Puebla, no México: pontos turísticos e tudo sobre o que fazer

por Guilherme Tetamanti

Puebla, no México: pontos turísticos e tudo sobre o que fazer

Os pontos turísticos de Puebla são daqueles lugares que todo mundo que visita o México deveria conhecer. Seu nome oficial é Heroica Puebla de Zaragoza. É chamada de Cuetlaxcōāpan no idioma na língua nahuatle, mas os viajantes a conhecem apenas por Puebla.

É a cidade colonial mais conhecida do país, e com quase 500 anos de história, seu centro histórico foi declarado Patrimônio Mundial pela Unesco em 1987. São mais de 2.500 construções históricas, incluindo templos, casarões, entre outros. Além disso, a cidade é universitária, o que a deixa cheia de vida e bastante animada.

Fora isso, Puebla é famosa pela paisagem, uma vez que possui dois vistosos vulcões – Popocatépetl e Iztaccíhuatl. Ela fica a 130 quilômetros da Cidade do México e a viagem de carro dá menos de 2 horas.

Então, não tem nem desculpas para não visitar. Preparei uma lista com 10 motivos para se apaixonar e dicas sobre o que fazer em Puebla!

Planeje sua viagem => Alugue um carro no México

Melhor seguro viagem para o México »

 

Atrativos turísticos imperdíveis de Puebla

  1. Centro Histórico de Puebla
  2. Zócalo de Puebla
  3. Centro Cultural e Civíco 5 de Mayo
  4. Museu Amparo
  5. Mercado de Artesanías El Parián
  6. Rua 5 de mayo
  7. Rua 6 sur
  8. Casa de la Música de Viena
  9. Plazuela de los Sapos

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Puebla »

 

1) Centro Histórico e seu conjunto arquitetônico

Pontos turísticos de Puebla
Centro Histórico | Foto: Elías Arteaga, via Wikimedia Commons.

O Centro Histórico de Puebla é incrível e um dos mais bem conservados do México. Ele recebeu o título da Unesco de Patrimônio Cultural da Humanidade. A cidade abriga 2619 construções históricas, sendo mais de 20 templos e 60 prédios públicos.

E o centro está cheio de edifícios dotadas de uma beleza ímpar, com construções  que datam do ano de 1530. Entre os prédios públicos está a Biblioteca Palafoxiana, fundada em 1646 ela foi a primeira das Américas.

Até hoje é possível consultar livros, pois seu acervo conta com mais de 45 mil volumes entre livros e manuscritos, mas é preciso agendamento.

 

2) Zócalo de Puebla

Pontos de interesse de Puebla
Catedral de Puebla | Foto: Gusvel, via Wikimedia Commons.

Zócalo nada mais é que a praça central da cidade. No México, elas ganham essa nomenclatura. O Zócalo de Puebla é um dos lugares mais legais da cidade.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no México. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Em um dos lados fica a Catedral de Puebla e no restante da praça há diversos bares e restaurantes. Muitos deles têm terraços que oferecem uma bela vista da praça. Além disso, no entorno do Zócalo há outros diversos restaurantes e bares.

A Catedral de Puebla (Catedral de Nossa Senhora da Imaculada Conceição) é uma construção belíssima, finalizada entre os séculos XVI e XVII. Ela foi erguida mesclando os estilos renascentista e barroco, o que faz com que sua arquitetura seja bastante singular.

Além da beleza, ela é envolta em uma lenda que diz que após o término da igreja os construtores não conseguiam levar o sino até o alto da torre, uma vez que ele pesava cerca de 8 toneladas.

Então, um belo dia, a cidade acordou com o repique do sino colocado “misteriosamente” na torre durante a noite. Para os moradores, foi obra dos anjos que ansiavam pelo término da igreja, ou seja, um milagre.

 

3) Centro Cultural e Cívico 5 de Mayo

Atrações de Puebla no México
Museu de História Natural | Foto: CUTI1, via Wikimedia Commons.

Um dos lugares mais interessantes de Puebla é o Centro Cultural e Cívico 5 de Mayo, que abriga o Forte de Loreto, o Forte de Guadalupe, o Museu de Antropologia, o Planetário e o Museu de História Natural.

Além disso, a região fica no alto de um morro e tem uma das vistas mais bonitas da cidade. Pode reservar um dia inteiro para a visita, que vale a pena ver tudo com calma.

O morro foi palco de uma batalha importante para a história da cidade, a batalha de 5 de maio. Conhecida também como batalha de Puebla, trata-se de um episódio em que o exército mexicano liderado por Ignacio Zaragoza saiu vencedor frente ao exército francês que tentava invadir o país em 1862.

   

 

4) Museu Amparo

Roteiro de atrações de Puebla
Museu Amparo | Foto: Sachavir, via Wikimedia Commons.

O Museu Amparo é mais um motivo para se apaixonar pelos pontos turísticos de Puebla. Ele traz um acervo incrível de arte contemporânea e de arte pré-colombiana. O acervo é bem grande e quem deseja ver tudo deve dedicar um dia inteiro para visitar o espaço.

O museu abriga ainda um café com opções bem gostosas para lanche. Localizado no terceiro andar do prédio, o café tem uma vista bonita da cidade.

 

5) Mercado de Artesanías El Parián

Compras em Puebla
Mercado de Artesanias | Foto: Sergio eduardo diaz rojas, via Wikimedia Commons.

O artesanato produzido em Puebla é bem interessante, cheio de cores e texturas. O melhor lugar para conhecer e comprar peças é o Mercado de Artesanías El Parián. O mercado é bem antigo e atualmente fica na praça de San Roque. Além de artesanato, você encontra diversas comidas típicas.

 

6) Rua 5 de Mayo

Tudo sobre passeios em Puebla
Casarão na Rua 5 de mayo | Foto: CUTI1, via Wikimedia Commons.

É uma rua belíssima da cidade, uma espécie de calçadão somente para pedestres. A rua é muito arborizada e cheia de casarões do século 19, todos muito bem preservados. Caminhar por ela e observar a arquitetura das casas é bem interessante.

 

7) Rua 6 sur

A Rua 6 Sur é uma das mais charmosas da cidade, sendo um dos pontos turísticos de Puebla bastante visitados.

Ela é formada por diversos casarões coloridos e muito bem preservados. Esses casarões abrigam restaurantes, cafés, lojas, galerias de arte, antiquários, entre outros.

 

8) Casa de La Música de Viena

Atrações turísticas de Puebla no México
Sala Beethoven | Foto: Andmedpin, via Wikimedia Commons.

A Casa de la Música de Viena trata-se de um museu dedicado à música. Ele fica mais afastado do centro, mas vale muito a pena conhecer. O museu conta a história de grandes músicos. Ele é bem interativo, sendo ótimo passeio para crianças. É possível até mesmo reger sua própria orquestra.

 

9) Plazuela de Los Sapos

Dicas de Puebla
Feira | Foto: AlejandroLinaresGarcia, via Wikimedia Commons.

Outro motivo que faz qualquer um se apaixonar por Puebla é a Plazuela de Los Sapos, uma feira de rua cheia bem legal. Ela é famosa pelos preços baixos e pelos feirantes gostarem de negociar.

Encontramos de tudo nesta opção de pontos turísticos de Puebla, inclusive antiguidades.

   

 

Gastronomia em Puebla

Gastronomia mexicana em Puebla
Mercearia vendendo molho mole | Foto: Adrián Cerón, via Wikimedia Commons.

A culinária local é super diversa e saborosa e acaba sendo um dos pontos turísticos de Puebla.

Não dá para deixar de experimentar o mole poblano, um molho salgado a base de chocolate e com mais um monte de ingredientes secretos, que eles não falam muito quais são.

Vale a pena também ir a um restaurante botanero. Nesse tipo de estabelecimento, você só paga o que for beber. Geralmente há um valor mínimo de consumo de bebidas e você tem direito à uma refeição.

Outro item imperdível da gastronomia de Puebla é o Yolixpa, uma bebida feita com mais de 20 ervas aromáticas que, antigamente, era usado para fins medicinais.

 

Motivos para se apaixonar por Puebla

Belezas da cidade de Puebla no México
Vulcão Popocatépetl | Foto: CC-BY-SA, via Wikimedia Commons.

Quarta maior cidade do México, perdendo apenas para a Cidade do México, Guadalajara e Monterrey, Puebla mistura construções históricas, belezas naturais (inclusive vários vulcões inativos) com a modernidade e animação de uma cidade universitária.

Listei neste artigo, os 10 principais motivos para se apaixonar por Puebla, mas há outros pontos na cidade que também causam paixões aos visitantes. É claro que, qualquer um deles pode te causar uma paixão arrebatadora. O certo é que, seja por um ou pelos 10 motivos, com certeza você irá se apaixonar pela cidade.

Dessa forma, acredito que Puebla é daquelas cidades que todo mundo que visita o México deveria conhecer. Não deixe de colocá-la no seu roteiro de viagem ao México, com certeza, vale muita a pena.

E aí, gostou das dicas de pontos turísticos de Puebla? Conte para a gente nos comentários qual é seu lugar preferido em Puebla.

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 39 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *