Dia dos mortos no México: curiosidades e como é a festa

Dia dos mortos no México: curiosidades e como é a festa

No dia 2 de novembro é comemorado o Dia dos Mortos no México. O feriado ganha cores, música e, claro, muitas caveiras. A data tem um significado único, saem as lamentações e entram os festejos. Afinal, é durante este feriado que, segundo a tradição, os mortos têm permissão de voltar ao mundo dos vivos para visitar as famílias.

A celebração é reconhecida pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. E ainda hoje é difícil colocar em palavras o tamanho da energia que se sente em participar de um momento único. Neste artigo, você entenderá como é celebrada a festa do Dia dos Mortos no México e vai conhecer curiosidades desse período tão simbólico para a cultura do país.

Planeje sua viagem => Melhores resorts no México

Seguro viagem para o México »

 

Como é a festa do Dia dos Mortos no México

Dia dos Mortos no México
Saiba o que fazer no Dia dos Mortos no México | Foto: Raquel Araújo.

O Dia dos Mortos no México é uma festa de reencontro. Os mexicanos relembram os falecidos sem lamentar por já terem partido, mas exaltando o que fizeram em vida. A data é uma oportunidade para estar com a família e de manter sempre viva a memória daqueles que já se foram.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios no México »

 

Origem da festa do Dia dos Mortos

Origem da festa do Dia dos Mortos no México
Foto: Marco Antonio Ibarra Neri, via Wikimedia Commons.

Os mexicanos encaram a morte como algo inevitável e isso tem origem na cultura pré-hispânica, que eles lutaram tanto para manter viva após a colonização. Há relatos de que os maias, astecas e outros indígenas que habitavam a região que hoje é o México praticavam festas em memória aos ancestrais, há pelo menos três mil anos.

Já naquela época era comum dedicar um período em honra aos entes queridos. Com a chegada dos espanhóis, houve um sincretismo com as celebrações cristãs. Com isso, a celebração aos mortos, tão comum nesses povos, se uniu ao Dia de Finados.

 

Onde ver as celebrações do Dia dos Mortos no México

Dia dos Mortos no México
Celebrações históricas como o Dia dos Mortos são levadas a sério | Foto: Raquel Araújo.

Depois de assistir ao filme da Disney, “Viva: a vida é uma festa”, saí do cinema avisando que iria ao México no próximo Dia dos Mortos. Isso foi em janeiro. Dez meses depois, cumpri o prometido e embarquei.

O filme dá uma boa noção de como são os festejos, mas estar ali pessoalmente é de outro mundo (perdão pelo trocadilho). No México é assim: suas tradições são sua identidade e, por isso, celebrações históricas como o Dia dos Mortos são levadas tão a sério.

O feriado começa oficialmente no dia 31 de outubro, mas, desde o dia 28, os festejos já tomam conta das ruas, com pessoas vestidas de caveiras, exposições e muita música. Minha primeira parada foi a Cidade do México. O Ministério do Turismo organiza a programação oficial, toda gratuita. Por isso, fique sempre de olho nas redes sociais para saber os locais e horários para organizar o seu roteiro.

Programe-se => Tours guiado para explorar a Cidade do México

 

O que ver no Dia dos Mortos do México

O que ver no Dia dos Mortos do México
Foto: Marco Antonio Ibarra Neri, via Wikimedia Commons.

Procure pelo Desfile das Catrinas. Ele acontece no Paseo de la Reforma, principal avenida da Cidade do México. A atração é recente. Segundo dizem, foi criada após o lançamento de “007 Contra Spectre”, cuja cena de abertura se passa durante o Dia dos Mortos no México.

Mas, diferente do que vimos no blockbuster, o desfile das Catrinas mostra elementos da cultura mexicana e conta um pouco das tradições do país em uma apresentação que pode ser comparada aos desfiles de escolas de samba que temos no Brasil, mas em escala menor, claro.

Como é o Dia dos Mortos no México
Espere artistas vestidos de personalidades na versão caveira  | Foto: Raquel Araújo.

O mais bacana é que por lá todos os integrantes são… Caveiras, claro! Espere esculturas gigantes de crânios e até artistas vestidos de personalidades mexicanas na versão caveira! Tudo bem mais animado e colorido que o filme. Aliás, México vai ser sempre sinônimo de cor, principalmente em um feriado de dia dos mortos!

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no México. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Onde passar o Dia dos Mortos no México

Onde passar o Dia dos Mortos no México
Foto: Jazhael, via Wikimedia Commons.

Mas, se você quer uma experiência profunda sobre o que é o Dia dos Mortos no México, esqueça a capital mexicana ou os lados de Cancún. Também há festejos nesses lugares, mas, como são cidades que recebem muitos turistas, o feriado acaba sendo algo adaptado para o estrangeiro. Eu estava disposta a ver uma comemoração tipicamente mexicana. Foi aí que descobri Oaxaca!

Descubra​ => Excursão Dia dos Mortos em Oaxaca

 

Oaxaca: uma celebração típica

Como surgiu o Dia dos Mortos no México
A cidade fica toda enfeitada com caveiras para receber os festejos  | Foto: Raquel Araújo.

O governo do México concede o título de “Pueblo Mágico” às cidades que preservam suas riquezas culturais. Oaxaca, no estado de mesmo nome, é um desses Pueblos Mágicos. Por aqui, o dia dos Mortos é um dos mais tradicionais em todo o país. Conheça os Pueblos Mágicos do México.

Oaxaca está à uma hora de voo da Cidade do México ou seis horas de carro. A cidade fica toda enfeitada com caveiras para receber os festejos. E quando eu digo toda, eu quero dizer toda mesmo! As sacadas, as ruas, as recepções de restaurantes e hotéis, as praças…

O Ministério da Cultura e do Turismo também organizam as programações oficiais. São dias intensos, cheios de coisa bacana. E como Oaxaca é uma cidade universitária com muitos cursos de artes, há diversas apresentações de música, teatro e dança com os alunos.

Fiquei em Oaxaca de 30 de outubro a 3 de novembro, tempo suficiente para ver de perto todas as tradições da época. A primeira delas estava no Zócalo, nome que os mexicanos dão às praças centrais: o altar para os mortos.

Os altares possuem vários andares, sempre com uma foto do falecido e com coisas que ele gostava em vida. Flores e velas fazem a decoração ficar caprichada. Segundo a tradição, é através dos altares que os mortos encontram o caminho até seus familiares e amigos, por isso, é importante deixá-los bem personalizados.

 

Como é a festa do Dia dos Mortos em Oaxaca

Como é a festa do Dia dos Mortos em Oaxaca
Foto: Anyludes, via Wikimedia Commons.

A festa começa a esquentar no dia 31 de outubro, quando acredita-se que os mortos começam a regressar. Nessa época, as comparsas ficam mais frequentes. É difícil prever onde elas irão aparecer, mas certamente você irá cruzar com várias pelo caminho.

   
   

Comparsas são músicos, normalmente caracterizados de caveiras, que começam a tocar em determinado ponto e as pessoas se juntam ao redor. Às vezes, a comparsa anda pelas ruas, às vezes não. Mas o importante é dançar!

Festa no México Dia dos Mortos
Flores e velas fazem a decoração ficar caprichada  | Foto: Raquel Araújo.

 

Vestimentas e maquiagem no Dia dos Mortos no México

Foto: David.Clay.Photography, via Wikimedia Commons.

Para entrar no clima, pinte o rosto de caveira com uma das moças que oferecem os serviços de maquiagem na rua! É uma mais talentosa que a outra. Custa em torno de 100 pesos e, pesquisando bem, você encontra pessoas que incrementam a maquiagem com glitter e lantejoulas.

Minha dica é deixar a pintura para o fim da tarde porque Oaxaca é beeem quente e passar o dia inteiro andando pela cidade pode comprometer o desenho. Mas não faça disso uma regra, não importa a hora do dia, sempre haverá alguém vestido de caveira!

E por falar nas caveiras, se por algum momento passou pela sua cabeça a palavra “mórbido” para defini-las, saiba que no México as caveiras são um claro sinal de que a morte chega para todos e, diante dela, somos iguais. Não tem melhor definição! Ainda no dia 31, é comum ver algumas crianças pedindo doces nas ruas. Se puder, compre alguns pacotinhos de doces nos quiosques pelo caminho para distribuir.

 

Visitar cemitério no Dia dos Mortos no México

A minha ansiedade mesmo era visitar um cemitério. Se a cidade já é animada, o cemitério, principalmente na madrugada de 31 para o dia primeiro, é o verdadeiro fervo! O mais badalado é o de Xoxocotlán, ou Xoxo para os íntimos (lê-se Rôrrô), cidade vizinha de Oaxaca, a apenas 20 minutos de carro.

Há empresas que oferecem tour/translado até lá. Eu e meu namorado preferimos ir sozinhos de táxi. Se você fizer o mesmo, é provável que o taxista se ofereça para ficar te aguardando. Como não queríamos nos preocupar com horário, dispensamos o motorista.

Não deixe que te convençam de que é difícil conseguir transporte na volta, há muitos táxis no entorno, devido ao movimento no cemitério. As ruas no entorno do cemitério ficam fechadas para facilitar a circulação.

 

O que ver no cemitério em Oaxaca

O que fazer no Dia dos Mortos no México
É tradição que as famílias ornamentem o túmulo dos falecidos | Foto: Raquel Araújo.

Logo na entrada, um palco com shows ao vivo. Na parte de dentro, aroma de flores e muitas velas. É tradição que as famílias ornamentem o túmulo dos falecidos. E essa foi a experiência mais intensa que tivemos.

O cemitério é enorme e dá para perceber que cada família comemora a sua maneira: umas mais reservadas, outras bem mais festivas. Vi túmulos com luz de neon, globo de boate, coca-cola e tortilhas. Vi outros desenhados com serragem e folhas secas.

Os turistas dividem o espaço com grupos de mariachis, que podem ser contratados pelas famílias para um show particular. Dá para imaginar a animação? Tem até quem faça churrasco.

Não estranhe se for convidado para se juntar à festa e nem pense em ficar acanhado. Mexicano é muito receptivo! Algumas famílias convidam os turistas para se juntarem aos festejos. Confesso que era isso o que eu mais queria. E aconteceu duas vezes.

A primeira delas com o Felix, uma pessoa de quem eu nunca vou me esquecer. Ele estava sozinho junto ao túmulo do pai e do sobrinho. Bastou uma pergunta simples “Oi, foi o senhor que fez a decoração?” para ficarmos quase meia hora batendo papo.

Felix nos contou sobre seus falecidos, esclareceu sobre as tradições do dia dos mortos e nos garantiu que os turistas não incomodam. Essa, aliás, era uma preocupação minha, afinal, a cidade fica muito cheia nessa época.

Dia dos Mortos o que fazer
Felix posa junto ao túmulo de seu parente | Foto: Raquel Araújo.

Mas o que o Felix nos disse e, posteriormente, também foi o que percebemos, é que o mexicano tem muito orgulho da sua cultura e eles gostam de mostrar as suas raízes como exemplo de povo que conseguiu resistir ao longo do tempo.

Felix nos contou que o tour no cemitério é ótimo para mostrar essa tradição para outros países. Ele ainda quis saber como é o dia dos mortos por aqui! Mas confesso que se decepcionou quando eu disse que no Brasil não tinha festa!

Toda a conversa foi regada a muito mezcal! Mezcal, aliás, é um primo da tequila muito típico no México, e Oaxaca é o maior estado produtor. Não deixem de provar! Por falar nisso, conheça as regiões produtoras de tequila no México.

Depois de muitas doses, outra família nos convidou para dançar e virar mais algumas com eles. Perdemos a hora facilmente, quando vimos já passavam das 2h da manhã. O cemitério seguiu animado, mas nós voltamos para Oaxaca com o coração quente, preparados para mais um dia dentro da Festa do dia dos Mortos.

   
   

Se for ao cemitério, lembre-se de ser respeitoso com as famílias. Pergunte sempre antes de fotografá-los.

Conectado​ => Como usar internet no México

 

Comidas típicas do Dia dos Mortos no México

Comida para o Dia dos Mortos
Dia dos Mortos influencia também na gastronomia  | Foto: Raquel Araújo.

Dia dos Mortos não muda só a rotina cultural de uma cidade como influencia na sua gastronomia. O pão no dia dos mortos ganha um sabor especial, ou melhor, um ornamento especial!

Durante esse período são produzidos os chamados “Pan de muerto”, um pão doce decorado com rostos. Sim, isso mesmo! Pode parecer estranho, mas eu achei o máximo e muito engraçado!

Eles são produzidos em diversos tamanhos, alguns recheados, outros não, mas muito saborosos. O “pan de morto” é como o panetone, só vende na sua época do ano, não espere encontrá-lo em outros períodos. Caveirinhas doces: elas podem ser de chocolate ou de açúcar cobertas de glacê. São decoradas e podem ter o nome do morto.

Interessante​ => Curiosidades sobre o México

 

Viajar para o México no Dia dos Mortos

Vale muito a pena viajar para o México durante o Dia dos Mortos! Nessa época, o preço dos passeios no México e das passagens aéreas podem ficar mais salgados, por isso, é bom se programar com antecedência e ficar de olho em promoções.

Para uma autêntica experiência de Dia dos Mortos, recomendo sair das cidades mais turísticas. Se não puder ir a Oaxaca, tente Puebla, Pátzcuaro ou Mérida.

Não importa o destino que escolher, tenho certeza de que passar o Dia dos Mortos no México te dará uma outra visão da festa e te fará perceber que essa é uma festa tão colorida quanto viva!

Confira mais nesse vídeo maravilhoso feito pelo site de turismo oficial do México:

Está planejando em conhecer o México durante o Dia dos Mortos? Conte suas expectativas ou dúvidas nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Raquel Araujo

ESCRITO POR

Raquel Araujo

Raquel Araujo, de 28 anos, é jornalista formada pela PUC-Rio, com pós graduação em Transmídia. É carioca, pisciana, ama os livros e batatas fritas. Para ela, viajar é se conectar com outras culturas enquanto descobre um pouco mais de si mesma.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Polly Batista

    Oi, Magella! Tudo bem?! O primeiro é o estado, o segundo é a capital dele. :)

  2. Gislene Lima

    Adorei as dicas!!!!!! Planejo viajar neste ano com a minha amiga. Vou providenciar o passaporte. Bjus e continue a publicar dicas e ideias iguais a essas.

  3. Alrimar Melo

    Ótima matéria! Tive oportunidade de participar dos festejos do dia dos mortos em 2012 no México. Foi uma experiência inesquecível. Também super recomendo. Parabéns pela matéria!!

  4. Marcelo Barbosa

    bacana td isso! to pensando em ir esse ano! necessita de visto?! vlw msm!

  5. Polly Batista

    Oi, Marcelo. Tudo bem?! Brasileiros não precisam de visto para o México, apenas de passaporte! Muito obrigada pelo comentário e boa sorte!!!