Como se locomover em Monterrey: dicas de transporte público

por Andréia Teixeira

Como se locomover em Monterrey: dicas de transporte público

Não há dúvidas de que essa cidade é uma grande metrópole e são várias as maneiras de como se locomover em Monterrey. O trânsito do destino mexicano é bem agitado, por isso, é bem complicado fazer turismo a pé pelas ruas.

Basicamente, um dos únicos locais que é possível caminhar bastante é a região central e os pontos turísticos dela, tais como Plaza de armas, Parque Fundidora e Paseo Santa Lucia. Acompanhe neste artigo a como transitar e as dicas de transporte público em Monterrey.

Planeje-se => Onde se hospedar em Monterrey

Seguro viagem para a América do Norte »

 

Transporte público em Monterrey

Em Monterrey, há basicamente duas opções de transporte público: ônibus e metrô, ambos são formas distintas, utilizadas para se locomover na cidade, e assim como a maioria das grandes metrópoles. Existem coletivos novos, de boa qualidade, confortáveis, e há também uma minoria de veículos menos conservados, não muito confortáveis.

Os que circulam pela cidade estão em bom estado, a maioria possui ar condicionado, o que sem dúvida alguma, é um grande benefício para o passageiro. Uma vez que no verão e na primavera é praticamente impossível sobreviver sem o aparato. No auge do verão, por exemplo, o calor pode chegar a marca insuportável de 50 graus.

Embora confortáveis, os ônibus em Monterrey são caros. Aliás, seus valores são considerados os mais altos do país. E não é para menos, já que a cidade é uma das mais caras para se viver no México.

Transporte público em Monterrey
Como se locomover em Monterrey: Estação de metrô em Monterrey | Foto: Omaaar, via Wikimedia Commons.

Em termos de custo-benefício, se for possível, é mais interessante para o turista utilizar o metrô do que ônibus, pois o metrô abrange uma boa  parte da região central, e possui  a grande  vantagem de não precisar enfrentar o trânsito, que costuma ser bem pesado.

Todavia, em termos de segurança, o transporte público de Monterrey também sofre com a ação de delinquentes e, em uma recente pesquisa de satisfação realizada pela associação civil portal do consumidor, uma porcentagem de somente 36% dos usuários se sente seguro ao utilizar o transporte público na cidade. O que sem dúvida, é um índice baixo de satisfação nesse quesito.

Por outro lado, o metrô de Monterrey é considerado um excelente meio de locomoção, rápido, barato, pontual e com um excelente custo-benefício e, conforme já mencionei, é  uma ótima alternativa para fugir do trânsito, principalmente nos horários de pico.

A maior desvantagem do metrô é que ele possui apenas duas linhas, que basicamente vai do noroeste ao leste da cidade, passando pela área central, e a outra vai do norte ao sul de Monterrey.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Monterrey »

 

Andar de ônibus em Monterrey

O ônibus em Monterrey é considerado um meio de transporte caro na cidade. Dependendo da linha utilizada, o valor da tarifa pode variar de 12 a 15 pesos mexicanos, ou seja, algo em torno de 3 reais.

A nível de comparação, a tarifa aplicada na capital, a Cidade do México, custa 4 pesos, ou seja, 0,80 centavos de real.

As linhas de ônibus em Monterrey circulam por onde o metrô não alcança chegar, ou seja, boa parte da cidade.

Monterrey sem dúvida é uma cidade que recebe uma infinidade de turistas, estrangeiros ou regionais, todavia, os ônibus ainda deixam a desejar no quesito informações turísticas.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no México. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Um bom exemplo disso são os pontos dod coletivos espalhados pela cidade, cujas informações de rotas e horários não estão bem sinalizados e a maioria não conta com mapas das linhas que circulam na região.

Uma informação interessante para quem não conhece as linhas, é que as rotas de ônibus são divididas por números, ou seja, os ônibus de numeração 01 a 199 cobrem uma única e determinada zona. Já os de numeração de 200 a 300 circulam por vários distritos diferentes, e  por fim, os ônibus cuja numeração vai de 300 a 502, que são micro ônibus.

Se o seu plano é turistar por Monterrey, pode usar e abusar  das rotas de ônibus para chegar nos principais pontos turísticos da cidade, e também para o deslocamento de ida e volta ao aeroporto. Por falar nisso, conheça os principais pontos turísticos de Monterrey.

Andar de ônibus em Monterrey
Como se locomover em Monterrey: Ônibus é considerado caro em Monterrey | Foto: ToniiRivera, via Wikimedia Commons.

Para percorrer a região central da cidade de ônibus, existem linhas que passam por várias partes da cidade. Por exemplo, se o viajante está hospedado pela região de San  Pedro e quer se deslocar até a Macro Plaza,  é possível encontrar a linha 214, que passa na calçada San Pedro.

Por outro lado, para chegar ao Parque Fundidora é possível encontrar uma grande variedade de rotas, a exemplo, a rota R-323, que sai do centro e chega em aproximadamente 30 minutos ao local.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BFRIDAY, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Para aqueles viajantes que pretendem fazer o trajeto  Aeroporto – Monterrey utilizando ônibus, é interessante observar alguns aspectos:

O Aeroporto Internacional Mariano Escobedo na verdade não está localizado dentro de Monterrey, e sim na cidade de Apodaca e, portanto, bem afastado da região metropolitana. Por isso, a grande maioria dos viajantes prefere utilizar-se do  transporte particular para fazer esse trajeto.

Contudo, aqui vai uma dica de ônibus que você utilizar para chegar e sair do Aeroporto Internacional General Mariano Escobedo:

Para chegar ao Aeroporto, partindo de Monterrey, existe a linha 111, que passa na frente do Starbucks. A média de tempo da viagem é de 1h e meia a duas horas, por isso, conforme eu mencionei, é bem mais interessante  deslocar-se  para o Aeroporto em transporte particular.

Quem chega no aeroporto e tem como destino final a cidade de Monterrey, pode utilizar a mesma linha, ou seja, a rota 111, que parte do Aeroporto e vai até o Starbucks.

Arredores => Visite a Caverna de Garcia a partir de Monterrey

 

Andar de metrô em Monterrey

Sem dúvida, o metrô é um dos melhores, mais práticos e baratos meios de transporte público disponível na cidade de Monterrey.

Realmente é uma pena para a mobilidade dos habitantes e turistas que esse meio de transporte atenda apenas parte da cidade. Contudo, já está em construção a terceira parte da rota, o que sem dúvida, irá melhorar e muito o deslocamento pela cidade.

O metrô de Monterrey possui um nome muito característico: El Metrorrey, e é considerado pelos habitantes o  meio de transporte público mais seguro, rápido e barato.

O Metrorrey cruza a cidade de Noroeste a Oeste, e de norte a Sul, ao todo são 32 estações e é reconhecido como o sistema de trens rápidos com o maior número de passageiros da América do Norte.

Andar de metrô em Monterrey
Como se locomover em Monterrey | Foto: Omaaar, via Wikimedia Commons.

Dependendo do ponto de localização, o viajante pode utilizar o metrô para chegar rapidamente aos principais pontos turísticos da cidade, como a Macro Plaza, Paseo Santa Lucia e Parque Fundidora.

A tarifa única custa 4.50 pesos mexicanos e todos os trens são equipados com ar condicionado e possuem interligação com os ônibus que circulam na cidade.

O viajante que pretende chegar de trem ao Parque Fundidora, por exemplo, pode embarcar  em qualquer uma das estações localizadas no centro, nos trens da linha 01, identificada pela cor amarela e desembarcar na estação fundidora. É sem sombra de dúvidas, um excelente passeio!

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Explore => Cachoeiras da Cavalinha Falls ao sul de Monterrey

 

Melhor forma de como se locomover em Monterrey

Transporte público para chegar nos atrativos de Monterrey
Como se locomover em Monterrey: Macroplaza em Monterrey | Foto: Seb951, via Wikimedia Commons.

Por ser uma grande cidade, é muito importante saber se locomover em Monterrey, e procurar sempre as melhores alternativas de transporte que mais se encaixam  ao perfil do viajante.

Contudo, apesar da cidade contar com amplas opções de linhas de ônibus e o metrô, você viajante precisa analisar qual o meio de transporte que mais irá surtir as suas necessidades, levando sempre em conta a mobilidade.

Monterrey possui um trânsito caótico e lento. Devido a isso,  muitas vezes é comum se  percorrer distâncias mínimas em longos períodos de tempo. Por exemplo, lembra que eu citei o tempo de percurso em ônibus da cidade até o aeroporto? Então, é importante sempre levar em consideração esses preciosos minutos que você irá perder na sua viagem.

Justamente em razão da demora e do alto custo das rotas de ônibus, é que a grande maioria das pessoas que visita Monterrey, e até mesmo seus habitantes, prefere utilizar o transporte privado como meio de locomoção.

Alugar carro em Monterrey
Como se locomover em Monterrey | Foto: Omaaar, via Wikimedia Commons.

Atualmente, a frota de táxis  e motoristas particulares é infinitamente superior a frota de ônibus. Tudo  isso em razão do conforto e comodidade exigido pelos passageiros. Afinal, é bem mais confortável por exemplo, viajar 1h30 em táxi até o aeroporto do que 2 horas em ônibus, concorda?

O mais importante é que o viajante ao planejar sua viagem realize uma pesquisa aprofundada sobre os meios de locomoção em Monterrey, é interessante visitar o site da cidade. Com certeza irá encontrar preciosas informações sobre as melhores rotas, horários, preços e tempo de descolamento.

A melhor forma de se locomover em Monterrey irá depender principalmente de quanto você quer gastar e também de quantos dias irá ficar na cidade.

Por isso, se você não dispõe de muitos dias e não gosta de perder tempo com deslocamentos, fazer uso de táxi ou Uber será muito útil para que você desfrute com mais tempo a sua viagem.

Afinal, quem está de férias precisa priorizar o conforto e a agilidade, com certeza não é interessante perder tempo esperando o transporte público. Confira também quais são os melhores hotéis em Monterrey.

Está de viagem marcada e procurando dicas sobre os meios de transporte em Monterrey? Deixe suas dúvidas nos comentários!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Andréia Teixeira

ESCRITO POR

Andréia Teixeira

Andréia Teixeira, advogada, redatora e pós graduanda em Direito do Trabalho e Previdenciário. Apaixonada por leitura, viagens e desafios. Atualmente morando no norte do México e totalmente encantada com a cultura local. Saludos!

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *