Início / Américas / América do Norte / México / Acampar no México: parques, lugares seguros e com estrutura

Acampar no México: parques, lugares seguros e com estrutura

Acampar no México está entre as atividades preferidas da maioria dos viajantes. Por isso, nesse post darei dicas de lugares muito bonitos e seguros. Quem gosta de aventuras e de se conectar com a natureza sabe o quanto é bom acampar para desopilar e esquecer o stress do dia a dia.

Existem diversas opções de lugares para acampar no México, destinos que são perfeitos para o turismo aventureiro e, ao mesmo tempo, proporcionam a oportunidade de dormir sob a luz das estrelas e escutar o som tranquilizante da mãe natureza, algo tão raro hoje em dia.

Planeje sua viagem => Resorts all-inclusive no México

Quanto custa o seguro viagem para a América do Norte?

 

Lugares seguros para acampar no México

  • Parque Nacional El Chico, Hidalgo
  • Sierra de San Pedro Martir, Baja Califórnia Sur
  • Sierra Gorda, Querétaro
  • Parque Natural Las Estacas, Morellos
  • Cuatro Ciénegas, Coahuilla
  • El Sótano de las Golondrinas, San Luis Potosi

Descubra => Melhores passeios no México

 

Parque Nacional el Chico, Hidalgo

Acampar no México
Parque Nacional El Chico | Foto: Leo Utskot, via Wikimedia Commons.

O Parque Nacional el Chico é um dos mais antigos do país e está localizado no estado de Hidalgo, no México. Ele também é um dos preferidos da região para acampar, a grande vantagem é que ele está localizado a apenas 2 horas da capital Cidade do México.

O parque é  justamente um dos preferidos porque  é possível aproximar-se da natureza sem ir muito longe, o que já é uma grande vantagem para os visitantes que chegam na Cidade do México.

A paisagem do Parque Nacional el Chico é composta de muitas montanhas, o que, sem dúvida, o transforma no local perfeito para praticar caminhadas, ciclismo e rapel. Existem no parque áreas próprias para acampar e o visitante pode escolher entre diferentes tipos de acampamento e serviços.

É importante que você não se esqueça de levar os itens básicos para uma estadia no acampamento, como por exemplo, roupas quentes, meias, cobertas, mantas, sacos de dormir e sapatos apropriados. Não esquecer também de levar os utensílios para cozinhar, comida, iluminação, enfim, tudo o que possa ser necessário se utilizar no acampamento.

O horário de funcionamento do parque é das 7h às 21 horas. Se você não possui barraca para levar, pode alugar uma das cabanas disponibilizadas pelo parque, o valor do aluguel é de 400 pesos, ou seja, em torno de 70 reais por noite.

Imperdível => Passeio na Cidade do México com guia

 

Sierra de San Pedro Martir, Baja Califórnia

Onde acampar no México
Foto: Comisión Mexicana de Filmaciones from México D. F., México, via Wikimedia Commons.

Outro lugar super indicado para quem gosta de acampar, a Sierra de San Pedro Martir está situada no estado de Baja Califórnia, no município de Ensenada. Dentre os animais que habitam o parque, é possível encontrar pumas, raposas e belas espécies de aves, realmente um lugar privilegiado pela mãe natureza.

Para quem acampa no parque, as opções de lazer são muitas, desde caminhadas até a contemplação da fauna e da flora. O parque possui uma área exclusiva para camping, e a recomendação é que o visitante leve os itens adequados de vestimenta, barraca, comida e lanternas. Se faltar algo, é preciso se deslocar até a cidade de San Telmo para comprar, o que irá levar algumas horas.

Ainda com dúvidas sobre as atrações turísticas?
 

Se você não quiser levar barraca, o parque disponibiliza cabanas para alugar, pelo preço de 600 pesos, ou seja, em torno de 100 reais. Contudo, mesmo assim é necessário que se leve todos os itens necessários. O horário de funcionamento do parque é das 7h às 20h e o custo para entrar é de 64 pesos por pessoa, isto é, 12 reais.

Interessante​ => Curiosidades sobre o México

 

Sierra Gorda, Querétaro

Lugares seguros para acampar no México
Foto: Comisión Mexicana de Filmaciones from México D. F., México, via Wikimedia Commons.

Outra excelente opção de lugar para acampar no México é a Sierra Gorda, localizada no belo estado de Querétaro. A serra foi nomeada como reserva da biosfera com o objetivo de proteger a grande biodiversidade que existe no local.

Posso dizer que a Sierra Gorda é um paraíso para quem busca unir natureza com aventura,  já que o local é muito propício para caminhadas, passeios de bicicleta e banho nos rios e cascatas, espalhados por toda a serra.

Um dos lugares mais indicados para acampar é conhecido como “cuatro palos”, um mirante onde é possível ter uma vista privilegiada de toda a  região. Nesse local, é disponibilizada uma área para acampar e guias turísticos para visitar o mirante. O amanhecer e o entardecer nessa região é algo espetacular, vale muito a pena conhecer.

Ademais de Cuatro Palos, toda a Sierra Gorda é  indicada para acampar, há muitos lugares lindos, como por exemplo,  a Cascata  El Chuveje, Rio Escanela e acampamento San Pedro Huimilpan.

Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5, é só clicar no botão.
 

Saiba => Tipos de visto para o México

 

Parque Natural Las Estacas, Morellos

Parque natural para acampar no México
Parque oferece muitas opções de lazer, como mergulhos, snorkel e caminhadas. | Foto: Morelos Turístico.

Quem gosta de combinar mergulho com uma linda paisagem irá se encantar com o Parque Natural Las Estacas, em Morellos. Ele é outro lugar ótimo para acampar no México, pois oferece aos visitantes muitas opções de lazer, como por exemplo, mergulhos, snorkel, caminhadas, além é claro, de muito descanso e tranquilidade.

O parque está aberto das 8h às 20h e o valor cobrado para o camping é de 522 pesos por pessoa, o que seria em torno de 100 reais. Além do camping, o parque conta também com hospedagem no hotel, cuja diária custa 2.500 pesos (400 reais).

A grande vantagem de acampar nesse parque é que ele possui um pouco mais de infraestrutura que os locais mencionados anteriormente, como restaurantes, bares e até um mini supermercado para as compras de última hora.

Confira => Dicas para visitar o México

 

Cuatro Ciénegas, Coahuilla

Áreas de camping no México
Cuatro Ciénegas | Foto: Comisión Mexicana de Filmaciones from México D. F., México, via Wikimedia Commons.

Cuatro Ciénegas é um paraíso natural, localizado no estado de Coahuilla, região norte do México. O lugar é literalmente um paraíso em meio ao deserto e é uma reserva ecológica, cercada por lagoas de águas cristalinas, o que o converte em um verdadeiro oásis, além de possuir uma flora e fauna únicas.

Cuatro Ciénegas possui uma história muito interessante já que é conhecido como “o lugar de origem da vida”, pois, de acordo com estudos científicos, foi nessa região que nasceram os primeiros habitantes do planeta: as bactérias.

Para quem quer acampar em Cuatro Ciénegas, o lugar ideal é o Parque Natural Rio San Marcos que oferece atividades como passeios em caiaque pelo rio San Marcos e passeios de bicicleta.

O custo de entrada no parque é de 90 pesos (30 reais) e o horário de funcionamento é das 7h às 21h. Outro lugar muito procurado para camping em Cuatro Ciénagas é o “El abuelo Woods”, um bosque natural situado dentro de um sítio familiar, cuja estadia custa 200 pesos por noite.

Descubra => Vantagens de contratar um seguro viagem

 

El Sótano de las Golondrinas, San Luis Potosi

Melhores campings mexicanos
Huasteca Potosina | Foto: Abril Abigail123, via Wikimedia Commons.

Seguramente, quem pensa em visitar a Huasteca Potosina precisa fazer uma parada para conhecer o El Sótano de las Golondrinas, um abismo natural que possui aproximadamente 512 metros de profundidade. Além de acampar nos seus arredores, você também pode fazer caminhadas, conhecer as lindas cascatas ou somente descansar e apreciar a bela paisagem.

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha 10% OFF para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.
 

O movimento das aves dentro do abismo é algo realmente impressionante e, para que você possa desfrutar da melhor  forma, são oferecidas cordas e ajuda comunitária para acercar-se um pouco mais da borda do abismo.

O local não conta com estrutura destinada a camping, não possui chuveiros e é preciso levar absolutamente todos os acessórios. Caso falte algo de comida ou bebida, há pequenos armazéns próximos para adquirir, o preço para acampar é de 40 pesos mexicanos.

A noite no Sótano das Golondrinas é muito tranquila, o único som a ser escutado é o dos animais e dos insetos, a calma e beleza do lugar é algo absoluto.

Como funciona​ => Aluguel de carro do México

 

Dicas de lugares para acampar no México

Conforme eu mencionei, existem lugares incríveis para acampar no México. A maioria deles situada dentro dos parques nacionais ou em áreas de camping. Para acampar com segurança é importante escolher o lugar adequado, por isso, não é aconselhável acampar em locais abertos, parques públicos ou praças.

Ademais, além de seguro, é interessante escolher um local com uma boa infraestrutura, que disponibilize locais para banho e comida, o que com certeza irá poupar muito tempo com deslocamentos.

A decisão pela escolha do lugar cabe a cada um e pode variar conforme a disponibilidade de tempo e dinheiro. O que  importa realmente é desfrutar de todas as  belezas naturais que o México tem a oferecer. E são muitas!

Você já conhece o México ou pretende conhecer? Deixe nos comentários suas impressões sobre esse país lindo da América do Norte.

 

Leia outros artigos do México:

 

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Andréia Teixeira

Andréia Teixeira, advogada, redatora e pós graduanda em Direito do Trabalho e Previdenciário. Apaixonada por leitura, viagens e desafios. Atualmente morando no norte do México e totalmente encantada com a cultura local. Saludos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *