Início / Américas / América do Norte / México / México no inverno: cidades, neve e o que fazer nos dias frios

México no inverno: cidades, neve e o que fazer nos dias frios

Neste post, você conhecerá os atrativos turísticos do México no inverno. Assim como na alta temporada de verão, o país recebe também uma quantidade significativa de turistas na estação mais gelada do ano.

Apesar do inverno não ser necessariamente a época favorita de muitos para viajar, no México a estação possui certas peculiaridades como a tão esperada neve, árvores de natal, neblina, luzes e um colorido diferente na maioria das cidades mexicanas.

Visitar o México na temporada de frio é o momento perfeito para quem curte vento, temperaturas baixas e paisagens brancas. Afinal, graças à grande variedade de lugares é possível desfrutar o México de maneira diferente no inverno.

Planeje sua viagem​ => Melhores hotéis do México

Quanto custa o seguro viagem para o México?

 

Quando começa o inverno no México?

O que fazer no México no inverno
México | Foto: Adrian Sampson, via Wikimedia Commons.

O inverno no México é oposto ao inverno no Brasil. Afinal, o país está no Hemisfério Norte. E, dessa forma, quando é verão no Brasil, é inverno por aqui. A estação fria começa para os mexicanos em 21 de dezembro e termina em 21 de março.

Assim como Brasil, o inverno é a estação mais fria do ano, com temperaturas mais baixas e menos horas de luz solar. Contudo, no México, o clima durante o inverno vai depender muito da região do país a ser visitada.

Há regiões que são mais frias do que outras, como as regiões serranas, onde a sensação térmica é bem mais baixa do que o normal para a estação. Em alguns lugares, o visitante desfrutará de um ambiente mais cálido, em outros poderá sentir muito frio como na capital, Cidade do México, e em alguns estados da região norte.

No inverno, algumas regiões do México conservam ainda um clima mais quente, isso acontece em algumas zonas de praias, onde geralmente faz  mais calor.

Confira => Dicas de ouro para embarcar para o México

 

Lugares para conhecer no México no inverno

México possui uma grande variedade de lugares para se conhecer no inverno. Essa época, que é considerada baixa temporada, também é excelente para conhecer as tradições e cultura mexicana. A seguir, alguns lugares incríveis para conhecer no México no inverno, uma vez que possuem diversos atrativos nos dias mais frios. Vale muito a pena conhecer.

  • Cidade do México
  • Nevado de Toluca
  • San Miguel de Allende
  • Sombrerete, Zacatecas
  • Bosques de Monterreal, Coahuilla
  • Chichuahua
  • Aguascalientes

Descubra​ => Qual a melhor época para visitar o México

 

Cidade do México

Dicas de cidades para conhecer no Mexico no inverno
Castelo no Bosque de Chapultepec | Foto: Nuno Tavares, via Wikimedia Commons.

Pode-se dizer que a  Cidade do México é incrível em qualquer época do ano, contudo, no inverno ela se torna ainda mais especial. Veja o guia completo da Cidade do México.

Para quem tem a oportunidade de visitá-la no final do ano, especialmente em dezembro, irá se deparar com uma cidade cheia de luzes natalinas e um friozinho muito agradável.

A capital mexicana nessa época do ano fica ainda mais bonita e charmosa, e com sorte, dependendo do clima, o visitante pode ser surpreendido com a caída da tão esperada neve, como aconteceu no início de dezembro de 2017.

Dentre os atrativos de inverno que se pode encontrar pela capital mexicana, estão as pistas de gelo, árvores de Natal gigantes e a encantadora decoração natalina espalhada por todas as ruas da cidade. Tudo isso somado ao clima gelado e, quem sabe, a neve.

Além das atrações típicas do inverno, também é possível visitar os  pontos turísticos costumeiros como o Bosque de Chapultepec, Palácio do Governo, as pirâmides, Casa Azul de Frida Kahlo, Basílica de Guadalupe, dentre outros. Por falar em Basílica de Guadalupe, em dezembro ela fica ainda mais bonita.

Ainda com dúvidas sobre as atrações turísticas?
 

É que nessa época é celebrada a Festa da Virgem de Guadalupe, o que permite ao visitante presenciar um importante evento da cultura mexicana. Leia mais sobre os feriados e eventos no México.

Imperdível => Passeio pelo Cidade do México com guia

 

Nevado de Toluca

Neva no México no inverno
Nevado de Toluca | Foto: Carlos Adampol Galindo, via Wikimedia Commons.

Quem visita o México no inverno não pode deixar de conhecer o Nevado de Toluca, que fica localizado a 80 quilômetros da Cidade do México a uma altitude de 4.690 metros, e é considerado um dos picos mais altos do México. Você pode se hospedar na Cidade do México e ir e volta no mesmo dia do Nevado de Toluca.

O Nevado de Toluca é um estratovulcão que faz parte do “Cinturão de Fogo do Pacífico” e na sua região existem dois lagos sendo que o maior é o Lago del Sol e o menor e mais profundo é o Lago de la Luna.

Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5, é só clicar no botão.
 

Para subir até o nevado é preciso fôlego e disposição, afinal, são 4.690 metros de altitude, o que pode tornar a escalada bem difícil para quem não está acostumado com a altitude. Portanto, o preparo físico é indispensável. Há quem prefira desbravar o nevado com atividades mais radicais como o mergulho ou escaladas.  Confira como funciona o seguro viagem para esportes radicais.

A vestimenta e os acessórios para subir o nevado também são importantes, é preciso levar em consideração que a temperatura varia entre -2 e 10 °C, por isso, é fundamental utilizar uma boa vestimenta de frio, além de calçados com sola firme que não escorreguem no gelo, se houver.

Ademais da vestimenta, o visitante não pode esquecer de levar água e algo para comer, já que durante o trajeto não há opções de locais para compras desses artigos. O lugar é simplesmente lindo e com uma paisagem de tirar o fôlego, a natureza realmente caprichou nesse pedacinho do México.

Prático​ => Como alugar um carro no México?

 

San Miguel de Allende

Dicas de passeios no México no inverno
San Miguel Allende | Foto: jiuguangw, via Wikimedia Commons.

San Miguel é uma cidade bem típica mexicana que recebe turistas durante o ano todo. Essa cidade, localizada no estado de Guajanuato, é perfeita para o viajante se desconectar da vida cotidiana, fazendo dela um verdadeiro refúgio invernal. Saiba onde ficam os melhores hotéis de San Minguel de Allende.

A cidade é considerada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco e o clima no inverno é bem agradável, com temperaturas variando entre 7 e 21 °C. Graças a um ambiente acolhedor e muito colorido, é possível ao visitante passear pelas suas ruas e admirar toda a beleza cultural e gastronômica da cidade.

Nessa época do ano, San Miguel também é cheia de eventos culturais, desde posadas públicas até festivais internacionais de música e literatura. E, por falar em posadas, elas são uma atração à parte não somente em San Miguel, mas em outras cidades mais culturais do México.

As posadas são festas populares realizadas pelos mexicanos em dezembro para celebrar o Natal e a chegada ao mundo do menino Jesus. Participar de uma posada é vivenciar mais uma parte da bela cultura mexicana.

Bate-volta => Passeio para San Miguel de Allende saindo da Cidade do México

 

Sombrerete, Zacatecas

Clima no México no inverno
Igreja em Sombrerete | Foto: Thelmadatter, via Wikimedia Commons.

Sombrerete é um  Pueblo Mágico (saiba mais sobre eles no artigo Pueblos Mágicos do México) localizado no estado de Zacatecas, e é um dos poucos lugares mexicanos onde a neve é algo quase que constante, o que com certeza surpreende quem o visita desde o primeiro momento.

Esse incrível Pueblo Mágico é uma garantia de história, gastronomia e cultura, onde os principais atrativos estão localizados no Centro da cidade. Veja opções de hotéis bem localizados em Sombrerete.

Por estar localizado bem acima do nível do mar, Sombrerete é um lugar totalmente propício à formação de neve, já que sua altitude de 2.300 metros ajuda a embelezar muito mais suas montanhas, suas ruas pitorescas, igrejas e prédios culturais quando se cobrem de neve.

Para quem quer quiser vivenciar um Natal branco no México, esse local é um dos mais recomendados já que a possibilidade de nevar nessa época é sempre grande.

Documento => Tipos de visto para o México

 

Bosques de Monterreal, Coahuila

Melhor época para conhecer o México
Castelo em Monterreal | Foto: Alma, via Wikimedia Commons.

Monterreal está situado na região norte do México, no estado de Coahuila, e é uma atração à parte quando o assunto é inverno e neve. O lugar é conhecido como a Suíça mexicana e conta com uma das melhores instalações para se praticar esqui.

Os Bosques de Monterreal oferecem uma grande estrutura para os visitantes já que contam com hotéis e cabanas com uma vista incrível para as montanhas geladas.

A paisagem em Monterreal é típica dos alpes europeus, ideal para passar uns dias longe do agito em meio a natureza. Além do esqui, é possível também fazer caminhadas, cavalgadas, ou simplesmente contemplar a linda paisagem.

Antes de embarcar => Dicas de viagem para o México

 

Chichuahua

O que fazer no México no inverno
Chihuahua | Foto: Battroid, via Wikimedia Commons.

Chichuahua é um dos estados preferidos pelos mexicanos para visitar e descansar no inverno, uma vez que esse grande estado se torna mágico na estação invernal graças às extensas áreas naturais. Conheça tudo se hospedando nos hotéis em oferta de Chichuahua.

Para quem visita o estado nessa época do ano, é imprescindível fazer um passeio pela Serra de Tarahumara, passando por Casas Grandes e finalizando com a rota do trem Chichuahua – Pacífico, o El Chepe é um dos trens mais conhecidos do México.

Onde ver neve no México
ChichuahuaFoto: Antonio Meneses L, via Wikimedia Commons.

Por falar no El Chepe, ele é uma atração no inverno mexicano já que seu trajeto percorre toda a região montanhosa de Chichuahua, conhecida como Barrancas del Cobre, onde ao longo da viagem de 653 quilômetros ele passará por túneis e pontes que são uma verdadeira obra de arte da engenharia mexicana.

Em épocas de neve, a vista que rodeia o percurso do El Chepe fica ainda mais espetacular, com as montanhas cobertas de branco. É um espetáculo da natureza que merece ser desfrutado.

Economia => Compras no México e economia com Tax Free

 

Aguascalientes

Temperatura no México no inverno
Centro de Aguascalientes | Foto: Alejandro Vega Rdz, via Wikimedia Commons.

O pequeno estado de Aguascalientes é outro destino super frequentado pelos amantes do frio e conta com diversos atrativos para as férias de inverno. Aguascalientes conta com um território chamado de Sierra Fria, onde está localizado o município San José de la Gracía, a 2 mil metros de altitude.

O estado oferece diversas opções de ecoturismo e também cabanas para hospedagem. Ademais de San José de la Gracía, Aguascalientes também oferece muitos atrativos no inverno, por isso, a cidade é sempre muito visitada por turistas do mundo inteiro que escolhem hotéis bem avaliados em Aguascalientes.

Quem visita a cidade nessa época não pode deixar de conhecer o Centro Histórico, a Plaza de Armas, a Catedral e as demais edificações de arquitetura colonial. Todas as atrações de Aguascalientes são um espetáculo em todas as temporadas do ano, contudo, no inverno se tornam ainda mais especiais, com um toque de sofisticação e aconchego que somente a estação mais fria do ano proporciona.

Dicas​ => Qual moeda levar para o México?

 

Visite o México no inverno

Visitar o México no inverno pode ser também muito produtivo e interessante, uma vez que todos os atrativos turísticos do país ganham um toque especial que somente no inverno pode ser desfrutado.

A temporada é excelente para aproveitar cada momento da visita ao país, com a vantagem de que nessa época as chuvas são mais escassas e os custos dos serviços também saem mais barato, como hospedagem e alimentação. Por isso, visitar o México no inverno é sem dúvida, uma excelente opção.

Gostou das dicas? Qual é seu lugar favorito para passear no México no inverno? Conte nos comentários.

 

Leia mais artigos sobre o México​:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Andréia Teixeira

Andréia Teixeira, advogada, redatora e pós graduanda em Direito do Trabalho e Previdenciário. Apaixonada por leitura, viagens e desafios. Atualmente morando no norte do México e totalmente encantada com a cultura local. Saludos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *