Clima no México: melhor época para visitar de norte a sul

Clima no México: melhor época para visitar de norte a sul

Antes de planejar sua viagem, é fundamental saber qual a melhor época para visitar o México. E antes de mais nada, entender como é o clima no México e como as estações do ano influenciam nas chuvas e temperaturas. Assim, descobrir se vale a pena ir no verão ou inverno, quando é a temporada mais úmida, entre outras questões que influenciam o turismo no principais destinos mexicanos, como Cancún, Los Cabos, Riviera Maya, Chiapas e a própria Cidade do México.

Por ser um país tão extenso a dúvida é ainda maior, com grande variedade de destinos possíveis para os turistas. E cada região tem um microclima diferente. É possível encontrar florestas tropicais, praias paradisíacas, desertos áridos e montanhas nevadas. Há ainda, um período do ano com risco iminente de furacões. Portanto, é muito importante ficar atento antes de escolher a época do ano para viajar nas terras mexicanas. Confira qual o melhor mês para férias no México!

Planeje sua viagem => Melhores resorts no México

Entenda tudo sobre seguro viagem para o México »

 

Clima no México

Temperaturas no México

Como falei acima, o clima no México é bastante diverso e varia de acordo com a região, sobretudo com a altitude. É dividido em quatro zonas climáticas:

 

Tierra Caliente

A zona de Tierra Caliente tem altitudes de até 600m e clima tropical úmido. As temperaturas médias são de 25°C e chove bastante ao longo do ano. Entre outros, fazem parte desta zona climática o litoral do país, incluindo Península de Yucatán – onde fica Cancún, além dos estados de Chiapas e a cidade de Tehuantepec.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios no México »

 

Tierra Templada

Já as cidades que fazem parte da zona climática de Tierra Templada, tem altitude de 700 a 1.600 metros, temperaturas medias de 20°C e chuvas concentradas no verão, de junho a setembro.

 

Tierra Helada

Clima no México

Há ainda a Terra Helada, que abrange as localidades com altitude superior a 2.800 metros. Nesta área o clima no México é de montanha, com temperaturas mais baixas. Em alguns pontos, cuja altitude é superior a 4.800 metros há até mesmo a incidência de neve.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no México. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Conectado​ => Chip de internet no México

 

Tierra Fria

Por sua vez, a Tierra Fria tem altitude entre 1.600 e 2.800 metros. Nesta região o clima é temperado, com temperaturas amenas durante todo o ano. A estação chuvosa é o verão, porém elas são em menor quantidade que nas demais áreas. Entre outras, a Cidade do México está localizada nesta zona climática.

Abaixo separei algumas dicas detalhadas sobre o clima no México, com detalhes dos principais destinos turísticos do país.

 

Melhor época para ir a Cancún

Melhor época para ir ao México

Um dos destinos mais procurados no México é Cancún. O famoso balneário atrai pessoas do mundo inteiro, que claro, desejam muito sol para curtir suas praias paradisíacas e resorts 5 estrelas, como o Grand Palladium Costa Mujeres que fica 20 minutos ao norte de Cancún.

   

A temperatura na cidade é bastante agradável, com médias altas, 29°C no verão e 24° no inverno. Apesar de quente o ano todo, existem cuidados que devem ser tomados antes de embarcar para o México.

A principal preocupação de quem pretende visitar Cancún é a temporada de furacões. Ela acontece entre os meses de agosto e novembro, e apesar de não ter havido incidência deste fenômeno na cidade há muitos anos, é bom evitar.

Além do risco de furacão, é este é também o período mais chuvoso da cidade. Fique atento, pois a tentação de ir nesta época é grande, pois os preços despencam e aparecem diversas promoções de hospedagem e passagens aéreas. Saiba tudo sobre quando ir para Cancún.

Para quem deseja praia e um clima no México ensolarado e seco, a melhor época para ir a Cancún é entre fevereiro e maio.

Simples​ => Aluguel de carro no México

 

Quando ir à Cidade do México?

Quando ir à Cidade do México

A Cidade do México está localizada em um platô a 2.250 metros de altitude e integra a zona climática chamada de “Tierra Fria”. Em resumo, seu clima é o tropical de planalto, com temperaturas amenas e uma única estação chuvosa.

As chuvas acontecem no verão (junho a setembro), mas se concentram entre os meses de julho e agosto. Para quem não gosta de chuva, é bom evitar este período na cidade.

Durante a primavera, principalmente entre os meses de abril e maio, as temperaturas são altas, quase sempre acima dos 26°C. Por sua vez, o inverno na Cidade do México não é rigoroso, o mês mais frio é o de janeiro, quando as temperaturas variam entre 8 °C e 21°C, ótimo para explorar os pontos turísticos da Cidade do México.

Como as temperaturas na Cidade do México são bem amenas, sem grandes picos, a cidade pode ser visitada durante todo o ano. Mas quando é melhor ir à Cidade do México? Sem dúvida, é mais agradável viajar no período de seca, nos meses de outubro, novembro, dezembro, janeiro, fevereiro, março, abril e maio. Conheça os Melhores hotéis na Cidade do México.

 

Melhor época para visitar Los Cabos

Melhor época para ir ao México
El Archo, na Playa del Amor.

É uma área que fica entre as cidades de San José de Los Cabos e Cabo de San Lucas, que estão entre os melhores destinos de praia no México, muito visitada por suas praias paradisíacas e noites agitadas. Localizada na Califórnia Sur, a região tem clima árido, com poucas chuvas e bastante calor ao longo do ano.

As temperaturas médias são de 25°C, mas nos meses de verão chegam a 35°C. A melhor época para visitar é de dezembro a março, quando as condições de mergulho estão ótimas e as temperaturas agradáveis. No verão, entre junho e setembro, o calor é intenso e a região recebe vários torneios de pesca.

 

   

Riviera Maya: qual a melhor época?

Riviera Maya: qual a melhor época para ir?

A Riviera Maya é uma região muito visitada do México, incluindo destinos importantes como Praia del Carmem, Tulum, Cozumel, entre outros. Também está localizada na Península de Yucatán e desta forma, tem um clima semelhante ao de Cancún, com clima tropical úmido e temperaturas altas ao longo do ano.

É importante prestar atenção com a temporada de furacões, que acontecem principalmente de agosto a novembro. Desta forma, a melhor época para visitar a região é o período de seca, que vai de dezembro a maio, mas os meses mais procurados são fevereiro, março, abril e maio.

 

Melhor época para visitar Chiapas

Melhor época do ano para ir ao México

Chiapas é um dos estados mexicanos mais exóticos e está localizado no sul do país. Além de praias e outros atrativos naturais belíssimos, tem um dos parques arqueológicos do México mais visitados, que conta um pouco da história dos maias.

A região está na Zona Climática Tierras Calientes, com um clima tropical úmido, temperaturas em torno dos 25°C e chuvas concentradas principalmente no verão.

Deste modo, assim como em outros destinos, a melhor época são as estações secas, entre novembro e maio, sobretudo no fim do inverno e início da primavera, de fevereiro a maio. Nesses meses aproveitará melhor cada um dos passeios no México

Você já viajou para o México? Comente aí embaixo o que achou do clima no México na época de sua viagem!

Até + !!!

 

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 39 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *