Início / Américas / América do Norte / México / Qual moeda levar para o México: dólar, real ou peso mexicano?

Qual moeda levar para o México: dólar, real ou peso mexicano?

Saber qual moeda levar para o México, se dólar, real ou peso mexicano, é uma das primeiras dúvidas que surge quando se programa uma viagem para esse país. Quem vai para Cancún, Cidade do México ou qualquer outro destino mexicano se questiona qual é a cotação do peso mexicano e onde é melhor comprar a moeda.

Talvez, você pense o mais óbvio: que seria levar a moeda local, mas isso depende. Realmente é interessante você levar pesos mexicanos, pois muitas vezes pode encontrar lugares que não aceitam cartão de crédito, ou ainda, precisa usar o dinheiro local para pagar algo na rua.

Além do peso mexicano, pode ser interessante você pensar em levar também alguns dólares. Isso dependerá muito do seu lugar de destino. Por isso, hoje explicarei qual é a melhor moeda a levar para o México. Será dólar ou peso mexicano? Confira!

Planeje sua viagem => Melhores hotéis all inclusive do México

Quanto custa o seguro viagem para a América do Norte?

 

Vale a pena levar dólares para o México?

Qual moeda levar para o México?
Dólares não são aceitos em todo lugar do México.

Levar dólares para o México vale a pena dependendo do lugar em que você for visitar. Por exemplo, nas praias do Caribe mexicano, além da moeda local, o dólar também é muito bem aceito. Leia também quais são os melhores destinos de praia do México.

Nesses lugares, o dólar tem muita circulação porque constantemente há um grande número de turistas estrangeiros, de todas as partes do mundo, principalmente de países vizinhos, como Estados Unidos e Canadá.

Em Cancún, por exemplo, os dólares são comumente aceitos em todos os estabelecimentos, geralmente os preços estão expressos em pesos mexicanos e em dólares.

Um dado importante a ser levado em consideração, é que o peso mexicano não costuma ser vendido por uma boa cotação nas casas de cambio do Brasil. Logo, para aqueles viajantes cujo destino é o Caribe mexicano, vale a pena levar uma boa quantidade de dólares.

Levando dólares para o Caribe, o viajante poderá utilizá-los quando for preciso, e se quiser comprar algo em pesos, poderá trocar facilmente a moeda americana pela mexicana lá mesmo.

Levar dólar para o Caribe mexicano
Dólares são bem-vindos em Cancún.

A cotação do dólar no México, na primeira semana de julho/2018 é de 1 dólar = a 18,96 pesos mexicanos. O lugar mais indicado para trocar a moeda no Caribe são as casas de câmbio que estão próximas à zona hoteleira.

Uma dica: jamais troque o dinheiro no Aeroporto de Cancún, a cotação geralmente é ruim.

Além do mais, lembre-se que o seu primeiro câmbio antes de vir para o México será ainda no Brasil, e na situação atual da economia, onde um dólar está custando aproximadamente R$ 3,80, é preciso muita pesquisa para não perder dinheiro.

Mesmo com o alto custo da moeda americana no Brasil, se você for viajar para o Caribe mexicano vale mesmo a pena levar dólar, jamais pense em levar pesos, isso é loucura.

Levo dólares, reais ou peso mexicano para o México?
Para a Cidade do México leve pesos | Foto: QVM.

Porém, se sua viagem é para outras regiões, como a capital Cidade do México, por exemplo, conhecer Monterrey ou alguns dos Pueblos Mágicos, a dica é: não leve dólares para usar nos destinos, mas sim para trocar por pesos.

Isso porque nesses locais você precisará muito mais do peso mexicano, mas como não é interessante comprar no Brasil, você precisará de dólares mesmo assim!

Resumidamente: se você pretende viajar para o Caribe mexicano, leve dólares e, se precisar para algumas atividades locais, troque por alguns pesos. Para outras regiões, leve dólares, que serão trocados por pesos mexicanos. Dê preferência para casas de câmbio fora dos aeroportos.

Ainda com dúvidas sobre as atrações turísticas?
 

Leia antes de embarcar => Dicas de viagem para o México

 

Vale a pena levar real para o México?

Vale a pena levar real  para o México?
Não leve reais para o México.

A resposta para essa pergunta é: depende do seu destino no país.

Vamos usar mais uma vez como exemplo o Caribe mexicano. Lá, não vale a pena levar real, uma vez que, em primeiro lugar, o dólar é aceito em grande parte dos estabelecimentos.

Em segundo lugar, nenhum estabelecimento aceita reais e, em terceiro, não vale a pena levar reais para trocar porque a cotação é péssima.

O real não é uma moeda corrente aqui no México. Inclusive, é difícil de ser encontrada nas casas de câmbio, ou seja, ninguém vai pegar seus reais. Quando se encontra, a cotação realmente não compensa. Por isso, se o seu destino é Cancún, Playa del Carmen ou Cozumel não leve real, leve dólar.

Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5, é só clicar no botão.
 

Se você pretende conhecer outros lugares no México que não estejam no Caribe, troque seus reais por pesos no Brasil ou nas casas de câmbio do Aeroporto Internacional da Cidade do México.

Atenção: leve reais apenas se você não conseguiu comprar dólares com antecedência. Por exemplo, não vale a pena comprar dólares no aeroporto do Brasil, para depois trocar por pesos na Cidade do México.

Por falar nisso, descubra também como ir do aeroporto para o centro da Cidade do México.

Por experiência própria e de pessoas conhecidas, a melhor cotação no câmbio real x peso mexicano está nas casas de câmbio do Aeroporto da Cidade do México, é por isso que muito brasileiros preferem levar os reais e trocar lá no aeroporto.

A recente variação do dólar afetou também a cotação real x peso. Antigamente 1 real valia em torno de 5,50 pesos mexicanos, hoje em dia 1 real vale 4,90 pesos.

O que eu quero dizer é que: na maioria das situações, você não deve levar reais para o México para trocar em qualquer casa de cambio do seu destino.

Aeroporto Internacional da Cidade do México
Melhor lugar para trocar dinheiro no México é no aeroporto.

Se pretende levar reais, troque unicamente nas casas de câmbio do Aeroporto Internacional Benito Juárez, na capital, Cidade do México. Do contrário, você perderá uma boa quantia com a cotação.

Na Cidade do México, por exemplo, não há uma grande variedade de casas de câmbio. Some-se a isso, o fato de que o real não é uma moeda forte por aqui. O que dificultará sua busca na troca dele.

Por isso, a dica de ouro que eu dou é: se ao chegar no México você passar pelo aeroporto da capital, leve seus reais e troque por lá mesmo, não faça esse câmbio em outros lugares. Se não vai passar pelo aeroporto, faça cambio dos seus reais no Brasil e já desembarque com os pesos mexicanos no bolso.

Descubra => Qual é a melhor época para visitar o México?

 

Troco todo o dinheiro por pesos mexicanos?

Onde fazer cambio no México

Mais uma vez, por experiência própria e de amigos que, assim como eu, vivem no México, eu diria que sim, vale a pena trocar todo o dinheiro por pesos mexicanos. E essa afirmação vale tanto para quem viaja ao México a passeio, quanto para aqueles que pensam em viver no país.

Claro, outra vez repito, se você vai turistar pelo Caribe mexicano, zona com grande variação turística, a dica é levar dólares. Por outro lado, se pretende conhecer locais que não sejam as zonas internacionalizadas, leve pesos mexicanos. É o melhor custo x benefício.

Com certeza, se você fizer uma pesquisa rápida na internet encontrará muitas opiniões favoráveis a levar dólares e quando já estiver no México, trocar por pesos. Pode não fazer sentido porque você estaria pagando duas vezes as taxas de conversão!

Qual é a moeda do México
Transporte público e alguns atrativos só aceitam peso no México.

Imagine, primeiro trocar real por dólar e depois trocar dólar por peso? Isso não me parece rentável, exceto pelo fato de que o peso mexicano é uma moeda desvalorizada em relação ao real.

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha 10% OFF para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.
 

Porém, se você encontrar uma boa casa de câmbio no Brasil, pode valer a pena trocar todo o dinheiro pelo peso mexicano, pois se conseguir uma boa cotação, ao chegar por aqui você não precisará se preocupar em buscar casas de câmbio que, na maioria das vezes, oferecem cotações muito ruins.

Muitas pessoas não gostam de viajar com grande quantidade de dinheiro, se esse é seu caso, você pode trocar parte do dinheiro por peso mexicano e direcionar os outros gastos para o cartão de crédito (veja como levar dinheiro na viagem). Se for assim, não esqueça que pagará o IOF de 6,38%, mas poderá pedir reembolso de impostos locais.

Para entender mais sobre isso, leia o artigo com dicas de compras no México e economia com Tax Free.

Usar dinheiro ou cartão de crédito no México
Destino é crucial para escolha de qual moeda levar para o México.

Outra coisa interessante a ser levada em consideração, é que muitos pontos turísticos cobram a sua entrada em espécie (não aceitam cartão), as zonas arqueológicas (veja passeio para Teotihuacan) e parques (confira ingresso para Chichen Itza) são bons exemplos.

Aproveite e veja um roteiro pela Cidade do México e as dicas de restaurantes na Cidade do México.

Ademais, os meios de transporte também cobram em espécie, como táxi, ônibus, metrô. Por isso, é interessante dispor da moeda local. Por falar nisso, descubra como usar o transporte público na Cidade do México.

Em realidade, a economia mundial passa por um momento turbulento, onde o dólar está caríssimo em relação ao real, o real está caro ante ao peso, e o peso está desvalorizado perante o dólar.

Por conseguinte, é muito importante que você analise muito bem as melhores alternativas de cotação, para não perder dinheiro.

Independentemente da sua escolha, pesquise e pesquise muito. Apesar de a moeda local ser o peso mexicano, os motivos que levarão o viajante a escolher por uma ou outra moeda dependerá muito da sua condição econômica, oscilações das moedas, destino e disposição para procurar a melhor alternativa.

Você já esteve no México? Que moeda levou para sua viagem? Deixe nos comentários e ajude outros viajantes!

 

Leia outros artigos do México:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Andréia Teixeira

Andréia Teixeira, advogada, redatora e pós graduanda em Direito do Trabalho e Previdenciário. Apaixonada por leitura, viagens e desafios. Atualmente morando no norte do México e totalmente encantada com a cultura local. Saludos!

4 Comentários

  1. Oi! Minha dúvida é: nas praias do Caribe do litoral Mexicano, eles colocam preços em pesos e dólares. Essa conversão que eles fazem pra chegar a esse preço é boa? Porque dependendo vale a pena sim trocar por peso, não?

  2. Oi boa tarde, irei para o México daqui a 15 dias e estou querendo levar reais porque o dólar está muito caro.
    Minha dúvida é, todas as casas de câmbio do aeroporto Benito Juárez aceitam reais ? Pois quando fui lembro apenas de ver que compravam dólar. Se sim, no terminal 1 e 2?

    • Oi, Flaviany. Tudo bem? Levar dólares para o México não é mesmo uma boa opção. Sugiro primeiro buscar uma boa cotação nas casas de câmbio do Brasil e trocar um pouco do valor por pesos. Se quiser levar para o México todos os reais para trocar por pesos, a melhor cotação é no aeroporto Benito Juarez e a maioria das casas de cambio faz a troca. No saguão de embarque do terminal 2 do aeroporto, geralmente as taxas são melhores. A vantagem de fazer o câmbio no aeroporto é que as casas de câmbio oferecem um serviço chamado Buy Back, para no caso de sobrar dinheiro é possível revendê-lo pelo mesmo valor que comprou. Agradeço o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *