Pontos turísticos do México: 12 lugares imperdíveis para visitar

por Andréia Teixeira

Pontos turísticos do México: 12 lugares imperdíveis para visitar

Escolher quais pontos turísticos do México visitar numa viagem de turismo não é tarefa fácil. As opções são muitas e, por isso, os viajantes que pretendem conhecer o país não podem deixar de ler este post. Eu fiz um resumo contando todos os detalhes dos lugares imperdíveis para visitar e que não podem ficar de fora de nenhum roteiro pelo país.

A lista tem pirâmides, museus, sítios arqueológicos, como o Chichén Itzá; atrações da Cidade do México, de Cancún e de mais outros atrativos.

O turismo no México atrai milhões de visitantes a cada ano e esse número só aumenta. Eles chegam ao país atraídos pela sua  alegria, pelo seu colorido e, claro, pelas  histórias e tradições únicas no mundo.

Trata-se de um país muito diverso e com atrações muito abrangentes. Agrada quem gosta de história e antropologia, com seus inúmeros sítios arqueológicos e pirâmides. Agrada quem gosta de natureza, com suas praias paradisíacas. E ainda atrai tem gosta de grandes metrópoles, para visitar principalmente a Cidade do México.

Para completar, tem uma das gastronomias mais famosas do mundo. Enfim, com tanta diversidade é difícil não querer viajar para o México. Confira nossas dicas agora.

Planeje sua viagem => Melhores resorts de luxo all-inclusive do México

Quanto custa o seguro viagem para a América do Norte »

 

Mapa dos pontos turísticos do México

  1. Arco de Cabo San Lucas
  2. Parque Fundidora
  3. Parque Ecoarqueológico Xcaret
  4. Isla Mujeres
  5. Zócalo e Catedral de Nossa Senhora de Guadalupe
  6. Palácio de Belas Artes
  7. Bosque de Chapultepec
  8. A Casa Azul
  9. Pirâmides de Teotihuacán
  10. Centro Histórico de Guadalajara
  11. Chichen Itza
  12. Museu das múmias

O México coleciona lugares incríveis, confira:

 

1) Arco de Cabo San Lucas

El Arco um dos principais pontos turísticos do México
Arco não Cabo San Lucas.

Conhecido como El Arco, o Arco de Cabo de San Lucas fica na cidade de Cabo San Lucas, no Penínsulado Estado de Baja Califórnia Sur. O ponto onde está localizado o arco é conhecido como o “fim do mundo”, uma vez que o arco separa o Golfo da Califórnia do Oceano Pacífico.

O arco nada mais é que uma formação rochosa. Ele mexe com a imaginação dos visitantes. Muita gente enxerga em seus contornos um dinossauro bebendo água, já outras pessoas o encaram como um portal de entrada para o Pacífico. E um passeio incrível é fazer um cruzeiro para apreciar o pôr do sol no Cabo de San Lucas.

É possível chegar ao atrativo somente de lancha. Mas a cada 4 anos, no período de maré baixa, é possível chegar até ele caminhando. Para isso, você pode descobrir como é o clima no México e a melhor época para visitar o país numa viagem de turismo.

Dicas => Hotéis em ofertas em Cabo San Lucas

 

2) Parque Fundidora

Parque Fundidora é um dos principais pontos turísticos do México
Parque Fundidora | Foto: Marco de Leija, via Wikimedia Commons.

O Parque Fundidora é outro atrativo imperdível do México para fazer turismo. Trata-se de uma bela área de natureza localizada no centro da cidade de Monterrey, no norte do país. Conheça todos os pontos turísticos de Monterrey.

Além da bela paisagem, o parque reúne em um só lugar história, cultura e ações recreativas. É possível caminhar, andar de patins, visitar o museu e andar de barco no Paseo Santa Lucia, entre outros.

Além disso, vale a pena visitar o Horno 3, uma grande estrutura que antigamente era um forno de fundição e que foi transformado em  museu e restaurante. Ele é inclusive um dos estabelecimentos citados no artigo melhores restaurantes de Monterrey.

O parque possui um área de 142 hectáres. Por isso, para percorrê-lo tranquilamente é aconselhável usar roupas e sapatos confortáveis para a caminhada. No verão, use sempre roupas frescas, a temperatura nesta época do ano em Monterrey pode chegar a 50 graus.

Sugestões => Onde ficar em Monterrey no México

 

3) Parque Ecoarqueológico Xcaret

Parque Ecoarqueológico Xcaret um dos pontos turísticos de Cancún, México
Parque Ecoarqueológico Xcaret, em Cancún.

Os pontos turísticos de Cancún são alguns dos grandes responsáveis pelo volume de turistas que o México recebe todos os anos. Um dos mais visitados é o Parque Ecoarquelgico Xcaret que atrai milhares de visitantes.

Pode-se dizer que, além de encantador, o parque é super completo e possui atrações para todos  os gostos e idades. Há muitas atividades aquáticas, animais marinhos, zonas verdes, além de muitas opções de alimentação.

Dentre os atrativos do parque, um dos mais preferidos pelos visitantes  é o nado no rio subterrâneo, uma experiência fantástica e única. Além das atividades junto à natureza, também há shows, com apresentações de folclore local e sobre a cultura mexicana.

A dica para visitar o parque é ir preparado para passar um bom tempo por lá, já que o lugar é enorme e com diversos atrativos. Vá se preparado para  ficar  o dia inteiro. Veja ingresso para Xcaret, com praticidade e comodidade.

Guia prático => Viagem para o México

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no México. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

 

4) Isla Mujeres

Pontos turísticos do México mais interessantes
Isla Mujeres, Caribe mexicano.

Isla Mujeres é uma pequena ilha localizada no estado de Quintana Roo e faz parte do Caribe mexicano, bem em frente à Costa Mujeres e 15 minutos ao norte de Cancún. É uma ilha simplesmente maravilhosa, com uma paisagem natural incrível, de areias brancas e água azul turquesa. Sem dúvida, um dos melhores locais para fazer turismo no México.

A ilha oferece uma variedade de atrativos para os milhares de turistas que a visitam a cada ano. É possível fazer mergulhos, visitar esculturas submarinas na parte da sul da ilha, conhecer o Museu Subaquático de Arte, nadar com tubarões ou simplesmente descansar e curtir a praia ou fazer um passeio de barco incrível pela Isla Mujeres com almoço e open bar.

Leia mais => Praias mais bonitas do México

 

5) Zócalo e Catedral de Nossa Senhora de Guadalupe

Lugares imperdíveis do México
Zócalo e Catedral de Nossa Senhora de Guadalupe, Cidade do México.

Zócalo no México é uma espécie de praça e quase todas as cidades tem seu próprio zócalo. Um dos mais famosos é o Zócalo da capital do país, a Cidade do México. Localizado na região central da cidade é um dos pontos turísticos do México mais visitados.

Seu nome verdadeiro é Plaza de la Constituición, e é um lugar emblemático, palco das grandes celebrações e, sem dúvida, cheio de história e cultura. Outra curiosidade é que ele está construído sobre o que um dia foi o centro da extinta Tenochtitlan, capital da civilização Azteca.

Para aproveitar todos os lugares mágicos, leia também o artigo sobre roteiro na Cidade do México de 1 a 5 dias, com dicas dia a dia para uma viagem de turismo no México.

Esse é o lugar onde os turistas e habitantes da cidade se reúnem para realizar atividades culturais, manifestações ou celebrações. O programa preferido de quem visita o Zócalo é caminhar ao final da tarde pela grande praça, apreciando a bela paisagem e degustando dos deliciosos e típicos burritos.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Junto ao Zócalo está localizado outro monumento que é um ícone mexicano, a Catedral de Nossa Senhora de Guadalupe, santa padroeira do México. A Catedral de Nossa Senhora de Guadalupe é considerada Patrimônio da Humanidade e também é o maior templo religioso da América, por isso, a cada ano  atrai a visita de milhares de turistas e devotos  vindos de todas as parte do mundo.

Opções => Onde ficar na Cidade do México

 

6) Palácio de Belas Artes

Monumentos mais bonitos da Cidade do México
Palácio Belas Artes na Cidade do México.

O Palácio de Belas Artes, localizado na região central da Cidade do México, é uma magnífica construção estilo modernista, inaugurado no ano de 1918 em comemoração ao primeiro centenário da Independência do País.

É considerado como uma das obras arquitetônicas mais importantes do país, todo construído em mármore, com uma  bela cúpula de bronze. No ano de 1987 foi declarado pela Unesco como Monumento Artístico e, com isso, se tornou um dos mais importantes e visitados pontos turísticos do México e também um dos principais atrativos da Cidade do México, capital.

Seu interior abriga um museu com obras de importantes artistas nacionais, como Diego Rivera, David Alfaro Siqueiros, Rufino Tamayo, Manuel Rodriguez Lozano, Jose Clemente Orozco, dentre outros.

E se por fora o palácio já encanta, por dentro ele é mais majestoso e belo ainda, é impossível não se impressionar com a arquitetura e a história cultural mostrada em cada canto do lugar.

Dúvida => Veja qual moeda levar para o México

 

7) Bosque de Chapultepec

Principais pontos de interesse do México
Bosque Chapultepec | Foto: Chivista, via Wikimedia Commons.

Outro ponto turístico imperdível para visitar no México é o Bosque de Chapultepec, também na capital. Além de ser um lugar lindo, o bosque abriga uma infinidade de atrativos como museus, centros culturais e inúmeras espécies de animais e plantas.

Considerado como um dos maiores parques urbanos da América Latina, o bosque possui uma área de 678 hectares, rodeado por monumentos representativos da era pré hispânica. Ele abriga dois lagos e que estão, sem dúvidas, entre os atrativos preferidos pelo público. É possível andar em pequenos barcos e praticar esportes aquáticos.

Além dos lagos, outra atração importante e magnífica do bosque é o Castelo de Chapultepec, que antigamente foi a residência oficial do Rei da Nova Espanha. Um encanto de construção. Para conhecê-lo, basta garantir seus ingressos antecipados ao Castelo de Chapultepec e Museu de Antropologia.

Conheça => Cidades turísticas do México

 

8) A Casa Azul  de Frida Kahlo

Roteiro pelo México
Casa Azul, museu da Frida Kahlo | Foto: Éclusette, via Wikimedia Commons.

A Casa de Azul, do ícone Frida Kahlo, é outro ponto turístico mexicano que merece muito ser visitado numa viagem de turismo. Conhecido como Museu Frida Kahlo, o local é a antiga residência da artista, falecida em julho de 1954.

A Casa Azul está localizada em um dos bairros mais antigos e belos da Cidade do México e foi convertida em museu quatro anos após a morte de Frida, no ano de 1958. Ao conhecer o museu é possível compreender um pouco sua história de vida e a intensa relação que a artista vivia com sua obra e sua casa.

É nesse lugar que estão expostos obras e objetos pessoais de Frida Kahlo, que revelam sua história de vida e seu universo íntimo. Veja um tour do dia inteiro na Cidade do México com visita à Casa de Frida Kahlo.

Imperdível => Conheça os Pueblos Mágicos do México

 

9) Pirâmides de Teotihuacán

Cartões postais do México
Pirâmides de Teotihuacán.

Conhecer as Pirâmides de Teotihuacán é parada quase que obrigatória em todos os roteiros de turismo no México. Afinal, esse é um dos cartões postais do país. As pirâmides estão situadas na Zona Arqueológica de Teotihuacán, que antigamente, na era pré-hispânica,  era um centro urbano.

Conheça um ingresso antecipado às Pirâmides de Teotihuacán.

É impossível visitar esse lugar e não se encantar com belezas arquitetônicas que o tempo ainda faz questão de manter vivas. Conforme eu mencionei, o lugar é um sítio arqueológico, com diversas construções da era pré-hispânica, onde as mais visitadas e conhecidas são as pirâmides do sol e da lua.

O local é grande, por isso, recomendo tempo e disposição para visitar, use roupas confortáveis e leve água, afinal, você precisará de fôlego caso queira subir os 248 degraus da pirâmide do sol.

 

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

10) Centro Histórico de Guadalajara

Melhores destinos mexicanos
Centro Histórico de Guadalajara | Foto: Adrián Cerón, via Wikimedia Commons.

Guadalajara, a capital do Estado de Jalisco, é a terceira maior cidade do país. Ela é um dos símbolos do México e faz um bom resumo de turismo no México. Traduz perfeitamente a cultura mexicana, uma vez que é o berço da Tequila, tradicional bebida e conhecida mundialmente. Confira o artigo com um roteiro nas regiões produtoras de Tequila.

E também dos Mariachis, grupos de música conhecidos por sua simpatia e por entoar canções típicas mexicanas.

Por isso, um ponto turístico do México imperdível é o centro histórico de Guadalajara. Ele abriga uma magnífica Catedral, Museus, mercado de artesanatos e restaurantes que servem a típica comida mexicana. Saiba mais sobre os pratos tradicionais do México.

O centro histórico da cidade possui mais de quatro séculos de existência e é formado por inúmeros edifícios, monumentos, praças e atrações para todos os públicos. Vale a pena conhecer.

Descubra => Melhores hotéis de Guadalajara

 

11) Chichen Itza

Chichén Itzá é parada obrigatório entre os pontos turísticos do México
Sítio arqueológico de Chichén Itzá, no México.

Na lista dos principais pontos turísticos do México, o Chichén Itzá tem lugar obrigatório. Esse sítio arqueológico é um ícone do turismo mexicano e guarda muitos segredos da civilização Maia. Localizado no estado de Yucatán, o espaço conta com um grande poço natural e com construções que datam do ano de 525 D.C.

O templo de Kukulcán, um dos monumentos mais importantes do sítio, é considerado uma das sete maravilhas do mundo. E justamente por isso, é mais um ponto turístico imperdível para visitar no México.

Passeio => Visita à Chichén Itzá, mergulho em Cenote e buffet de Almoço

 

12) Museu das Múmias de Guanajuato

Famoso atrativo turístico do México
Museu das Múmias de Guanajuato | Foto: Tomas Castelazo, via Wikimedia Commons

Guanajuato por si só já é um ponto turístico do México imperdível. A cidade, que também é considerada Patrimônio da Humanidade, encanta por seu colorido, sua gastronomia e cultura. Além das belezas da cidade, um atrativo interessante que atrai muitos visitantes é o Museu das Múmias de Guanajuato.

O Museu é formado por uma coleção de múmias, cadáveres humanos que foram retirados do antigo Cemitério Municipal da cidade.

O segredo da conservação das múmias é a ausência de água no subsolo e a salinidade natural do terreno onde estavam enterradas. Para quem gosta de um turismo digamos, diferente, fica a sugestão de visita.

Hospedagem => Opções de hotéis em Guanajuato

 

Turismo no México: o que conhecer

Turismo no México: o que conhecer
Parque Ecoarqueológico Xcaret no México.

Fazer um resumo do turismo no México é quase impossível. O país é imenso e muitos dos seus estados são voltados para o turismo. Todos os atrativos que citei são interessantíssimos, mas são apenas alguns entre vários outros locais que merecem uma visita. Eu diria que qualquer lugar do México possui suas particularidades que também os tornam imperdíveis.

Assim, qualquer um dos pontos turísticos do México que visitar, com certeza terá muita história, cultura e belas paisagens para oferecer. Veja tudo isso nesse vídeo feito pelo site de turismo oficial do México:

E você, já visitou o México? Quais pontos turísticos do México são imperdíveis para você?

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Andréia Teixeira

ESCRITO POR

Andréia Teixeira

Andréia Teixeira, advogada, redatora e pós graduanda em Direito do Trabalho e Previdenciário. Apaixonada por leitura, viagens e desafios. Atualmente morando no norte do México e totalmente encantada com a cultura local. Saludos!

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Maria de Lourdes Alves da Silva

    Vsitei Cancún adorei conhecer esse lugar maravilhoso tive o prazer de conhecer lugares lindos como: isla das mujeres , Park xcaret, as pirâmides de chichén Itzá, fiquei apaixonada por cada lugar que visitei foi uma viagem dos sonhos