Roteiro em Monterrey, no México: o que fazer de 1 a 3 dias

Roteiro em Monterrey, no México: o que fazer de 1 a 3 dias

Fazer um roteiro em Monterrey é, sem dúvidas, a melhor forma de conhecer e aproveitar tudo o que a 2ª maior cidade do México. Afinal esta grande metrópole do México possui atrações turísticas para todos os bolsos, gostos e idades.

Para você que curte descobrir cada pedacinho do seu destino de viajem escolhido, vai amar esta rota pelos atrativos turísticos de Monterrey, no México, para 1, 2 ou 3 dias de viagem. Monterrey é uma cidade que funciona para diferentes tipos de público.

Localizada no nordeste do país e distante apenas 6 horas da fronteira com os Estados Unidos, a cidade é recheada de excelentes atrações e está muito bem preparada para receber pessoas de todas as partes do mundo.

Além disso, trata-se de uma cidade extremamente limpa, com magníficas construções e pessoas super cordiais e educadas. Quando eu fui pela primeira vez para Monterrey, já percebi todas essas qualidades da cidade e me apaixonei.

A região metropolitana é repleta de lugares turísticos tanto para o público local quanto  para os visitantes, como por exemplo, a Macroplaza, o Paseo Santa Lucia e o Parque Fundidora.

Para te ajudar no seu planejamento de viagem, neste artigo te mostro como organizar um roteiro em Monterrey, com dicas para otimizar seu tempo, saber o que fazer em cada dia e não deixar de conhecer os principais pontos turísticos da cidade.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Monterrey

Seguro viagem para o México »

 

Quantos dias ficar em Monterrey?

*Vídeo oficial do Turismo do México

O ideal para que o turista conheça os principais pontos turísticos de Monterrey, no México, é ficar na cidade por 3 dias. Esse tempo é suficiente para que o viajante aproveite os principais atrativos locais. Porém, se tiver mais dias, poderá aproveitar e conhecer outras cidades perto.

Uma das sugestões é a Vila de Santiago, ótima para a prática de esportes radicais; ou então ainda visitar as famosas Guadalupe e Juarez que também fazem parte do estado de Nuevo león. Para isso, tente alugar um carro em Monterrey, assim você ainda aproveita para dirigir naquela paisagem linda da região.

As dicas a seguir valem para os turistas que ficarão por um curto período de tempo na cidade, de 1 a 3 dias. E, se você ainda não agendou a data de sua viagem, veja os mais famosos eventos mexicanos, quem sabe você consegue visitar o país em alguma data festiva.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Monterrey »

 

Como fazer um roteiro em Monterrey?

Roteiro em Monterrey no México
Vista panorâmica de Monterrey, no México.

Gosto sempre de lembrar que Monterrey é uma cidade grande e por isso o trânsito é bem pesado. Por isso, é importante saber como se locomover em Monterrey e, caso prefira não se arriscar dirigindo, não viaje sem ter internet para usar no México, assim pode pedir carros de transporte por app.

Diante de toda a movimentação dela, é essencial que o viajante disponha de um roteiro bem estruturado, para que não volte para casa sem conhecer os principais pontos de interesse da cidade. Afinal, o tempo é precioso quando os dias no seu destino são reduzidos. Veja agora um roteiro perfeito para uma estadia de 1 a 3 dias em Monterrey.

 

Roteiro em Monterrey: 1 dia

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no México. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 
  1. Macroplaza
  2. Museu do Noroeste
  3. Paseo Santa Lúcia
  4. Parque Fundidora
  5. Horno 3
  6. El Lingote

O Centro da cidade é uma das atrações que você precisa conhecer já no primeiro dia. Para isso, pode fazer um city tour completo por Monterrey passando pela parte mais antiga e cultural da cidade, também chamado de “barrio antiguo”, bairro antigo.

Essa região é conhecida pela bela arquitetura e com edifícios coloniais super conservados. Além de admirar a arquitetura colonial desse bairro, você pode também degustar da magnífica culinária mexicana, conhecendo os restaurantes de Monterrey que ficam no bairro.

Vale a pena entrar, seja para tomar um copo de cerveja, ou ainda, provar os típicos tacos, burritos, moles e o tradicional menudo. E ainda, se você gosta de arte, é possível encontrar no bairro uma série de galerias e antiguidades, além do artesanato típico local.

Saindo do Centro, ou melhor, do bairro antigo, você estará bem pertinho da Macroplaza, outro ponto turístico que obrigatoriamente precisa ser incluído no roteiro.

O que conhecer em 1 dia em Monterrey
Macroplaza em Monterrey é uma das maiores do mundo | Foto: Kdgabbo, via Wikimedia Commons.

Na Macro Plaza, você terá um bom acervo de cultura mexicana para conhecer, pois somente nesse perímetro existe uma grande variedade de museus e edifícios antigos. Aliás, vale lembrar que a Macro Plaza é mesmo macro!

Não é à toa que ela é uma das maiores praças públicas do mundo. Não deixe de conhecer os três museus que ficam situados nela: Museu de Arquitetura Mexicana, Museu do Noroeste e o Museu do Palácio. O trio é magnífico e reflete a história nacional e local.

Depois de conhecer a Macro Plaza e os encantadores museus, sua próxima visita é o Paseo Santa Lucia, que fica localizado ali pertinho da Macro Plaza, em torno de 5 minutos andando.

Passar um dia em Monterrey no México
Museu de História Mexicana | Foto: Alex Covarrubias, via Wikimedia Commons.

Ao chegar no Paseo Santa Lucia, a primeira parada é o Museu de História Mexicana. No espaço, você irá conhecer a história do povo mexicano, sua cultura, a arte e a vida dos povos nortenhos e animais típicos da região norte.

Além do mais, há diversas salas de inteiração, com filmes e musica típica mexicana. Sugiro que você separe pelo menos umas 2 horas para conhecer tudo no museu.

Melhor passeio de Montereey
Canal do Paseo Santa Lucia | Foto: Kdgabbo, via Wikimedia Commons.

Ao sair dele, não deixe de fazer o tour de barco pelo canal do Paseo Santa Lucia, a embarcação sai de baixo do museu e percorre toda a extensão do Paseo até chegar ao Parque Fundidora.

   

Durante o trajeto, a embarcação possui paradas, o que permite ao público descer em algum ponto, seja para tirar fotos ou conhecer os variados restaurantes e cafés que estão localizados na beira do rio artificial.

Parque para visitar em Monterrey
Parque Fundidora em Monterrey.

Ao final do percurso de barco, você chegará ao Parque Fundidora, que um dia foi uma grande companhia de ferro e fundição, e hoje é um dos mais visitados espaços ao ar livre da cidade. Dá para conhecer sozinho ou por meio de um tour ao Parque Fundidora e Museu Horno 3.

O Parque Fundidora possui uma grande área verde, onde é possível descansar e admirar as belas paisagens que o rodeiam. Quem gosta de culinária típica e excêntrica, não pode deixar de provar o sorvete de frutas com cobertura de pimenta. Sim, no México até no sorvete tem pimenta!

Finalizando o passeio, dentro do próprio Parque Fundidora está localizado o Horno 3, uma grande estrutura de 40 metros de altura, para chegar até a parte de cima é preciso subir pelo elevador panorâmico, que proporciona uma agradável subida lenta.

Roteiro em Monterrey restaurantes
Horno 3 em Monterrey, no México.

Ao chegar na parte de cima do Horno, a dica é conhecer o Restaurante Horno 3, chamado oficialmente de El Lingote. No estabelecimento, é possível encerrar o dia degustando de deliciosas cervejas mexicanas e da inigualável culinária nortenha e nacional.

 

Roteiro em Monterrey: 2 dias

  1. Shopping Paseo San Pedro
  2. El Palácio de Hierro
  3. Planetário Alfa
  4. Las Vaquitas Valle

Para o segundo dia de viagem, a dica é conhecer outra parte da cidade,  a parte mais moderna, iniciando com um tour por San Pedro Garza Garcia, localizada na região metropolitana de Monterrey e berço da moderna arquitetura.

O passeio pode começar pela Calçada San Pedro, que é uma grande avenida rodeada de lindos jardins e com uma vista privilegiada das montanhas que cercam a cidade.  O local conta com inúmeras lojas, boutiques e restaurantes; para aproveitar tudo isso, leia também qual é a moeda ideal para levar para o México.

Após caminhar pela calçada, outra  dica é conhecer o Shopping Paseo San Pedro, sem dúvida, um dos mais luxuosos da cidade, com uma enorme variedade de boutiques.

Roteiro de 2 dias em Monterrey
Palácio de Hierro é um enorme centro de compras em Monterrey.

É neste Shopping que está localizada uma das maiores lojas departamentais do país, o Palácio de Hierro. Sem dúvida, o lugar ideal para comprar produtos de excelente qualidade, bom preço e renome internacional, como Prada, Calvin Klein, Zara.

3 dias em Monterrey
Museo Palanetário Alfa Monterrey | Foto: [email protected] C, via Wikimedia Commons.

Para aqueles viajantes que gostam de tranquilidade, é obrigatória uma parada no Planetário Alfa. Lugar rodeado por pelas paisagens, onde é possível conhecer e conviver com os pequenos animais que habitam o local, tais como pavões, peixes, esquilos e outros pequenos mamíferos.

Para finalizar o dia, uma boa dica é comer no restaurante Las Vaquitas Valle, onde os pratos principais são a base de carne. Então, as opções são muito variadas, desde hambúrguer até tacos, quesadillas e piratas. Vale a pena conhecer.

Explore => Tour pelas Cachoeiras da Cavalinha Falls ao sul de Monterrey

 

Roteiro em Monterrey: 3 dias

  1. Pueblo Mágico de Santiago
  2. Mirador de Santiago
  3. Casa de la Abuela
  4. Grutas de Garcia

Com os principais pontos turísticos percorridos nos dias anteriores, o terceiro dia pode ser destinado a conhecer os locais nos arredores de Monterrey, como o Pueblo Mágico de Santiago.

Santiago ou Villa de Santiago está bem pertinho do centro metropolitano da cidade de Monterrey, apenas 35 minutos. A visita ao local é muito válida. Santiago é encantadora e, não à toa, um dos Pueblos Mágicos mais visitados no México.

Ao chegar em Santiago, o primeiro local para se conhecer é o centro histórico, onde é possível admirar a Paróquia Apostólica de Santiago, a Casa de Arte e Cultura, Museu de História, e as praças Melchor Ocampo e Miguel Hidalgo.

Roteiro de viagem em Monterrey
Visual do Mirador de Santiago é simplesmente incrível.

Além do mais, vale a pena subir até o Mirador de Santiado, onde se pode observar a natureza exuberante que cerca o local, incluindo a vista privilegiada da Represa la Boca.

   

Após caminhar pelas ruas e pontos históricos do centro de Santiago, vale a pena parar para degustar um delicioso prato de comida típica mexicana no restaurante La Casa de la Abuela.

Lugarzinho bem colorido, onde são servidos pratos típicos da região, acompanhados de temperos caseiros, além de deliciosas sobremesas. Não é à toa que o restaurante é o mais visitado da cidade.

Se você gosta de se aventurar, pode aproveitar para adquirir este voo de parapente na Serra de Santiago.

Finalizando o passeio, para os viajantes amantes da natureza, ao sair de Santiago, vale a pena dar uma passadinha na Represa la Boca, que possui uma linda paisagem e proporciona uma bonita vista das montanhas de Monterrey.

Além disso, é possível fazer pequenos passeios a cavalo e navegar de catamarã pelas águas da represa.

cavernas no méxico
Grutas de Garcia proporcionam um passeio fantástico saindo de Monterrey | Foto: Alan Claptxn, via Wikimedia Commons.

Outra possibilidade de roteiro em Monterrey é conhecer o terceiro maior sistema de cavernas do mundo, que certamente tornará a viagem ainda mais inesquecível.

Localizadas a 41 km ao norte de Monterrey, as Grutas de Garcia foram formadas naturalmente ao longo 50 milhões de anos e, aliando as suas belas paisagens ao show de luzes feito para os turistas, o local fica simplesmente incrível!

As grutas são muito bem preparadas para receber turistas, com lanchonetes, banheiros e até mesmo lojinhas, ótimas para comprar lembrancinhas.

Para chegar no parque, você fazer um tour guiado ou pegar o seu carro alugado e dirigir por 50 minutos e fazer a visita por conta própria. Ou ainda agendar uma excursão para as Grutas de Garcia a partir de Monterrey e só se preocupar em aproveitar o passeio.

 

Dicas de roteiro em Monterrey

O que conhecer em um roteiro em Monterrey
Palácio do Governo em Monterrey | Foto: Cuauhtemoc Pacheco Diaz, via Wikimedia Commons.

O que Monterrey tem de grande, ela também tem de bela; por isso, é super válido incluí-la no seu roteiro de viagem na América do Norte. Posso garantir que você não irá se arrepender. Antes de embarcar, leia sobre nossas dicas de viagem no México.

Independente se você optar por conhecer Monterrey no inverno ou verão mexicano, existem roteiros incríveis, tanto para aqueles que viajam sozinhos, quanto para aqueles que viajam com a família.

No roteiro que apresentei é possível incluir toda a família, não existe limite de idade, basta apenas a vontade de conhecer e explorar novos lugares. Lembre-se que nessa aventura que você ficará muitas horas fora do hotel.

Logo esteja preparado, vá com roupa adequada e calçados confortáveis para caminhar bastante, sem desconforto. E, por falar em hospedagem, veja os top hotéis na cidade de Monterrey.

Seguindo essas dicas não tem erro! Sua viagem por Monterrey será inesquecível e com certeza você voltará para casa com belas imagens e recordações da belíssima Ciudad de las Montañas. 

E você, já planejou seu roteiro de viagem em Monterrey? Tem mais alguma dúvida para conhecer a 2ª maior cidade mexicana? Deixe a sua resposta nos comentários!

Até + !!!

ESCRITO POR

Andréia Teixeira

ESCRITO POR

Andréia Teixeira

Andréia Teixeira, advogada, redatora e pós graduanda em Direito do Trabalho e Previdenciário. Apaixonada por leitura, viagens e desafios. Atualmente morando no norte do México e totalmente encantada com a cultura local. Saludos!

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. ALLYNNE DE OLIVEIRA ALMEIDA

    Olá boa tarde! Como está a entrada de brasileiros no México?

  2. Polly Batista

    Oi, Allynne. Tudo bem? A liberação ou proibição da entrada dos brasileiros nos países está em constante mudança. No momento, a entrada de brasileiros no México está liberada, desde que o viajante preencha um formulário de saúde para entrar no país. Mas é bom ficar de olho, pois algumas fronteiras estão fechando de um dia para o outro. Boa sorte!