Torre de Belém, em Portugal: preço, tour e curiosidades

por Pâmela Queiróz

Torre de Belém, em Portugal: preço, tour e curiosidades

Coloque a visita à Torre de Belém no seu roteiro se você estiver de viagem marcada Portugal. Localizada em Lisboa, este monumento histórico e Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco desde 1983, guarda uma infinidade de curiosidades e características muito próprias.

Por falar nisso, saiba que ao visitar a Torre de Belém, você pode aproveitar o tour para conhecer outros locais igualmente importantes, entre eles o Mosteiro dos Jerônimos e o Padrão dos Descobrimentos. Adianto que ambos estão pertinho da famosa Torre.

Mas antes de contar outras curiosidades sobre este destino, vale a pena lembrar que ao turistar pela capital portuguesa, você deve incluir em seu itinerário outros pontos turísticos imperdíveis como o Castelo de S. Jorge e a Praça do Comércio.

Então fique por aqui, anote todos os detalhes deste cartão postal e viaje para Portugal, Europa, com tudo planejado. Te garanto que se seguir as minhas sugestões você conseguirá organizar uma viagem incrível!

Planeje sua viagem => Onde ficar em Lisboa

Seguro viagem para Portugal »

 

História da Torre de Belém

Curiosidades da Torre de Belém
Foto: Rob Oo, via Wikimedia Commons.

Antes de descobrir os detalhes mais práticos, como horário de funcionamento e valor dos bilhetes de entrada deste ponto turístico, que tal conhecer um pouco da história da Torre de Belém?

A Torre de S. Vicente a par de Belém, como também é chamado este cartão postal, foi construída estrategicamente na margem norte do Rio Tejo, entre 1514 e 1520, para defender o porto de Lisboa, em Portugal.

Ou seja, o conjunto arquitetônico em padrão militar – torre de principal medieval e baluarte moderno – foram construídos a mando do rei D. Manuel e ganhou o nome de S. Vicente para homenagear o patrono de Lisboa.

Contudo, a Torre de Belém se tornou uma referência cultural da capital portuguesa e é um dos pontos turísticos mais importantes da Europa.

Sendo assim, o monumento é visto como um símbolo da ligação de Portugal com outras culturas, além de um guardião da individualidade do povo português.

Mas antes de se tornar famosa no mundo todo, a Torre de Belém serviu de fortaleza. O forte esteve em funcionamento até 1580, depois sob domínio espanhol, se tornou prisão de Estado.

CLIQUE AQUI para agendar passeios para Torre de Belém »

 

Torre de Belém em Lisboa
Foto: Georges Jansoone, via Wikimedia Commons.

Anos mais tarde, muito depois do término das batalhas, mais precisamente em 1940, a Torre de Belém foi entregue ao Ministério das Finanças.

Nesta época foram demolidos os quartéis e construído o claustro interior.

Mas foi só em 1983, mesmo ano em que o monumento se tornou patrimônio da humanidade, que a Torre de Belém foi adaptada para receber a  XVII Exposição de Arte, Ciência e Cultura. Depois disso, ela passou a receber visitantes.

Pela região, você encontra, além de uma decoração que ostenta a simbologia própria do estilo manuelino – cordas que envolvem o edifício rematando em elegantes nós, esferas armilares e cruzes da Ordem Militar de Cristo -, a Sala do Governador, a Sala dos Reis, a Sala de Audiências e a Capela com características quinhentistas.

Mas antes de encerrar o seu tour pela torre, não deixe de apreciar a vista de Lisboa, é magnífica!

Aproveite => Visite Sintra, Palácio da Pena, Cabo da Roca e Cascais

 

Preços, horários e como chegar na Torre

Curiosidades da Torre de Belém, em Lisboa

Como chegar: Elétrico 15 E, ônibus 728, 201, 714, 727, 729 e o 751.

Horários: De outubro a abril: 10 às 17h30 | De maio a setembro: 10 às 18h30 | Encerrado: Segundas-feiras e nos dias 1 de Janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de Maio, 13 de Junho e 25 de Dezembro. (última entrada às 17 horas).

Preço dos bilhetes: A entrada individual custa 6 € com o cartão Lisboa Card. Residentes em Portugal (apresentação prévia de comprovação) tem entrada gratuita nos domingos e feriados das 10 às 14 horas.

Já o bilhete conjunto, que inclui o Mosteiro dos Jerônimos mais o Museu Nacional de Arqueologia custa 12 €. As pessoas com idade igual ou superior a 65 anos (mediante comprovativo), o bilhete de família – 1 adulto mais um mínimo de 2 menores de 18 anos -, portadores do cartão jovem ou de estudante, tem direito a 50% de desconto.

Agende => Excursão a pé em Belém

 

Dicas de tour pela Torre de Belém

Torre de Belém, oceanário de Lisboa
Foto: Georges Jansoone, via Wikimedia Commons.

Ao visitar a Torre de Belém, você pode incluir no seu itinerário outros passeios imperdíveis em Lisboa.

Além disso, você pode aproveitar as vantagens do bilhete combinado – que garante bons descontos – e conhecer outros cartões postais famosos de Lisboa.

Sendo assim, caso você separe apenas metade do dia para este destino, pode incluir no seu roteiro o Mosteiro dos Jerônimos; o Museu do Combatente; o Padrão dos Descobrimentos; o Museu da Coleção Berardo; o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia; o Museu Nacional dos Coches; e, até mesmo, já reservar sua entrada no Castelo de São Jorge sem fila.

Mas se você se hospedar em Belém e decidir dedicar mais tempo a esta região, saiba que por lá o que não faltam são opções turísticas para visitar.

Portanto, tenha em mente que em dois dias é possível conhecer as principais atrações deste destino.

Incrível => Excursão guiada de Lisboa até Belém

 

Tour pela Torre de Belém – Opção 1

Torre de Belém
Mosteiro dos Jerônimos | Foto: Georges Jansoone, via Wikimedia Commons.

Nesta opção o seu tour pode ser feito em um dia ou metade dele. Por isso, este roteiro inclui, além da Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerônimos.

É uma das Sete Maravilhas de Portugal, ou seja, este cartão postal é considerado um marco da era dos descobrimentos.

Construído em 1501, após o retorno de Vasco da Gama das Índias, o prédio em estilo manuelino, custa 10 euros, mas pode sair por 12 no bilhete combinado!

Esta visita pode durar até 1h30. Além disso, junto ao Mosteiro fica a Igreja de Santa Maria Maior.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide em Portugal. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Mas a visitação a unidade é gratuita. Nesta igreja você pode visitar os túmulos do poeta Luís de Camões e do navegador Vasco da Gama.

Reserve => Passeio a pé pelo bairro de Belém

 

Torre de Belém e o Castelo de S. Jorge
Padrão dos Descobrimentos | Foto: I, Luca Galuzzi, via Wikimedia Commons.

Outro local que pode ser incluso neste tour é o Museu Nacional de Arqueologia.

Ele reúne objetos de sítios arqueológicos de Portugal, entre eles, mosaicos romanos e uma coleção egípcia.

A visita custa 5 euros. Mas com o bilhete combinado fica por 12 euros. Mas o tour não termina aqui.

O próximo ponto de parada fica por conta do Padrão dos Descobrimentos.

Ele fica às margens do Rio Tejo e é uma homenagem a todos que contribuíram para a Era dos Descobrimentos.

Além disso, é possível subir no topo deste monumento. Ele possui 56 metros de altura e a visita sai por 5 euros sem o Lisboa Card.

Mas caso você queira apreciar apenas a vista externa, dê atenção a rosa dos ventos que ilustra o chão da calçada do Padrão com o mapa da rota dos descobridores.

Imperdível => Lisboa: Excursão de 1 Dia

 

 

Tour pela Torre de Belém – Opção 2

O que fazer nos arredores da Torre de Belém
Museu da Marinha | Foto: Luis Cozeto, via Wikimedia Commons.

Caso você tenha mais tempo para turistar pela região de Belém, além da Torre de Belém e demais locais citados acima, você também pode conhecer outras atrações turísticas do distrito.

Entre eles está o Museu da Marinha. O passeio custa 6,50 euros, mas tem desconto com o Lisboa Card.

O museu fica em uma das extremidades do Mosteiro dos Jerônimos. Portanto, nele você pode conhecer um pouco mais da história marítima de Portugal.

Outra boa opção é o Planetário Calouste Gulbenkian, localizado ao lado do Museu da Marinha. Este planetário recria com muitos detalhes o céu estrelado.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BFRIDAY, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Além disso, fala sobre a movimentação dos planetas e traz informações sobre o sistema solar. O bilhete custa 5 euros, e também tem desconto com o Lisboa Card.

Divertido => Excursão particular de 4 horas em Lisboa

 

Passeios no arredor da Torre de Belém
Planetário Calouste Gulbenkian | Foto: Carlos Luis M C da Cruz, via Wikimedia Commons.

Belém também conta com um Centro Cultural. Ele fica praticamente no jardim do Mosteiro dos Jerônimos.

Além de exposições, também acontecem shows e eventos gratuitos no espaço.

Outro local que pode sair grátis, caso você o visite aos sábados é o Museu Coleção Berardo.

Ele fica no Centro Cultural e é uma referência em exposições de arte moderna e contemporânea.

Nesta segunda opção, vou citar mais duas alternativas entre os melhores museus em Lisboa: o de Arte Popular e o Forte do Bom Sucesso. O primeiro fica entre o Padrão dos Descobrimentos e a Torre de Belém.

Nele a entrada custa 2,50 euros e você encontra cerâmicas, trajes, joias, instrumentos musicais e ferramentas agrícolas de diferentes regiões de Portugal.

No segundo, que fica ao lado da Torre de Belém, é possível analisar três períodos da história militar portuguesa a I Guerra Mundial, Campanhas do Ultramar e Missões de Paz.

Programe-se => Cruzeiro pelo Rio Tejo

 

Tour pela Torre de Belém – Opção 3

Jardins perto da Torre de Belém
Jardins de Belém, em Lisboa.

Nesta 3ª opção de tour pela Torre de Belém, você ainda tem cinco opções de atrações turísticas para visitar. A primeira delas é o Monumento dos Jardins de Belém.

No local você encontra um pavilhão tailandês e um monumento em homenagem a primeira travessia aérea do Atlântico.

Na sequência temos o Jardim Botânico Tropical, ele fica próximo a rua dos famosos Pastéis de Belém. Nesta área é possível apreciar árvores e plantas tropicais raras.

Mas fique atento, pode ser que você encontre também algum pavão ou patos pelo local.

Ainda nesta área fica o Museu da Presidência da República. Ele guarda peças históricas dos ex-presidentes de Portugal.

O acervo conta com artigos de 1910. Outro museu que também merece a sua atenção é o Nacional dos Coches.

Ele reúne uma coleção de carruagens de gala e de passeio, dos séculos 16 a 19. Para encerrar, temos o MAAT, o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia.

Inaugurado em 2016, ele expõe obras de arte contemporânea. Além disso, a administração do MAAT permite a entrada gratuita no topo do prédio para apreciar a vista do Rio Tejo.

Onde comer perto da Torre de Belém

Comidas na Torre de Belém
Pastéis de Belém

Se você viaja a Portugal e desembarca em Lisboa, veja o artigo com mais informações de como ir do aeroporto de Lisboa para o centro.

E não deixe de provar os famosos Pastéis de Belém em algum dos restaurantes em Lisboa tem que estar na sua lista de coisas a fazer.

Mas se você já incluiu no seu roteiro turistar por Belém, então acredito que este local já é um dos seus objetivos de viagem, certo?

Se não for, por favor, considere mudar isso, uma vez que a visita ao café que serve este quitute é uma parada obrigatória!

Por falar nisso, você sabia que os pastéis de Belém são uma das 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa?

Pois é, segundo os historiadores, os famosos pastéis teriam surgido no Mosteiro dos Jerônimos, mas com a extinção das ordens religiosas em Portugal, eles foram obrigados a ultrapassar as portas da casa religiosa.

A receita dos pastéis é sigilosa, mas acredite em mim, mesmo que você encontre pastéis de natas similares aos de Belém, nenhum terá o sabor peculiar dos originais!

Descubra => Passeio de segway às margens do Rio Tejo

 

Restaurante próximos da Torre de Belém
Vinho branco do Porto | Foto: Marianne Casamance, via Wikimedia Commons.

Então se já te convenci a provar este pastelzinho, saiba que ao chegar a famosa casa dos Pastéis de Belém você encontrará uma fila imensa na porta.

Mas não pegue esta fila! Ela serve apenas para pedidos para viagem!

Na sala onde são servidos os clientes que comem no local há pelo menos 400 lugares para se sentar e relaxar.

Ah, cada pastel custa em média 1,10 euros. Mas caso você não queira comer os pastéis, outra sugestão é a Pão Pão Queijo Queijo.

Este café possui menus com preços a partir dos 7 euros.

Perto dele você também encontra outras opções de restaurantes, entre eles o Caniço, ele serve comida tradicional e cobra em média 15 euros por pessoa.

Mas caso você queira investir em um almoço um pouquinho mais requintado, uma boa sugestão é o Darwin’s Café. Ele tem vista para o Tejo e custa em média 25 euros por pessoa.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Onde se hospedar perto da Torre de Belém

Hospedagem perto da Torre de Belém

Caso esta seja a sua primeira vez em Portugal, saiba que Belém é uma região mais afastada dos principais pontos turísticos de Lisboa.

Por isso, a maior parte dos turistas escolhem outras áreas como Marquês do Pombal ou Avenida da Liberdade para se hospedar.

Entretanto, caso esta não seja a sua primeira viagem a terras lusitanas, caso você queira dar atenção especial ao Distrito de Belém ou prefira se hospedar em uma região mais tranquila, conheça alguns locais que podem te agradar.

A primeira  sugestão é o Altis Belem Hotel & Spa. Esta unidade 5 estrelas é luxuosa e moderna. Ela fica à beira do Rio Tejo.

As acomodações são altamente equipadas, possuem decoração requintada e vista panorâmica para o Rio Tejo.

Além disso, ele conta com Spa, piscinas coberta e ao ar livre, restaurante e café, o Feitoria, com 1 estrela Michelin e a Cafetaria Mensagem.

Não perca => Passeio noturno com jantar e show de Fado

 

Hotéis perto da Torre de Belém

Outras opções de luxo ficam por conta do Palácio do Governador  e do Pestana Palace Lisboa Hotel & National Monument.

Entre as opções mais moderados estão o d’Castro Luxury Apartments – Belém e o Apartamento Madeira Antiga.

Enquanto o primeiro tem vista para o jardim e varanda térrea, cozinha equipada com lava-louças e micro-ondas, máquina de lavar roupa e 1 banheiro, o segundo fica em uma área onde você pode participar de atividades como trilhas a pé e ciclismo.

Mas para quem busca acomodações mais baratas, duas boas opções são o Belem Corner Apartment e o Belem Apartment with Terrace.

O primeiro fica perto do Mosteiro dos Jerônimos, tem Wi-Fi gratuito e máquina de lavar roupa. Além disso, possui com 1 quarto, TV de tela plana e cozinha totalmente equipada.

Já o Terrace oferece um apartamento na cobertura. Ele é considerado luxuoso e contemporâneo, e tem vista para o Palácio da Ajuda.

Programe-se => Viagem privada visitando Lisboa do Oeste para o Leste

 

Curiosidades da Torre de Belém

Tudo o que saber sobre a Torre de Belém
Foto: I, StaraBlazkova, via Wikimedia Commons.

Antes de embarcar para Belém, anote algumas dicas importantes sobre este destino:

  • Algumas atrações turísticas de Belém, como a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerônimos estão fechadas na segunda-feira.
  • Se o seu objetivo é apenas passear pela região da Torre de Belém, faça a visita nas segundas-feiras, pois como a Torre estará fechada, a região terá menos movimento.
  • Evite visitar a Torre de Belém aos finais de semana, o fluxo de turistas é enorme.
  • Para economizar, mas ao mesmo tempo visitar diversas atrações, entre elas a Torre de Belém, compre o Lisboa Card. Se você visitar pelo menos três atrações na região, saiba que o cartão de um dia sai por 19 euros para um dia. O que te garante muitos descontos.
  • Não se esqueça que a Torre de Belém também é chamada de Torre de São Vicente. Ao apreciar a construção, perceba na fachada as imagens de São Vicente, padroeiro de Lisboa – lado direito – e São Miguel, Anjo de Portugal – lado esquerdo.
  • A Torre de Belém foi construída para ser uma fortaleza, mas acabou por se tornar uma prisão. Dentro, além de canhões, você encontra outros objetos de época.
  • Ao apreciar a fachada da Torre, perceba em uma das guaritas a imagem de um rinoceronte. Segundo a lenda, o animal teria chegado em Portugal em 1514, como um presente do rei de Cambaia, na Índia, para o D. Manuel I. Mas o rei português resolveu presentear o papa Leão X com o exótico rinoceronte. No entanto, o barco que levava o rinoceronte teria naufragou antes de chegar em Roma e claro, o pobre bicho morreu. Contudo, há boatos de que o corpo do rinoceronte teria sido recuperado e empalhado, ou seja, chegou ao papa. E para imortalizar o animal, ele foi esculpido na Torre mais famosa de Portugal.
  • Ao visitar Torre de Belém e demais monumentos da região, chegue cedo. Só para ressaltar, o ideal é chegar uma hora antes da abertura do Mosteiro dos Jerônimos, assim você evita filas.
  • Aproveite o verão para curtir música ao vivo ou piquenique nos jardins da Torre de Belém. Aos finais de tarde é comum os jovens se reunirem nas margens do Rio Tejo para apreciar o vista dos monumentos históricos, encontrar os amigos ou descansar.
  • No inverno, Belém também é um ponto turístico muito procurado pelos turistas. Entre as atividades que são bem-vindas estão encontros no famoso Café dos Pastéis de Belém. Você pode tomar um café fresco e apreciar o doce mais famoso do país.

Aprecie a vista a partir da Torre de Belém

Com tantos lugares para visitar, certamente Belém não pode ficar de fora do seu roteiro em Lisboa.

Sendo assim, se você quiser economizar ainda mais, confira a seleção de passeios gratuitos em Lisboa.

Nem que você visite a região apenas para apreciar as construções, entre elas, a famosa Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerônimos, ou para provar os deliciosos Pastéis.

Entre paisagens belíssimas, muitos turistas e atrações turísticas, são muitas as opções de o que fazer em Lisboa

Inclusive, muitos bilhetes para visitar museus e monumentos podem ser adquiridos com antecedência, o que sempre garante bons descontos.

Além disso, se você ainda está planejando seu orçamento, não deixe de conferir o artigo sobre quanto gastar em Lisboa.

E lembre-se também de adquirir o cartão Lisboa Card, além de ser muito bom para quem deseja visitar mais de um cartão postal, ele também permite viagens ilimitadas no transporte público de Lisboa, o que sai muito mais em conta do que os bilhetes unitários.

Falando em transporte, aproveite para ler outras dicas no post sobre como se locomover em Lisboa.

Agora que você já sabe tudo que te aguarda neste destino, espero que aproveite ao máximo sua viagem!

E você já visitou Belém, tem algo que gostaria de falar sobre este destino? Participe nos comentários!

 

ESCRITO POR

Pâmela Queiróz

ESCRITO POR

Pâmela Queiróz

Pâmela Queiróz, 30 anos, é jornalista e professora de Kundalini Yoga. Fez comunicação social em São Paulo, mora atualmente em Portugal. Pisciana, ama viagens, gatos, vegetarianismo, consumo consciente, moda minimalista, feito à mão, rock’ n’ roll, diversidade e igualdade entre gênero, raça e classe. Acredita que todos devem ter acesso a informação de qualidade para se instruir e tirar as próprias opiniões. Sonha viajar o mundo, colecionar e contar muitas histórias.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *