5 regiões mais bonitas do México para montar seu roteiro

por Andréia Teixeira
5/5 - (1 vote)

5 regiões mais bonitas do México para montar seu roteiro

Você conhece as regiões mais bonitas do México? Certamente, você já ouviu falar em Cancún, Acapulco ou destinos turísticos mais famosos, mas dificilmente conhece todas as regiões do país. A verdade é que o México é um país encantador e, pensando nisso, neste post eu apresentarei  um mapa do país, com um roteiro pelos lugares que valem muito a pena visitar, seja pela sua beleza natural, cultura ou gastronomia.

Ainda assim, acredite, o país tem muito a oferecer, algo que vai muito além dessas regiões, cada cantinho do México possui belezas e histórias maravilhosas que, com certeza, merecem ser exploradas.

Planeje sua viagem => Resorts incríveis no México

Seguro viagem para conhecer o México »

 

Mapa do México: regiões do país

  1. Região Norte
  2. Região Leste
  3. Região Centro Norte
  4. Região Sul
  5. Região Sudeste
regiões mais bonitas do México
Mapa do México | Foto: Jaimiko, via Wikimedia Commons.

O território do México está dividido em oito regiões, cada uma delas com um histórico social–econômico diferente. Individualmente, oferecem uma série de atrativos turísticos, com uma arquitetura impressionante, praias paradisíacas ou ruas cheias de história. Trago cinco regiões que mais se destacam turisticamente, são elas:

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios no México »

 

Região Norte (Noreste)

Que regiões visitar no México
Monterrey no México.

O Norte está entre as regiões mais bonitas do México! Ela é formada pelos estados de Coahuila, Nuevo León e Tamaulipas. Distante, aproximadamente, 10 horas de carro e 2 horas de avião da capital Cidade do México, essa localidade é um encanto, e com um leque repleto de atrações a serem exploradas.

Um dos seus atrativos turísticos é o Museu do Deserto, localizado no estado de Coahuila, na cidade de Saltillo. Ele é praticamente a parada obrigatória para quem quer conhecer um pouco mais sobre a história natural do estado e da evolução das espécies.

No museu, é possível admirar as  mais diversas espécies de animais que viveram na região, dentre eles, ursos, lobos, tartarugas e gatos selvagens. O acervo conta também com fósseis de quatro espécies de dinossauros que viveram na região.

Outro lugar que merece ser visitado no estado de Coahuila é o Vale de Cuatro Ciénegas, sem dúvida, um local enigmático e berço de algumas das paisagens mais bonitas da região.

Pontos turísticos famosos do México
Monterrey no México.

Conforme estudos da Nasa, é neste local onde a vida na terra pode ter se originado, tudo isso devido a um tipo de bactéria que foram as criadoras da fotossíntese.

Além do mais, Cuatro Cienégas conta com mais de 200 lagoas e balneários de águas termais e cristalinas, que formam um lindo oásis de areias brancas.

Na Região Norte também encontra-se o estado de Nuevo Léon, onde a visita à belíssima capital Monterrey é obrigatória. Há diversos atrativos em Monterrey, como a Macro Plaza e o Paseo Santa Lucia.

Cinco dias é a estimativa de tempo ideal para conhecer todas as principais belezas dessa região. Para se planejar melhor, leia também um roteiro por Monterrey.

 

Região Leste (Este)

Região de Pachuca no México
Em Pachuca, a capital de Hidalgo, conheça o Centro Histórico.

Outra das regiões mais bonitas do México é a Leste, que compreende os estados de Hidalgo, Puebla, Tlaxcala e Veracruz, todos com cidades históricas e de uma beleza natural encantadora.

O ideal é que você separe, pelo menos, uma semana do seu roteiro para conhecer todos os principais atrativos dessa região. A distância da Cidade do México é de 934 km, por isso, é aconselhável que você vá de avião, partindo do Aeroporto Internacional Benito Juarez.

Atrativos da região leste do México
Grutas de Tolalongo | Foto: Carlos Adampol Galindo, via Wikimedia Commons.

Um lugar incrível dessa região é o estado de Hidalgo, cenário importante da revolução mexicana e cuja capital é a cidade de Pachuca. Não deixe de conhecer as Grutas de Tolalongo, com lindas cascatas de água cor azul turquesa e temperatura ao redor de 38 graus, o lugar perfeito para curtir a natureza e se divertir.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no México. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Além do mais, vale a pena conhecer também o Centro histórico da Capital, Pachuca, onde está localizado o relógio monumental, uma estrutura de 40 metros de altura, considerado como um dos mais altos do mundo.

Villa del Mar em Veracruz | Foto: Gengiskanhg, via Wikimedia Commons.

Veracruz é uma das paradas obrigatórias para quem vai conhecer a região, um lugar encantador para qualquer lado que se olhe, com paisagens maravilhosas e uma grande opção de atrativos para todos os gostos. Experimente o passeio pela região de Veracruz.

Ao passar pela região, não deixe de visitar as praias de Villa del Mar, Mocambo e Costa de Oro, e também, se tiver fôlego, as lindas dunas de Chachalacas.

Região Centro Norte

Regiões que valem a pena conhecer no México
Guanajuato fica em uma das regiões mais bonitas do México.

Posso afirmar com certeza que o norte é uma das regiões mais bonitas do México, nela estão localizados os estados de Aguascalientes, Guanajuato, Querétaro, San Luis Potosi e Zacatecas.

O melhor é que essa região fica a aproximadamente 300 km da capital, Cidade do México, e esse é um dos motivos pelos quais é uma das regiões mais visitadas do país.

A cidade de Guanajuato, por exemplo, é pura cultura! Ao passar por lá, não deixe de visitar o Museu das Múmias, atração super concorrida, que recebe anualmente milhões de visitantes.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

No espaço, há exibição de corpos mumificados naturalmente e que foram descobertos depois de exumações nas tumbas do cemitério de Guanajuato.

Conhecer todo o México
Arredores de San Luis Potosí | Foto: Sarkel, via Wikimedia Commons.

San Luis Potosí é outro estado simplesmente maravilhoso, que anualmente também recebe milhões de visitantes a sua Huasteca Potosina, um circuito ecoturístico que conta com diversas atividades.

Esta é uma região formada por rios, cascatas e abismos, tudo de uma cor inacreditável, com paisagens exuberantes e águas cristalinas. Para aproveitar isso tudo, é só se hospedar na cidade.

Por ser uma região com muitos atrativos, recomendo ficar pelo menos por uma semana. Garanto que não haverá arrependimentos. Tudo é muito lindo, vale a pena conhecer cada pedacinho de uma das regiões mais bonitas do México.

 

Região Sul (Centro Sur)

Pirâmides de Teotihuacán no México
A cidade dos deuses é uma das mais bonitas do país.

É na região sul do país que estão os atrativos turísticos mais conhecidos, afinal, a capital é a belíssima Cidade do México. Veja um guia de viagem sobre o que fazer na Cidade do México.

Região preferida pelos turistas, devido à praticidade de chegada e partida, bem como a proximidade com os atrativos mais conhecidos, a região sul recebe milhões de turistas todos os anos. Por isso, para percorrer essa região o ideal é separar pelo menos quatro dias no roteiro de viagem.

Na capital, Cidade no México, existe uma infinidade de opções turísticas, dentre elas, as Pirâmides de Teotihuacán, conhecida como a cidade dos deuses. Sem dúvida é um dos locais mais bonitos do Pais.

Outro lugar encantador é o Castelo de Chapultepec, uma belíssima construção do século XVIII, que era a casa de campo do rei da Nova Espanha e atualmente foi transformado no Museu Nacional de História.

Ainda na capital, o visitante não pode ir embora sem conhecer a Basílica de Guadalupe, santa padroeira do povo mexicano, e a Casa Azul de Frida Kahlo. E ainda, pertinho da Cidade do México está o Xochimilco, um lugar super colorido que lembra muito Veneza, na Itália.

Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco no México
XochimilcoFoto: Ralibreros112, via Wikimedia Commons.

Xochimilco é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, e não é para menos, esse lugar é encantador.

No Embarcadero Nuevo Nativitas, é possível subir nas embarcações coloridas e animadas pelos Mariachis e desfrutar de um belo passeio pelos canais do local. Para aproveitar toda essa beleza, saiba também onde ficar na Cidade do México

 

Região Sudeste (Sureste)

Acapulco México
Cancún é um dos lugares mais famosos do México.

O Sudeste é uma das regiões mais bonitas do México e é formada pelos estados de Campeche, Quintana Roo, Tabasco e Yucatán. Todos lugares maravilhosos!

Um dos locais mais bonitos e conhecidos do país está nessa região, no estado de Quintana Roo: a praia de Cancún. Ela recebe milhões de turistas nacionais e estrangeiros e é parada obrigatória para quem visita a região. Costa Mujeres, também conhecida como Nova Cancún, fica 15 minutos ao norte.

Uma vez na região, não deixe de ir também a Isla Mujeres.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom CRIANCA, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 
Regiões mais bonitas do México Cancún
Plaza la Isla Cancún |Foto: Ervin Escobar, via Wikimedia Commons.

Além das praias e dos pontos turísticos tradicionais, vale a pena conhecer a Torre Escenica, também conhecida como El embarcadero. Ela é uma estrutura giratória de, aproximadamente, 100 metros de altura, e não importa o horário, a vista lá do alto é algo indescritível.

   

Vale a pena conhecer também a Plaza la Isla Cancún, lugar com muitas lojas, boutiques e restaurantes. Aproveite também para apreciar a bela paisagem que compõe o local.

Nessa região está situado o estado de Yucatán, localizado na península de Yucatán, cuja capital é Mérida. O local está dentre os mais bonitos do país e vale muito a pena ser visitado.

CelestúnFoto: Elelicht , via Wikimedia Commons.

Se for ao estado, visite o Celestún, uma zona ecológica, habitada por lindos flamingos cor de rosa que, junto com a água cristalina, formam uma das paisagens mais bonitas do México.

Somente um passeio para ver flamingos cor de rosa na natureza, na bela Reserva da Biosfera Ria Celestun, revelará todo valor desse lugar.

Outro atrativo muito conhecido da região é o sitio arqueológico de Chichén Itzá, que foi uma grande cidade de pedra construída pela civilização Maia no período clássico.

Lugares imperdíveis no México
Sítio arqueológico de Chichén Itzá.

O lugar  tem uma energia incrível e uma vista espetacular. Não é a toa que também foi declarada pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade. Inclusive, existe um passeio para sítio arqueológico de Chichén Itzá, cujo ingresso oferece acesso particular a um hotel com  piscinas e banheiros.

O Sudeste está a uma distância de, aproximadamente, 1.000 km da Cidade do México, por isso, o ideal é chegar de avião. Separe no seu roteiro, pelos menos, uns 5 dias para conhecer a região.

 

Afinal, quais são as regiões mais bonitas do México?

cidades do mexico nomes
Além das praias, Cancún oferece ótimos pontos turísticos.

Conforme já mencionei, o México por si só já é um país com essência turística e por isso ele possui uma região mais linda que a outra. O aconselhável é que o viajante disponha de tempo e disposição  para conhecer tudo.

Eu diria que com um roteiro bem enxuto e organizado, é possível conhecer todas as regiões que citei aqui em um mês de férias pelo país. Portanto, organize-se e prepare-se para dias inesquecíveis. Enquanto isso, fique com esse vídeo incrível feito pelo site de turismo oficial do México:

Você já visitou alguma região do país? O que achou? Qual você mais gostou e recomendaria a visita? Deixe seu comentário e vamos trocar experiências. 🙂

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Andréia Teixeira

ESCRITO POR

Andréia Teixeira

Andréia Teixeira, advogada, redatora e pós graduanda em Direito do Trabalho e Previdenciário. Apaixonada por leitura, viagens e desafios. Atualmente morando no norte do México e totalmente encantada com a cultura local. Saludos!

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *