Pontos turísticos de Monterrey: 2ª maior cidade do México

Pontos turísticos de Monterrey: 2ª maior cidade do México

Os principais pontos turísticos de Monterrey despertam a curiosidade dos viajantes que querem fazer turismo no México.

A cidade fica na região norte do país e é considerada a 2ª maior. Quando o assunto é economia, ela é também não fica trás da capital, a imensa Cidade do México, tanto que cada vez mais investe na modernidade de sua estrutura e dos atrativos turísticos.

Por ser um grande centro econômico e devido à proximidade com a fronteira dos EUA (são apenas 2 horas e meia de carro, até a cidade de Laredo – Texas), o dólar é aceito também como moeda em grande parte dos estabelecimentos, além é claro, da moeda local, o peso mexicano.

Monterrey é conhecida como “La ciudad de las montanas” pois está cercada por belíssimas montanhas e paisagens naturais. O clima do destino pode variar muito em um só dia, é comum fazer calor de 40 graus à tarde e friozinho de 15 graus à noite. Portanto, traga agasalho!

A seguir, você verá dicas os principais pontos turísticos de Monterrey, para assim planejar ou ficar com vontade de visitar esta incrível cidade mexicana.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Monterrey

Seguro viagem para o México »

 

Quais são os pontos turísticos de Monterrey?

  1. Paseo Santa Lucia
  2. Macroplaza
  3. Parque fundidora
  4. Restaurante horno 3
  5. Museu de La historia Mexicana
  6. Cerro de La Silla
  7. El palácio de hierro
  8. Grutas de Garcia
  9. Catedral Metropolitana de Monterrey

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Monterrey »

 

Onde fica Monterrey?

*Vídeo oficial do Turismo do México

Monterrey é a capital do estado de Nuevo León, no Nordeste do México; ela fica localizada a 13 km de Guadalupe, a 23 km de Juarez,  a 845 km de Guadalajara e a 900 km da Cidade do México.

Além disso, ela fica bem próxima do Texas, um dos principais estados americanos; tanto que sua distância para Houston é de 475 km da cidade de San Antonio.

Trata-se da 2ª maior cidade do México tem suas belezas reveladas em belas montanhas e também em monumentos públicos e espaços coletivos. Se você vai passar 1 dia em Monterrey ou uma semana, certamente encontrará lugares interessantes para conhecer.

Fácil => Alugue um carro mais barato em Monterrey

 

O que fazer em Monterrey?

O que fazer em Monterrey?
Monumentos e parques são atrativos para os turistas que visitam Monterrey.

Monterrey, definitivamente, é uma cidade para todos os gostos. Ou seja, existem inúmeras atrações turísticas espalhadas por todas as partes.  Entre elas, destacam-se os parques, museus, shoppings centers moderníssimos e, é claro, uma infinidade de bares e restaurantes.

No menu, a famosa comida típica Mexicana até deliciosos mariscos temperados com saborosos molhos picantes. (aqui no México, o molho é chamado de salsa, e normalmente é muito picante). O artigo pratos típicos do México explica melhor sobre as tradições gastronômicas do país.

Veja agora cada lugar que vale a pena a visitar em Monterrey, no México:

Como ter? => Internet no México

 

1. Paseo Santa Lucia

Paseo Santa Lúcia Monterrey
Visite uma das áreas mais badaladas de Monterrey | Foto: Crancket, via Wikimedia Commons.

Um dos mais belos e principais pontos turísticos de Monterrey, o Paseo Santa Lúcia é um rio artificial e está localizado entre a Macro Plaza e o Parque Fundidora.

O canal artificial do Paseo Santa Lucia mede aproximadamente 2,5 km e é considerado como o rio artificial mais longo da America Latina.

O lugar conta com um corredor repleto de bares e restaurantes onde é possível caminhar, beber, comer e, ao mesmo tempo, admirar o canal que exibe a água num magnífico tom azul claro.  Por alguns momentos é possível sentir-se caminhando (ou navegando) por Veneza, na Itália.

Além dos bares e restaurantes, o Paseo Santa Lucia também é rodeado por esculturas, fontes de água, obras de arte, praças, jardins, residências e pontes.

Principais pontos turísticos de Monterrey
Canais do Paseo Santa Lúcia em Monterrey | Foto: Ponalgoyya, via Wikimedia Commons.

Uma das atrações mais interessantes do Paseo Santa Lucia são os curtos passeios turísticos de barco, onde a pequena embarcação recorre todo o canal.

Durante o trajeto, são narrados os principais pontos do recorrido, história cultural do lago, obras de arte, bares, e residências que rodeiam o Paseo Santa Lucia.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no México. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

O visitante não precisa pagar nada para desfrutar das belezas do Paseo, que é de livre acesso ao público, todos os dias e horários da semana.

Os passeios turísticos no barco são realizados de segunda a domingo, das 10h às 21 h e o valor por pessoa adulta custa em média 120 pesos mexicanos, o que equivale a 22 reais. As crianças pagam 60 pesos, ou seja, 12 reais.

Aproveite => City tour completo por Monterrey

 

2. Macroplaza Monterrey

Passeios imperdíveis em Monterrey no México
5ª maior praça do mundo fica em Monterrey, no México.

Localizada na parte Central de Monterrey, a Macroplaza (Gran Plaza) é considerada a 5ª maior praça do mundo ao ar livre e possui uma extensão de aproximadamente 40 hectares.

Sem dúvida, é um local repleto de história e cultura mexicana. Com inúmeros prédios de governo e monumentos que remetem a alguns dos principais acontecimentos históricos do País.

Caminhando pela Macro Plaza é possível observar o Palácio Municipal de Monterrey, o museu de arte contemporânea de Monterrey (Marco), e a Catedral Metropolitana, além de poder observar as lindas paisagens naturais que rodeiam a cidade, como por exemplo, o cerro de la silla.

Para os adoradores de feiras e artesanato, geralmente aos domingos são expostos vários artigos artesanais. Descubra como se locomover em Monterrey.

Além do mais, para admiradores da culinária mexicana também existem muitas barraquinhas de comidas típicas, dentre elas, os famosos tacos, burritos, sorvete (água nieve) e frutas picadas (uma verdadeira paixão dos nortenhos).

Os preços variam muito, mas normalmente é possível encontrar os tacos por 60 pesos (porção com 3, 4 tacos) e os sorvetes por 20 pesos.

Dúvida => Qual moeda levar para o México?

 

3. Parque Fundidora

monterrey mexico
Parque Fundidora à noite | Foto: Pato Garza, via Wikimedia Commons.

Sem dúvida, depois do Paseo Santa Lucia esse é um dos pontos turísticos mais visitados em Monterrey e o preferido pelos habitantes da Cidade. O Parque Fundidora está localizado no terreno da antiga companhia fundidora de ferro e aço de Monterrey, extinta no ano de 1986.

É o local ideal para realizar atividades recreativas, caminhar, descansar e degustar da gastronomia mexicana.

Uma das principais atrações dentro do parque natural são os hornos, ou seja, os fornos, já desativados da extinta companhia fundidora de Monterrey. Ao longo da extensão do local, é possível observar a variedade desses fornos e chaminés.

   
  • Endereço: Avenida Fundidora y, Adolfo Prieto S/N, Obrera.
  • Horário de funcionamento: segunda a sexta das 6 hora às 21 horas.

Adquira => Tour ao Parque Fundidora e Museu Horno 3

 

4. Restaurante Horno 3

Onde comer em Monterrey
Restaurante Horno 3 em Monterrey é um verdadeiro ponto turístico | Foto: Site Oficial.

Um local muito atrativo dentro do parque é o Horno 3, uma gigantesca estrutura de ferro e aço que foi transformada em museu, galerias e restaurantes.

Para quem não tem medo de altura, uma atração imperdível no horno 3 é participar do passeio no elevador. A estrutura comporta no máximo 15 pessoas e consiste em subir aproximadamente 40 metros até chegar ao ultimo andar do horno 3.

É onde está localizado o restaurante com o mesmo nome e que a seguir estará na nossa lista, também como atração turística de Monterrey.

Todo o parque tem acesso gratuito, não é permitida a entrada de animais de estimação. O valor do passeio no elevador custa em torno de 120 pesos, ou seja, 22 reais.

O Restaurante Horno 3, cujo nome oficial é El Lingote, faz parte do museu de aço, ou Museo del Acero, que é umas das atrações do Parque Fundidora.

Passeios gratuitos no México
Passeio de elevador no Parque Fundidora é um principais atrativos de Monterrey | Foto: Horno 3.

Localizado a aproximadamente 40 metros de altura, para chegar até o restaurante é necessário subir naquele elevador que já mencionei aqui. Portanto, é hora de vencer seu medo de altura! A experiência é inesquecível.

No restaurante é possível degustar a mais pura e típica culinária mexicana. Eles possuem também uma grande variedade de deliciosas cervejas artesanais. Vale muito a pena conhecer!

Além da deliciosa culinária, a parte mais incrível do Restaurante Horno 3 é a maravilhosa vista para a toda a cidade. Confira quais são os principais restaurantes em Monterrey.

O valor dos pratos no restaurante pode variar  de 120 a 1.000 pesos, e as cervejas artesanais custam em torno de 30 pesos.

  • Endereço: Av. Fundidora s/n Museo del Acero A.C, Obrera.
  • Horário de funcionamento: terça a sábado das 13 horas à meia-noite; domingo das 13 horas às 23 horas.

Incrível => Viagem pelas regiões produtoras de tequila no México

 

5. Museo de la História Mexicana

Monterrey no México
Rica história mexicana é contada no museu em Monterrey | Foto: Thelmadatter, via Wikimedia Commons.

Esse é um passeio incrível para quem quer conhecer um pouco mais a respeito da história mexicana.

O Museo De La História Mexicana faz uma exibição histórica sobre norte do México e ilustra através dos mais diversos aspectos, a vida no país desde a época pré-hispânica.

O museu foi inaugurado em 30 de novembro de 1994 e está localizado entre o Paseo Santa Lucia e o Parque Fundidora. Seu horário de funcionamento é das 10h às 20h, de segunda a domingo.

O valor de entrada custa 40 pesos. Às terças e domingos a entrada é livre ao público em geral.

  • Endereço: Dr José Ma. Coss 445, Centro.
  • Horário de funcionamento: terça a sábado das 10 horas às 18 horas.

Explore => Cachoeiras da Cavalinha Falls ao sul de Monterrey

 

6. Cerro de la Silla

Cerro de la Silla
Cerro de la Silla | Foto: Nathaniel C. Sheetz, via Wikimedia Commons.

Monterrey é conhecida como a cidade das montanhas, e por isso, possui inúmeras atrações turísticas para os apaixonados pelas belezas naturais.

Sem dúvida, uma das principais atrações naturais da cidade é o famoso Cerro de la Silla, traduzindo: Serro da cadeira. Ele tem esse nome justamente porque possui a forma de una silla (uma cadeira). Saiba também o que fazer nos arredores de Monterrey.

O Cerro de La silla é apenas uma parte da cadeia de montanhas que cercam a cidade de Monterrey e que fazem parte da Sierra Madre Oriental.

Para os amantes de aventura, trata-se de uma reserva natural composta por quatro picos onde é permitido aos visitantes escalar cada um deles. Para chegar lá existe um caminho onde é também é possível observar a bela paisagem natural.

Pontos de interesse em Monterrey
Vista panorâmica do Cerro de la Silla em Monterrey | Foto: Joeboxcom, via Wikimedia Commons.

Para esse tipo de passeio, é recomendável que se leve tênis adequado, chapéu ou boné, protetor solar, água, pequena quantidade de comida e claro, saquinhos de lixo para recolher tudo e continuar mantendo a natureza livre da passagem humana.

O objetivo principal é chegar ao final da escalada e admirar lá do alto a bela paisagem de Monterrey. O tempo de exploração do Cerro é de aproximadamente 3 a 4 horas.

Para realizar a escalada existem inúmeros tours particulares espalhados pela cidade, os preços variam de 550 pesos a 1500.

Caso o visitante queira conhecer o Cerro de forma livre, basta buscar a localização de entrada de um dos quatro picos e iniciar o tour. Esse passeio geralmente é realizado em grupos, mas se um casal desejar fazer, não há problemas.

É seguro, pois nas entradas que dão acesso sempre há pessoas iniciando também a caminhada. A entrada mais utilizada para subir ao Cerro fica na rua Bosques de la Pastora, no bairro Guadalupe.

Imperdível => Voo de balão de ar quente em Monterrey

 

   

7. El Palacio de Hierro

Fazer compras em Monterrey
Centro de compras é enorme e possuí enorme variedade de produtos | Foto: El Palácio de Hierro.

Claro que não poderia faltar uma dica turística para aqueles visitantes em busca de umas comprinhas básicas em Monterrey. El Palácio de Hierro é um dos maiores centros de compras de Monterrey e lá estão localizadas as maiores e mais famosas marcas de grife do mundo.

O centro comercial conta com ampla praça de alimentação e com lojas das grifes Zara, Louis Vitton, Mont Blanc, Levis, Calvin Klein e inúmeras outras (inúmeras mesmo!).

Os preços geralmente são salgados, mas mesmo assim, comparando com o Brasil, são muito baratos. Em épocas de rebajas, ou seja, de promoções, os valores se tornam realmente muito atrativos.

Por exemplo, é possível comprar um jeans Calvin Klein por 130 reais, ou uma blusinha Zara por 20. Acreditem, vale muito a pena conhecer!

  • Endereço: Centro Comercial Paseo San Pedro, Avenida José Vasconcelos 402, Zona la Alianza.
  • Horário de funcionamento: segunda a sexta das 10 horas às 22 horas.

Leia também => Melhores destinos de praia do México

 

8. Grutas de Garcia

cavernas no méxico
Impressionantes caverna fica a 41 km de Monterrey | Foto: Alan Claptxn, via Wikimedia Commons.

Já se imaginou ir para o México e conhecer uma das cavernas mais bonitas do mundo? Pois é exatamente esta grata surpresa que esta viagem te reserva.

Localizadas a 41 km ao norte de Monterrey, as Grutas de Garcia possuem 50 milhões de anos de história e se formaram naturalmente. Este é simplesmente o terceiro maior sistema de cavernas do planeta; os mais extensos também ficam no México.

Apesar dos muitos degraus que você terá de encarar na visita, toda a beleza natural encanta; ainda mais pelo fato dela ser realçada pela iluminação local. Leia também sobre os Pueblos Mágicos no México.

Para chegar no Parque Grutas de Garcia, você fazer um tour guiado que também explora outros atrativos turísticos da região ou então pegar o seu carro alugado e dirigir por 50 minutos a partir do Centro de Monterrey e fazer a visita por conta própria.

Você encontrará no local lanchonetes, lojas com souvenirs e banheiros.

  • Endereço: Carretera a Villa de García S/N.
  • Horário de funcionamento: terça a domingo das 9 horas às 17 horas.

Conheça => Visita às Grutas de Garcia a partir de Monterrey

 

9. Catedral Metropolitana de Monterrey

igrejas do méxico
Catedral Metropolitana de Monterrey | Foto: JavierDo, Wikimedia Commons.

A Catedral Metropolitana de Monterrey (Nuestra Señora de Monterrey), fica localizada no Centro da cidade e tem os estilos neoclássico e barroco presentes na sua construção.

Ela fica ao lado do Museu de Arte Contemporânea de Monterrey; ou seja, seja, você pode visitar dois lugares legais da cidade de uma vez só; sem contar a praça que a igreja fica, que é movimentada e aos finais de semana recebe manifestações culturais gratuitas.

  • Endereço: Juan Zuazua 1100 Sur, Centro.
  • Horário de funcionamento: segunda a sexta das 7 horas às 20 horas; sábado e domingo das 9 horas às 20 horas.

Aventure-se => Voo de parapente na Serra de Santiago com traslado

 

Vale a pena visitar Monterrey?

Vale a pena visitar Monterrey?
Monterrey se destaca pela beleza e modernidade.

Monterrey é realmente uma linda e moderna cidade, com inúmeras atrações turísticas, porém, ainda pouco conhecida por grande parte dos viajantes. Sem dúvidas, esta é uma das principais cidades turísticas do México.

A cidade possui total infraestrutura para receber turistas de toda a parte do mundo. Conta com excelentes hotéis, restaurantes e um aeroporto internacional que possui voos de chegada e saída para uma infinidade de destinos.

Para locomoção, a cidade possui metrô e uma variedade de linhas de ônibus que te levam para qualquer lugar. Os pontos turísticos centrais, como por exemplo, a Macroplaza, Paseo Santa Lucia, Museu da História Mexicana e Parque fundidor podem ser percorridos a pé, portanto, utilize um calçado confortável e divirta-se.

Para finalizar, recomendo o artigo roteiro em Monterrey, com dicas sobre o que fazer em cada dia de viagem na cidade.

E você, quais destes pontos turísticos de Monterrey, no México, gostaria de conhecer? Que tal incluí-la na sua viagem pelo México? Deixe sua resposta abaixo nos comentários!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Andréia Teixeira

ESCRITO POR

Andréia Teixeira

Andréia Teixeira, advogada, redatora e pós graduanda em Direito do Trabalho e Previdenciário. Apaixonada por leitura, viagens e desafios. Atualmente morando no norte do México e totalmente encantada com a cultura local. Saludos!

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *