Cidades turísticas do México: mapa com 8 principais destinos

Cidades turísticas do México: mapa com 8 principais destinos

As principais cidades turísticas do México são um misto de cultura, modernidade e toques de colonialismo espanhol. O México é um país imenso, e como tal, não são poucas as cidades que atraem a atenção e a visita de milhares de turistas a cada ano em busca de praias e paisagens valiosas.

Além das belezas naturais, do colorido, da cultura e gastronomia, o povo mexicano com sua simpatia e cordialidade também contribui para enaltecer cada cantinho do país.

Neste artigo, apresento as principais cidades do México para visitar durante uma viagem de turismo. Obviamente, que além das que eu citar aqui, há muitas outras que também são muito bonitas e interessantes, afinal, cada pedacinho desse país possui um encanto diferente para montar um roteiro incrível.

Planeje sua viagem => Melhores resorts no México

Seguro viagem para o México »

 

Cidades turísticas incríveis no México

  1. Guadalajara
  2. Guanajuato
  3. Puebla
  4. Mérida
  5. San Miguel de Allende
  6. Zacatecas
  7. San Luis Potosí
  8. San Miguel de Cozumel

México é um país super diversificado, com atrações turísticas para todos os públicos e bolsos. Além da Cidade do México, principal destino turístico do país, Acapulco e Cancun, que estão entre as melhores praias do México, existem diversas outras cidades turísticas que merecem sua a visita.

Veja agora 8 cidades turísticas do México, as quais você não pode deixar de conhecer quando estiver no país.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios no México »

 

1) Guadalajara

cidades turísticas do México
Visita ao centro histórico de Guadalajara é obrigatória.

Cidade berço da bebida mais famosa do México, a Tequila, Guadalajara está localizada no Estado de Jalisco, distante a aproximadamente 543 km da capital do país, aproximadamente 5 horas de carro ou 1 hora em avião. Leia também sobre aluguel de carro no México.

Essa belíssima cidade, conhecida como a terceira maior do país, é a terra da Tequila e dos famosos mariachis, que colorem e encantam os visitantes por todas as partes da cidade.

Para conhecer mais sobre essa iguaria, leia o post sobre as regiões produtoras de tequila no México.

A visita ao centro histórico é obrigatória, lá você encontrará a essência de Guadalajara e poderá observar os prédios históricos e monumentos belíssimos. Você pode explorar a história do lugar em um excursão em Guadalajara de meio dia nos marcos coloniais.

dicas de passeios nas cidades imperdíveis do méxico
Colorido e animado, Tlaquepaque é o reduto dos artesãos mexicanos.

Os principais pontos turísticos da cidade estão situados no centro histórico, não deixe de dar uma passada no Mercado San Juan de Dios, um grande mercado onde é possível encontrar de tudo, roupas, comida típica e produtos artesanais.

Saindo um pouco da zona central, outra parada obrigatória em Guadalajara é o município de Tlaquepaque, um lugar simplesmente encantador, colorido e animado. Veja um tour pelo belos artesanatos de Tlaquepaque.

Em Tlaquepaque, a dica é conhecer o restaurante El Parian, situado bem no centro, onde é possível encontrar a típica comida mexicana e tradicional de Jalisco, e claro, muita tequila, servida em jarros de barro. Uma delícia!

Confira​ => Melhores hotéis de Guadalajara

 

2) Guanajuato

cidades com passeios imperdíveis no mexico
A cidade realiza o Festival de Cervantes, em homenagem ao autor de Don Quixote.

Guanajuato é um dos destinos preferidos de quem visita o México, chegando a receber por ano em torno de 10 milhões de turistas.

Essa linda e encantadora cidade está localizada no estado de mesmo nome, Guanajuato. Distante 365 km da Cidade do México, Guanajuato é considerada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade desde o ano de 1988.

Guanajuato possui uma linda arquitetura colonial, com ruas cheias de magia e colorido. Para conhecer cada cantinho sugiro usar sapatos confortáveis e ir preparado para caminhar.

A cidade oferece inúmeros atrativos para seus visitantes, dentre eles a Calle Miguel Hidalgo, símbolo da cidade, com uma extensão de 3 km e traços característicos das montanhas de Guanajuato.

Aproveite => Encontre hotéis incríveis em Guanajuato

cidades imperdíveis para passear no México
Guanajuato está a 365 km de distância da Cidade do México.

Outros lugares encantadores que merecem muito ser visitados são o Callejón del Beso e o Callejón de la Condesa, pequenas ruas típicas e cheias de história para contar.

As Minas de Guanajuato também recebem uma atenção especial. O lugar é uma antiga mina, considerada como a de maior profundidade do mundo.

Para aqueles visitantes que curtem passeios diferentes, o Museu das Múmias é um dos principais atrativos da cidade, no local são exibidas múmias de habitantes antigos de Guanajuato, retirados das tumbas durante exumações e que chamam a atenção pelo seu atual estado de conservação.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no México. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Aproveite => Viaje para o México com passeios já agendados

 

3) Puebla

Quais cidades mexicanas sao imperdiveis
Puebla é cheia de história, cultura, tradição e belezas naturais.

Puebla é uma típica cidade mexicana, situada no estado de Puebla e distante a apenas 140 km da capital. É conhecida por sua gastronomia, seus doces e bebidas típicas, além de suas bonitas paisagens.

Também considerada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, Puebla é um encanto só, com edifícios coloniais super elegantes, cheia de história, cultura, tradição e belezas naturais. Seus prédio podem ser conhecidos com um walking tour pelo centro histórico de Puebla.

Ao visitar a cidade, a parada obrigatória é no centro histórico e na Catedral de Puebla. O centro está cheio de edifícios dotadas de uma beleza ímpar, com construções  que datam do ano de 1530.

Além da Catedral Basílica de Puebla, não deixe de conhecer as casas coloniais e os monumentos.

Outro lugar lindo pertinho do centro é o Pueblo Mágico de San Pedro Cholula, conhecido por sua grande pirâmide chamada de Tlachihualtépelt, cuja extensão é de 16 mil metros, considerada como a maior do mundo. Conheça um passeio para Cholula com 6 horas de duração. Aproveite também para conhecer os principais Pueblos Mágicos do México.

Descubra => Hotéis bem avaliados em Pueblo

 

4) Mérida

Roteiros imperdíveis nas cidades mexicanas
Palácio de Cantón é hoje um museu | Foto: Rubennail, via Wikimedia Commons.

Mérida está localizada no coração da Península de Yucatán, a uma distância de 1.400 km da Cidade do México.

Está entre as cidades turísticas do México conhecida por seus edifícios, lindas paisagens naturais, zonas arqueológicas, museus e praias, ou seja, é cheia de atrativos.

Entre as atrações imperdíveis está o Palácio de Cantón, um magnífico edifício renascentista italiano, que abriga o Museu Regional, com exposição de peças arqueológicas da cultura maia.

Outro local muito visitado é a Zona Arqueológica de Kabah, cidade que foi a segunda mais importante da Península de Yucatán. Visite Kabah com almoço.

Passeios pelas cidades imperdíveis mexicanas
Sítio arqueológico de Chichén Itzá, em Yucatán, é uma das sete maravilhas do mundo.

Para os viajantes aventureiros, a dica é conhecer Cuzamá, localizado nos arredores de Mérida, o local oferece uma linda paisagem natural, além de mergulhos em águas transparentes.

   

Vale a pena sair um pouquinho de Mérida para conhecer o famoso sítio arqueológico de Chichén Itzá, um dos principais da Península de Yucatán e nomeado como uma das sete maravilhas do mundo.

Imperdível​ => Hotéis em oferta em Mérida

 

5) San Miguel de Allende

Dicas de passeio em cidades imperdíveis pelo México
Paróquia de San Miguel Arcanjo, erguida no final do século XVII, é um símbolo da cidade.

Uma grande cidade, San Miguel de Allende possui mais de 130 mil habitantes, sendo 10% deles estrangeiros.

Localizada a 270 km da Cidade do México, San Miguel de Allende foi reconhecida em 2008 pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade e como a melhor cidade do mundo pela revista Codé Nast Traveller.

Sem dúvida, pode-se dizer que é uma das cidades mais bonitas do México, com uma aparência atrativa e moderna, é dona de um belíssimo patrimônio histórico e arquitetônico. Você pode conhecer San Miguel do Allende em um passeio saindo da Cidade do México.

As ruas de San Miguel são simplesmente um encanto, empedradas, com pátios floridos e construções com ricos detalhes arquitetônicos.

Apenas caminhando por San Miguel de Allende já é possível desfrutar de paisagens maravilhosas, cada rua é um encanto particular.

Conectado​ => Internet no México

Passeios imperdíveis pelo México
Pátios floridos encantam | Foto: Alejandro, via Wikimedia Commons.

Não deixe de visitar a Paróquia de San Miguel Arcanjo, símbolo da cidade e erguida no final do século XVII.

Para conhecer o artesanato local, vá ao Mercado de Artesanias, lá é possível conhecer de tudo um pouco, cada coisa mais linda que a outra.

Se quiser provar deliciosos churros bem típicos do México, a dica é ir ao Restaurante San Agustín, localizado numa antiga mansão do século XVIII, pertinho do Templo de San Francisco.

Economia => Hotéis em promoção em San Miguel de Allende

 

6) Zacatecas

Roteiros imperdíveis de passeios pelo México
Zacatecas também foi declarada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade.

Um encanto de lugar localizado no norte do país, Zacatecas fica no estado de mesmo nome, distante a aproximadamente 615 km da Cidade do México. Zacatecas é considerada uma das cidades turísticas do México mais bonitas da região norte.

A cidade conta com vários cantinhos encantadores e cheio de histórias. Conhecer Zacatecas é como viajar ao passado.

Zacatecas é mais uma das cidades declaradas pela Unesco como Patrimônio da Humanidade por sua arquitetura e pelo estilo de urbanização.

Existe uma infinidade de atrativos turísticos em Zacatecas, locais históricos, culturais, ecoturísticos, religiosos, rota do mescal, festas e eventos tradicionais.

Não perca​ => Dicas de viagem para o México

passeios imperdíveis no México
Teleférico na cidade de Zacatecas | Foto: panza.rayada, via Wikimedia Commons.

Ao visitá-la, não deixe de dar um passeio numa das principais atrações da cidade, o teleférico, que liga duas montanhas, o Serro de la Bufa e o Serro del Grillo. A vista  da cidade é deslumbrante!

Outro local que merece ser visitado é a discoteca La Mina Club, localizada dentro da Mina El Éden, é realmente encantador.

Finalizando a visita a Zacatecas, a dica é  conhecer o Instituto Zacatecano de Cultura, ali poderá saber tudo sobre a vida cultural da cidade e as datas que se realizam os festivais de cultura.

Dicas​ => Encontre o hotel perfeito para você em Zacatecas

 

7) San Luis Potosí

Cidades imperdíveis no México
Catedral de San Luis de Potosí fica na Plaza de Armas | Foto: SAHER, via Wikimedia Commons.

Distante a aproximadamente 418 km da capital Cidade do México, San Luis Potosí é uma cidade localizada no Estado de mesmo nome.

San Luis Potosí é uma cidade multicultural, que se destaca por sua arquitetura barroca e gastronomia.

Os principais atrativos turísticos da cidade estão situados no centro histórico, que desde o ano de 2010 é considerado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Para começar o tour, a Plaza de Armas é o local preferido dos turistas e o mais visitado, ali está o Palácio Municipal e a Catedral.

   
Cidades mexicanas imperdíveis para visitar
San Luis Potosí está a 418 km da Cidade do México | Foto: SAHER, via Wikimedia Commons.

A Plaza Del Carmen é outro lugar muito interessante, considerada por muitos habitantes locais como a mais bela praça dessa que está entre as cidades turísticas do México mais visitadas.

Para aqueles viajantes que adoram visitar museus, a dica é o Museu de las Tradiciones Potosinas, uma grande casa datada do ano de 1900, toda remodelada com o objetivo de resgatar, promover e difundir a cultura local.

Se você quer conhecer os principais pontos turísticos, mas não quer caminhar muito, pode pegar o Turibus, que faz um bonito passeio pelas ruas do centro histórico.

Prático​ => Hotéis bem avaliados em San Luis Potosí

 

8) San Miguel de Cozumel

Destinos turísticos do México

Essa cidade é a maior e principal da belíssima ilha de Cozumel, situada no estado de Quintana Roo. Distante a aproximadamente 1626 km da capital do país, San Miguel de Cozumel é um lugar lindíssimo e tranquilo.

A cidade é a segunda mais antiga do Estado de Quintana Roo e faz parte do Caribe Mexicano, o que sem dúvida, atrai inúmeros turistas todos os anos. Eles aproveitam para conhecer Cozumel de jeep.

O lugar possui todo o encanto que o Caribe Mexicano oferece e conta com uma grande variedade de hotéis e atrativos turísticos.

Dentre as principais atrações da cidade, está o Parque Nacional de Chankanaab, seu nome significa “pequeno mar” onde os visitantes podem praticar mergulho ou simplesmente admirar as belas paisagens ou ainda, o show dos leões marinhos.

Outro local interessante para conhecer é a zona arqueológica, um lugar cheio de história, rodeado de um magnífico entorno natural. Você pode até mergulhar em um submarino em Cozumel.

Não deixe de conhecer também o centro de San Miguel de Cozumel, super movimentado, com muitas lojinhas e restaurantes.

Imperdível​ => Desfrute do paraíso nos melhores hotéis de Cozumel

 

Dicas de cidades turísticas do México

Conforme eu mencionei no início desse post, o México é um país imenso e com uma grande variedade de atrativos turísticos, que sem sombra de dúvida, se  encaixam em todos os bolsos e gostos.

Além dos locais citados aqui, existem outros também que são super bonitos e merecem muito serem visitados. Eles fazem parte dos passeios no México mais cobiçados.

Se você pretende montar um roteiro para conhecer as principais cidades turísticas do México, a sugestão é separar pelo menos umas 3 semanas na sua agenda, com isso é possível visitar com tranquilidade cada um dos locais mencionados.

Claro que esse tempo vai depender muito da sua disposição, tempo e condição econômica, portanto, organize-se e prepare sua mala.

E para ir entrando no clima, dá uma olhada neste vídeo produzido pelo site oficial de turismo do México especialmente para o Brasil! Emocionante!

Curtiu as sugestões para sua visita? Já conhece as cidades turísticas do México? Conte para a gente nos comentários qual lugar mais te encantou.

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Andréia Teixeira

ESCRITO POR

Andréia Teixeira

Andréia Teixeira, advogada, redatora e pós graduanda em Direito do Trabalho e Previdenciário. Apaixonada por leitura, viagens e desafios. Atualmente morando no norte do México e totalmente encantada com a cultura local. Saludos!

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. maria bernadete malerbo

    OLÁ Iremos para o México no proximo ano, e ficaremos 23 dias. Nesse período dá para fazer essas cidades incluindo Cancún, conforme sua sugestão de separar três semanas? Cozumel é parecido com Cancún e poderia ser substituída por ela? Muitissimo obrigado por um retorno.

  2. Guilherme Tetamanti

    É possível sim fazer as todas as cidades. Cozumel é mais paraíso natural, Cancún tem o glamur e agito da cidade. São lugares distintos, não dá para substituir. Abraços