Cenotes no México: 8 melhores em Cancún, Tulum e Yucatan

por Andréia Teixeira
5/5 - (3 votes)

Cenotes no México: 8 melhores em Cancún, Tulum e Yucatan

Embora essa palavra possa parecer estranha, saiba que os Cenotes no México, além de uma palavra comum são lugares muito buscados pelos viajantes que gostam de aventura junto a natureza, principalmente na região de Cancún e Tulum.

Neste artigo, comentarei sobre os mais famosos cenotes no México, os mais bonitos e darei algumas dicas de roteiro para percorrer essas maravilhas da natureza.

Primeiro, acho essencial explicar o que é um cenote, afinal, nem todo mundo tem a obrigação de saber. E, tem cenote no Brasil? Cenotes são pequenos ou grandes buracos de água natural, que se formam pela erosão dos solos.

Esse fenômeno ocorre principalmente na Península de Yucatán, onde ficar Cancún, Tulum e outros destinos do país. Contudo, há outros locais que também são famosos por seus cenotes.

Planeje sua viagem => Melhores hotéis no México

Seguro viagem para o México »

 

Cenotes mais bonitos do México

  1. Cenote dos ojos
  2. Cenote Tak Be Há
  3. Cenote ik Kil
  4. Cenote Huasteco Cueva del Agua
  5. Cenote Azul
  6. Gran Cenote
  7. Cenote La Noria
  8. Cenote Suytun

A natureza é sábia e generosa com o México, são tantos lugares lindos e tanta perfeição que é impossível não se admirar com a fauna e a flora do país.

São imperdíveis passeios no México durante sua viagem ao país. Os cenotes estão espalhados por algumas partes da República Mexicana, sendo que na Península de Yucatán há uma grande predominância.

Todos são muito bonitos, mas, mesmo assim, confira os considerados mais bonitos no país.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios no México »

 

O que fazer nos Cenotes mexicanos

1. Cenote dos ojos

O que é cenote
Ele fica dentro de um parque de mesmo nome.

Esse cenote, o “dois olhos”, está localizado ao norte de Tulum, em Quintana Roo. Ele fica dentro de um parque de mesmo nome. No local, também há outros 28 cenotes para conhecer.

O cenote dos ojos é um sistema de covas que me mede em torno de 82 km, ele é conhecido como o mais profundo do estado, são 118 metros de profundidade, por isso, o mergulho é uma das atividades mais realizadas.

Quem se aventura a mergulhar no cenote dos ojos garante que a experiência é realmente incrível. Nesse passeio, é possível observar uma grande variedade de peixes, formações rochosas, caracóis e conchas.

Saindo de Cancún e Riviera Maya há uma excursão a diversos cenotes. Confira quais estarão disponíveis na época de sua viagem.

 

2. Cenote Tak Be Há

Formado há milhões de anos, esse cenote foi esculpido por séculos na natureza até chegar na forma atual. Ele também fica localizado em Tulum, a 30 minutos de Playa del Carmen.

Ele é um verdeiro paraíso, o local perfeito para praticar snorkel e contemplar as formações rochosas, carinhosamente desenhadas pela natureza.

 

3. Cenote ik Kil

Cenote Suytun
Cenote ik Kil | Foto: kajikawa, via Wikimedia Commons.

Um dos mais bonitos e mais fotografados do México, esse cenote fica localizado também na Península de Yucatán.

Com uma imensa estrutura rodeada de flores e rochas, o Cenote Ik Kil fica bem pertinho de outro super bonito, o cenote sagrado de Chichén itzá, que se conecta com a robusta pirâmide de Kukulkán.

A beleza desse cenote é impressionante, suas águas são de cor verde turquesa e a estrutura que o rodeia faz com que ele pareça muito mais exuberante.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no México. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

A superfície é cheia de vegetação! Depois de ir descendo as escadas, você chega numa espécie de sacada, onde é possível conferir sua profundidade e admirar os peixes.

Uma opção para conhecer o local, é o tour que inclui a visita a Chichén Itzá, Cenote Ik Kil e Valladolid.

 

4. Cenote Huasteco Cueva del Agua

A Huasteca Potosina também é berço de belos cenotes, dentre os mais conhecidos e bonitos está o Cueva del água.

Com uma profundidade de 45 metros, esse cenote é muito procurado por quem gosta de aliar mergulho e belas paisagens juntos à natureza.

É possível nadar super bem e sem preocupação, já que são fornecidos coletes salva-vidas.

 

5. Cenote Azul

Cenote Azul
Cenote Azul | Foto: holachetumal, via Wikimedia Commons.

Localizado a 40 km de Tulum, em Bacalar, esse cenote tem uma vista surpreendente e também está rodeado de extensa vegetação.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

Ele possui aproximadamente 30 km de profundidade, por isso, prática de rapel e mergulho são comuns. Por falar em mergulho, quem quiser se aventurar por essas águas cristalinas precisa levar seu próprio equipamento.

6. Gran Cenote

Cenote Cancun Chichen Itza
Gran Cenote | Foto: Dronepicr, via Wikimedia Commons.

Considerado um dos preferidos pelos para mergulho, este cenote possui uma profundidade de 10 metros, iluminada por uma entrada de luz natural, que o transforma numa verdadeira beleza.

No local é possível encontrar os habitantes da cova, os morcegos e tucanos que ajudam a embelezar ainda mais essa obra prima da natureza.

 

7. Cenote La Noria

Um dos lugares perfeitos para mergulhar é o cenote La Noria, que possui aproximadamente 18 metros de profundidade.

Ele fica localizado em Puerto Morellos e é muito visitado por locais que vão em busca de tranquilidade e de viver uma experiência revitalizante, além de aproveitar a água doce e fresca.

O legal desse cenote é que dentro dele há escada esculpida em pedra, o que permite ao visitante chegar até a plataforma flutuante que fica bem no centro. A vista desse local é maravilhosa!

 

8. Cenote Suytun

Maiores cenotes do México
Cenote Suytun | Foto: Daniel Lobo, via Wikimedia Commons.

O Cenote Suytun está abaixo da terra, localizado dentro de uma fazenda chamada Ganadero ecológico Suytun de Fernandez e Mendoza, na divisa entre Valladolid e Puerto Juarez.

Nesse cenote, há uma passarela de pedra onde o visitante pode caminhar para admirar sua beleza ou usá-la para nadar, já que a profundidade é de apenas 5 metros.

Perto do cenote há algumas cabanas para hospedagem, com isso, você pode ficar por lá um ou dois dias curtindo toda a beleza natural que o cerca. Para calcular os custos, veja mais sobre a moeda do México.

 

Melhor época para visitar os cenotes

A melhor época para visitar os cenotes localizados na Riviera Maya e na Península de Yucatán é entre os meses de dezembro a maio. Saiba mais sobre o clima no México.

A temperatura média anual dessa região é de 25ºC, contudo, neste período, elas podem chegar até 35ºC, o que torna o clima perfeito para desfrutar a natureza e praticar mergulho.

Outra vantagem de visitar os cenotes nessa época é a menor concentração de viajantes.

 

Dicas para visitar os Cenotes no México

Dicas cenotes no México
É preciso levar consigo seu próprio aparelho de mergulho.

Quem pretende visitar os cenotes no México precisa levar em consideração algumas observações interessantes para conseguir desfrutar de toda essa exuberante beleza com conforto e segurança.

A primeira dica é quanto a profundidade, há cenotes pouco e/ou muito profundos, por isso, se a ideia é explorá-lo mergulhando ou nadando, é preciso levar consigo equipamentos adequados de mergulho e natação.

Geralmente, no próprio local são disponibilizados os coletes salva-vidas para alugar. Já para os mergulhadores, é preciso levar consigo seu próprio aparelho de mergulho. A segunda dica é quanto a temperatura da água: ela é fria, muito fria!

Portanto, é essencial estar preparado para enfrentar uma temperatura baixa. Se for mergulhar, não esqueça de usar a roupa térmica.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom CRIANCA, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

A terceira dica é sobre roteiro para conhecer os cenotes. Eu acho interessante fazer esses passeios com um guia, porque eles conhecem bem os locais, te mostram detalhes e sabem muito sobre a história da região.

   

E por fim, vá preparado com relação ao custo, cada cenote tem um preço diferente para ser visitado, alguns são baratinhos, outros gratuitos, outros são mais caros e, na maioria das vezes, o pagamento é em dinheiro vivo. Por isso, é sempre bom levar consigo alguns pesos em espécie.

 

Roteiro pelos melhores cenotes no México

Roteiro México
Principais e mais bonitos cenotes estão localizados na Península de Yucatán.

Confira agora uma sugestão de roteiro pelos melhores cenotes do México.

Seguir esse roteiro irá depender muito do estilo de cada viajante, mas, no geral, ele é bem tranquilo de se fazer e dá pra curtir bastante. Os principais e mais bonitos cenotes estão localizados na Península de Yucatán.

A distância entre eles não é pouca, mas com organização e, dependendo do tempo de estadia, é possível visitar a maioria deles.

Para começar a visita, a sugestão para o primeiro e segundo dia é conhecer os que estão localizados em Tulum. Uma boa ideia é visitar primeiro o cenote Los Ojos e, no dia seguinte, o cenote Azul.

É interessante separar pelo menos um dia inteiro para curtir cada cenote e, por isso, a ideia é conhecer um de cada vez, até porque, além do cenote em si, há muita beleza para ver ao redor. O cenote dos Ojos é grande e, por isso, a visita é bem demorada.

A visita deve ser guiada e é impossível ir embora de lá sem dar um belo e profundo mergulho. A sugestão para o terceiro dia vai para o Gran Cenote em Tulum.

Ele é um dos mais conhecidos e visitados. Vá preparado para passar o dia e curtir essa maravilha de água azul turquesa.

Por fim, para quem quiser viajar até San Luis Potosí para conhecer o cenote Cueva del Água, é possível ir no ultimo dia de viagem e de lá se preparar para a viagem de volta ao Brasil.

O cenote Cueva del Água faz parte da Huasteca Potosina e o viajante pode aproveitar para conhecê-lo e também visitar algumas atrações locais que ficam perto, como a Cascata de Tamul.

 

Aproveite os cenotes no México

Se você é do tipo de pessoa que adora o contato com a natureza e admira o meio ambiente, não pode deixar de conhecer os cenotes no México, eles são simplesmente uma perfeição e encantam pela beleza de suas águas e seu conjunto natural.

Visitá-los é uma das experiências mais fantásticas que se pode ter. Eu garanto que você irá se encantar com tanta beleza! Veja também cada uma das regiões mais bonitas do México para você conhecer.

Já conhece algum cenote mexicano? Qual dos cenotes no México você mais gostou? Conte nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Andréia Teixeira

ESCRITO POR

Andréia Teixeira

Andréia Teixeira, advogada, redatora e pós graduanda em Direito do Trabalho e Previdenciário. Apaixonada por leitura, viagens e desafios. Atualmente morando no norte do México e totalmente encantada com a cultura local. Saludos!

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *