11 curiosidades do México: cultura, história e tudo sobre o país
Provavelmente, você sabe que o México está entre os países de maior riqueza cultural e gastronômica do mundo. Por isso, nesse post irei comentar algumas das curiosidades do México, e são muitas!
A grande verdade é que a maioria dos povos, dentre eles o povo brasileiro, sabe muito pouco sobre o México e, por incrível que pareça, ainda há pessoas imaginando que o México é só tequila, sombrero e deserto, o que, obviamente, não faz sentido.
Por isso, irei contar tudo sobre as curiosidades desse país tão grandioso e que recebe tão bem os milhares de turistas que por aqui desembarcam a cada ano.
Planeje sua viagem => Melhores resorts no México
Vá direto ao ponto
- Curiosidades do México
- 1) Nome do México não é só México
- 2) Localização do México
- 3) Capital é a mais antiga das Américas
- 4) Bosque de Chapultepec é enorme
- 5) Cidade do México foi construída em cima de um lago
- 6) Comida Mexicana é Patrimônio da Humanidade
- 7) Fronteira é a segunda mais longa do mundo
- 8) Morte é comemorada, não chorada
- 9) Pimentas e molhos são extremamente fortes
- 10) Um país biodiverso
- 11) Educação e civilidade
- Aproveite ao máximo a cultura mexicana
Curiosidades do México
Conforme eu mencionei, não se pode resumir o México somente à Tequila, sombreros, mariachis e cactos do deserto. O país vai muito além disso e existe uma infinidade de fatos interessantes relacionados à cultura, veja:
1) Nome do México não é só México

Parece uma afirmação um pouco estranha, não é mesmo? Como assim o México não somente México? Explico:
A grande maioria desconhece o nome completo do país, pois, assim como o Brasil não é somente Brasil, México não é somente México.
O México é oficialmente chamado de Estados Unidos Mexicanos. Na verdade, um dos principais motivos pelo qual o país é oficialmente chamado assim se deve à proximidade com o país vizinho, os Estados Unidos.
O México foi “batizado” com esse nome porque a imagem democrática e livre que os Estados Unidos passavam antigamente era considerada como uma proposta moderna e avançada de governo.
Por isso, no ano de 1821 foi formalizada a primeira Constituição Mexicana, onde o nome Estados Unidos Mexicanos foi oficializado.
Antes de embarcar para o país, leia o artigo com 11 dicas de viagem no México.
CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios no México »
2) Localização do México
Embora destaque-se economicamente entre os países da América Latina, o México está localizado na América do Norte e faz fronteira com Estados Unidos, Guatemala e Belize.
Além do mais, o México é banhado pelo Golfo do México, Oceano Pacífico e pelo mar do Caribe. Por isso, você tem que ler o post sobre as praias do México.
Confira => Melhores passeios pela Riviera Maya no México
3) Capital é a mais antiga das Américas

Pouca gente sabe, mas a Cidade do México, capital do País, é a mais antiga das Américas. Isso porque, no ano de 1519, quando o Espanhol Hernán Cortez chegou ao lugar que hoje é a capital mexicana, esta já era considerada como a maior capital do planeta.
Nessa época, a Cidade do México chamava-se Tenochtitlán e era a capital do Império Asteca. É por isso que por lá o número de monumentos históricos é enorme. Conheça os pontos turísticos da Cidade do México.
Além da Cidade do México ser a capital mais antiga do planeta, sua região metropolitana, conhecida como DF, Distrito Federal, é a terceira maior do planeta, cuja totalidade de habitantes supera a marca 20 milhões.
Ademais, por ser uma cidade tão grande, na Cidade do México não se fala somente o Espanhol e sim mais de 10 línguas originárias dos antigos povos indígenas, como por exemplo, náhuatl, otomi e o mixteca. Veja esse guia completo sobre tudo o que fazer na Cidade do México.
Imperdível => Passeio pelo Cidade do México com guia
Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no México. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:
- Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
- Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
- Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
- Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
- Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
- Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
4) Bosque de Chapultepec é enorme

Mais um recorde para a capital do país, o Bosque de Chapultepec é considerado como um dos maiores parques urbanos do mundo e o maior da América Latina.
O bosque possui aproximadamente 686 hectares de área, e está situado na região central da Cidade do México, além de contar com museus e uma enorme área verde, é no bosque que está localizado o famoso Castelo de Chapultepec. Para conhecê-lo, basta garantir seus ingressos antecipados ao Castelo de Chapultepec e Museu de Antropologia.
Imperdível => Pueblos Mágicos do México
5) Cidade do México foi construída em cima de um lago

Outro fato interessante sobre o país e que, com certeza muitos desconhecem, é o fato de que a grande capital, a Cidade do México, está construída sobre um lago, conhecido também como “Veneza Azteca”.
Uma boa parte do território que hoje é o DF, ou seja, a Cidade do México, foi construída sobre a cidade sagrada de Tenochitlán e também por cima de uma lagoa. Inclusive, você pode navegar pelos canais de Xochimilco.
E é justamente por esse motivo que os movimentos sísmicos, ou seja, os terremotos, são tão frequentes nessa região.
Em razão disso, quando acontece um terremoto os movimentos são mais intensos, o que faz com que a cidade torne-se particularmente mais vulnerável em episódios de sismos e outros problemas estruturais.
Para conhecer bem a região, planeje-se com o artigo sobre roteiro na Cidade do México, de 1 a 5 dias.
Opções => Onde ficar na Cidade do México
6) Comida Mexicana é Patrimônio da Humanidade

Conforme já mencionei, México é um país de uma riqueza cultural e gastronômica incomparável com o resto do mundo. E, é por isso que a comida mexicana foi nomeada pelo Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
A nomeação aconteceu no ano de 2010 e veio para enaltecer a culinária mexicana, que é considerada como um ícone nacional devido à sua história, criatividade e diversidade. Por isso, você pode fazer um tour pela Cidade do México para ver 5 de melhores mercados de rua do México.
Título mais do que merecido, afinal, o sabor e aroma da cozinha mexicana é algo único e praticamente impossível de descrever. Leia mais sobre isso em comidas típicas mexicanas.
Muitos dos pratos da culinária mexicana cruzaram as fronteiras e hoje podem ser facilmente encontrados em outros países, como por exemplo: os tacos, burritos, nachos e a famosa guacamole. Contudo, o verdadeiro sabor dessa culinária tão rica só pode ser apreciado e degustado pessoalmente aqui no país.
7) Fronteira é a segunda mais longa do mundo

Alvo constante de polêmica e muita discussão, a fronteira entre México e Estados é a segunda mais longa do mundo, a primeira é a fronteira entre Canadá e Estados Unidos.
Conforme dados da Comissão Internacional de Limites e Águas, essa fronteira possui uma extensão de aproximadamente 3.185 km e os números recordes não param por aí.
A fronteira entre os dois países tem o maior número de cruzamentos legais do mundo, ou seja, vias de acesso legal, que totalizam o montante de 50,23 milhões de tráfego legal de pedestres, e ainda, com um dado não muito positivo, de 12 milhões de acessos ilegais.
Dúvida => Qual moeda levar para o México
8) Morte é comemorada, não chorada

A alegria, as cores e a simpatia do povo mexicano também é refletida no lado mais obscuro da vida: a morte.
No México, ninguém sofre ao lembrar um ente querido que partiu. Afinal, o Dia dos Mortos é comemorado com alegria. Por isso é uma das maiores e mais tradicionais celebrações do país.
Para o povo mexicano, a morte significa apenas uma passagem, e esse fenômeno é vivido de forma natural, sem tristezas.
O Dia dos Mortos, el dia de los muertos, é celebrado em 02 de novembro e é uma das datas mais especiais do calendário mexicano.
Conectado => Internet no México

As comemorações começam um mês antes, nesse período, as casas são decoradas com caveiras, as famosas katrinas, e é muito comum que as famílias que perderam um ser querido façam em suas casas um altar de mortos, o altar de muertos.
O altar de mortos , como o próprio nome já diz, é um altar onde são colocados pertences do falecido e coisas que ele mais gostava quando em vida, por exemplo, tequila, flores, comida e música.
No ano de 2008, a Unesco declarou a comemoração do Dia de Mortos como Patrimônio Imaterial da Humanidade. E a tradição também é explorada pelo turismo. Para você ter uma ideia, se você estiver por aqui nessa época pode fazer o tour Day of the Dead, uma das tradições anuais mais apreciadas do México
A crença popular é que a alma dos seres queridos que partiram regressam no dia de mortos, por isso, eles são recebidos com oferendas e muita música de Mariachis.
Nas oferendas é comum que se coloque a comida e bebida preferida do falecido, frutas e caveirinhas muito coloridas e simpáticas.
A parte mais comum da tradição de mortos no México é a visita ao cemitério, seja durante o dia ou à noite. As famílias colocam velas ao redor das sepulturas e ali se reúnem, cantando, rezando, comendo e bebendo, muitas vezes ao som dos Mariachis, especialmente contratados para a ocasião.
Simples => Aluguel de carro no México
9) Pimentas e molhos são extremamente fortes
O mexicano adora pratos picantes, temperados com muito molho de pimenta, que no México é conhecido como salsa. No país existem mais de 140 variedades de pimenta.
Praticamente todos os pratos da culinária mexicana levam um toque de pimenta ou são acompanhados por uma salsa bem picante.
O turista é o que mais sofre ao querer experimentar tantas variedades. Afinal, sempre que ele perguntar ao mexicano se pica, ou seja, se é picante, o mexicano vai dizer que não, quando na verdade, sim, pica muito para quem não está acostumado.
Reza a lenda que quando um mexicano te diz que um prato pica um pouquinho, você já pode sair correndo porque esse prato é super picante. Tudo isso, você conhece em um Food Experience, um passeio para provar os sabores do México.
O povo mexicano está acostumado a comer pimenta e a temperar seus pratos com salsa desde a infância, por isso, são super acostumados com o sabor.
Além do mais, a pimenta é adereço comum em muitos pratos que não são salgados. É comum encontrar lugares que vendem doces com pimenta, frutas, caldos e sorvetes.
Conheça os passeios no México imperdíveis para explorar o país »
10) Um país biodiverso
Pouca gente sabe, mas o México é um país de grande biodiversidade. Tudo isso graças à sua posição geográfica e ao seu relevo, o que permite a grande diversidade de ecossistemas.
Essa ampla variedade é facilmente explicada pela existência de mares, desertos, bosques e lagoas, que possibilita o desenvolvimento das mais diversas espécies de animais e vegetais.
Não é a toa que o país está entre os 10 mais ricos do mundo em termos de fauna e flora.
Conheça => Cidades turísticas do México
11) Educação e civilidade
O povo mexicano é um povo extremamente educado, dificilmente você encontrará um mexicano estúpido ou que te responda algo grosseiramente.
As crianças são ensinadas desde pequenas a dizer por favor, obrigado, desculpe e saúde quando alguém espirra.
Não falar uma dessas palavras é considerado como falta de educação. Por isso, quando visitar o México acostume-se a dizer as palavrinhas mágicas: gracias, por favor, disculpe, perdón y salud. Afinal, você irá escutar muito isso quando estiver em terras aztecas.
Aproveite ao máximo a cultura mexicana
México é um país extremamente colorido, com um povo hospitaleiro, simpático e com uma diversidade cultural incrível. É por isso que anualmente recebe milhares de turistas vindos de toda a parte do mundo.
Se você quer conhecer um pouquinho mais dessa cultura ímpar, sugiro colocá-lo na sua próxima lista de destinos a serem explorados. Veja tudo isso nesse vídeo feito pelo site de turismo oficial do México:
Você já esteve no México e algo também chamou sua atenção? Deixe nos comentários!
Até + !!!
maria eduarda ferreira
faz o meu trabalho pra mim