Como se locomover em Lisboa: transporte de metrô, trem, bonde etc

por Camila Costa

Como se locomover em Lisboa: transporte de metrô, trem, bonde etc

Apesar dos seus quase 3 milhões de habitantes na região metropolitana, não é difícil aprender como se locomover em Lisboa. Além de ser uma cidade segura, há diversas opções de transporte público em Lisboa para você utilizar com facilidade.

Andar de trem, metrô ou de bonde são algumas das alternativas da capital de Portugal. Até mesmo para quem chega pela estação de ônibus de Lisboa, o deslocamento é fácil. Já o aeroporto, é ligado diretamente ao metrô.

A passagem simples para metrô, bondes e ônibus custa 1,45 euro. O cartão para andar ilimitadas vezes durante um dia no metrô é 6,30 euros. A recarga desse cartão pode ser feita na estação de metrô ou na rede credenciada da empresa Carris.

Durante a sua estadia na cidade você pode comprar do Lisboa Card, que permite utilizar todos os transportes públicos de Lisboa por um determinado tempo. Para quem vai passar 24 horas em Lisboa, ele custa 18,50 euros. A vantagem é que com ele você pode andar até mesmo no trem. Para quem pretende andar por todos os lados da cidade, o preço vale a pena!

Planeje sua viagem => Onde ficar em Lisboa

Seguro viagem Portugal »

 

Como se locomover em Lisboa: opções

O transporte em Lisboa, em Portugal, é um dos mais eficientes da Europa. Ele é composto por opções que vão do ônibus aos elevadores que conectam a região baixa à alta e vice-versa.

Os bilhetes possuem duas opções. O Cartão Lisboa Viva é para metrô, ônibus, bonde e elevador. Para o trem é necessário utilizar o Cartão Viva Viagem.

Confira como comprar o Lisboa Card para 24, 48 e 72 horas. Agora veja as opções do transporte público em Lisboa.

  • Metrô
  • Ônibus
  • Bondes
  • Trem
  • Elevadores
  • Táxi, Uber, etc.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores tours de Lisboa »

 

Como utilizar os transportes de Lisboa

Metrô em Lisboa

Dicas de Lisboa
Metrô em Lisboa.

Para se locomover em Lisboa, principalmente ao chegar no aeroporto, você pode optar pelo metrô, que na cidade é chamado de Metropolitano de Lisboa, ou apenas Metro. Ao todo, são quatro linhas com 56 estações. Para você entender melhor, as linhas são divididas em cores:

  • Azul: Linha Reboleira – Santa Apolónia
  • Verde: Cais do Sodré – Telheiras
  • Amarela: Odivelas – Rato
  • Vermelha: São Sebastião – Aeroporto

O metrô de Lisboa foi inaugurado em 1959, mas possui algumas estações bem modernas e com serviços em volta. Ele funciona diariamente das 06h30 à 1 hora e costuma ser pontual. É possível dizer que, raramente, você terá que esperar mais de dez minutos pelo próximo metrô.

Um dos pontos negativos é que ele não chega na Torre de Belém, considerada o cartão postal de Lisboa. Por outro lado, como o sistema de transporte público de Lisboa é eficiente, há outras opções para chegar, como você verá mais adiante. Inclusive, veja esse passeio guiado em Lisboa.

Uma dica importante é que você tenha um mapa do metrô de Lisboa para ajudar a se locomover na cidade. Em cada estação há mapas na parede que indicam a direção das linhas e onde você pode fazer a integração entre elas. O bilhete na primeira viagem custa 0,50 euros pelo cartão, além dos 1,40 euros da viagem.

Lembre-se sempre de não jogar o seu bilhete fora ao passar pela catraca para entrar no metrô. É importante guardá-lo porque você precisará dele para sair da estação quando chegar ao seu destino! Na saída também haverá uma catraca para validar o bilhete.

E, como o bilhete tem validade de uma hora, você pode utilizá-lo novamente desde que esteja nesse período de tempo contando a partir da primeira validação.

Ingressos => Passeios imperdíveis em Lisboa

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide em Portugal. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Ônibus de Lisboa

Dicas de turismo em Lisboa
Autocarro | Foto: Mortadelo2005, via Wikimedia Commons.

Os autocarros, como os portugueses chamam esse meio de transporte, é outra maneira eficiente de como se locomover em Lisboa. É claro que não tem a mesma rapidez do metrô, já que o trânsito na capital portuguesa pode ser conturbado, mas ele chega em pontos mais distantes.

Na verdade, o ônibus não é um dos meios mais utilizados pelos viajantes em Lisboa. Isso acontece porque ele costuma ser mais focado nos bairros do que em pontos turísticos. De qualquer forma, é uma opção segura, principalmente dependendo de onde você estiver hospedado. E, claro, não esqueça da opção de ônibus turístico em Lisboa.

Durante a madrugada, por exemplo, são os autocarros que fazem o transporte pela cidade. Há seis linhas noturnas que atendem e podem ser úteis dependendo da hora que você chegar à cidade. São cerca de 78 linhas de ônibus em Lisboa, o que pode confundir os visitantes.

No site da Carris, empresa responsável pela rede de transportes, você tem a facilidade de traçar a rota que deseja e saber qual linha deve pegar. Os autocarros de Lisboa são novos e modernos, equipados com ar condicionado e até mesmo WiFi. Essa qualidade se reflete em quase todos os tipos de transporte em Lisboa.

Descubra => Pontos turísticos de Lisboa

 

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Bondes em Lisboa

Dicas de meio de transporte em Lisboa
Bondes são atração turística e meio de transporte.

O que nós chamamos de bondes, os portugueses chamam de elétricos. Quando você se perguntar como se locomover em Lisboa, saiba que esse é o meio de transporte mais comum para os viajantes.

Na verdade, ele é considerado uma verdadeira atração turística em Lisboa, já que circula pelos principais pontos da cidade e tem um design antigo que encanta todo mundo. Confira também uma excursão de bondinho em Lisboa.

Para se ter uma ideia, dos 57 elétricos que operam hoje na cidade, 40 ainda são antigos para preservar a importância histórica e turística.

Os veículos atraem a atenção para fotos e viagens até mesmo sem destino apenas pela experiência. Eles são caracterizados pela cor amarela e você deve pagar ao próprio motorista do veículo.

O custo do bonde é de 1,40 euro, caso tenha o Cartão Lisboa Viva (o mesmo do metrô), ou 2,85 euros o bilhete avulso. Fique atento ainda aos bondes mais novos, já que só permitem o pagamento pelo Cartão Lisboa Viva.

Os elétricos são famosos entre os visitantes porque levam a pontos como a Torre de Belém, o Cais de Sodré e bairros tradicionais como o Chiado e Baixa. O Bonde 28 é um dos mais famosos e auxilia a se deslocar em Lisboa pelos bairros citados. Ele ainda leva a Alfama e o Castelo de São Jorge.

O Bonde 15 é o que leva até a Torre de Belém e aos Cais de Sodré. Nessa última estação você também estará próximo à famosa Praça do Comércio, símbolo de Lisboa.

Ah, entre os meios mais alternativos para se locomover na capital portuguesa está também a bicicleta elétrica em Lisboa.

Conheça => Cidades perto de Lisboa

 

Trem em Lisboa

Roteiro em Lisboa
Trem | Foto: Nelso Silva, via Wikimedia Commons.

Chamados de comboios pelos portugueses, os trens são operados pela empresa CP – Comboios Portugueses. Na verdade, eles são mais úteis para distâncias maiores, principalmente se você for sair de Lisboa.

Sintra e Cascais, por exemplo, são destinos próximos a Lisboa bastante visitados pelos viajantes. Através dos trens você pode chegar a eles com facilidade e em pouco tempo. O trem que sai da estação Cais de Sodré com destino a Cascais, por exemplo, tem parada em Belém, onde você pode visitar a torre.

Se desejar visitar cidades como o Porto, no norte do país, deverá procurar a estação Santa Apolónia ou Oriente. Para andar no trem é necessário o cartão Viva Viagem. Nesse caso, os valores dependem do seu destino e podem ser consultados na página da CP.

Dúvida => Quanto custa usar internet na Europa

 

Elevadores em Lisboa

Roteiro por Lisboa, Portugal
Elevador de Santa Justa.

Você pode achar curioso, mas é isso mesmo: você pode andar em Lisboa por elevadores. Como a cidade possui muitas subidas e descidas, acredite que esse “meio de transporte” inusitado será útil! Em Portugal, eles são chamados de ascensores.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Ao todo, há quatro ascensores em Lisboa: Lavra, Glória, Bica e Santa Justa. O bilhete para utilizar o elevador pode ser o Lisboa Viva, mas os valores são mais altos do que o metrô e ônibus.

O elevador da Santa Justa tem um custo de 5 euros (ida e volta) e ainda dá direito à entrada no mirante. Já os demais custam 3,60 euros. Se preferir, você pode também fazer um tour de segway por Lisboa.

Curiosidade => Como usar WhatsApp no exterior

 

Táxi, Uber e aplicativos em Lisboa

Aplicativos de veículos em Lisboa
Táxi em Lisboa | Foto: Sharon Hahn Darlin, via Wikimedia Commons.

O táxi é mais uma opção se você está procurando como se locomover em Lisboa. É claro que essa opção é mais cara que as demais, mas pode ser cômoda caso você esteja com pressa. O ponto negativo é que alguns motoristas podem não ser tão simpáticos e até abusarem nas tarifas em grandes distâncias.

Contudo, o valor de uma corrida pode sair pela metade com aplicativos como o Uber. Um Uber da Torre de Belém à Praça do Comércio, por exemplo, custa em média de 8 a 10 euros.

Outro aplicativo muito utilizado em Lisboa é o Taxify. As suas tarifas são bem semelhantes ao Uber. Ainda, há o Cabify e o 99Taxis em Lisboa, que são serviços também por aplicativo e com valores próximos ao Uber.

Chip => Como usar internet em Portugal

 

Como se locomover por Lisboa: dicas

Mesmo sendo uma capital, Lisboa não é como Londres ou outras grandes cidades do mundo. Ao andar pela capital portuguesa você sente como se tudo fosse muito próximo.

Mesmo quando precisa recorrer ao transporte público, saber como se locomover em Lisboa é fácil, já que tanto o metrô quanto o ônibus e elétrico possuem rotas bem claras.

Lembre-se sempre de calcular os seus dias na cidade com antecedência para saber exatamente qual tipo de bilhete comprar, afinal, o Lisboa Card pode valer a pena.

Se locomover em Lisboa com o transporte público é fácil, mas saiba que os maiores encantos da cidade você descobrirá andando muito! Em poucas horas na cidade você se apaixonará pelo bondinho português e as construções coloridas! Veja imagens como essas nesse vídeo feito pelo site de turismo de Lisboa sobre 72horas na cidade. Incrível!


Gostou das dicas? E você que já foi a Lisboa, qual o meio de transporte que mais utilizou na viagem? Deixe nos comentários.

 

ESCRITO POR

Camila Costa

ESCRITO POR

Camila Costa

Camila Costa, 27 anos, é jornalista e freelancer. Atualmente faz mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade do Porto, em Portugal, onde mora há cerca de 1 ano e 7 meses. Adora viajar, escrever e compartilhar um pouco disso tudo com o mundo.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *