O que fazer em Isla Mujeres, México: dicas de parques e praias

O que fazer em Isla Mujeres, México: dicas de parques e praias

Imagem do Autor por Andréia Teixeira
Atualizado em:

A lista sobre o que fazer na Isla Mujeres, no México, é grande: passeio ao Parque Garrafon, andar no Boat Isla Mujeres, também chamado de Ferry Boat, dentre outras atividades e atrações turísticas incríveis.

Por isso, que a Isla Mujeres é um dos destinos prediletos do país. O local é belíssimo e oferece uma grande variedade de atrativos para os milhares de turistas locais e estrangeiros que a visitam todos os anos.

O local é uma praia que fica pertinho de Costa Mujeres e também de Cancún, no México, a 6km de distância. Muita gente pergunta como ir para a Isla das Mujeres e é bem fácil. Sua travessia é feita de balsa ou barco e dura 25 minutos.

Por isso, preparei este post especial com dicas de viagem para Isla Mujeres para você montar seu roteiro com as coisas mais legais para fazer, além de economizar uma grana com o planejamento antecipado das atrações. Confira!

Planeje sua viagem​ => Resorts incríveis na Costa Mujeres

 Quanto custa o seguro viagem para o México »

O que visitar em Isla Mujeres: 4 principais pontos turísticos

O que fazer em Isla Mujeres no México
Vista | Foto: Diego_cue, via Wikimedia Commons.

Isla Mujeres possui diversos atrativos, como por exemplo, mergulhos, parques, passeios de boat, beach clubs, e muitos outros.

Como o próprio nome sugere, a praia é uma pequena ilha, o que a torna o lugar perfeito para dar aquela fugidinha de Cancún, para passar o dia em uma praia diferente.

Há também quem faça de Isla Mujeres seu destino principal para poder aproveitar tudo sem pressa, com isso é possível também conhecer a vida noturna da ilha, como bares, restaurantes e boates. Inclusive, com navegação até Isla Mujeres, com snorkel e almoço em um clube privado.

Há tantas coisas legais para fazer em Isla Mujeres, que mesmo visitando a cidade inúmeras vezes seria quase impossível conhecer tudo. Mas não se preocupe, pois trouxe para você uma lista com sugestões de lugares onde ir pela primeira vez em Isla Mujeres, te ajudando a organizar tudo o que fazer em Isla Mujeres:

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 
  1. Playa Norte
  2. Centro
  3. Garrafón Natural Reef Park
  4. Musa Isla Mujeres

Playa Norte

México melhores praias
Vista da Playa Norte | Foto: Ithamalfonso, via Wikimedia Commons.

Uma das praias mais bonitas da Isla Mujeres é a Playa Norte. Ela está localizada na parte norte e é um local super visitado pelos turistas. O acesso à essa bela praia se dá através de barcos que saem a cada 20 minutos de um local conhecido como Puerto Juárez.

Para aqueles que preferem não utilizar o barco e irem de carro, é possível ir até Punta Sam e daqui pegar o Ferry Boat. Esse percurso geralmente demora uns 40 minutos, o que não é nada desagradável. Afinal, durante o trajeto é possível descansar observando as belas paisagens da Isla. Marque sua ida a Playa Norte.

Chegando na Praia Norte, você pode escolher um lugar para curtir o sol. Mas prepare-se, porque a praia é super disputada e geralmente está sempre cheia, é preciso chegar cedo, de preferência antes das 9h da manhã.

A Playa Norte é linda, aquela típica paisagem de cartão-postal, com areia branquinha, água cristalina, e o melhor: a água não é gelada, tem uma temperatura morninha, super agradável. Você pode marcar uma excursão com Tubarões-Baleia e Playa Norte.

Para quem pretende esticar a estadia e ficar por mais de um dia, há uma infinidade de bares, restaurantes e boates para conhecer. Aproveite!

Passeios e tours para a Playa Norte

Centro

O que conhecer em Isla Mujeres
Centro | Foto: Christine Zenino, via Wikimedia Commons.

O centrinho de Isla Mujeres é uma graça. É pequeno, mas com bastante opções de comprinhas, artesanatos, lojas, barezinhos e restaurantes. Ele é bem modesto se comparado com outros centros de praias, como Cancún. Mas mesmo assim, ele é super completo e tem de tudo.

E para apreciar a gastronomia loca, sugiro um tour Ilha das Mulheres com almoço de frutos-do-mar.

Além do mais, é aqui onde está o agito noturno! Portanto, se você ficará por mais de um dia em Isla Mujeres, não deixe de conhecer o centro da praia e também sua vida noturna.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no México. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Passeios e tours para o Centro

Garrafón Natural Reef Park

O que visitar em Isla Mujeres
Vista do Garrafon Natural Reef Parkn | Foto: divulgação

O Garrafón Natural Park é o parque mais famoso de Isla Mujeres. Ele oferece uma grande variedade de atividades, como tirolesa, passeios pela ilha, snorkel, caiaque, mergulho, nado com golfinhos, sauna, piscina, espreguiçadeiras, redes para descansar e restaurantes.

Para conhecer o parque há muitas opções de pacotes. Algumas já têm tudo incluído: entrada, alimentação e acesso à área vip. Escolha a sua opção acesso ao Parque Garrafón com almoço e open bar.

Geralmente, no valor dos ingressos já está incluindo o transporte desde Cancún. Isso é bastante interessante já que com isso o visitante não precisa se preocupar com o trajeto. Caso contrário, há passeios até o Parque Garrafón saindo de Cancún.

A dica de viagem para qualquer parte do México que nunca falha é: vá com tempo e disposição para desfrutar de todas as atividades, nunca esquecendo de um item super importante: muito protetor solar.

Passeios e tours para o Garrafón Natural Reef Park

Musa Isla Mujeres

Pontos turísticos nos arredores de Cancún

Lugar interessantíssimo, principalmente para aqueles que adoram visitar um museu. O Musa Isla Mujeres é um museu, mas não é qualquer museu, ele é um espaço dedicado à arte subaquática.

Esse é o programa perfeito se você gosta de unir a aventura de mergulhar. Com a vantagem de admirar curiosas obras de arte, no fundo do mar do Caribe. Sem sombra de dúvida, um dos locais mais enigmáticos e interessantes. Confira como marcar um mergulho p/ Iniciantes em Recife e Museu Subaquático,

As centenas de esculturas que estão expostas no museu, aproximadamente 500, são em tamanho real. Elas foram desenvolvidas por artistas britânicos no ano de 2009, ano de sua fundação.

O maior objetivo do museu é demonstrar a possibilidade de coexistência entre a arte e o meio ambiente.  O curioso é que, com o passar dos anos, a vida marinha acabou por encontrar nas obras um refúgio, já que atualmente todas as peças estão cobertas por corais e algas.

Para conhecer esse incrível museu, são oferecidos passeios em barco de cristal que se submerge na água, snorkel, ou o mergulho com cilindro.

O barco de cristal é uma boa opção para quem não quer se molhar ou não sabe mergulhar. Já o mergulho com cilindro é bem mais interessante. Ele proporciona uma experiência mais próxima com o fundo do mar e com as esculturas.

Contudo, se o visitante quer ver as esculturas mas não deseja entrar no barco ou mergulhar, é possível participar do snorkel, que possibilita admirar as peças desde a superfície.

Passeios e tours para a Musa

Quantos dias ficar em Isla Mujeres

Há uma série de fatores a serem considerados quando você estiver planejando o que fazer em Isla Mujeres. Qual a época ideal para ir, onde é melhor se hospedar, entre tantos outros que é preciso prestar atenção ao planejar o itinerário.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? 😉
 

Em uma viagem pelo México, visitar Isla Mujeres é quase obrigatório. E saber quantos dias ficar é primordial para montar o melhor roteiro possível.

Não programe menos de 2 dias, o ideal mesmo é organizar o que fazer em pelo menos 4 dias só para você começar a se apaixonar pela cidade.

Tudo isso considerado, aqui está um exemplo de coisas legais para fazer:

  • 1° dia: Passeio de Ferry Boat + Tour pelo Centrinho
  • 2° dia: Garrafón Natural Park + Mergulho

O que fazer em Isla Mujeres em 1 dia

Praias perto de Cancún como ir
Travessia | Foto: Ultramar.

O Ferry Boat é o transporte que faz a travessia entre Cancún e Isla Mujeres. O turista tem a opção de fazer a travessia de barco (catamarã), ou de balsa. Na balsa para Isla Mujeres é possível atravessar com veículos.

Em Cancún, há quatro locais onde é possível embarcar no Ferry Boat barco. No site da empresa https://www.ultramarferry.com/, as opções de saída são:

  • do Puerto Juárez, por 300 pesos ida e volta, a cada 30 minutos, a partir das 5h da manhã até às 23h30;
  • da Playa Tortugas, por 19 dólares ida e volta, das 9h às 20h30, também a cada 30 minutos;
  • do El Embarcadero, por 19 dólares, das 9h15 às 20h45h, com saídas a cada 1h15min;
  • e por fim, da Playa Caracol, por 19 dólares, com primeira saída às 9h e última às 16h45.

Já o Ferry Boat balsa sai de outro local em Cancún, conhecido como Punta Sam. Esse é um passeio lindo e super agradável, onde durante o trajeto é possível admirar o mar, com uma água de coloração indescritível, ademais das belas paisagens naturais que cercam a região. Veja também uma excursão em um veleiro de luxo.

Em seguida, escolha um restaurante próximo a orla para almoçar. Aprecie a vista e saboreie as iguarias locais, onde o carro-chefe são os frutos do mar.

Separe a tarde e a noite para conhecer o Centrinho, com sua arquitetura e lojinhas charmosas. Finalize o dia com um encantador passeio de catamarã ao pôr do sol.

Sugestões de passeios para o 1° dia

O que fazer em Isla Mujeres em 2 dias

Separe o segundo dia na Isla Mujeres para curtir um dos melhores parques da região: o Garrafón Natural Park. Passe boa parte do dia usufruindo das vantagens e atrações do parque. Acrescente na sua experiência um mergulho para observar os tubarões-baleia. Esse é um daqueles passeios que vale a pena e que fica registrado na memória para sempre.

Sugestões de passeios para o 2° dia

Quanto custam os ingressos em Isla Mujeres?

Para descobrir quanto custa Isla Mujeres por dia, a conta leva em consideração os meios de transporte utilizados nos deslocamentos, alimentação, passeios e hospedagem. E essa conta varia de acordo com o perfil do viajante.

Para as entradas dos passeios você pode encontrar grandes ofertas comprando online. Por isso recomendo organizar as atividades com antecedência, até porque os ingressos das principais atrações podem ficar indisponíveis.

Ademais, reservar com antecedência seus passeios no exterior alivia o orçamento da viagem, pois você pode comprar no cartão de crédito e já ir pagando. Além de se livrar do IOF sob compras internacionais, cobrado quando você usa o cartão em sites que não vendem em reais.

No momento do planejamento do roteiro em Isla Mujeres, acesse sites como o www.numbeo.com para verificar quanto custa o transporte público, alimentação e demais itens relevantes.

Assim, você evita surpresas desagradáveis no orçamento da viagem.

Onde e como comprar entradas sem pegar fila?

O ideal para organizar o roteiro em Isla Mujeres é comprar online os ingressos antecipados, sem filas de espera na entrada das atrações. Além disso, você garante a visita no dia planejado e ainda tem o direito de fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes.

Tenho algumas sugestões de boas empresas que vendem tours oficiais em Isla Mujeres, assim como guias brasileiros, ou que falam português, sempre com dicas para você não gastar muito dinheiro em sua viagem.

Também recomendo comprar um passe de atrações, pois o custo total é mais baixo e você economiza muito tempo evitando longas filas.

Agências para planejar o que fazer em Isla Mujeres

O melhor site para reservar são de empresas que vendem passeios com os preços mais baixos, garantidos, e sem taxas de reserva ou cobranças ocultas. Recomendo o Get Your Guide, agência de viagens online fundada em 2009, com sede em Berlim.

O site da Civitatis também é bom e confiável, empresa espanhola fundada em 2008 e com milhões de clientes ao redor do mundo. A vantagem para brasileiros é fazer o pagamento em reais em até 12x.

Guias brasileiros que sabem tudo o que conhecer em Isla Mujeres

A melhor maneira de conhecer as melhores atrações durante seu roteiro em Isla Mujeres é fazendo uma visita guiada com um guia brasileiro que mora no lugar. No iFriend, site brasileiro fundado em 2017, você pode escolher entre uma variedade de tours para indivíduos ou pequenos grupos, possibilitando uma interação pessoal entre turistas e moradores locais.

As excursões são conduzidas por falantes nativos de português que vivem em Isla Mujeres há muitos anos, ideal para explorar o que há de melhor.

Mas também há passeios tanto no Civitatis como no Get Your Guide com tours em português. Os melhores são:

O que fazer em Isla Mujeres com crianças

Montar um roteiro em Isla Mujeres com crianças pode ser um pouco desafiador, mas definitivamente vale a pena. Primeiro, você deve decidir se quer um tour mais extenso ou de poucas horas, mais indicados para crianças mais jovens.

Desde museus e jardins até atrações bastante procuradas, muitas atividades estão disponíveis especificamente para famílias com crianças de todas as idades. Confira quais são os melhores lugares para visitar:

O que fazer em Isla Mujeres à noite

Planejar um roteiro noturno em Isla Mujeres é uma boa maneira de fazer atividades fora dos circuitos turísticos, curtir uma noite romântica ou mesmo fazer algo emocionante com seus amigos e família.

Aqui estão um passeio para fazer à noite:

O que fazer em Isla Mujeres e arredores

Você não precisa passar todo o seu tempo num lugar só. Há muitas coisas incríveis para conhecer num roteiro perto de Isla Mujeres, basta planejar viagens bate-volta para explorar melhor a região.

É uma oportunidade incrível de ver os arredores e partes do país que são frequentemente esquecidas pelos turistas. Ideal se você estiver procurando algo diferente do que todos os outros estão fazendo.

Veja essas dicas de roteiro saindo de Isla Mujeres:

O que fazer em Isla Mujeres no verão

Nada melhor do que aproveitar os dias mais quentes ao ar livre! E para descobrir o que fazer em Isla Mujeres no verão, é só escolher aqueles passeios que aproveitam os dias de sol e as temperaturas agradáveis fazendo muitas coisas legais.

Dicas finais sobre o que conhecer em Isla Mujeres

Em resumo, o que posso afirmar é que toda a região de Isla Mujeres é belíssima. Na realidade está entre as mais belas do Caribe mexicano, razão pela qual também é uma das mais escolhidas por turistas locais e estrangeiros. Uma das opções para aproveitar esse lugar é uma excursão de catamarã com tudo incluso.

O motivo dessa preferência é a proximidade com Cancún e a facilidade de acesso. Sem contar as diversas atrações como o nado com golfinhos e o maior museu subaquático do mundo. Isla Mujeres é uma praia paradisíaca, perfeita para relaxar e curtir as belezas da natureza. Além de praticar mergulhos com golfinhos e encantadores peixes coloridos.

Se seu próximo destino de viagem é Caribe mexicano, inclua Isla Mujeres no seu roteiro, será um passeio inesquecível e muito bonito.

Dúvidas frequentes

O que fazer em 1 dia em Isla Mujeres?

No seu primeiro dia em Isla Mujeres você não pode deixar de fora as seguintes experiências:
Passagens de balsa
Excursão em um veleiro de luxo
Passeio de catamarã ao pôr do sol

O que fazer em 2 dias em Isla Mujeres?

No seu segundo dia em Isla Mujeres aproveite para conhecer essas atrações imperdíveis:
Ingresso do Parque Natural Garrafón
Mergulho para observar os tubarões-baleia

Vale a pena programar um roteiro em Isla Mujeres antes da viagem?

Sim, pois ao comprar com antecedência os passeios e tours imperdíveis em Isla Mujeres você garante os preços mais baixos e ainda tem o direito de fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes da data prevista. Além disso, evita as longas filas na entrada das atrações. Saiba mais sobre o que fazer em Isla Mujeres.

Dicas para ECONOMIZAR MUITO no México

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para o México? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

  • Hospedagem => recomendo utilizar o buscador de hotéis no México para encontrar preços – geralmente mais baixos – dos melhores hotéis. É mais econômico devido a negociação em massa feita com as propriedades, além da segurança para reservar online!
  • Aluguel de Carro => ao fazer a pesquisa no comparador de aluguel de carro, você recebe instantâneamente cotações da melhores locadoras de veículos no México. O pagamento pode ser feito em até 12x sem juros, em reais e com isenção do IOF de 6,38%.
  • Passagens Aéreas => para economizar tempo e dinheiro na compra dos voos para o México, a dica é usar a ferramenta de pesquisa de passagens para você não precisar entrar no site de cada companhia, além de ter a certeza que está comprando em um dos sites mais seguros do Brasil.
  • Transfer do Aeroporto para o Hotel => nada melhor do que chegar no aeroporto e haver alguém nos esperando para levar até o hotel no México. Para ter esse conforto – sem gastar muito – indico o pesquisador de transfers para você escolher a melhor opção de trajeto e tipo de carro.
  • Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => é muito prático e fácil para planejar os trajetos no México, e por toda a América do Norte, pois mostra as rotas mais populares entre dois destinos e compara os preços. Minha dica para achar as melhores passagens – e mais baratas – é utilizar o buscador de tickets de transporte.

Melhores passeios no México

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios no México, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

Chip de internet no México

Ter um chip de celular no México com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem no México.

Seguro viagem no México

Contratar um seguro viagem para o México é essencial para sua segurança no exterior, pois garante atendimento médico, hospitalar e odontológico para tratamento em caso de acidente ou doença contraída durante a viagem, com um atendimento 24h por dia.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Andréia Teixeira

Andréia Teixeira, advogada, redatora e pós graduanda em Direito do Trabalho e Previdenciário. Apaixonada por leitura, viagens e desafios. Atualmente morando no norte do México e totalmente encantada com a cultura local. Saludos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais