Puerto Vallarta, México: o que fazer, onde ficar e atrações
Cozumel, Cancún, Playa del Carmen, Riviera Maia, Acapulco… são nomes já bastante conhecidos quando pensamos em destinos turísticos no México… mas é Puerto Vallarta? Será que um país tão grande e importante, não tem outros pontos de interesse a oferecer? Embarquei numa viagem de quatro dias para Puerto Vallarta buscando respostas para essa questão.
Puerto Vallarta entrou no mapa turístico do México em 1964, quando a famosa atriz americana Elizabeth Taylor visitou a região para espionar seu amor Richard Burton, que filmava cenas do filme “Noite da Iguana” junto com Ava Gardner.
Os boatos motivados pelo suposto ciúme de Liz deram fama ao balneário, que passou de vilarejo histórico a cobiçado destino de americanos e canadenses, após décadas de massivos investimentos da rede hoteleira. Hoje a cidade tem grande variedade de hotéis e há muito o que fazer em Puerto Vallarta.
Num primeiro momento, muitos turistas confundem Puerto Vallarta com a vizinha Riviera Nayarit, que também se desenvolveu ao longo dos anos, mas faz parte de outro estado mexicano. Jalisco e Nayarit são separados por uma fronteira natural, o Rio Ameca.
Além do potencial turístico em comum, Puerto Vallarta e Riviera Nayarit também dividem a Baía de Banderas, a maior do México com 42 quilômetros de ponta a ponta.
Também vale mencionar que Puerto Vallarta se popularizou entre os turistas dos Estados Unidos e Canadá, entre outras causas, devido ao clima, uma vez que está na mesma latitude das Ilhas do Hawaii.
Isso quer dizer que a temperatura média anual é bem alta, ótimo para escapar do rigoroso inverno norte americano. A baixíssima incidência de furacões também é um ponto positivo em relação a outros destinos turísticos mexicanos.
Planeje sua viagem => Aluguel de carro no México
Conheça as principais vantagens:
- Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
- Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
- É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
- Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
- Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
- Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
- Atendimento ao cliente 24hs em português.
Seguro viagem mais barato para o México »
O que fazer em Puerto Vallarta
É verdade que Puerto Vallarta e Riviera Nayarit não têm o apelo da região de Cancún, destino já conhecido por suas belezas naturais, mas isso não quer dizer que suas praias e destinos são menos incríveis.
Zona Romântica, Cidade Antiga e a Orla Marítima, também conhecida como Malecon, são alguns dos pontos turísticos de Puerto Vallarta que visitei e recomendo, além do complexo turístico de Sayulita, já em Nayarit.
Zona Romântica
Já no centro de Puerto Vallarta, a cidade é dividida em duas pelo Rio Cuale: Zona Romântica e Cidade Antiga. A primeira é caracterizada pelo cais da Playa de Los Muertos, inaugurado em 2013 para incentivar a vinda de turistas.
Não deixe de curtir um dia de praia por aqui, ainda mais com a grande quantidade de bares praianos e oferta gastronômica.
À noite, nem a praia nem o cais saem de cena, pois é o ponto de encontro ideal para quem pretende curtir a noite de Puerto Vallarta. São dezenas de opções de bares e restaurantes, além de ser uma conhecida zona frequentada pela comunidade LGBT.
Cidade Antiga
Mesmo com o crescimento de Puerto Vallarta, que hoje está entre os lugares turísticos mais visitados do México, o centro antigo da cidade e lar da grande maioria dos moradores, preserva sua arquitetura colonial. As ruas de pedra, casas branquinhas e telhados de telha vermelha seguem como padrão.
Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Puerto Vallarta. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:
- Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
- Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
- Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
- Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
- Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
- Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
Para quem gosta de viver experiências bem locais, basta rodar um pouco pela região para encontrar restaurantes e barraquinhas que vendem tacos, famosa – e deliciosa – iguaria mexicana.
Os preços variam entre 1 e 2 dólares por unidade, e são a opção mais econômica, fácil e gostosa de conhecer a gastronomia local.
Malecon
A orla marítima de Puerto Vallarta, ou o famoso Malecon, é o ponto turístico mais visitado de Puerto Vallarta, durante o dia e a noite. Locais e turistas dividem o espaço que se estende por 12 quadras, com grande variedade de lojas, restaurantes, bares e casas noturnas.
Opções não faltam, desde boates modernas, como o Mandala, até lugares para dançar salsa com direito a música ao vivo, como o cubano La Bodeguita del Medio, também presente em outras cidades turísticas do México.
Las Caletas
Mais uma das atrações oferecidas pela Tropical Incentives, agência que cuidou da parte terrestre e tours em Puerto Vallarta e Riviera Nayarit, é o passeio de catamarã até a exclusiva praia de Las Caletas.
No caminho, drinks e muita animação por parte da tripulação. A chegada na praia é impressionante, e as dezenas de redes espalhadas pela praia trazer um ar paradisíaco para o local.
- Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
- A configuração do chip é extremamente fácil;
- Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
- Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
- O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
- É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
- Já falei internet ilimitada? 😉
O passeio em questão foi para assistir ao espetáculo de dança Rhythms of the Night, acompanhado de jantar com ambiente iluminado por centenas de velas. A peça é super bem produzida e conta a história de uma civilização antiga através de música ao vivo e dança moderna.
Me lembrou O Rei Leão, e para quem gosta é um show inesquecível! Infelizmente não é permitido tirar fotos!
Outras opções em Las Caletas é fazer mergulho de snorkel ou cilindro, passear de caiaque e stand up paddle, caminhar pela floresta tropical e ainda curtir um dia no spa. Sempre atrelados ao passeio de barco, única forma de acesso.
Sayulita
Uma pequena vila banhada pelo Oceano Pacífico, Sayulita é a praia mais popular, democrática e ponto de encontro para jovens que procuram aliar praia e o agito da vida noturna.
As diversas opções de hospedagem barata, e uma atmosfera descolada do surfe, transformaram Sayulita no lugar feito para os turistas que buscam um lugar tranquilo para passar as férias.
A praia em si nem é das mais incríveis, mas a grande quantidade de esportes aquáticos faz a alegria dos visitantes. Mergulho, snorkeling, canoagem, stand up paddle e principalmente o surfe são as principais opções. Essa característica começou a tomar corpo na década de 1960, quando surfistas descobriram que havia um bom point de surfe por aqui.
Depois disso, o turismo se desenvolveu e até um campeonato mundial foi disputado em Sayulita. Hoje, diversas escolas de surfe (como a Lunazul) disputam espaço na areia, ainda mais com o tipo de onda que é ideal para iniciantes.
De resto, é caminhar pelas ruazinhas para descobrir lojas de artesanato, surf shops, bares, cafés, restaurantes e se misturar com os locais, que juntos transformam Sayunita numa cidade realmente encantadora.
Não deixe também de conhecer o restaurante Don Pedros, com vista para o mar, e provar o melhor da culinária mexicana.
Mais informações em www.sayulita.com.
Onde ficar em Puerto Vallarta
Escolher onde ficar em Puerto Vallarta/Riviera Nayarit e qual hotel se hospedar (em vermelho no mapa), vai depender muito do que pretende com a viagem. Claro que fará toda a diferença definir um lugar que se adeque mais ao seu perfil.
Se você busca opções mais baratas e a chance de vivenciar o cotidiano local, fique entre Sayulita e a vizinha San Francisco. Já Bucerías e Cruz de Huanacaxtle são um pouco mais estruturadas, com grande variedade de restaurantes e opções de vida noturna mais refinada…só a praia que poderia ser melhor.
Eu fiquei hospedado em Nuevo Vallarta, a região com o maior número de bons hotéis e infra-estrutura turística. O Hard Rock Hotel Vallarta (Confira as avaliações no Booking.com) trabalha no sistema all-inclusive, assim como seus vizinhos que estão à beira-mar, e além de todas as refeições e bebidas inclusas, oferece também serviço de praia, spa, entretenimento na piscina, 5 restaurantes, academia e apresentações musicais quase todas as noites.
Mais ao norte fica Punta Mita, um condomínio exclusivo que hospeda os resorts mais caros e luxuosos da região.
Hard Rock Hotel em Puerto Vallarta
Foi uma incrível experiência se hospedar no Hard Rock, ainda mais sendo foi minha primeira vez num dos hotéis da rede. Pelo nome já é possível imaginar qual é a vibe, mas eu não imaginava que seria tão rock n’roll.
Logo na entrada, um letreiro dando boas vindas aos hóspedes: “For those about to rock, we salute you“, uma das grandes canções do AC/DC. Claro, já sabe qual é o som que toca no hotel, né?
A brincadeira é tão séria que há um gerente para cuidar especificamente do setlist musical, que aliás pode ser baixado pelo hóspede. Basta acessar o site e digitar o código disponibilizado no check-in… muito massa!
Esse mesmo gerente também é responsável por cuidar de toda a coleção de objetos do hotel, que inclui jaqueta do Elvis Presley, guitarra dos Rolling Stones, autógrafo do Jimi Hendrix e até mesmo um documento mostrando quantos dólares Paul McCartney e John Lennon ganharam com royalties de suas músicas, em 1971.
A coleção não para por aí, e o grupo possui mais de 70.000 peças espalhadas entre as mais de 140 lojas e 20 hotéis ao redor do mundo. São instrumentos musicais, roupas, documentos e vários outros ítens que pertenceram a astros do rock e música pop.
O Hard Rock de Puerto Vallarta possui duas piscinas em frente ao mar, 348 quartos, restaurantes de comida internacional, mexicana, italiana, japonesa e até brasileira. Tudo incluso no valor da diária! Eles também oferecem passeios de bike e caiaque, gratuitos.
Se você quiser, e puder esbanjar um pouco mais para curtir uma experiência fora do comum, pode se hospedar na Rock Star Suite, com 233 m². Reservando através do Booking.com, você não paga taxas extras e ainda ajuda a manter o blog no ar 🙂
O que mais conhecer na Riviera Nayarit?
Infelizmente os 4 dias não foram suficientes para explorar toda a região, e acabei não visitando praias como Punta Mita, Litibú, Lo de Marcos, Rincón de Guayabitos, San Francisco, Destiladeras, La Lancha e a famosa Playa Escondida (Veja as fotos no Google Images), com acesso a partir do passeio de barco para as Islas Marietas.
Confesso que fiquei bastante decepcionado, pois a praia escondida é o principal cartão postal da região. Não seria para menos, afinal a praia de formação vulcânica proporciona imagens únicas e 100% dos turistas querem visita-la. Por isso mesmo estava fechada, para planejamento sustentável dos passeios e sua conservação.
Se ainda tiver dúvidas sobre o que fazer em Puerto Vallarta, seus pontos turísticos e melhores atrações da Riviera Nayarit, deixe um comentário abaixo, sempre respondo todos os leitores para tentar ajuda-los a viajar mais 🙂
Até a próxima !!!
Guilherme Tetamanti viajou a convite do Hard Rock Hotel e AeroMexico, com apoio terrestre da Tropical Incentives. A viagem foi patrocinada, mas as opiniões aqui publicadas são de livre expressão do autor.
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *