Início / Américas / América do Norte / México / Eventos e feriados no México: principais celebrações do país

Eventos e feriados no México: principais celebrações do país

Quem está de viagem marcada, possivelmente já fez uma pesquisa rápida sobre as datas de feriados no México, bem como os eventos mais interessantes de cada local. Por isso, falarei neste post sobre os eventos que acontecem por aqui, para você que pretende em breve desembarcar e aproveitar cada minuto da sua viagem.

O povo mexicano é um povo festeiro e alegre, que adora comemorar os principais eventos e feriados, e em razão disso, pode ser que o local e a data escolhida para sua viagem coincidam com alguns desses episódios.

Para que você possa se programar melhor, a seguir, falarei mais sobre os principais feriados no México. É importante você saber para se organizar financeiramente, pois alguns desses eventos podem aumentar a busca por hotéis e passagens e, consequentemente, reflete nos preços.

Além disso, algumas paralisações podem dificultar o transporte público ou até sua locomoção entre as cidades mexicanas. Confira mais agora:

Planeje sua viagem => Melhores resorts de luxo all-inclusive do México

Quanto custa o seguro viagem para a América do Norte?

 

Carnaval

Feriados no México
Carnaval em Veracruz | Foto: Chivista, via Wikimedia Commons.

Sim, o México também tem carnaval, que assim como no Brasil, acontece no mês de fevereiro ou conforme ditar o calendário com algumas variações.

Porém, diferentemente do Brasil, não é considerado como feriado oficial, e é celebrado somente  em algumas cidades, não em todo o país.

As cidades mexicanas que tradicionalmente comemoram o carnaval são Veracruz, Mazatlán, Acapulco, Manzanillo, Mérida, Campeche e Villahermosa.

O carnaval no México é uma linda mistura de música, cores, danças e desfiles de personagens que representam a cultura do país.  A celebração acontece de forma muito peculiar, com músicas de bandas, fantasias e máscaras. Por falar em cultura, conheça 11 curiosidades do México.

Saiba => Tipos de visto para o México

Viajar no feriado para o México vale a pena?
Carnaval no México | Foto: AlejandroLinaresGarcia, via Wikimedia Commons.

Um dos momentos que  marcam o início do carnaval no México é a chamada “queima do mau humor”, onde um personagem não muito simpático, e por certo, mau humorado, é queimado, para que simbolicamente, os foliões se esqueçam dos males que causam a discórdia  na sociedade.

A grande curiosidade desse momento da queima do mau humor é que, geralmente, é escolhido um personagem ou figura pública para ser queimado. Há alguns anos Glória Trevi  foi queimada e até o atual Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Acapulco por exemplo, é uma cidade super turística e o carnaval de lá é um dos festejos mais representativos da região.

Já o carnaval de Veracruz é um dos carnavais mais famosos do país e que a cada ano atrai centenas de pessoas.

Confira => Qual é o custo de vida no México?

Feriados nacionais no México
Carnaval na Cidade do México | Foto: AlejandroLinaresGarcia, via Wikimedia Commons.

O carnaval de Veracruz tem a duração de nove dias, nos quais as ruas da cidade se enchem de colorido, com músicas tradicionais, danças, fantasias e, claro, a festividade sempre começa com a queima do mau humor.

Para quem pretende viajar ao México no mês de fevereiro e quiser conhecer um pouco mais dessa linda festa, a dica que dou é preparar-se fisicamente como se prepara para o carnaval no Brasil, afinal, é preciso disposição para acompanhar o desfile das figuras típicas.

Use roupas e sapatos confortáveis, pois apesar de a celebração ser bem menor em comparação com o carnaval brasileiro, é preciso levar em conta o tempo que ficará na rua, curtindo todo o colorido e alegria do carnaval mexicano.

Descubra => Melhores passeios e coisas para fazer no México

 

Semana Santa

Viajar na Semana Santa para o México
Encenação em Monterrey | Foto: Bear wrvieta, via Wikimedia Commons.

O Feriado preferido do povo mexicano  é o da Semana Santa, onde a grande maioria faz  “ el puente”, ou seja,  o feriadão, ou feriado ponte, e geralmente o destino principal são as  belas praias mexicanas.

Ainda com dúvidas sobre as atrações turísticas?
 

Esse feriado é mais um que coincide com  o Brasil, celebrado entre os meses de março e princípios de abril.

Conforme eu mencionei, nesse feriado o destino preferido são as praias, até porque, nessa época do ano já começa a fazer um pouquinho mais de calor por aqui. Descubra qual é a melhor época para visitar o México.

Confira => 11 dicas de ouro para quem quer visitar o México

Feriado no México

Se você pretende viajar para alguma das praias mexicanas nessa época, saiba que irá encontrar lugares lotados, com música alta, trânsito pesado e muita gente circulando nas ruas, tal como geralmente acontece no litoral brasileiro em época de veraneio. Conheça as 10 melhores destinos com praias do México.

A Semana Santa é a época de aglomerações, não somente nas praias, mas também naqueles locais tradicionalmente turísticos, como por exemplo, Guadalajara, Guanajuato, San Miguel Allende, San Luis Potosi. Inclusive, elas fazem parte da lista incrível das regiões mais bonitas do México.

O ponto positivo é que no feriado da Semana Santa, a população da capital, Cidade do México, viaja em peso para outros locais do país, o que acaba por deixar a cidade deserta e  bem mais tranquila para visitar. Veja tudo o que fazer na Cidade do México.

Economia => Dicas de compras no México e Tax Free

Feriado na Cidade do México

Essa é época preferida dos turistas locais para visitar a capital, uma  vez que é possível transitar com calma nas ruas, sem o caótico trânsito diário e conhecer os pontos turísticos da Cidade do México, que geralmente estão mais vazios, sem aglomerações.

Um exemplo de local super visitado nessa época são as Pirâmides de Teotihuacán, que permite a visitação todos os dias do ano, mesmo em feriados. E esse é um dos principais atrativos de todo o México.

Os demais locais, como o Zócalo, Bosque de Chapultepec, Basílica de Guadalupe, também são abertos nessa época, e o melhor: sem multidões!

Portanto, se você quer desfrutar um passeio tranquilo, conhecer a Cidade do México na Semana Santa é uma boa opção. Aproveite e veja onde se hospedar na Cidade do México.

 

Vai viajar e não contratou seu Seguro Viagem?
 

O Grito da Independência – El Grito

Cidades para visitar no México
Dolores Hidalgo | Foto: Lennatzo, via Wikimedia Commons.

Depois do Dia de Mortos, o Grito da Independência é umas das celebrações mais festivas do México.

O povo mexicano é super ligado à sua pátria, é comum caminhar pelas ruas de qualquer cidade do país, em qualquer época do ano, e encontrar casas com a bandeira do México exposta, ou com pinturas que remetem às suas cores, o branco, verde e vermelho.

O feriado de Independência é celebrado no dia 15 de setembro, contudo, as comemorações começam em torno de um mês antes, com música típica,  gastronomia e cores da bandeira e decorando casas e monumentos públicos. Realmente é algo muito bonito de se ver.

Quem visita o México nessa época, sugiro separar um tempinho na agenda para ir até o Pueblo Mágico de Dolores Hidalgo, no estado de Guanajuato. Lá a celebração do Grito é simplesmente encantadora, uma das bonitas do México. Aproveite e leia também sobre os pueblos mágicos mais visitados do México.

E durante a visita a Dolores Hidalgo, não custa conhecer também outra cidade que  já é linda, mas nas épocas de festas Pátrias fica mais ainda: Guanajuato.

Fácil e barato => Aluguel de carro no México. Tire suas dúvidas.

Roteiro para feriado no México
Guanajuato | Foto: Gib_1, via Wikimedia Commons.

Quem visitar o país nessa época será brindado com um espetáculo de cultura, cores, gastronomia e patriotismo, onde um dos momentos mais encantadores é a hora do grito, que acontece sempre por volta da meia-noite do dia 14 de Setembro.

O momento do grito é algo único, onde na praça principal da cidades o povo se reúne junto aos governantes para  dar  o famoso Grito da Independência de Viva México! Viva  Miguel Hidalgo!

Mesmo com a celebração das festas pátrias, as cidades e locais turísticos geralmente não são lotados, claro, existe um movimento maior de pessoas, contudo não é nada exagerado que impeça de aproveitar e conhecer tudo.

Viagem pelas regiões produtoras de Tequila no México »

 

Dia de Mortos  –  El dia de los Muertos

Dia de Mortos no México
Foto: Elenats.93, via Wikimedia Commons.

A comemoração mais esperada e celebrada do país é o famoso e internacionalmente conhecido Dia de Mortos, ou Dia de los Muertos.

Não há palavras para traduzir o que acontece no México nessa época, onde a morte não é chorada, e sim celebrada com música, comida, calaveritas muito simpáticas e coloridas, desfiles, altares e festa.

O feriado de Dia de Mortos do México coincide com o Brasil, 2 de Novembro. O dia anterior, 31 de Outubro, é festejado o Dia dos Angelitos, dedicado às crianças já falecidas.

Pensando na viagem e não sabe como começar?
"Quero Viajar Mais", o livro, por R$ 14,95 »
Ganhe 10% OFF no Seguro Viagem + bônus!
 

Para quem quer conhecer uma parte importante da cultura mexicana essa é a melhor época para visitar o país, em qualquer cidade que se vá é possível ver todo o colorido e a tradição que  envolve essa data tão significativa para o os mexicanos.

Dúvida => Devo fazer seguro viagem ou não?

Festas diferentes no México
Foto: Elenats.93, via Wikimedia Commons.

A crença popular é que as almas dos entes queridos falecidos retornam para este mundo no Dia de Mortos. Por isso, seus familiares costumam preparar um altar, com fotos e oferendas para o morto.

Nessa época, é comum encontrar  nas casas e locais públicos os altares de mortos, ou altar de muertos, além dos bares e restaurantes que são todos decorados com as simpáticas caveirinhas, flores típicas dessa época, comidas e doces.

Quem visita a Cidade do México poderá acompanhar o desfile de mortos, que acontece na avenida principal e é tipo um carnaval, com carros alegóricos, pessoas pintadas e fantasiadas de Katrina, as famosas caveiras, tudo muito colorido e alegre.

 

Día de la Virgen de Guadalupe

Feriado religioso no México
Basílica na Cidade do México | Foto: Deror_avi, via Wikimedia Commons.

No dia 12 de dezembro é comemorado nacionalmente o Dia da Virgem de Guadalupe, santa padroeira do México e que a cada ano atrai milhares de fiéis à Basílica de Guadalupe, na capital Cidade do México.

Na noite anterior, 11 de dezembro, são cantadas as mañanitas  para a virgem, ou seja, o parabéns pra você. Por isso, quem estiver de passeio pela capital não pode deixar de ir até a Basílica para presenciar esse momento tão representativo.

Por ser uma comemoração religiosa, a região da Basílica de Guadalupe na Cidade do México fica bem movimentada, logo quem não gosta de aglomerações, a sugestão é não incluir essa região no roteiro.

Por ser uma celebração nacional,  existem comemorações em todas as cidades do país, com procissões, cânticos  e representações tradicionais. Contudo, na maioria dos lugares as celebrações são mais discretas, a concentração maior acontece na Cidade do México. Se você tem vontade de conhecer o país, descubra quais são as 8 cidades mais bonitas do México.

Dinheiro => Quanto custa um seguro internacional?

 

Dicas para aproveitar o México

Festas na Cidade do México

Os feriados e eventos que mencionei acima são os principais do país que, por consequência, costumam atrair um maior número de pessoas. Todavia, mesmo com um número considerável de espectadores, vale muito a pena visitar o México nessas datas.

A grande vantagem do país é que normalmente todos os locais ficam abertos nos feriados. Desde de pontos turísticos, shoppings ou supermercados, eles estarão sempre de portas abertas para receber os turistas.

Porém, assim como no Brasil, serviços públicos, por exemplo, bancos e consulado não possuem atendimento nessas datas. Por falar em banco, saiba qual moeda levar para o México.

Visitar o México nesses feriados é uma ótima  oportunidade de conhecer e interagir com a cultura, tradições e história do país. Garanto que será uma experiência muito proveitosa!

Você quer conhecer o México? Qual período pretende visitar? Deixe nos comentários suas dúvidas!

 

Leia outros artigos do México:

 

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Andréia Teixeira

Andréia Teixeira, advogada, redatora e pós graduanda em Direito do Trabalho e Previdenciário. Apaixonada por leitura, viagens e desafios. Atualmente morando no norte do México e totalmente encantada com a cultura local. Saludos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *