Início / Américas / América do Norte / México / Verão no México: destinos imperdíveis para visitar

Verão no México: destinos imperdíveis para visitar

Na hora de decidir quando viajar para o México há algumas dúvidas para se levar em consideração, como por exemplo:quando é a época de verão no México e quais são os melhores destinos para visitar nos dias mais quentes no país?

É que, sem dúvida, uma das melhores épocas para visitar o México é no verão. Em termos de clima, a estação é perfeita para aproveitar todas as maravilhas que o país oferece, dentre elas as paradisíacas praias de Cancún e Playa del Carmen.

Contudo, em termos de economia, a melhor época para conhecer as praias paradisíacas no México é no inverno. Mas, não precisa estranhar, inverno com frio é somente em algumas regiões do país, na região litorânea do México o clima é sempre tropical, com temperaturas de verão o ano todo.

Planeje sua viagem​ => Melhores hotéis all-inclusive do México

Quanto custa o seguro viagem para o México?

 

Quando começa o verão no México?

Tudo sobre o verão no México
Estações do ano no México são opostas as do Brasil.

As estações do ano no México são opostas ao Brasil, isto é, quando é inverno no Brasil é verão no México e quando  chega o inverno no México é verão no Brasil. No México, o verão começa no mês de junho e termina no dia 22 de setembro.

O verão é a alta temporada no México e isso vale tanto para a região litorânea, com suas belas praias, quanto para as demais regiões do país. Consequentemente, nessa época tudo acaba ficando mais caro, desde a hospedagem até a comida.

De um modo geral, o clima no México é bem parecido com o do Brasil, com dias mais frios e nebulosos no inverno e outono e dias mais quentes no verão e primavera. O clima frio do inverno predomina em algumas regiões, contudo, no litoral não faz frio e a temperatura oscila entre 25 e 30°C, há ainda algumas regiões cuja umidade do ar é bem alta, o que acentua a sensação de calor e abafamento.

Em razão das praias paradisíacas que o México possui e devido ao grande número de turistas que o país recebe na época de verão, os preços podem ser um pouco mais elevados, por isso, vale a pena pesquisar qual a melhor época para visitar determinados locais.

Por exemplo, as praias do Caribe Mexicano e Cancún podem ser visitadas o ano todo, não somente no verão mexicano, então você pode escolher quando os preços estão melhores e economizar.

Confira => Dicas de ouro para embarcar para o México

 

Lugares para conhecer no México no verão

México é um país muito diversificado em termos de regiões turísticas e lugares para conhecer, seja no verão ou inverno. Há quem prefere praias e há quem prefere explorar outros locais turísticos e culturais do país, por isso, vou mencionar alguns lugares para conhecer no México no verão:

  • Riviera Maya
  • Los Cabos
  • Isla Mujeres
  • Riviera Nayarit
  • Huasteca Potosina
  • Huatulco, Oaxaca

Dúvida => Qual moeda levar para o México?

 

Riviera Maya

Praias para conhecer no verão no México
Cancún.

Toda a região da Riviera Maya é magnífica para conhecer no México durante o verão, aliás, essa é a época em que milhares de turistas do mundo inteiro desembarcam na região, cujo destino preferido são as belíssimas, entre elas Playa del Carmen. Saiba quais são as praias mais bonitas da Riviera Maya.

A Riveira Maya é o lugar ideal para quem gosta de praia e agitação, pois seu ambiente é festivo tanto durante o dia quanto à noite, sem contar a paisagem natural maravilhosa, com areia branca e um mar cor azul turquesa que são de tirar o fôlego.

Playa del Carmen, por exemplo, é considerada por muitos como a melhor praia do México. A popular Quinta Avenida é a mais agitada e preferida da região, com muitos bares, restaurantes e lojas, o que  atrai uma infinidade de turistas, principalmente estrangeiros, e em qualquer época do ano, com pico no verão.

Ainda com dúvidas sobre as atrações turísticas?
 

No entanto, para quem prefere mais tranquilidade e preços mais baixos, a dica é visitar a Riviera Maya na baixa temporada, que é entre os meses de outubro a maio (outono e inverno). Nessa época há mais opções de hospedagem, com preços e condições muito atrativos.

Já Cancún não pertence oficialmente à Riviera Maya, mas fica tão próximo, que as pessoas geralmente a incluem na programação. Por isso, vale a pena visitar Cancún, pois o destino é rodeado de lindas paisagens naturais, resorts de luxo e muitos turistas estrangeiros. A praia é super movimentada e frequentada durante todo o ano, principalmente no verão. Descubra as principais praias de Cancún.

Descubra => Melhores passeios para fazer na Riviera Maya

 

Los Cabos

como é o verão no méxico
Cabo San Lucas.

A região de Los Cabos, na Baja Califórnia Sur, conta com 14 lindas e exuberantes praias que fazem frente ao oceano Pacífico. Cada uma é mais linda que a outra e com paisagens dignas de cinema, que fazem qualquer turista se apaixonar pelo lugar.

Em termos de hospedagem, é possível encontrar os luxuosos resorts all-inclusive em Los Cabos ou pequenos hotéis que também são super charmosos e atrativos.

Um dos mais locais mais lindos em Los Cabos é o Cabo de San Lucas, um paraíso mundialmente conhecido e que possui uma grande variedade de fauna marinha e extensos arrecifes de corais, o que para os amantes do surf e do mergulho proporciona momentos inesquecíveis e imagens belíssimas.

Além das praias paradisíacas, em Los Cabos também é possível desfrutar da agitada vida noturna, que oferece muitos bares, restaurantes e lojas.

Economia => Tours guiados em Los Cabos

Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5, é só clicar no botão.
 

 

Isla Mujeres

Praias para visitar no México no verão
Isla Mujeres | Foto: Ithamalfonso, via Wikimedia Commons.

Sem dúvida, outro destino incrível para visitar no verão no México é Isla Mujeres. Localizada no mar do Caribe, muito perto da Península de Yucatán, o que a torna ainda mais linda e especial já que toda a região da Península é composta de paisagens e lugares encantadores. Costa Mujeres, também conhecida como Nova Cancún, está bem em frente à ilha.

A grande vantagem de visitar Isla Mujeres é que ela é relativamente pequena e, com isso, grande parte dos passeios para observar a linda paisagem podem ser feitos caminhando, ou ainda, de bicicleta.

Outro ponto positivo, é que esse destino está situado muito perto de Cancún, o que permite ir de uma praia a outra no mesmo dia, o que vale muito a pena já que Isla Mujeres, assim como Cancún, também é uma praia muito bonita, com um mar lindo, diversos parques e atrações para todo o tipo de público.

Saiba mais => O que fazer em Isla Mujeres

 

Riviera Nayarit

Onde se hospedar nas praias do México
Sayulita | Foto: Carlos E. Sáinz, via Wikimedia Commons.

Tão linda quanto a Riviera Maya, é a Riviera Nayarit também um destino imperdível para quem visita o México no verão. A Riviera Nayarit é conhecida como o “Tesouro do Pacífico Mexicano” e é um destino lindo que ainda não é tão conhecido entre os turistas estrangeiros.

A região está localizada no estado de Puerto Vallarta e fica a poucos minutos do Aeroporto Internacional de Puerto Vallarta. Com mais de 300 quilômetros de costa virgem, a região conta com 23 micro praias e, digo com propriedade, uma mais linda que a outra.

Assim como a Riviera Maya, esse lugar também possui diversas opções de hospedagem, sendo que os resorts all-incluse na Riviera Nayarit são os preferidos pelos turistas.

É impossível visitar a Riviera Nayarit e não voltar para casa encantado com as belezas naturais da região, onde as praias mais conhecidas e visitadas são Punta de Mita, Sayulita e Nuevo Vallarta.

Descubra => Melhores cidades do México para morar

 

Huasteca Potosina

Praias paradisíacas no Mexico
Huasteca Potosina | Foto: Abril Abigail123, via Wikimedia Commons.

Embora não esteja localizada na região litorânea do México, a Huasteca Potosina é outro imperdível destino para ser visitado no país durante o verão. A Huasteca Potosina fica entre os estados de San Luis Potosí, Querétaro e Vera Cruz.

É uma região super rica em vegetação e repleta de belezas naturais, composta por cachoeiras, rios, lagos, cavernas e montanhas, onde é possível praticar mergulho, fazer tirolesa, rafting, acampamento, dentre outros.

A Huasteca Potosina é incrivelmente linda e ainda pouco conhecida pela grande maioria dos turistas estrangeiros. O que é uma pena porque as paisagens são realmente incríveis, com rios e cachoeiras de águas cristalinas e azuis.

A região possui vários pequenos lugares para serem visitados, dentre eles destaco Xilita, Tamul, Tamasopo, Puente de Dios, Cascatas de Tomasopo Micos. Cada um desses locais é maravilhoso e a paisagem então, inesquecível!

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha 10% OFF para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.
 

Para quem curte aventura e contato com a natureza, a Huasteca Potosina é o destino perfeito para visitar no verão no México.

Saiba também=> Tipos de visto para o México

 

Huatulco

Praias do litoral do México
Huatulco | Foto: J. R. Seymour, via Wikimedia Commons.

Esse bonito lugar está situado na costa do Pacífico e é um típico destino praieiro no México. Huatulco é uma pequena localidade situada no estado de Oaxaca e possui a mesma sofisticação e luxo de outros incríveis destinos no México, a grande vantagem aqui é a tranquilidade .

As praias de Huatulco oferecem diversos atrativos, dentre eles a prática de mergulho, passeios de barco e a pesca esportiva. Para quem visitar a região, a dica é conhecer a Bahia de Cacaluta, Bahía Conejos, Bahia San Agustín e Bahía Tangolunda. Todas são incríveis!

Essa é uma região muito tranquila, de águas cristalinas e cercada de belas paisagens naturais, com ruínas históricas e ruas pitorescas. Huatulco é mais que uma simples praia, é uma verdadeiro encanto de lugar, ideal para ser visitado no verão.

Dicas => Comidas típicas do México

 

Verão no México: destinos imperdíveis

clima no verão no méxico
Dá para visitar o litoral do México no inverno | Foto: Ivan Curra, via Wikimedia Commons.

Todos os lugares que mencionei são destinos imperdíveis para conhecer durante o verão no México. Claro que nada impede que os mesmos lugares sejam visitados em outras épocas do ano, inclusive no inverno mexicano, pois conforme mencionei, em algumas regiões faz calor o ano todo, como a Riviera Maya e Riviera Nayarti.

A opção de visitar essas regiões no inverno ou verão irá variar muito de pessoa para pessoa, há aqueles que preferem a tranquilidade e o menor preço. Por isso, acabam optando por viajar na época da baixa temporada. Contudo, há quem prefira o agito e por isso não se importa em viajar na alta temporada, que é o verão mexicano.

O importante, nesse caso, é escolher a opção que mais se adapte ao seu bolso e ao seu objetivo de viagem. E aproveitar a viagem ao máximo.

E aí, o que achou das dicas de destinos no verão no México? Qual é o seu preferido? Conte nos comentários.

 

Leia os últimos posts sobre o México:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Andréia Teixeira

Andréia Teixeira, advogada, redatora e pós graduanda em Direito do Trabalho e Previdenciário. Apaixonada por leitura, viagens e desafios. Atualmente morando no norte do México e totalmente encantada com a cultura local. Saludos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *