Torre de Belém, em Portugal: preço, tour e curiosidades

por Pâmela Queiróz

Torre de Belém, em Portugal: preço, tour e curiosidades

Coloque a visita à Torre de Belém no seu roteiro se você estiver de viagem marcada Portugal. Localizada em Lisboa, este monumento histórico e Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco desde 1983, guarda uma infinidade de curiosidades e características muito próprias.

Por falar nisso, saiba que ao visitar a Torre de Belém, você pode aproveitar o tour para conhecer outros locais igualmente importantes, entre eles o Mosteiro dos Jerônimos e o Padrão dos Descobrimentos. Adianto que ambos estão pertinho da famosa Torre.

Mas antes de contar outras curiosidades sobre esse destino, vale a pena lembrar que ao turistar pela capital portuguesa, você deve incluir em seu itinerário outros pontos turísticos imperdíveis como o Castelo de S. Jorge e a Praça do Comércio.

Então fique por aqui, anote todos os detalhes deste cartão postal e viaje para Portugal, Europa, com tudo planejado. Te garanto que se seguir as minhas sugestões você conseguirá organizar uma viagem incrível!

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Lisboa

Seguro viagem para Portugal: dicas para contratar »

História da Torre de Belém

Curiosidades da Torre de Belém
Foto: Rob Oo, via Wikimedia Commons.

Antes de descobrir os detalhes mais práticos, como horário de funcionamento e valor dos bilhetes de entrada deste ponto turístico, que tal conhecer um pouco da história da Torre de Belém?

A Torre de S. Vicente a par de Belém, como também é chamado esse cartão-postal, foi construída estrategicamente na margem norte do Rio Tejo, entre 1514 e 1520, para defender o porto de Lisboa.

Ou seja, o conjunto arquitetônico em padrão militar – torre de principal medieval e baluarte moderno – foram construídos a mando do rei D. Manuel e ganhou o nome de S. Vicente para homenagear o patrono de Lisboa.

Contudo, a Torre de Belém se tornou uma referência cultural da capital portuguesa e é um dos pontos turísticos mais importantes da Europa.

Sendo assim, o monumento é visto como um símbolo da ligação de Portugal com outras culturas, além de um guardião da individualidade do povo português.

Mas antes de se tornar famosa no mundo todo, a Torre de Belém serviu de fortaleza. O forte esteve em funcionamento até 1580, depois sob domínio espanhol, se tornou prisão de Estado.

CLIQUE AQUI para agendar passeios para Torre de Belém »

Torre de Belém em Lisboa
Foto: Georges Jansoone, via Wikimedia Commons.

Anos mais tarde, muito depois do término das batalhas, mais precisamente em 1940, a Torre de Belém foi entregue ao Ministério das Finanças.

Nesta época foram demolidos os quartéis e construído o claustro interior.

Mas foi só em 1983, mesmo ano em que o monumento se tornou patrimônio da humanidade, que a Torre de Belém foi adaptada para receber a  XVII Exposição de Arte, Ciência e Cultura. Depois disso, ela passou a receber visitantes.

Pela região, você encontra, além de uma decoração que ostenta a simbologia própria do estilo manuelino – cordas que envolvem o edifício rematando em elegantes nós, esferas armilares e cruzes da Ordem Militar de Cristo -, a Sala do Governador, a Sala dos Reis, a Sala de Audiências e a Capela com características quinhentistas.

Mas antes de encerrar o seu tour pela torre, não deixe de apreciar a vista de Lisboa, é magnífica!

Aproveite => Visite Sintra, Palácio da Pena, Cabo da Roca e Cascais

Preços, horários e como chegar na Torre

Como chegar: Elétrico 15 E, ônibus 728, 201, 714, 727, 729 e o 751.

Horários: De outubro a abril: 10 às 17h30 | De maio a setembro: 10 às 18h30 | Encerrado: Segundas-feiras e nos dias 1 de Janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de Maio, 13 de Junho e 25 de Dezembro. (última entrada às 17 horas).

Preço dos bilhetes: A entrada individual custa 6 € com o cartão Lisboa Card. Residentes em Portugal (apresentação prévia de comprovação) tem entrada gratuita nos domingos e feriados das 10 às 14 horas.

Já o bilhete conjunto, que inclui o Mosteiro dos Jerônimos mais o Museu Nacional de Arqueologia custa 12 €. As pessoas com idade igual ou superior a 65 anos (mediante comprovativo), o bilhete de família – 1 adulto mais um mínimo de 2 menores de 18 anos -, portadores do cartão jovem ou de estudante, tem direito a 50% de desconto.

Agende => Excursão a pé em Belém

Dicas de tour pela Torre de Belém

Torre de Belém, oceanário de Lisboa
Foto: Georges Jansoone, via Wikimedia Commons.

Ao visitar a Torre de Belém, você pode incluir no seu itinerário outros tours incríveis em Lisboa.

Além disso, você pode aproveitar as vantagens do bilhete combinado – que garante bons descontos – e conhecer outros cartões postais famosos de Lisboa.

Sendo assim, caso você separe apenas metade do dia para este destino, pode incluir no seu roteiro o Mosteiro dos Jerônimos; o Museu do Combatente; o Padrão dos Descobrimentos; o Museu da Coleção Berardo; o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia; o Museu Nacional dos Coches; e, até mesmo, já reservar sua entrada no Castelo de São Jorge sem fila.

Mas se você se hospedar em Belém e decidir dedicar mais tempo a esta região, saiba que por lá o que não faltam são opções turísticas para visitar.

Portanto, tenha em mente que em dois dias é possível conhecer as principais atrações deste destino.

Incrível => Excursão guiada de Lisboa até Belém

Tour pela Torre de Belém – Opção 1

Torre de Belém
Mosteiro dos Jerônimos | Foto: Georges Jansoone, via Wikimedia Commons.

Nessa opção o seu tour pode ser feito em um dia ou metade dele. Por isso, este roteiro inclui, além da Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerônimos.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Lisboa. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

É uma das Sete Maravilhas de Portugal, ou seja, este cartão postal é considerado um marco da era dos descobrimentos.

Construído em 1501, após o retorno de Vasco da Gama das Índias, o prédio em estilo manuelino, custa 10 euros, mas pode sair por 12 no bilhete combinado!

Esta visita pode durar até 1h30. Além disso, junto ao Mosteiro fica a Igreja de Santa Maria Maior.

Mas a visitação a unidade é gratuita. Nesta igreja você pode visitar os túmulos do poeta Luís de Camões e do navegador Vasco da Gama.

Reserve => Passeio a pé pelo bairro de Belém

Torre de Belém e o Castelo de S. Jorge
Padrão dos Descobrimentos | Foto: I, Luca Galuzzi, via Wikimedia Commons.

Outro local que pode ser incluso neste tour é o Museu Nacional de Arqueologia.

Ele reúne objetos de sítios arqueológicos de Portugal, entre eles, mosaicos romanos e uma coleção egípcia.

A visita custa 5 euros. Mas com o bilhete combinado fica por 12 euros. Mas o tour não termina aqui.

O próximo ponto de parada fica por conta do Padrão dos Descobrimentos. Ele fica às margens do Rio Tejo e é uma homenagem a todos que contribuíram para a Era dos Descobrimentos.

Além disso, é possível subir no topo deste monumento. Ele possui 56 metros de altura e a visita sai por 5 euros sem o Lisboa Card.

Mas caso você queira apreciar apenas a vista externa, dê atenção a rosa dos ventos que ilustra o chão da calçada do Padrão com o mapa da rota dos descobridores.

Imperdível => Lisboa: Excursão de 1 Dia

Tour pela Torre de Belém – Opção 2

O que fazer nos arredores da Torre de Belém
Museu da Marinha | Foto: Luis Cozeto, via Wikimedia Commons.

Caso você tenha mais tempo para turistar pela região de Belém, além da Torre de Belém e demais locais citados acima, você também pode conhecer outras atrações turísticas do distrito.

Entre eles está o Museu da Marinha. O passeio custa 6,50 euros, mas tem desconto com o Lisboa Card.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

O museu fica em uma das extremidades do Mosteiro dos Jerônimos. Portanto, nele você pode conhecer um pouco mais da história marítima de Portugal.

Outra boa opção é o Planetário Calouste Gulbenkian, localizado ao lado do Museu da Marinha. Esse planetário recria com muitos detalhes o céu estrelado.

Além disso, fala sobre a movimentação dos planetas e traz informações sobre o sistema solar. O bilhete custa 5 euros, e também tem desconto com o Lisboa Card.

Divertido => Excursão particular de 4 horas em Lisboa

Passeios no arredor da Torre de Belém
Planetário Calouste Gulbenkian | Foto: Carlos Luis M C da Cruz, via Wikimedia Commons.

Belém também conta com um Centro Cultural. Ele fica praticamente no jardim do Mosteiro dos Jerônimos.

Além de exposições, também acontecem shows e eventos gratuitos no espaço.

Outro local que pode sair grátis, caso você o visite aos sábados é o Museu Coleção Berardo. Ele fica no Centro Cultural e é uma referência em exposições de arte moderna e contemporânea.

Nessa segunda opção, vou citar mais duas alternativas entre os melhores museus de Lisboa: o de Arte Popular e o Forte do Bom Sucesso. O primeiro fica entre o Padrão dos Descobrimentos e a Torre de Belém.

Nele a entrada custa 2,50 euros e você encontra cerâmicas, trajes, joias, instrumentos musicais e ferramentas agrícolas de diferentes regiões de Portugal.

No segundo, que fica ao lado da Torre de Belém, é possível analisar três períodos da história militar portuguesa a I Guerra Mundial, Campanhas do Ultramar e Missões de Paz.

Programe-se => Cruzeiro pelo Rio Tejo

Tour pela Torre de Belém – Opção 3

Jardins perto da Torre de Belém
Jardins de Belém, em Lisboa.

Nessa 3ª opção de tour pela Torre de Belém, você ainda tem cinco opções de atrações turísticas para visitar. A primeira delas é o Monumento dos Jardins de Belém.

No local você encontra um pavilhão tailandês e um monumento em homenagem a primeira travessia aérea do Atlântico.

Na sequência temos o Jardim Botânico Tropical, ele fica próximo a rua dos famosos Pastéis de Belém. Nesta área é possível apreciar árvores e plantas tropicais raras.

Mas fique atento, pode ser que você encontre também algum pavão ou patos pelo local.

Ainda nesta área fica o Museu da Presidência da República. Ele guarda peças históricas dos ex-presidentes de Portugal.

O acervo conta com artigos de 1910. Outro museu que também merece a sua atenção é o Nacional dos Coches.

Ele reúne uma coleção de carruagens de gala e de passeio, dos séculos 16 a 19. Para encerrar, temos o MAAT, o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia.

Inaugurado em 2016, ele expõe obras de arte contemporânea. Além disso, a administração do MAAT permite a entrada gratuita no topo do prédio para apreciar a vista do Rio Tejo.

Legal => Tour por Belém, Cristo-Rei e Downtown

Onde comer perto da Torre de Belém

Comidas na Torre de Belém
Pastéis de Belém

Se você viaja a Portugal e desembarca em Lisboa, veja o artigo com mais informações de como ir do aeroporto de Lisboa para o centro usando transporte público.

E não deixe de provar os famosos Pastéis de Belém em algum dos lugares para comer em Lisboa tem que estar na sua lista de coisas a fazer.

Mas se você já incluiu no seu roteiro turistar por Belém, então acredito que este local já é um dos seus objetivos de viagem, certo?

Se não for, por favor, considere mudar isso, uma vez que a visita ao café que serve este quitute é uma parada obrigatória!

Por falar nisso, você sabia que os pastéis de Belém são uma das 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa?

Pois é, segundo os historiadores, os famosos pastéis teriam surgido no Mosteiro dos Jerônimos, mas com a extinção das ordens religiosas em Portugal, eles foram obrigados a ultrapassar as portas da casa religiosa.

A receita dos pastéis é sigilosa, mas acredite em mim, mesmo que você encontre pastéis de natas similares aos de Belém, nenhum terá o sabor peculiar dos originais!

Descubra => Passeio de segway às margens do Rio Tejo

Restaurante próximos da Torre de Belém
Vinho branco do Porto | Foto: Marianne Casamance, via Wikimedia Commons.

Então se já te convenci a provar este pastelzinho, saiba que ao chegar a famosa casa dos Pastéis de Belém você encontrará uma fila imensa na porta.

Mas não pegue esta fila! Ela serve apenas para pedidos para viagem!

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom PAI, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Na sala onde são servidos os clientes que comem no local há pelo menos 400 lugares para se sentar e relaxar.

   

Ah, cada pastel custa em média 1,10 euros. Mas caso você não queira comer os pastéis, outra sugestão é a Pão Pão Queijo Queijo.

Este café possui menus com preços a partir dos 7 euros.

Perto dele você também encontra outras opções de restaurantes, entre eles o Caniço, ele serve comida tradicional e cobra em média 15 euros por pessoa.

Mas caso você queira investir em um almoço um pouquinho mais requintado, uma boa sugestão é o Darwin’s Café. Ele tem vista para o Tejo e custa em média 25 euros por pessoa.

Excursão => Passeio guiado de 1 dia com pastel de nata

Onde se hospedar perto da Torre de Belém

Hospedagem perto da Torre de Belém

Caso esta seja a sua primeira vez em Portugal, saiba que Belém é uma região mais afastada dos principais pontos turísticos de Lisboa.

Por isso, a maior parte dos turistas escolhem outras áreas como Marquês do Pombal ou Avenida da Liberdade para se hospedar.

Entretanto, caso esta não seja a sua primeira viagem a terras lusitanas, caso você queira dar atenção especial ao Distrito de Belém ou prefira se hospedar em uma região mais tranquila, conheça alguns locais que podem te agradar.

A primeira  sugestão é o Altis Belem Hotel & Spa. Essa unidade 5 estrelas é luxuosa e moderna. Ela fica à beira do Rio Tejo.

As acomodações são altamente equipadas, possuem decoração requintada e vista panorâmica para o Rio Tejo.

Além disso, ele conta com Spa, piscinas coberta e ao ar livre, restaurante e café, o Feitoria, com 1 estrela Michelin e a Cafetaria Mensagem.

Não perca => Passeio noturno com jantar e show de Fado

Hotéis perto da Torre de Belém

Outras opções de luxo ficam por conta do Palácio do Governador  e do Pestana Palace Lisboa Hotel & National Monument.

Entre as opções mais moderados estão o d’Castro Luxury Apartments – Belém e o Apartamento Madeira Antiga.

Enquanto o primeiro tem vista para o jardim e varanda térrea, cozinha equipada com lava-louças e micro-ondas, máquina de lavar roupa e 1 banheiro, o segundo fica em uma área onde você pode participar de atividades como trilhas a pé e ciclismo.

Mas para quem busca acomodações mais baratas, duas boas opções são o Belem Corner Apartment e o Belem Apartment with Terrace.

O primeiro fica perto do Mosteiro dos Jerônimos, tem Wi-Fi gratuito e máquina de lavar roupa. Além disso, possui com 1 quarto, TV de tela plana e cozinha totalmente equipada.

Já o Terrace oferece um apartamento na cobertura. Ele é considerado luxuoso e contemporâneo, e tem vista para o Palácio da Ajuda.

Programe-se => Viagem privada visitando Lisboa do Oeste para o Leste

Curiosidades da Torre de Belém

Tudo o que saber sobre a Torre de Belém
Foto: I, StaraBlazkova, via Wikimedia Commons.

Antes de embarcar para Belém, anote algumas dicas importantes sobre este destino:

  • Algumas atrações turísticas de Belém, como a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerônimos estão fechadas na segunda-feira.
  • Se o seu objetivo é apenas passear pela região da Torre de Belém, faça a visita nas segundas-feiras, pois como a Torre estará fechada, a região terá menos movimento.
  • Evite visitar a Torre de Belém aos finais de semana, o fluxo de turistas é enorme.
  • Para economizar, mas ao mesmo tempo visitar diversas atrações, entre elas a Torre de Belém, compre o Lisboa Card. Se você visitar pelo menos três atrações na região, saiba que o cartão de um dia sai por 19 euros para um dia. O que te garante muitos descontos.
  • Não se esqueça que a Torre de Belém também é chamada de Torre de São Vicente. Ao apreciar a construção, perceba na fachada as imagens de São Vicente, padroeiro de Lisboa – lado direito – e São Miguel, Anjo de Portugal – lado esquerdo.
  • A Torre de Belém foi construída para ser uma fortaleza, mas acabou por se tornar uma prisão. Dentro, além de canhões, você encontra outros objetos de época.
  • Ao apreciar a fachada da Torre, perceba em uma das guaritas a imagem de um rinoceronte. Segundo a lenda, o animal teria chegado em Portugal em 1514, como um presente do rei de Cambaia, na Índia, para o D. Manuel I. Mas o rei português resolveu presentear o papa Leão X com o exótico rinoceronte. No entanto, o barco que levava o rinoceronte teria naufragou antes de chegar em Roma e claro, o pobre bicho morreu. Contudo, há boatos de que o corpo do rinoceronte teria sido recuperado e empalhado, ou seja, chegou ao papa. E para imortalizar o animal, ele foi esculpido na Torre mais famosa de Portugal.
  • Ao visitar Torre de Belém e demais monumentos da região, chegue cedo. Só para ressaltar, o ideal é chegar uma hora antes da abertura do Mosteiro dos Jerônimos, assim você evita filas.
  • Aproveite o verão para curtir música ao vivo ou piquenique nos jardins da Torre de Belém. Aos finais de tarde é comum os jovens se reunirem nas margens do Rio Tejo para apreciar o vista dos monumentos históricos, encontrar os amigos ou descansar.
  • No inverno, Belém também é um ponto turístico muito procurado pelos turistas. Entre as atividades que são bem-vindas estão encontros no famoso Café dos Pastéis de Belém. Você pode tomar um café fresco e apreciar o doce mais famoso do país.

Aprecie a vista a partir da Torre de Belém

Com tantos lugares para visitar, certamente Belém não pode ficar de fora do seu planejamento da viagem em Lisboa.

Nem que você visite a região apenas para apreciar as construções, entre elas, a famosa Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerônimos, ou para provar os deliciosos Pastéis.

E lembre-se também de adquirir o cartão Lisboa Card, além de ser muito bom para quem deseja visitar mais de um cartão postal, ele também permite viagens ilimitadas no transporte público de Lisboa, o que sai muito mais em conta do que os bilhetes unitários.

Agora que você já sabe tudo que te aguarda neste destino, espero que aproveite ao máximo sua viagem!

E você já visitou Belém, tem algo que gostaria de falar sobre este destino? Participe nos comentários!

Até + !!!

ESCRITO POR

Pâmela Queiróz

ESCRITO POR

Pâmela Queiróz

Pâmela Queiróz, 30 anos, é jornalista e professora de Kundalini Yoga. Fez comunicação social em São Paulo, mora atualmente em Portugal. Pisciana, ama viagens, gatos, vegetarianismo, consumo consciente, moda minimalista, feito à mão, rock’ n’ roll, diversidade e igualdade entre gênero, raça e classe. Acredita que todos devem ter acesso a informação de qualidade para se instruir e tirar as próprias opiniões. Sonha viajar o mundo, colecionar e contar muitas histórias.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *