar a sua viagem para a capital de Portugal, o lugar onde ficar em Lisboa precisa ser prioridade!

Apesar de não ser uma cidade tão grande como outras capitais europeias, Lisboa oferece muitas possibilidades de hospedagem.

Entre zonas conhecidas como Belém e a Baixa, ou então modernas, como próximo ao Marques de Pombal, há muito o que se considerar ao fazer a sua escolha na cidade.

Além disso, Lisboa é uma capital com um ótimo sistema de transporte público. E, independente de qual bairro de Lisboa você se hospedar, certamente não terá muito trabalho em se locomover. Não é difícil ir de uma zona à outra da cidade, o que facilita para quem busca preços mais acessíveis.

Portanto se está se perguntando que hotel ficar em Lisboa, saiba que há excelentes opções desde hostel a hotéis luxuosos. Cabe a você pesquisar e traçar o mapa dos bairros de Lisboa, identificando o que mais combina com o seu perfil, e assim buscar por uma opção de hospedagem nas imediações.

Uma coisa é certa: independente do bairro onde ficar, não vai faltar o que fazer em Lisboa. Para ajudar na sua tarefa de onde ficar neste incrível destino na Europa, separei as melhores opções e bairros da cidade você fazer a sua pesquisa!

Planeje sua viagem => Internet em Portugal

Seguro viagem Portugal »

 

Onde ficar em Lisboa

A capital da Europa mais próxima do Brasil é um misto de bairros turísticos com outros menos agitados, mas nem por isso menos indicados para hospedagem em Portugal. Neste artigo, separei as zonas mais indicadas de onde ficar em Lisboa.

Antes de conhecê-los, já fique de olho nos principais pontos turísticos em Lisboa, o que pode influenciar na sua escolha.

  1. Chiado
  2. Cais do Sodré
  3. Avenida da Liberdade
  4. Príncipe Real
  5. Parque das Nações
  6. Belém

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios Lisboa »

 

Melhores regiões de Lisboa para turistas

1. Chiado

onde ficar em lisboa airbnb
Chiado | Foto: Benjamín Mejías Valencia, via Wikimedia Commons.

Chiado não é o bairro mais econômico da cidade, mas é muito indicado para quem busca onde ficar em Lisboa. Além de uma localização central, essa região conta com opções para o dia e, principalmente, à noite. É um bairro tradicionalmente boêmio em Lisboa.

Por isso, muitas pessoas acabam passando por ele de uma forma ou outra durante a viagem. Ainda, é famoso pelos antigos armazéns que deram espaço a lojas de todos os tipos. De qualquer forma, há, sim, opções para todos os bolsos no Chiado.

O ponto positivo é que você ganha por estar próximo de quase todos os lados da cidade para onde deseje se deslocar.

Hotéis em Chiado

Hotel barato em Chiado | O Surf in Chiado fica próximo a Praça do Comércio e a 2,2 km do Castelo de São Jorge. O hotel possui wi-fi gratuito e quartos com varanda. A recepção está aberta 24 horas. A sua pontuação é de 8,9 entre os hóspedes.

Hotel com custo-benefício em Chiado | O Lisbon Sotry Guesthouse está situado a apenas 10 minutos de caminhada do Rio Tejo. Tem wi-fi gratuito e pequeno almoço (café da manhã) disponível, salas para bagagens e um terraço com a vista da cidade. Localiza-se logo ao lado da Estação do Rossio e recebe nota 8,1 dos hóspedes.

Melhor hotel em Chiado | Rossio Boutique Hotel está menos de 1 km da Estação Rossio. Esse hotel conta com quartos equipados com tv, chaleira e banheiro, além de café da manhã incluso. Possui ainda serviço de transfer para o aeroporto e serviço 5 estrelas. Os hóspedes o classificam com nota 9.

Por sinal, não deixe de conferir o artigo com dicas de transporte para ir do Aeroporto de Lisboa para o Centro.

Conheça => Tour de tuk-tuk em Lisboa

 

2. Cais do Sodré

mapa bairros lisboa
The Independente Hostel | Foto: Booking.

O Cais do Sodré é um dos bairros considerados mais “descolados” de Lisboa. Por isso, é uma opção comum entre os jovens e quem busca se divertir pela cidade, como nas baladas em Lisboa. A zona é bem servida com estação de metrô e também pontos de ônibus e trens que levam para locais como Cascais.

Em volta você estará cercado de bares e cafés modernos que contrastam com uma cidade cheia de história. É um bairro tipicamente alternativo, portanto, tem opções para todo tipo de hospedagem, além de alguns dos melhores restaurantes dem Lisboa.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide em Portugal. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Hotéis em Cais do Sodré

Hotel barato em Cais do Sodré | The Mulberry Tree Lisbon é um hostel que fica a 1,3 km da Avenida da Liberdade. Todos os quartos contam com micro-ondas, a recepção fica aberta 24 horas e há comodidades como café e chá nos quartos. A nota dos hóspedes é de 8,4 para o local.

Hotel com melhor custo-benefício em Cais do Sodré | The Independente Hostel & Suites fica em um prédio no estilo Arte Decó. Este hotel possui uma esplanada com restaurante e cervejaria. Os quartos são modernos e há opções partilhadas ou privadas com café da manhã incluso. A avaliação dos hóspedes confere nota 8,6.

Melhor hotel em Cais do Sodré |The One Palácio da Anunciada é uma opção de hospedagem possui uma piscina, centro de fitness, jardim e terraço. Está próximo de locais como o Rossio e Avenida da Liberdade. Os quartos são luxuosos e contam com televisores, Wi-Fi, ar-condicionado, entre outros serviços. Os hóspedes classificam o local com nota 9,3.

Prático => Ingresso sem fila para o Castelo de São Jorge

 

3. Avenida da Liberdade

Hotéis em Lisboa
Avenida da Liberdade | Foto: Joaomartinho63, via Wikimedia Commons.

Inegavelmente, a Avenida da Liberdade pode ser considerada como uma das regiões mais caras, haja vista que ela é central e perto dos pontos turísticos. Sendo assim, é realmente difícil hospedar-se nela gastando muito pouco.

Apesar disso, há hostels que podem se destacar! E, para quem busca onde ficar com luxo e perto da avenida principal de compras em Lisboa, esse é o lugar ideal! Por outro lado, pode não ser a melhor escolha para quem busca um lugar mais reservado.

Hotéis na Av. da Liberdade

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BFRIDAY, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Hotel barato na Avenida da Liberdade | O Urban Garden Hostel é uma opção localizada a apenas 2 minutos a pé da Praça Marquês de Pombal. Este hotel conta com uma decoração moderna e cozinha partilhada com equipamentos para o preparo de refeições. A nota dos hóspedes é de 8,3.

Hotel com melhor custo-benefício na Avenida da Liberdade | Hotel Dom Carlos Liberty dispõe de quartos equipados com tv a cabo e produtos de higiene gratuitos. A área de estar disponibiliza bebidas e snacks também gratuitos. A diária inclui um buffet de café de manhã. A avaliação dos hóspedes é de 8,1.

Melhor hotel na Avenida da Liberdade | Altis Avenida Hotel é um dos hotéis mais luxuosos de Lisboa. O edifício é histórico e os quartos elegantes e com varandas. A recepção está aberta 24h e conta com serviço de quarto e café da manhã. A avaliação é de 8,8 dos hóspedes.

Confira => Lisboa Card para 24, 48 e 72 horas

 

4. Príncipe Real

onde ficar em lisboa barato
Design Hotel | Foto: Booking.

Essa região fica logo após o Bairro Alto, mas tem um estilo mais residencial. É ideal para quem busca uma zona mais calma na sua pesquisa de onde ficar em Lisboa. O acesso ao Bairro Alto pode ser feito a pé de alguns lugares, o que favorece a escolha pela zona.

Pode-se dizer que é uma área perto de alguns dos principais pontos de interesse da cidade. É possível chegar ao Príncipe Real pela linha amarela do metrô. Mesmo assim, há linhas de ônibus que passam por ele.

Hotéis em Príncipe Real

Hotel barato em Príncipe Real | No The Loft Boutique Hostel cada quarto conta com uma pequena varanda e acomoda de 2 a 4 pessoas. A cozinha é equipada para refeições e o terraço oferece mesas e cadeiras. Está localizado a 600 metros do Rossio e recebe nota 8,5 dos hóspedes.

Hotel com melhor custo-benefício em Príncipe Real | O Safira fica a 5 minutos a pé da Avenida da Liberdade. Este hotel possui quartos econômicos, porém com todas comodidades necessárias e banheiro privado. O Wi-Fi é gratuito e ele localiza-se a 300 metros da Estação de Metro Avenida. A nota dos hóspedes é de 8,9.

Melhor hotel em Príncipe Real | O Design Hotels é uma opção 5 estrelas. O hotel possui uma piscina ao ar livre e uma área de estar com vista panorâmica de Lisboa. Conta ainda com um restaurante de alta qualidade e uma decoração clássica com peças de renomados artistas portugueses. A classificação é de 9,3 pelos hóspedes.

Interessante => Ônibus turístico em Lisboa

 

5. Parque das Nações

mapa bairros lisboa
Ibis Parque das Nações | Foto: Booking.

Esaa é a região mais moderna de Lisboa, ideal para quem prefere hospedar-se em lugares novos. Na verdade, não é o destino preferido de onde ficar em Lisboa para turistas, mas agrega diversas atrações ao seu redor, o que pode ser um ponto positivo à região.

Vale ressaltar ainda que o Parque das Nações situa-se próximo ao Aeroporto de Lisboa. Portanto, é de fácil acesso pela estação Oriente, uma verdadeira obra a ser admirada em Lisboa!

Hotéis no Parque das Nações

Hotel barato no Parque das Nações | O Oriente DNA Rooms foi construído em 1978 e conta com wi-fi gratuito e terraço. Alguns quartos possuem varanda e até mesmo micro-ondas. A nota dos hóspedes é de 8,4.

Hotel com melhor custo-benefício no Parque das Nações | O Hotel Ibis Parque das Nações faz parte da rede conhecida no mundo todo. O hotel conta com centro fitness, jardim e até mesmo sauna. Está localizado a 15 minutos de carro do Centro. Recebe notas de 8,5 dos hóspedes.

Melhor hotel no Parque das Nações | O Your Lisbon Home Parque das Nações conta com acomodações com área de estar e cozinha. O apartamento é equipamento com micro-ondas, torradeira, máquina de café, entre outras amenidades. A nota recebida pelos hóspedes é de 8,7.

Dica => Excursão pela história de Lisboa

 

6. Belém

o que fazer em Portugal
Torre de Belém, em Lisboa.

Quem não se importa em se hospedar no coração das atrações turísticas de Lisboa, Belém é a região perfeita! O charme e o encanto português estão por todas as ruas do bairro que abriga alguns dos principais símbolos da cidade, como a Torre de Belém.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Apesar da intensa circulação turística pela região, muitas pessoas acabam escolhendo Belém para se sentir como um “local”. Se é o seu caso, então confira as principais dicas de hospedagens!

Hotéis em Belém

Hotel barato em Belém | O Embaixador Hostel fica próximo ao Mosteiro de Jerônimos e conta com quartos com varanda e banheiro partilhado. Ainda, são equipados com aquecimento e oferecem Wi-Fi gratuito. A avaliação dos hóspedes conceitua o local com nota 9,3.

Hotel com melhor custo-benefício em Belém | Famous Crows GuestHouse é um hotel a 200 metros do Mosteiro dos Jerônimos e oferece quartos com ar-condicionado e uma espécie de pequeno apartamento. São equipados com cofre e televisores. O estabelecimento fica às margens do Tejo e recebe nota 8,7.

Melhor hotel em Belém | O Palácio do Governador está próximo à Torre de Belém e possui um spa, centro de bem-estar e piscinas. Os quartos são luxuosos e com amenidades como roupão de banho e chinelos. O estabelecimento oferece ainda um bar com bebidas e comidas variadas. Os hóspedes avaliam o hotel 5 estrelas com nota 9,1.

Descubra => Como usar Whatsapp na Europa

 

Onde não ficar em Lisboa

Turismo em Portugal
Bairro Alto é muito movimentado à noite | Foto: Miguel, via Wikimedia Commons.

Apesar de todas essas dicas de onde ficar em Lisboa, é importante saber também onde não ficar! Dessa forma, você pode já descartar algumas regiões para facilitar a sua pesquisa de acordo com as prioridades da sua viagem.

Entre os bairros para não ficar em Lisboa, podemos citar o Bairro Alto. Ele é certamente o bairro mais movimentado hoje em dia em Lisboa durante à noite. Graças a isso, pode não ser o melhor lugar para quem quer dormir bem.

Já o Bairro Alfama é outra região não aconselhada. Se no passado o bairro chegou a ser uma região tradicional, hoje em dia perdeu parte do seu charme.

É verdade que há muitas opções novas de hospedagens pela área, mas a cara “portuguesa” do bairro já foi perdida há algum tempo.

Divertido => Passeio de bicicleta elétrica em Lisboa

 

Dicas de onde ficar em Lisboa

À medida em que você conhece melhor as regiões de Lisboa, fica mais simples decidir onde ficar em Lisboa. Contudo, se ainda precisa de uma ajuda, saiba que é preciso considerar alguns pontos: distância dos pontos turísticos, os valores, a agitação noturna e o transporte público.

De fato, é possível destacar que o Chiado talvez seja o melhor bairro citado onde ficar em Lisboa. Além dele, o Príncipe Real é uma boa escolha. Considerando principalmente o custo-benefício, ambos são os mais indicados na capital portuguesa para uma estadia confortável e de qualidade!

Se a pergunta é qual hotel ficar em Lisboa, saiba que há ótimas opções de hostel barato até hotéis luxuosos. Cabe a você traçar o mapa dos bairros de Lisboa, ver qual é mais o seu perfil e buscar uma opção de hospedagem. Uma coisa é certa: qualquer que seja o bairro onde você vá ficar, não vai faltar o que fazer em Lisboa.

Para finalizar, recomendo o artigo roteiro em Lisboa, com dicas do que fazer na cidade em até 3 dias de viagem.

Aproveite e confira esse vídeo feito pelo site de turismo de Lisboa sobre os encantos dessa cidade:

E aí, já escolheu onde ficar em Lisboa? Conta a sua decisão e quem sabe até a experiência nos comentários!

 

ESCRITO POR

Camila Costa

ESCRITO POR

Camila Costa

Camila Costa, 27 anos, é jornalista e freelancer. Atualmente faz mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade do Porto, em Portugal, onde mora há cerca de 1 ano e 7 meses. Adora viajar, escrever e compartilhar um pouco disso tudo com o mundo.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *