Início / Américas / América do Norte / México / 11 curiosidades sobre o México: cultura e fatos interessantes

11 curiosidades sobre o México: cultura e fatos interessantes

Provavelmente, você  sabe que o México está entre os países de maior  riqueza cultural e gastronômica do mundo. Por isso, nesse post irei comentar algumas das curiosidades sobre o México, e são muitas!

A grande verdade é que a maioria dos povos, dentre eles o povo brasileiro, sabe muito pouco sobre o México e, por incrível que pareça, ainda há  pessoas imaginando que o México é só tequila, sombrero e deserto, o que, obviamente, não faz sentido.

Por isso, irei contar  tudo sobre as curiosidades desse país tão grandioso e que recebe tão bem os milhares de turistas que por aqui desembarcam a cada ano.

Planeje sua viagem => Melhores resorts de luxo all-inclusive do México

Quanto custa o seguro viagem para a América do Norte?

 

Curiosidades sobre o México

Conforme eu mencionei, não se pode resumir o México somente à Tequila, sombreros, mariachis e cactos do deserto. O país vai muito além disso e existe uma infinidade de fatos interessantes relacionados à cultura, veja:

 

1) Nome do México não é só México

Curiosidades sobre o México

Parece uma afirmação um pouco estranha, não é mesmo? Como assim o México não somente México? Explico:

A grande maioria desconhece o nome completo do país, pois, assim como o Brasil não é somente Brasil, México não é somente México.

O México é oficialmente chamado de Estados Unidos Mexicanos. Na verdade, um dos principais motivos pelo qual o país é oficialmente chamado assim se deve à proximidade com o país vizinho, os  Estados Unidos.

O México foi “batizado” com esse nome porque a imagem democrática e livre que os Estados Unidos passavam antigamente era considerada como uma proposta moderna e avançada de governo.

Por isso, no ano de 1821 foi formalizada a primeira Constituição Mexicana, onde o nome Estados  Unidos Mexicanos foi oficializado.

Antes de embarcar para o país, leia o artigo com 11 dicas de ouro para embarcar no México.

Descubra => Melhores passeios e coisas para fazer no México

 

2) Localização do México

Curiosidades culturais do México

Embora destaque-se economicamente entre os países da América Latina, o México está localizado na América do Norte e faz fronteira com Estados Unidos, Canadá, Guatemala e Belize.

Além do mais, o México é banhado pelo Golfo do México, Oceano Pacífico e pelo mar do Caribe. Por isso, você tem que ler o post sobre as  praias imperdíveis no México.

Confira => Melhores passeios pela Riviera Maya no México

 

3) Capital é a mais antiga das Américas

Costumes do México

Pouca gente sabe, mas a Cidade do México, capital do País, é a mais antiga das Américas. Isso porque, no ano de 1519, quando o Espanhol Hernán Cortez chegou ao lugar que hoje é a capital mexicana, esta já era considerada como a maior capital do planeta.

Nessa época, a Cidade do México chamava-se Tenochtitlán e era a capital do Império Asteca. É por isso que por lá o número de monumentos históricos é enorme. Conheça os principais atrativos da Cidade do México, capital.

Além da Cidade do México ser a capital mais antiga do planeta, sua região metropolitana, conhecida como DF, Distrito Federal, é a terceira maior do planeta, cuja totalidade de habitantes supera a marca 20 milhões.

Ademais, por ser uma cidade tão grande, na Cidade do México não se fala somente o Espanhol e sim mais de 10 línguas originárias dos antigos povos indígenas, como por exemplo, náhuatl, otomi e o mixteca. Veja esse guia completo sobre tudo o que fazer na cidade do México.

Imperdível => Passeio pelo Cidade do México com guia

 

Ainda com dúvidas sobre as atrações turísticas?
 

4) Bosque de Chapultepec é enorme

Bosque de Chapultepec | Foto: Chivista, via Wikimedia Commons.

Mais um recorde para a capital do país, o Bosque de Chapultepec é considerado como um dos maiores parques urbanos do mundo e o maior da América Latina.

O bosque possui aproximadamente 686 hectares de área, e está situado  na região central da Cidade do México, além de contar com museus e uma enorme área verde, é no bosque que está localizado o famoso Castelo de Chapultepec. Para conhecê-lo, basta garantir seus ingressos antecipados ao Castelo de Chapultepec e Museu de Antropologia.

Imperdível => Conheça os Pueblos Mágicos do México

 

5) Cidade do México foi construída em cima de um lago

Fotos históricos da Cidade do México

Outro fato interessante sobre o país e que, com certeza muitos desconhecem, é o fato de que a grande capital, a Cidade do México, está  construída sobre um lago, conhecido também como “Veneza Azteca”.

Uma boa parte do território que hoje é o DF, ou seja, a Cidade do México, foi construída sobre a  cidade sagrada de Tenochitlán e também por cima de uma lagoa. Inclusive, você pode navegar pelos canais de Xochimilco.

E é justamente por esse motivo que os movimentos sísmicos, ou seja, os terremotos, são tão frequentes nessa região.

Em razão disso, quando acontece um terremoto os movimentos são mais intensos, o que faz com que a cidade torne-se particularmente mais vulnerável em episódios de sismos e outros problemas estruturais.

Para conhecer bem a região, planeje-se com o artigo sobre roteiro na Cidade do México de 1 a 5 dias.

Opções => Onde ficar na Cidade do México

 

Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5, é só clicar no botão.
 

6) Comida Mexicana é Patrimônio da Humanidade

Fotos de curiosidades do México

Conforme já mencionei, México é um país de uma riqueza cultural e gastronômica incomparável com o resto do mundo. E, é por isso que a comida mexicana foi nomeada pelo Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

A nomeação aconteceu no ano de 2010 e veio para enaltecer a culinária mexicana, que é considerada como um ícone nacional  devido à sua história, criatividade e diversidade. Por isso, você pode fazer um tour pela Cidade do México para ver 5 de melhores mercados de rua do México.

Título mais do que merecido, afinal, o sabor e aroma da cozinha mexicana é algo único e praticamente impossível de descrever. Leia mais sobre isso em Comidas típicas mexicanas.

Muitos dos pratos da culinária mexicana cruzaram as fronteiras e hoje podem ser facilmente encontrados em outros países, como por exemplo: os tacos, burritos, nachos e a famosa guacamole. Contudo, o verdadeiro sabor dessa culinária tão rica só pode ser apreciado  e degustado pessoalmente aqui no país.

 

7) Fronteira é a segunda mais longa do mundo

Fronteira entre San Diego e Tijuana
Foto: Sgt. 1st Class Gordon Hyde, via Wikipedia Commons.

Alvo constante de polêmica e muita discussão, a fronteira entre México e Estados é a segunda mais longa do mundo, a primeira é a fronteira entre Canadá e Estados Unidos.

Conforme dados da Comissão Internacional de Limites e Águas, essa fronteira possui uma extensão de aproximadamente 3.185 km e os números recordes não param por aí.

A fronteira entre os dois países tem o maior número de cruzamentos legais do mundo, ou seja, vias de acesso legal, que totalizam o montante de 50,23 milhões de tráfego legal de pedestres,  e ainda, com um dado não muito positivo, de 12 milhões de acessos ilegais.

Dúvida => Qual moeda levar para o México?

 

8) Morte é comemorada, não chorada

Curiosidades diferentes sobre México
Foto: AlanDuran, via Wikimedia Commons.

A alegria, as cores e a simpatia do povo mexicano também é refletida no lado mais obscuro da vida: a morte.

No México, ninguém sofre ao lembrar  um ente querido que partiu. Afinal, o Dia dos Mortos é comemorado com alegria. Por isso é uma das maiores e mais tradicionais celebrações  do país.

Para o povo mexicano, a morte significa apenas uma passagem, e esse fenômeno é vivido de forma natural, sem tristezas.

O Dia dos Mortos, el dia de los muertos, é celebrado em 02 de novembro e é uma das datas mais especiais do calendário mexicano.

México curiosidades interessantes
Altar dos Mortos | Foto: RubeHM, via Wikimedia Commons.

As comemorações começam um mês antes,  nesse período, as casas são decoradas com caveiras, as famosas katrinas, e é muito comum que as famílias que perderam um ser querido façam em suas casas um altar de mortos, o altar de muertos.

O altar de mortos , como o próprio nome já diz,  é um altar onde são colocados pertences do falecido e coisas que ele mais gostava quando em vida, por exemplo, tequila, flores, comida e música.

No ano de 2008, a Unesco declarou a comemoração do Dia de Mortos como Patrimônio Imaterial da Humanidade. E a tradição também é explorada pelo turismo. Para você ter uma ideia, se você estiver por aqui nessa época pode fazer o tour Day of the Dead, uma das tradições anuais mais apreciadas do México

A crença popular é que a alma dos seres queridos que partiram regressam no dia de mortos, por isso, eles são  recebidos com oferendas e muita música de  Mariachis.

Nas oferendas é comum que se coloque a comida e bebida preferida do falecido, frutas e caveirinhas muito coloridas e simpáticas.

A parte mais comum da tradição de mortos no México é a visita ao cemitério, seja durante o dia ou à noite. As famílias colocam velas ao redor das sepulturas e ali se reúnem, cantando, rezando, comendo e bebendo, muitas vezes ao som dos Mariachis, especialmente contratados para a ocasião.

 

9) Pimentas e molhos são extremamente fortes

Comidas mexicanas costumes

O mexicano adora pratos picantes, temperados com muito molho de pimenta, que no México é conhecido como salsa. No país existem mais de 140 variedades de pimenta.

Praticamente todos os pratos da culinária mexicana levam um toque de pimenta ou são acompanhados por uma salsa bem picante.

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha 10% OFF para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.
 

O turista é o que mais sofre ao querer experimentar tantas variedades. Afinal, sempre que ele perguntar ao mexicano se pica, ou seja, se é picante, o mexicano vai dizer que não, quando na verdade, sim, pica muito para quem não está acostumado.

Reza a lenda que quando um mexicano te diz que um prato pica um pouquinho, você já pode sair correndo porque esse prato é super picante. Tudo isso, você conhece em um Food Experience, um passeio para provar os sabores do México.

O povo mexicano está acostumado a comer pimenta e a temperar seus pratos com salsa  desde a infância, por isso, são super acostumados com o sabor.

Além do mais, a pimenta é adereço comum em muitos pratos que não são salgados. É comum encontrar  lugares que vendem doces com pimenta, frutas, caldos e sorvetes.

 

10) Um país biodiverso

Fauna do México

Pouca gente sabe, mas o México é um país de grande biodiversidade. Tudo isso graças à sua posição geográfica e ao seu relevo, o que permite a grande diversidade de ecossistemas.

Essa ampla variedade é facilmente explicada pela existência de mares, desertos, bosques e lagoas, que possibilita o desenvolvimento das mais diversas espécies de animais e vegetais.

Não é a toa que o país está entre os 10 mais ricos do mundo em termos de fauna e flora.

Conheça => 10 cidades turísticas do México

 

11) Educação e civilidade

Como é a educação no México

O povo mexicano é um povo extremamente educado, dificilmente você encontrará um mexicano estúpido ou que te responda algo grosseiramente.

As crianças são ensinadas desde pequenas a dizer por  favor, obrigado, desculpe e saúde quando alguém espirra.

Não falar uma dessas palavras é considerado como falta de educação. Por isso, quando visitar o México acostume-se a dizer as palavrinhas mágicas: gracias, por favor, disculpe, perdón y salud. Afinal, você irá escutar muito isso quando estiver em terras aztecas.

 

Aproveite ao máximo a cultura mexicana

México é um país extremamente colorido, com um povo hospitaleiro, simpático e com uma diversidade cultural incrível. É por isso que anualmente recebe milhares de turistas vindos de toda a parte do mundo.

Se você quer conhecer um pouquinho mais dessa cultura ímpar, sugiro colocá-lo na sua próxima lista de destinos a serem explorados.

Você já esteve no México e algo também chamou sua atenção? Deixe nos comentários!

 

Leia outros artigos do México:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Andréia Teixeira

Andréia Teixeira, advogada, redatora e pós graduanda em Direito do Trabalho e Previdenciário. Apaixonada por leitura, viagens e desafios. Atualmente morando no norte do México e totalmente encantada com a cultura local. Saludos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *