San Luis Potosí, no México: onde fica, o que fazer e dicas

San Luis Potosí, no México: onde fica, o que fazer e dicas

San Luis Potosí é a cidade mais populosa do estado com o mesmo nome. Atualmente, conta com uma população 1 milhão de habitantes, em um ambiente totalmente turístico, que reúne diversas opções de passeios e atividades culturais.

Por ser totalmente voltada ao turismo, a cidade conta com um grande acervo de atrações culturais e gastronômicas, adequadas para todos os tipos de público, sejam eles locais ou viajantes distantes. Neste post, contarei tudo sobre essa grande capital: pontos turísticos, onde ficar, clima e muito mais.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta em San Luis Potosí

Quanto custa o seguro viagem para o México »

 

Onde fica San Luis Potosí?

San Luis Potosí está situada no noroeste do México, a aproximadamente 363 km da capital, a uma altitude de 1.860 metros. A cidade é grande, possui uma extensão de 1.444 km, distribuída em uma bela arquitetura e grandes avenidas. O clima oferece baixas temperaturas no inverno e altíssimas no verão.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios no México »

 

Como chegar em San Luis Potosí

San Luis Potosí o que conhecer
San Luis Potosí oferece em um ambiente totalmente turístico.

Se você pretende chegar a San Luis Potosí de carro, saindo da Cidade do México, prepare-se para dirigir por, aproximadamente, 6 horas.

O bom é que, geralmente, as estradas particulares são super bem conservadas e sinalizadas. Além do mais, o viajante que dispõe de tempo e gosta de explorar novos lugares até chegar ao destino final, vai curtir o passeio. Para isso, leia o artigo sobre como funciona o aluguel de carro no México.

Por outro lado, se sua intenção é ir a San Luis Potosí de avião, seu desembarque será no Aeroporto Internacional Ponciano Arriaga (SLP), situado a aproximadamente 17 km do centro cultural. Neste caso, a minha sugestão de locomoção é o Uber. Se sua cia é mexicana, leia se a Aeroméxico é boa.

Já se sua intenção é locomover-se de ônibus pela cidade, esteja preparado para enfrentar o trânsito caótico, principalmente nos horário de pico. Em termos de transporte público, há boas opções, com variedade de linhas que levam a todas as partes da cidade e com uma tarifa de 8,50 a 9 pesos mexicanos.

Entenda => Precisa de visto para o México?

San Luis Potosi México
Maravillas de Maria | Foto: Enrique López-Tamayo Biosca, via Wikimedia Commons.

A cidade, infelizmente, ainda não conta com metrô, que está previsto para começar operar no final de 2018. Por isso, as opções para deslocamento são escassas, sendo Uber e táxi os meios de transporte preferidos dos turistas e habitantes. A bandeira diurna do táxi começa em 11,55 pesos e a noturna 15 pesos.

No quesito deslocamento, é preciso levar em consideração que San Luis Potosí é uma cidade grande. Sendo assim, se você pretende utilizar o transporte público saiba que o sistema de ônibus tem 52 rutas. Elas cobrem toda a cidade.

A Secretaria de Transportes e Comunicação indica que os usuários baixem o Moovit para ter acesso ao mapa de cobertura dos sistema público de transporte. A tarifa dos ônibus custa 0 pesos e para todas as rotas de San Luis de Potosí.

Confira => Praias imperdíveis no México

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no México. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Pontos turísticos em San Luis Potosí

Pontos turísticos San Luis Potosi
Teatro de la Paz | Foto: AlejandroLinaresGarcia, via Wikimedia Commons.

Dentre os principais pontos turísticos, destaco a Plaza de Armas, a gigante e magnífica Catedral de San Luis Potosí, Palácio Del gobierno, Teatro de la Paz, Museu Nacional de la Máscara, Casa de la Virreina e parque Tangamanga.

A Plaza de Armas fica localizada no centro da cidade, assim como outros importantes pontos turísticos. A grande vantagem é que esses belíssimos lugares estão situados praticamente um ao lado do outro, o que permite ao turista percorrer e desfrutar do trajeto caminhando.

O Teatro de la Paz, ponto obrigatório para quem deseja conhecer um pouco sobre a arte e cultura da cidade, está aberto à visitação de segunda à sexta feira, das 8h às 15h, e os preços variam de 100 a 500 pesos.

Outro local encantador é o Museu Nacional de la Máscara, aberto sempre de domingo à segunda, das 10h às 15 h, e de terça à sexta, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 17h, com o custo de 20 pesos por pessoa.

Veja=> As mais bonitas regiões do México

Museu em San Luis Potosi
Museo Nacional de la Máscara | Foto: SAHER, from Wikimedia Commons.

Para os viajantes amantes de cultura e história, a Casa Virreina é parada obrigatória! O local é uma antiga mansão da Rainha Potosina María Franscisca de la Gándara y Cardona, uma das únicas rainhas nacionais do século XVIII. Os horários de visitação são: de segunda a domingo, das 8h às 22h, com entrada livre.

Se você curte natureza, não deixe de conhecer o Parque Tangamanga, uma grande área de bosques e jardins, localizado próximo ao centro da cidade, e que conta com diversas opções de lazer e descanso.

O espaço é muito agradável e tranquilo, perfeito para caminhar, andar de bicicleta, fazer piquenique ou simplesmente sentar-se à sombra de uma árvore para apreciar as belas paisagens naturais.

O horário de funcionamento é das 6h às 18h, com entrada livre. Por falar em dinheiro, leia sobre qual moeda levar para o México.

   
Lugares bonitos em San Luis do Potosi
Casa de la Virreina | Foto: ProtoplasmaKid, via Wikimedia Commons.

Se você quer conhecer o centro, é possível subir no Turibus, que faz um passeio por todas as ruas e pelos pontos turísticos do centro histórico. O preço do passeio custa 120 pesos por pessoa e o ônibus aberto sai da praça central da cidade.

Não bastasse todas as belezas naturais, culturais e arquitetônicas da cidade, San Luis Potosí também é a capital da Prata.

Caminhando pelas ruas do centro, é possível encontrar várias lojinhas que vendem uma infinidade de jóias em prata e ouro, e o melhor: por um ótimo preço! Não deixe de dar uma passada por elas para conferir!

Economia => Dicas de compras no México

 

Onde ficar em San Luis Potosí

Catedral San Luis Potosí
Catedral de San Luis Potosí | Foto: Tlilmiztli, via Wikimedia Commons

Essa é uma cidade imensa e, com certeza, as opções de hospedagem são inúmeras. Porém, vou dar algumas dicas dos melhores locais para ficar.

Já aviso que a grande maioria está localizada na região central da cidade, onde estão concentrados boa parte dos pontos turísticos, como a Plaza de Armas, o Palácio do Governo, a Catedral de San Luis, entre outros.

Cultura => Curiosidades sobre a cultura mexicana

 

Hotel barato em San Luis Potosí

Dicas de hotéis bem avaliados em San Luis Potosí

Além do mais, hospedando-se próximo ao centro, você terá acesso a muitas alternativas de bares, restaurantes, livrarias e lojas. Uma excelente opção econômica é o Hotel Real Plaza, localizado na principal avenida da cidade, a Venustiano Carranza 890, Moderna, n °78250, e apenas 10 minutos a pé da Plaza de Armas e dos demais pontos turísticos.

O hotel possui ótimas acomodações e excelente infraestrutura. Vale muito a pena pela localização, pois você pode ir caminhado até o centro e apreciar as paisagens de San Luis Potosí.  O preço da diária custa em torno de 130 reais para o quarto simples, com café da manhã incluído.

 

Hotel custo-benefício em San Luis Potosí

Hotel custo-benefício em San Luis Potosí

Já o hotel Comfort inn San Luis Potosí é uma ótima opção de bom custo-benefício e também está situado na região central da cidade, a alguns minutos de carro do Parque Tangamanga. Ele está instalado na Av. José Guadalupe torres, 158.

Os quartos são super confortáveis, assim como todas as instalações. Ele também conta com estacionamento gratuito. A diária custa 210 reais com um excelente café da manhã incluído. Vale a pena hospedar-se nele pelo ótimo custo beneficio.

 

Hotel de luxo em San Luis Potosí

Hotel de luxo em San Luis Potosí

Por outro lado, se você não abre mão de luxo e requinte, o Hotel Quinta Real Palácio de San Augustin possui uma magnífica e exuberante arquitetura, e está localizado a apenas 300 metros do centro da cidade.

   

O estabelecimento foi construído em uma histórica mansão do século XVII e sua decoração é toda com mobiliário francês. Ele ainda conta com boutique, mordomo, SPA, entre outras comodidades.

No hotel também há uma biblioteca a disposição dos hóspedes, museu com visitas guiadas e excursões em charrete até o centro da cidade. É possível desfrutar de todas essas mordomias pelo preço de 541 reais por dia, incluindo o café da manhã.

 

Onde comer em San Luis Potosí

O que comer em San Luis Potosí
Chapulines | Foto: DavidConFran, via Wikimedia Commons.

O centro histórico da cidade é um lugar acolhedor e com uma grande história cultural. Não é à toa que, no ano de 2010, ele foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Se você gosta de culinária excêntrica, é possível encontrar os famosos chapulines fritos, que nada mais são do que grilos fritos, torradinhos e temperados com limão e claro, pimenta. Saiba mais sobre as comidas típicas do México.

Por outro lado, se você não curte muito comer uns grilinhos para sair da rotina, é possível encontrar restaurantes maravilhosos que servem os típicos pratos da culinária mexicana, dentre eles, as enchiladas potosinas, que são divinamente deliciosas.

Se você é chocólatra, não deixe de conhecer e provar os deliciosos Chocolates Costanzo, uma das marcas mais famosas de todo o México, e de excelente qualidade!

Além de deliciosos, eles são baratos. Vale muito a pena comprar, seja para consumo ou para levar de lembrança aos amigos e familiares. A loja fica na rua Álvaro Obregon, 215.

Mais dicas => Lugares imperdíveis para conhecer no México

 

Vale a pena conhecer San Luis Potosí?

Vale a pena conhecer San Luis Potosí?
Casa de la Cultura | Foto: JaviQuistiano, via Wikimedia Commons.

Se você ainda tem dúvida de qual cidade conhecer em sua viagem ao México, eu provei por A + B que San Luis Potosí precisa entrar na sua lista. Garanto que não existirão arrependimentos!

Aliás, o país inteiro é um país encantador. Para confirmar o que estou afirmando, é só ler o artigo sobre as cidades turísticas do México, além de San Luis Potosí, há outras cidades que valem a visita.

E, se você tiver um tempinho a mais na sua viagem, não deixe de conhecer os atrativos do estado de San Luis Potosí, uma região simplesmente encantadora, berço da famosa huasteca postosina e de uma infinidade de pueblos mágicos. Por falar nisso, leia o artigo sobre Pueblos Mágicos do México.

Já visitou San Luis do Potosí? Conte nos comentários o que você achou! Se você ainda não foi, mas está com vontade, diga quais são suas expectativas. 

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Andréia Teixeira

ESCRITO POR

Andréia Teixeira

Andréia Teixeira, advogada, redatora e pós graduanda em Direito do Trabalho e Previdenciário. Apaixonada por leitura, viagens e desafios. Atualmente morando no norte do México e totalmente encantada com a cultura local. Saludos!

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *