Tequila no México: rota para provar tipos de tequilas mexicanas

Tequila no México: rota para provar tipos de tequilas mexicanas

Quando se fala nesse país, a tequila no México é uma das primeiras coisas que vem na cabeça. E não tem jeito, quem visita o país tem que provar da verdadeira bebida mexicana e ver de perto como é produzida. Vale a pena incluir as regiões produtoras para conhecer os tipos de tequilas mexicanos durante seu roteiro de viagem.

Visitar as fazendas produtoras é tão interessante quanto ir a uma vinícola, com a diferença de que no caso da tequila, não há igual em nenhum outro lugar do mundo. Para quem está embarcando para o país, preparei um guia sobre a tequila no México.

Planeje sua viagem => Resorts com tudo incluso no México

Precisa de seguro viagem para entrar no México? »

 

Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15, é só clicar no botão.

 

 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no México. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.

 

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.

 

 

História da tequila no México

História da tequila

Para quem conhece pouco, tequila é uma bebida alcoólica destilada (o teor alcoólico é em torno dos 40%) feita a partir de agave-azul. Começou a ser produzida na cidade de Tequila no México, próximo a Guadalajara, e hoje é um dos símbolos do país. É considerada a bebida mexicana nacional.

A agave-azul é uma planta bem caraterística do México, ela se assemelha a um abacaxi, porém é bem maior.  Para produzir um litro de tequila são necessários 7 kg de agave azul e somente seu miolo é utilizado, as folhas são descartadas.

Ela leva de 7 a 10 anos para amadurecer e durante esse processo passa por constantes podas, até ser colhida. Seu sabor e tamanho variam de acordo com a região que é cultivada.

O solo mais propicio é o solo vulcânico vermelho presente no estado de Jalasca. Fica justamente, próximo a cidade que batizou a bebida: Tequila. Devido a esta característica, as leis mexicanas estabelecem que a tequila pode ser produzida apenas no estado de Jalisco e em regiões limitadas de Guanajuato, Michoacán, Nayarit, e Tamaulipas. Qualquer bebida de agave que seja produzida fora destas regiões não pode ser considera tequila.

CLIQUE AQUI para agendar passeios na Rota da Tequila »

 

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? 😉

 

 

Tipos de tequilas mexicanas

Tipos de tequila no México

Há vários tipos de tequila, elas variam de acordo com sua categoria, que é classificada de acordo com a quantidade e tipo açúcar e as classes, que levam em consideração o tempo de envelhecimento.

Em relação aos açúcares existem dois tipos:

  • Tequila 100% Agave: feita apenas com açúcar de Mezcal, deve ser destilada e engarrafada no México. É mais indicada para beber pura;
  • Tequila com 51% de agave e 49% de outros açúcares: indicadas para serem consumidas em drinks.

Por sua vez, as principais classes de tequila são:

 

Tequila Blanca (Branca)

É uma tequila clara e transparente, engarrafada imediatamente após a destilação. Tem o aroma e o sabor do Agave Azul.

 

Joven ou Oro (Jovem ou Ouro)

Esta tequila é suavizada com corantes e sabores, como caramelo. Ela é muito usada para fazer o famoso drink margarita.

 

Reposado (Repousado)

Outro tipo é a “repousado”, que nada mais é que a tequila blanco envelhecida de 2 meses a um ano em barris de carvalho.

 

Añejo (Envelhecida)

A tequila envelhecida ou tequila añejo, passa por um processo de envelhecimento de pelo menos um ano em barris de carvalho. Uma caraterística é que ela adquire um pouco do sabor da madeira e uma cor âmbar.

 

Reserva

A Reserva é uma seleção especial de tequilas, que passam por um processo de envelhecimento de pelo menos 8 anos.

Conectado​ => Chip com internet para usar no México

 

Rota da Tequila no México

Cidade Tequila, México

Como falei acima, a lei limita a região que a tequila pode ser produzida dentro do México. A lista de regiões produtoras inclui o estado de Jalisco, principal produtor e onde a bebida surgiu, e as algumas regiões dos estados de Guanajuato, Michoacán, Nayarit, e Tamaulipas.

Para fomentar o turismo foi criada a Rota da Tequila, um ótimo roteiro para quem deseja conhecer mais de perto como é o processo de produção e ver o cultivo do agave azul. A Rota da Tequila inclui as cidades de Tequila, Arenal, Amaititán, Magdalena, Teuchitlán, Etzatlán e San Juanito. É possível conhecer a região alugando um carro ou de ônibus, através de excursões guiadas com degustações inclusas.

Outra forma de conhecer as fazendas produtoras é através do Tequila Express, um ônibus que sai de Guadalajara e percorre algumas cidades de Jalisco, fazendo paradas nas fazendas tequileiras mais famosas.

Simples​ => Como alugar carro no México

 

A cidade de Tequila, no México

Tequila no México
Parte do mural localizado no Mundo Cuervo | Foto: Terrescalli.cultural, via Wikimedia Commons.

Independente da forma que vai conhecer a região, a parada obrigatória do passeio é na cidade de Tequila. Ela dá o nome ao destilado e também é uma das principais produtoras da bebida.

A pequena cidade do México fica a 62 quilômetros de Guadalajara e é alegre, colorida e cercada de plantações de agave azul. O lugar guarda um pouco da história da bebida, que pode ser desvendada no Museo Nacional del Tequila. Além disso, os visitantes têm a chance de conhecer o processo milenar de fabricação da bebida e de visitar os campos de plantação de agave azul.

Tequila do México
Parte do gigante tonel de fermentação de tequila exibido no museu | Foto: Thelmadatter, via Wikimedia Commons.

A cidade abriga ainda o Mundo Cuervo, onde está a mais antiga destilaria do país, a La Rojeña. Lá, é possível fazer visitas guiadas e degustação da bebida. O atrativo pertence ao grupo Jose Cuervo, principal empresa produtora de Tequila no México.

Devido a importância cultural da cidade, em 2006, suas terras e suas destilarias receberam o selo de Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Vale a pena visitar ainda uma típica fazenda tequileira no México. Uma das principais é La Cofradia. A fazenda produz uma das melhores tequilas da região, que são envasadas artesanalmente em garrafas de cerâmica (também produzidas por eles). Na fazenda é possível conhecer todo o processo produtivo e como funciona uma destilaria.

A Herradura é outra destilaria famosa da região e que vale a visita. O passeio básico dura cerca de 90 minutos e o visitante conhece como a bebida é produzida, além de fazer degustações.

Ficou interessado na rota da Tequila? Então planeje sua viagem para o México e conheça as regiões produtoras. Não deixe de compartilhar com a gente pelos comentários! 😉

Até + !!!

 

Dicas para ECONOMIZAR MUITO no México

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para o México? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

  • Hospedagem => recomendo utilizar o buscador de hotéis no México para encontrar preços – geralmente mais baixos – dos melhores hotéis. É mais econômico devido a negociação em massa feita com as propriedades, além da segurança para reservar online!
  • Aluguel de Carro => ao fazer a pesquisa no comparador de aluguel de carro, você recebe instantâneamente cotações da melhores locadoras de veículos no México. O pagamento pode ser feito em até 12x sem juros, em reais e com isenção do IOF de 6,38%.
  • Passagens Aéreas => para economizar tempo e dinheiro na compra dos voos para o México, a dica é usar a ferramenta de pesquisa de passagens para você não precisar entrar no site de cada companhia, além de ter a certeza que está comprando em um dos sites mais seguros do Brasil.
  • Transfer do Aeroporto para o Hotel => nada melhor do que chegar no aeroporto e haver alguém nos esperando para levar até o hotel no México. Para ter esse conforto – sem gastar muito – indico o pesquisador de transfers para você escolher a melhor opção de trajeto e tipo de carro.
  • Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => é muito prático e fácil para planejar os trajetos no México, e por toda a América do Norte, pois mostra as rotas mais populares entre dois destinos e compara os preços. Minha dica para achar as melhores passagens – e mais baratas – é utilizar o buscador de tickets de transporte.

Melhores passeios no México

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios no México, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

Chip de internet no México

Ter um chip de celular no México com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem no México.

Seguro viagem no México

Contratar um seguro viagem para o México é essencial para sua segurança no exterior, pois garante atendimento médico, hospitalar e odontológico para tratamento em caso de acidente ou doença contraída durante a viagem, com um atendimento 24h por dia.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais