Puerto Vallarta, México: o que fazer, onde ficar e atrações

por Guilherme Tetamanti

Puerto Vallarta, México: o que fazer, onde ficar e atrações

Cozumel, Cancún, Playa del Carmen, Riviera Maia, Acapulco… são nomes já bastante conhecidos quando pensamos em destinos turísticos no México… mas é Puerto Vallarta? Será que um país tão grande e importante, não tem outros pontos de interesse a oferecer? Embarquei numa viagem de quatro dias para Puerto Vallarta buscando respostas para essa questão.

Puerto Vallarta entrou no mapa turístico do México em 1964, quando a famosa atriz americana Elizabeth Taylor visitou a região para espionar seu amor Richard Burton, que filmava cenas do filme “Noite da Iguana” junto com Ava Gardner.

Os boatos motivados pelo suposto ciúme de Liz deram fama ao balneário, que passou de vilarejo histórico a cobiçado destino de americanos e canadenses, após décadas de massivos investimentos da rede hoteleira. Hoje a cidade tem grande variedade de hotéis e há muito o que fazer em Puerto Vallarta.

Num primeiro momento, muitos turistas confundem Puerto Vallarta com a vizinha Riviera Nayarit, que também se desenvolveu ao longo dos anos, mas faz parte de outro estado mexicano. Jalisco e Nayarit são separados por uma fronteira natural, o Rio Ameca.

Além do potencial turístico em comum, Puerto Vallarta e Riviera Nayarit também dividem a Baía de Banderas, a maior do México com 42 quilômetros de ponta a ponta.

Também vale mencionar que Puerto Vallarta se popularizou entre os turistas dos Estados Unidos e Canadá, entre outras causas, devido ao clima, uma vez que está na mesma latitude das Ilhas do Hawaii.

Isso quer dizer que a temperatura média anual é bem alta, ótimo para escapar do rigoroso inverno norte americano. A baixíssima incidência de furacões também é um ponto positivo em relação a outros destinos turísticos mexicanos.

Planeje sua viagem => Aluguel de carro no México

Seguro viagem mais barato para o México »

O que fazer em Puerto Vallarta

É verdade que Puerto Vallarta e Riviera Nayarit não têm o apelo da região de Cancún, destino já conhecido por suas belezas naturais, mas isso não quer dizer que suas praias e destinos são menos incríveis.

Zona Romântica, Cidade Antiga e a Orla Marítima, também conhecida como Malecon, são alguns dos pontos turísticos de Puerto Vallarta que visitei e recomendo, além do complexo turístico de Sayulita, já em Nayarit.

Zona Romântica

Mapa de Puerto Vallarta

Já no centro de Puerto Vallarta, a cidade é dividida em duas pelo Rio Cuale: Zona Romântica e Cidade Antiga. A primeira é caracterizada pelo cais da Playa de Los Muertos, inaugurado em 2013 para incentivar a vinda de turistas.

Não deixe de curtir um dia de praia por aqui, ainda mais com a grande quantidade de bares praianos e oferta gastronômica.

À noite, nem a praia nem o cais saem de cena, pois é o ponto de encontro ideal para quem pretende curtir a noite de Puerto Vallarta. São dezenas de opções de bares e restaurantes, além de ser uma conhecida zona frequentada pela comunidade LGBT.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Puerto Vallarta. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Cidade Antiga

Mesmo com o crescimento de Puerto Vallarta, que hoje está entre os lugares turísticos mais visitados do México, o centro antigo da cidade e lar da grande maioria dos moradores, preserva sua arquitetura colonial. As ruas de pedra, casas branquinhas e telhados de telha vermelha seguem como padrão.

Para quem gosta de viver experiências bem locais, basta rodar um pouco pela região para encontrar restaurantes e barraquinhas que vendem tacos, famosa – e deliciosa – iguaria mexicana.

Os preços variam entre 1 e 2 dólares por unidade, e são a opção mais econômica, fácil e gostosa de conhecer a gastronomia local.

Malecon

A orla marítima de Puerto Vallarta, ou o famoso Malecon, é o ponto turístico mais visitado de Puerto Vallarta, durante o dia e a noite. Locais e turistas dividem o espaço que se estende por 12 quadras, com grande variedade de lojas, restaurantes, bares e casas noturnas.

Opções não faltam, desde boates modernas, como o Mandala, até lugares para dançar salsa com direito a música ao vivo, como o cubano La Bodeguita del Medio, também presente em outras cidades turísticas do México.

Las Caletas

Pontos turísticos de Puerto Vallarta

Mais uma das atrações oferecidas pela Tropical Incentives, agência que cuidou da parte terrestre e tours em Puerto Vallarta e Riviera Nayarit, é o passeio de catamarã até a exclusiva praia de Las Caletas.

No caminho, drinks e muita animação por parte da tripulação. A chegada na praia é impressionante, e as dezenas de redes espalhadas pela praia trazer um ar paradisíaco para o local.

   

O passeio em questão foi para assistir ao espetáculo de dança Rhythms of the Night, acompanhado de jantar com ambiente iluminado por centenas de velas. A peça é super bem produzida e conta a história de uma civilização antiga através de música ao vivo e dança moderna.

Me lembrou O Rei Leão, e para quem gosta é um show inesquecível! Infelizmente não é permitido tirar fotos!

Outras opções em Las Caletas é fazer mergulho de snorkel ou cilindro, passear de caiaque e stand up paddle, caminhar pela floresta tropical e ainda curtir um dia no spa. Sempre atrelados ao passeio de barco, única forma de acesso.

Sayulita

Pontos de interesse em Puerto Vallarta

Uma pequena vila banhada pelo Oceano Pacífico, Sayulita é a praia mais popular, democrática e ponto de encontro para jovens que procuram aliar praia e o agito da vida noturna.

As diversas opções de hospedagem barata, e uma atmosfera descolada do surfe, transformaram Sayulita no lugar feito para os turistas que buscam um lugar tranquilo para passar as férias.

A praia em si nem é das mais incríveis, mas a grande quantidade de esportes aquáticos faz a alegria dos visitantes. Mergulho, snorkeling, canoagem, stand up paddle e principalmente o surfe são as principais opções. Essa característica começou a tomar corpo na década de 1960, quando surfistas descobriram que havia um bom point de surfe por aqui.

O que fazer em Riviera Nayarit

Depois disso, o turismo se desenvolveu e até um campeonato mundial foi disputado em Sayulita. Hoje, diversas escolas de surfe (como a Lunazul) disputam espaço na areia, ainda mais com o tipo de onda que é ideal para iniciantes.

De resto, é caminhar pelas ruazinhas para descobrir lojas de artesanato, surf shops, bares, cafés, restaurantes e se misturar com os locais, que juntos transformam Sayunita numa cidade realmente encantadora.

Não deixe também de conhecer o restaurante Don Pedros, com vista para o mar, e provar o melhor da culinária mexicana.

Mais informações em www.sayulita.com.

Onde ficar em Puerto Vallarta

Escolher onde ficar em Puerto Vallarta/Riviera Nayarit e qual hotel se hospedar (em vermelho no mapa), vai depender muito do que pretende com a viagem. Claro que fará toda a diferença definir um lugar que se adeque mais ao seu perfil.

Se você busca opções mais baratas e a chance de vivenciar o cotidiano local, fique entre Sayulita e a vizinha San Francisco. Já BuceríasCruz de Huanacaxtle são um pouco mais estruturadas, com grande variedade de restaurantes e opções de vida noturna mais refinada…só a praia que poderia ser melhor.

Eu fiquei hospedado em Nuevo Vallarta, a região com o maior número de bons hotéis e infra-estrutura turística. O Hard Rock Hotel Vallarta (Confira as avaliações no Booking.com) trabalha no sistema all-inclusive, assim como seus vizinhos que estão à beira-mar, e além de todas as refeições e bebidas inclusas, oferece também serviço de praia, spa, entretenimento na piscina, 5 restaurantes, academia e apresentações musicais quase todas as noites.

Mais ao norte fica Punta Mita, um condomínio exclusivo que hospeda os resorts mais caros e luxuosos da região.

   

Hard Rock Hotel em Puerto Vallarta

Onde ficar em Puerto Vallarta

Foi uma incrível experiência se hospedar no Hard Rock, ainda mais sendo foi minha primeira vez num dos hotéis da rede. Pelo nome já é possível imaginar qual é a vibe, mas eu não imaginava que seria tão rock n’roll.

Logo na entrada, um letreiro dando boas vindas aos hóspedes: “For those about to rock, we salute you“, uma das grandes canções do AC/DC. Claro, já sabe qual é o som que toca no hotel, né?

A brincadeira é tão séria que há um gerente para cuidar especificamente do setlist musical, que aliás pode ser baixado pelo hóspede. Basta acessar o site e digitar o código disponibilizado no check-in… muito massa!

Esse mesmo gerente também é responsável por cuidar de toda a coleção de objetos do hotel, que inclui jaqueta do Elvis Presley, guitarra dos Rolling Stones, autógrafo do Jimi Hendrix e até mesmo um documento mostrando quantos dólares Paul McCartney e John Lennon ganharam com royalties de suas músicas, em 1971.

Hard Rock Hotel Puerto Vallarta

A coleção não para por aí, e o grupo possui mais de 70.000 peças espalhadas entre as mais de 140 lojas e 20 hotéis ao redor do mundo. São instrumentos musicais, roupas, documentos e vários outros ítens que pertenceram a astros do rock e música pop.

O Hard Rock de Puerto Vallarta possui duas piscinas em frente ao mar, 348 quartos, restaurantes de comida internacional, mexicana, italiana, japonesa e até brasileira. Tudo incluso no valor da diária! Eles também oferecem passeios de bike e caiaque, gratuitos.

Se você quiser, e puder esbanjar um pouco mais para curtir uma experiência fora do comum, pode se hospedar na Rock Star Suite, com 233 m². Reservando através do Booking.com, você não paga taxas extras e ainda ajuda a manter o blog no ar 🙂

O que mais conhecer na Riviera Nayarit?

Infelizmente os 4 dias não foram suficientes para explorar toda a região, e acabei não visitando praias como Punta Mita, Litibú, Lo de Marcos, Rincón de Guayabitos, San Francisco, Destiladeras, La Lancha e a famosa Playa Escondida (Veja as fotos no Google Images), com acesso a partir do passeio de barco para as Islas Marietas.

Confesso que fiquei bastante decepcionado, pois a praia escondida é o principal cartão postal da região. Não seria para menos, afinal a praia de formação vulcânica proporciona imagens únicas e 100% dos turistas querem visita-la. Por isso mesmo estava fechada, para planejamento sustentável dos passeios e sua conservação.

Se ainda tiver dúvidas sobre o que fazer em Puerto Vallarta, seus pontos turísticos e melhores atrações da Riviera Nayarit, deixe um comentário abaixo, sempre respondo todos os leitores para tentar ajuda-los a viajar mais 🙂

Até a próxima !!!

Guilherme Tetamanti viajou a convite do Hard Rock Hotel e AeroMexico, com apoio terrestre da Tropical Incentives. A viagem foi patrocinada, mas as opiniões aqui publicadas são de livre expressão do autor.

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 39 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. thereza

    Olá, Guilherme, sou agente de viagens no RJ , li seu artigo e , como estou escolhendo um lugar para passar o Carnaval, achei interessante. A questão é que meu grupo é de senhoras de idade , por isso penso não ser adequado. me fale .

  2. Polly Batista

    Oi, Thereza. Tudo bem? Eu acho que combina muito, pois Puerto Vallarta tem ótimas opções de hospedagens bem completas. Dá uma olhada nesses resorts em Porto Vallarta. Boa sorte!

  3. Daline

    Oi, td bem? comprei uma viagem para puerto vallarta em uma promocao de hotel Fiesta Americana all inclusive, paguei 518,00 a diaria para 2 pessoas, o aereo por volta de 2mil, vc conhece esse hotel? acha que vale a pena ir ? o valor do hotel é a mesma coisa de um hotel no litoral sul de sp , entao se as praias nao forem tao bonitas quanto cancun, pelo menos o hotel vale mais a pena do que no brasil! la tem shopping? como é a locomocao la, tem onibus igual cancun? obrigada

  4. Polly Batista

    Oi, Daline. Tudo bem?! Eu busquei no Booking e esse hotel Fiesta Americana é bem avaliado e tem boas recomendações. Quanto ao destino, dá uma olhada no post Puerto Vallarta. Espero que te ajude! Boa viagem!!!

  5. Caique

    Fala ae Guilherme, acabei de achar o site e já estoi adorando. Vou fazer essa viagem no estilo mochilao e tenho visto que os passeios são por agências e cobrado em dólar, vc chegou a ver esses passeios fora agência? Tipo usado por turistas mexicanos ? Qnd fui a cancun consegui economizar mt fazendo alguns passeios por conta própria. E os preços de alimentação e bebidas? Abraço

  6. Guilherme Tetamanti

    Fala Caique, Eu fiz tudo por agência, mas com certeza fazer por conta é mais barato. Infelizmente não sei te informar sobre os preços, mas é uma região bem desenvolvida e não me preocuparia tanto em ir sem as reservas. Sobre os preços, sempre pesquiso no site Numbeo, tem tudo! Abraços

  7. ANA CLAUDIA

    Olá Guilherme! Estou planejando uma viagem de aniversário neste ano. Inicialmente, como sou VICIADA em praia, o destino era Colombia, inicialmente Cartagena, mas depois pesquisando também pensei na possibilidade de Puerto Vallarta. A princípio vou eu e uma amiga, somos solteiras e gostamos de viajar. A grana nunca é abundante, mas a disposição SEMPRE (rsrs). O que vc me diz sobre isso?? HELPE ME!!! Abração parabéns pelo site, pela vida que vc leva (adoraria viver assim) e obrigada pela ajuda! Ana Claudia

  8. Guilherme Tetamanti

    Oi Ana, Entendo seu vicio, acho que nos tratamos no mesmo lugar :) Puerto Vallarta não tem o mesmo apelo de Cancún, com todas as baladas e famoso agito. Tem sim uma rua bem animada, com casas noturnas, bares, um bar cubano que é bem legal. Enfim, dá pra se divertir. Não dormi em Sayulita, mas me pareceu um lugar bem legal pra curtir...sabe aquelas cidadezinhas de praia com vários barzinhos? Nada a ver com noite, mas tem a Playa Escondida para visitar...qdo eu fui estava fechada. Só por isso acho que vale a pena kkkk Para comparar com Cartagena, infelizmente não posso ajudar. Mas uma de nossas colunistas foi e fez um guia bem completo, inclusive com dicas sobre a vida noturna de Cartagena. Espero que ajude! Abs

  9. Denise

    Boa Noite, Guilherme ! Estou com viagem marcada para junho com uma amiga, somos solteiras e gostariamos de curtir passeios e lugares durante o dia ,mas gostamos muito de baladas onde possa dançar ,salsa e ritmos lalinos e claro conhecer muitos muchachos (risos). Ficaremos uma semana em MAlecon centro, o que nos sugere?

  10. Guilherme Tetamanti

    Oi Denise, Sem dúvida o Malecon, tem muitas casas noturnas, desde bares bem tradicionais que tocam ritmos latinos, até grandes discotecas. Caminhando pela região você encontrará tudo, não terão problemas em encontrar lugares legais. Eu fui no La Bodeguita del Medio e adorei! Abraços

  11. Thayla

    Ola, estou planejando uma lua de mel e acabei achando esse destino por acaso, vc recomendaria? esqueci de mencionar, somos um casal homoafetivo, recomendar ficar nesse hotel?

  12. Guilherme Tetamanti

    Oi Thayla, Recomendo sim, adorei essa viagem ao México. Infelizmente não consegui conhecer, mas a Playa Escondida está aberta novamente e o lugar é de sonho. A praia do Hard Rock não é aquele destino paradisíaco, mas o hotel em si é incrível. Tem inclusive uma capelinha em frente ao mar para cerimônias, muita gente celebra os votos ali. Tem uma foto aqui no post! Abraços

  13. Simone

    Gostei muito das dicas! Estou planejando uma viagem para lá e adorei as referencia com links e fotos...super didático e completo!! Parabéns

  14. Guilherme Tetamanti

    Fico feliz em saber que as dicas do QVM ajudaram :)

  15. Monica

    Bom dia! Gostaria de saber como posso ir para a Playa Escondida? Aonde tenho que ir para conseguir um barco que me leve ate la. Amo conhecer lugares diferentes e por isso desta vez estou indo para Puerto Vallarta com minha filha. Como iremos ficar hospedadas no Marriott Hotel, acredito que não seja muito difícil conseguir alguem que nos leve. Como ela e Youtuber, queremos aproveitar para gravar um video dizendo como foi a nossa experiência. Se possível me mande uma resposta. Desde ja, obrigada

  16. Guilherme Tetamanti

    Oi Monica, Quando fui agora a ilha estava fechada temporariamente para os passeios por causa de preservação ambiental. No próprio hotel certamente haverá uma agência, que promove o passeio. Você também pode contratar um barco particular, que saem de Punta de Mita. Abraços

  17. Marcelo Hespanhol

    Guilherme, Você recomendaria uma ida à região para família com filho de 06 anos? Há opções de diversão para crianças desta idade? Janeiro é uma boa época para isso? Grato, Marcelo

  18. Guilherme Tetamanti

    Oi Marcelo, Sim, vi muitas famílias com crianças por lá, tanto no hotel, quanto nas praias. Janeiro é sim um mês bom para ir, com máximas em torno dos 30 graus, sem muitas chuvas. Abraços

  19. simone

    Bom dia. sou de Brasilia e pretendo conhecer puerto em março de 2017. Queria saber qual sua impressão das praias, se são calmas, com boa estrutura, limpas e etc. Queria saber se são praias lindas e paradisíacas como as de Cancun, já que quero fugir de lá por ser época de spring break. Aguardo resposta. Grata

  20. Guilherme Tetamanti

    Oi Simone, A estrutura do lugar é incrível, praias tranquilas, limpas, tudo certo em relação a isso. Apesar de serem sim bonitas, em geral não se comparam a beleza natural de Cancun. Porém existem lugares surreais, como Playa Escondida! Abraços