Huasteca Potosina, no México: dicas, como ir e o que fazer

Huasteca Potosina, no México: dicas, como ir e o que fazer

Imagem do Autor por Andréia Teixeira
5/5 - (2 votos)
Atualizado em:
COMPARTILHE

Ainda desconhecida de muitos, a Huasteca Potosina no México é um verdadeiro paraíso de cenotes e paisagens dignas de cinema. Por não ser muito conhecida do publico viajante, a região ainda é pouco desbravada.

A Huasteca Potosina está localizada entre os estados de San Luis Potosí, Tamaulipas, Hidalgo, Vera Cruz e Puebla e é considerada a região mais biodiversa do México.

O que isso significa? Isso quer dizer que existem aproximadamente mais de 2000 espécies de plantas na região.

Nesse post, darei algumas dicas para ajudar quem pretende viajar para essa paraíso asteca e, claro, quem pretende conhecer o país mas ainda está em dúvida sobre qual localidade escolher.

Planeje sua viagem => Internet no México mais barata

Seguro viagem para o México »

Huasteca Potosina no México

Dicas do mexico
Laguna de la media luna | Foto: Uriel Del Toro, via Wikimedia Commons.
  • Como chegar na Huasteca Potosina
  • Quantos dias ficar na Huasteca Potosina
  • Melhor época para viajar
  • O que ver em Huasteca Potosina
  • Onde se hospedar em Huasteca Potosina
  • Roteiro Huasteca Potosina para 3 dias

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios no México »

Como chegar na Huasteca Potosina

Huasteca Potosina
Huasteca Potosina | Foto: Adam Jones, via Wikimedia Commons.

Mas afinal, como chegar nesse paraíso? A Huasteca Potosina está localizada entre alguns estados mexicanos, sendo o principal deles San Luis Potosí. São várias as formas de chegar, mas vou imaginar que você está desembarcando no aeroporto, o Benito Juárez, localizado na Cidade do México.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Nesse caso, veja como ir do aeroporto da capital para o Centro. Mas, saiba que o ideal mesmo é desembarcar direto na cidade de San Luis Potosí e, daí, partir para a Huasteca. Chegando no aeroporto da cidade,  basta alugar um carro em San Luis Potosí.

Ou ainda contratar um transfer ou mesmo pegar um ônibus que te leve diretamente até a Huasteca. Se a ideia é ir de carro alugado, é preciso pegar a estrada que vai até a chamada Cuidad Valles, a cidade de onde saem a maioria das excursões. Basta seguir as indicações de como chegar na Huasteca Potosina.

Por outro lado, se a ideia é ir de ônibus até a Huasteca, partindo da cidade de San Luis Potosí, vá até a rodoviária, chamada de Central de Autobuses, e pegue o ônibus para Ciudad Valles. Depois basta seguir as indicações locais de como ir até a Huasteca.

Huasteca Potosina onde fica
Minas Viejas | Foto: Adam Jones, via Wikimedia Commons.

Já se a ideia é desembarcar no Aeroporto Benito Juárez, também não há grandes mistérios. Ao desembarcar, você pode optar por ir de carro ou de ônibus para a Huasteca.

Se for de carro, você deve pegar a auto estrada Querétaro – San Luis Potosí e, de lá, seguir o caminho indicado acima até a  Ciudad Valles.

Se você irá de ônibus, partindo da Cidade do México, basta dirigir-se até a Central del Norte e pegar o ônibus para a Ciudad del Valles.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no México. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

A viagem tem duração de 9 horas, por isso, sugiro ir à noite, porque dá tempo de descansar para curtir Huasteca no dia seguinte.

Para quem tiver oportunidade, é interessante pegar o ônibus que vai até San Luis Potosí e ficar por lá para conhecer a cidade (1 ou 2 dias), e depois seguir a viagem até a Huasteca.

Se você deseja conhecer os outras cidades, como Tampico, Leon, Queretáro ou Guadalajara, há também ônibus direto dessas cidades a Ciudad del Valle.

Quantos dias ficar na Huasteca Potosina

Huasteca Potosina informações
4 dias é o mínimo  | Foto: Adam Jones, via Wikimedia Commons.

Eu diria que 4 dias é o mínimo para ficar na Huasteca e conseguir aproveitar tudo que ela tem a oferecer. São áreas de lazer, poças para mergulho, cascatas para banhos, cavernas com uma grande diversidade de fauna e flora.

A Huasteca tem muitas atrações, por isso, o ideal é dividir por dias o que se pretende aproveitar, até para não ficar cansativo.

Na realidade, essa quantidade de dias vai depender muito do que se pretende fazer e de quanto tempo cada um dispõe para aproveitar as atrações.

Melhor época para viajar para Huasteca Potosina

A melhor época para conhecer a Huasteca Potosina é entre os meses de janeiro a março. São períodos de clima bom, nem muito quente nem muito frio, e com poucas chuvas.

Todavia, entre os meses de outubro a dezembro, diria que não é o ideal, uma vez que a temperatura é mais fria e a probabilidade de chuvas é maior.

No México, todo mundo aproveita o feriadão da Semana Santa para viajar, aliás, a data coincide com o Brasil.

Nessa época, os mexicanos costumar viajar para aproveitar o calor e a Huasteca não fica de fora dessa programação, ou seja, a lotação é total.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? 😉
 

Se você gosta mais de tranquilidade e prefere fugir da agitação, essa época não é a mais adequada.

O que ver em Huasteca Potosina

Laguna de la media luna

Como o próprio nome sugere, essa linda lagoa tem formato de meia lua, com águas completamente cristalinas.

É o local ideal para quem gosta de mergulhar, inclusive no fundo da lagoa, já foram encontrados restos de animais pré-históricos, como o mamute.

Cascatas de Tamasopo

As cascatas de Tamasopo estão localizadas no Pueblo de Tamasopo, comunidade localizada no meio das montanhas da Huasteca, por isso, as cascatas de Tamasopo são consideradas as melhores da região, fato que atrai muitos viajantes em busca de tranquilidade e contato com a natureza.

O complexo possui quatro cascatas, onde é possível contemplar a paisagem, nadar e mergulhar. A água é super cristalina e é possível ver os peixinhos no fundo.

Para os mais aventureiros também é possível escolher um lugar para se atirar num delicioso mergulho nas cascatas.

Puente de Dios

Puente de Dios
Puente de Dios | Foto: Carlos Adampol Galindo, via Wikimedia Commons.

A Puente de Dios, ou ponte de Deus, é uma atrações mais conhecidas da Huasteca. Ele é um lugar imenso no meio da selva!

A Puente de Dios é considerada uma das estrelas da Huasteca. Quem quiser, pode nadar nas suas águas cristalinas, porém, como a correnteza é muito forte, é o obrigatório o uso de coletes salva-vidas.

Como já mencionei o lugar é imenso, profundo e lindo, por isso, para garantir a segurança de todos, a presença de salva vidas é constante, além disso, há cordas espalhadas pela água, que permitem limitar a área segura para nadar.

Ali pertinho, há dois locais conhecidos como Playitas e Nacimiento, onde a corrente é mais fraca e mais tranquilo.

Cascata de Tamul

Cascata de Tamul
Cascata de Tamul | Foto: Sarkel, via Wikimedia Commons.

Outra atração muito famosa na Huasteca Potosina é a Cascata de Tamul, uma das cascatas mais importantes e majestosas do estado, com uma queda de 105 metros, ela começa no rio gallinas e se encontra com as águas do rio Santa Maria.

O que a torna tão especial é justamente esse encontro de águas que acaba por transformar a água numa cor azul turquesa. Mas não é só isso, o encontro dos dois rios é violento e, com isso, a prática do rafting é muito propicia no local.

Zonas Arqueológicas

As zonas arqueológicas também compõe a paisagem da Huasteca, no município de Tamuín estão localizados os sítios arqueológicos mais representativos da região.

Esse sítio arqueológico foi habitado entre os anos 600 A.C a 1500 D.C, além do mais, nesse local foi descoberta uma obra histórica de escultura, chamada de el adolescente huasteco, que seria uma representação jovem do Deus Quetzalcóatl.

El Sótano de las Golondrinas

El Sotano de las Golondrinas
El Sótano de las Golondrinas | Foto: Dave Bunnell, via Wikimedia Commons

Localizado a 56 km da Ciudad del Valles, no município de Aquismón, o Sótano de las Golondrinas fica na montanha, ao norte da Huasteca e possui esse nome porque o local é um abismo sem fundo, aliás, ele é considerado um dos mais profundos do mundo, a queda é de 512 metros, sendo 376 metros verticais.

O Sotáno das Golondrinas possui esse nome porque nele habitam uma grande variedade de aves, dentre elas as golondrinas.

O momento ideal para Visitar o Sótano das Golondrinas é ao amanhecer e ao anoitecer, quando as aves encantam a todos com a sua cantoria .

Jardim Surrealista Edward James

Um dos locais mais famosos da Huasteca é o Jardim Edward James. Ele está localizado no município de Xilitla, no estado de San Luis Potosí.

Para quem gosta de misticismo, esse local é perfeito, o Jardim Edward James é um harmonioso lugar onde se integram a natureza e a arquitetura surrealista. 

Onde se hospedar em Huasteca Potosina

Huasteca Potosina hotéis
Hotel Paraiso Encantado | Foto: Booking
  • Hotel Paraiso Encantado – Localizado em Xilitla, ele é pequeno, mas muito aconchegante. Conta com 3 alojamentos, internet wi-fi, ar-condicionado, banheiro privado e restaurante. As instalações são cômodas e limpas, ele é um excelente lugar para quem quer descansar junto a natureza
  • Hotel del Vergel II Localizado também no município de Xilitla, ele oferece instalações confortáveis e ótimo atendimento. Os quartos possuem TV, banheiro e internet. O hotel possui centro fitness e estacionamento.
  • Hotel el Paraíso – Também localizado em Xilitla, esse hotel é simples, mas muito receptivo. Todos as alojamentos possuem sala de estar e os quartos dispõem de TV banheiro privado e pátio. O atendimento e com a manutenção do local recebem muitos elogios, juntamento com o restaurante e o café da manhã.

Roteiro Huasteca Potosina para 3 dias

Puente de Dios Huasteca Potosina
Puente de Dios | Foto: Adam Jones, via Wikimedia Commons.

No primeiro dia, sugiro começar pelo Jardim Surrealista Edward James e o Sotáno das Golondrinas. Somente nelas, você deve gastar um dia inteiro para aproveitar tudo.

Por isso, acho interessante começar por elas para deixar os próximos dias para os passeios mais aventureiros.

No segundo dia, conheça as cascatas, onde é possível descansar e praticar raffiting ou mergulhos. Visitar a Cascata de Tamul, Cascatas alternativas de Tamasopo e Cascatas de Tamasopo.

Por fim, é hora de conhecer a Puente de Dios e a Laguna Media Luna, ambos são lugares incríveis e  que oferecem muitas atividades. Por fim, organizando bem, ainda sobre tempo de conhecer a Zona Arqueológica.

Aproveite bem a Huasteca Potosina

Aqui no México, o povo costuma dizer que a Huasteca é um “regalo de dios para el hombre”, e não é a toa. A beleza natural da região faz que com esse local se torne especial e um dos preferidos do povo local para viajar na época de férias.

A Huasteca Potosina é uma esplendorosa zona natural com rios, cascatas, vegetação e cenários dignos de cativar os amantes do ecoturismo.

Se nas suas próximas férias, você deseja incluir esse destino no seu roteiro, garanto que não irá se arrepender e voltará para casa com fotos lindas e belas recordações desse paraíso.

Ficou com alguma dúvida sobre a Huasteca Potosina? Deixe o seu comentário!

Dicas para ECONOMIZAR MUITO no México

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para o México? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

  • Hospedagem => recomendo utilizar o buscador de hotéis no México para encontrar preços – geralmente mais baixos – dos melhores hotéis. É mais econômico devido a negociação em massa feita com as propriedades, além da segurança para reservar online!
  • Aluguel de Carro => ao fazer a pesquisa no comparador de aluguel de carro, você recebe instantâneamente cotações da melhores locadoras de veículos no México. O pagamento pode ser feito em até 12x sem juros, em reais e com isenção do IOF de 6,38%.
  • Passagens Aéreas => para economizar tempo e dinheiro na compra dos voos para o México, a dica é usar a ferramenta de pesquisa de passagens para você não precisar entrar no site de cada companhia, além de ter a certeza que está comprando em um dos sites mais seguros do Brasil.
  • Transfer do Aeroporto para o Hotel => nada melhor do que chegar no aeroporto e haver alguém nos esperando para levar até o hotel no México. Para ter esse conforto – sem gastar muito – indico o pesquisador de transfers para você escolher a melhor opção de trajeto e tipo de carro.
  • Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => é muito prático e fácil para planejar os trajetos no México, e por toda a América do Norte, pois mostra as rotas mais populares entre dois destinos e compara os preços. Minha dica para achar as melhores passagens – e mais baratas – é utilizar o buscador de tickets de transporte.

Melhores passeios no México

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios no México, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

Chip de internet no México

Ter um chip de celular no México com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem no México.

Seguro viagem no México

Contratar um seguro viagem para o México é essencial para sua segurança no exterior, pois garante atendimento médico, hospitalar e odontológico para tratamento em caso de acidente ou doença contraída durante a viagem, com um atendimento 24h por dia.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Andréia Teixeira

Andréia Teixeira, advogada, redatora e pós graduanda em Direito do Trabalho e Previdenciário. Apaixonada por leitura, viagens e desafios. Atualmente morando no norte do México e totalmente encantada com a cultura local. Saludos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post
  1. Decio
    Olá. Otimo artigo. Vc indicaria 1 agencia para planejar uma geral em huasteca?
  2. Polly Batista
    Olá, Decio. Tudo bem? Sugiro esses passeios que podem ser adquiridos antecipadamente e são realizados por agências locais: Excursão às Cachoeiras de La Huasteca, Tour de 4 dias pela Huasteca Potosina, Excursão a Xalapa e Coatepec, https://www.civitatis.com/br/ciudad-valles/excursao-tamtoc-taninul/?aid=11303, Excursão a Tamasopo e Puente de Dios e Excursão às Grutas de García. Boa viagem!
Quero Viajar Mais