Tequila no México: rota para provar tipos de tequilas mexicanas
Quando se fala nesse país, a tequila no México é uma das primeiras coisas que vem na cabeça. E não tem jeito, quem visita o país tem que provar da verdadeira bebida mexicana e ver de perto como é produzida. Vale a pena incluir as regiões produtoras para conhecer os tipos de tequilas mexicanos durante seu roteiro de viagem.
Visitar as fazendas produtoras é tão interessante quanto ir a uma vinícola, com a diferença de que no caso da tequila, não há igual em nenhum outro lugar do mundo. Para quem está embarcando para o país, preparei um guia sobre a tequila no México.
Planeje sua viagem => Resorts com tudo incluso no México
Precisa de seguro viagem para entrar no México? »
Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no México. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:
- Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
- Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
- Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
- Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
- Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
- Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
Conheça as principais vantagens:
- Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
- Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
- É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
- Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
- Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
- Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
- Atendimento ao cliente 24hs em português.
Neste artigo você vai ver:
História da tequila no México
Para quem conhece pouco, tequila é uma bebida alcoólica destilada (o teor alcoólico é em torno dos 40%) feita a partir de agave-azul. Começou a ser produzida na cidade de Tequila no México, próximo a Guadalajara, e hoje é um dos símbolos do país. É considerada a bebida mexicana nacional.
A agave-azul é uma planta bem caraterística do México, ela se assemelha a um abacaxi, porém é bem maior. Para produzir um litro de tequila são necessários 7 kg de agave azul e somente seu miolo é utilizado, as folhas são descartadas.
Ela leva de 7 a 10 anos para amadurecer e durante esse processo passa por constantes podas, até ser colhida. Seu sabor e tamanho variam de acordo com a região que é cultivada.
O solo mais propicio é o solo vulcânico vermelho presente no estado de Jalasca. Fica justamente, próximo a cidade que batizou a bebida: Tequila. Devido a esta característica, as leis mexicanas estabelecem que a tequila pode ser produzida apenas no estado de Jalisco e em regiões limitadas de Guanajuato, Michoacán, Nayarit, e Tamaulipas. Qualquer bebida de agave que seja produzida fora destas regiões não pode ser considera tequila.
CLIQUE AQUI para agendar passeios na Rota da Tequila »
- Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
- A configuração do chip é extremamente fácil;
- Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
- Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
- O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
- É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
- Já falei internet ilimitada? 😉
Tipos de tequilas mexicanas
Há vários tipos de tequila, elas variam de acordo com sua categoria, que é classificada de acordo com a quantidade e tipo açúcar e as classes, que levam em consideração o tempo de envelhecimento.
Em relação aos açúcares existem dois tipos:
- Tequila 100% Agave: feita apenas com açúcar de Mezcal, deve ser destilada e engarrafada no México. É mais indicada para beber pura;
- Tequila com 51% de agave e 49% de outros açúcares: indicadas para serem consumidas em drinks.
Por sua vez, as principais classes de tequila são:
Tequila Blanca (Branca)
É uma tequila clara e transparente, engarrafada imediatamente após a destilação. Tem o aroma e o sabor do Agave Azul.
Joven ou Oro (Jovem ou Ouro)
Esta tequila é suavizada com corantes e sabores, como caramelo. Ela é muito usada para fazer o famoso drink margarita.
Reposado (Repousado)
Outro tipo é a “repousado”, que nada mais é que a tequila blanco envelhecida de 2 meses a um ano em barris de carvalho.
Añejo (Envelhecida)
A tequila envelhecida ou tequila añejo, passa por um processo de envelhecimento de pelo menos um ano em barris de carvalho. Uma caraterística é que ela adquire um pouco do sabor da madeira e uma cor âmbar.
Reserva
A Reserva é uma seleção especial de tequilas, que passam por um processo de envelhecimento de pelo menos 8 anos.
Conectado => Chip com internet para usar no México
Rota da Tequila no México
Como falei acima, a lei limita a região que a tequila pode ser produzida dentro do México. A lista de regiões produtoras inclui o estado de Jalisco, principal produtor e onde a bebida surgiu, e as algumas regiões dos estados de Guanajuato, Michoacán, Nayarit, e Tamaulipas.
Para fomentar o turismo foi criada a Rota da Tequila, um ótimo roteiro para quem deseja conhecer mais de perto como é o processo de produção e ver o cultivo do agave azul. A Rota da Tequila inclui as cidades de Tequila, Arenal, Amaititán, Magdalena, Teuchitlán, Etzatlán e San Juanito. É possível conhecer a região alugando um carro ou de ônibus, através de excursões guiadas com degustações inclusas.
Outra forma de conhecer as fazendas produtoras é através do Tequila Express, um ônibus que sai de Guadalajara e percorre algumas cidades de Jalisco, fazendo paradas nas fazendas tequileiras mais famosas.
Simples => Como alugar carro no México
A cidade de Tequila, no México
Independente da forma que vai conhecer a região, a parada obrigatória do passeio é na cidade de Tequila. Ela dá o nome ao destilado e também é uma das principais produtoras da bebida.
A pequena cidade do México fica a 62 quilômetros de Guadalajara e é alegre, colorida e cercada de plantações de agave azul. O lugar guarda um pouco da história da bebida, que pode ser desvendada no Museo Nacional del Tequila. Além disso, os visitantes têm a chance de conhecer o processo milenar de fabricação da bebida e de visitar os campos de plantação de agave azul.
A cidade abriga ainda o Mundo Cuervo, onde está a mais antiga destilaria do país, a La Rojeña. Lá, é possível fazer visitas guiadas e degustação da bebida. O atrativo pertence ao grupo Jose Cuervo, principal empresa produtora de Tequila no México.
Devido a importância cultural da cidade, em 2006, suas terras e suas destilarias receberam o selo de Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
Vale a pena visitar ainda uma típica fazenda tequileira no México. Uma das principais é La Cofradia. A fazenda produz uma das melhores tequilas da região, que são envasadas artesanalmente em garrafas de cerâmica (também produzidas por eles). Na fazenda é possível conhecer todo o processo produtivo e como funciona uma destilaria.
A Herradura é outra destilaria famosa da região e que vale a visita. O passeio básico dura cerca de 90 minutos e o visitante conhece como a bebida é produzida, além de fazer degustações.
Ficou interessado na rota da Tequila? Então planeje sua viagem para o México e conheça as regiões produtoras. Não deixe de compartilhar com a gente pelos comentários! 😉
Até + !!!
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *