9 dicas de Cancún: precisa de visto e passaporte, é seguro?

9 dicas de Cancún: precisa de visto e passaporte, é seguro?

Você que está de viagem marcada, confira neste artigo algumas dicas de Cancún, no México. Nele, você verá tudo o que for interessante e importante para sua viagem a esse paraíso mexicano. As principais dúvidas dos brasileiros é sobre segurança, se precisa de visto e passaporte.

É que antes de viajar para Cancún você deve saber informações como a moeda local, as comidas típicas, a melhor época para viajar para Cancún e mais!

Essas informações te ajudarão a ter uma ideia do que fazer à noite em Cancún, o que fazer com chuva e o que ver de interessante no centrinho.

De início já te digo que atrações é o que não faltam na cidade, por isso, vale muito a pena conferir as dicas de Cancún. Tenho certeza que será bem mais fácil você definir seu roteiro de viagem e, com isso, aproveitar tudo.

Planeje sua viagem​ => Guia de hotéis em Cancún

Seguro viagem para o México »

 

Dicas de Cancún para você se dar bem

Turismo no México
Aproveite estas dicas de Cancún para curtir sua viagem.

Que bom seria se a cada destino de viagem pudéssemos ter dicas valiosas sobre o que fazer ou onde ir… Então, aproveite! Se o seu destino é o paraíso mexicano de Cancún, aqui você terá excelentes dicas.

Mas, antes, veja qual a melhor época para visitar o México. E também os feriados no México, o que pode influenciar na data de sua viagem.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Cancún »

 

1. Melhor época para viajar para Cancún

Cidades turísticas do México
Uma boa dica é visitar Cancún na baixa temporada.

Se você não quer correr o risco do clima estragar seus dias em Cancún, evite fazer sua viagem entre os meses de julho e outubro, eles costumam ser os mais chuvosos e quentes da estação.

Além do mais, de uns anos para cá, Cancún e boa parte das praias da Península de Yucatán sofrem com um fenômeno conhecido como “sargazo”.

O sargazo é o acúmulo de algas marinhas na costa das praias. Esse fenômeno toma conta das águas, sobretudo nos meses de julho e agosto, deixando a água mais escura por conta da cor do sargazo, que é marrom. Essas algas se expandem pelas praias e causando danos na paisagem e também na vida marinha.

Para evitar chegar na cidade e não aproveitar as praias de Cancún, a melhor época para ir a Cancún é final de novembro, quando termina a temporada de furações e nos meses de abril e maio, quando a temperatura é mais quente e o tempo é seco, sem chuvas.

Já a alta temporada, com muito calor e pouca umidade, é entre dezembro e março. Contudo, se você não quer a cidade lotada, uma boa dica é visitar Cancún na baixa temporada, que acontece entre os meses de janeiro e março. Nessa época, você encontrará muitas promoções e grande variedade de locais para se hospedar.

Para saber mais detalhes do clima e da temperatura da cidade, ficando mais fácil decidir qual a melhor época para fazer sua viagem, leia o artigo sobre quando ir para Cancún.

Programe-se​ => Tours para mergulho com tubarões em Cancún

 

2. Moeda em Cancún

Como economizar em Cancún
Moeda usada em Cancún é o peso mexicano.

Cancún é uma cidade do estado de Quintana Roo, na Península de Yucatán, no México. O país está localizado na América do Norte e Cancún está situada ao noroeste da Península. A moeda utilizada no México e, por sua vez em Cancún, é o peso mexicano.

No entanto, quem levar dólares não terá nenhum problema em utilizá-lo.

Assim como o peso mexicano, os dólares americanos são muito bem aceitos pelo comércio local, talvez pela proximidade com os Estados Unidos. Entretanto, é sempre bom levar pesos mexicanos porque há estabelecimentos que não aceitam outra moeda.

dicas cambio México
Dólares americanos são muito bem aceitos | Foto: QVM

Antes de decidir qual moeda levar para Cancún, é importante fazer uma boa pesquisa das taxas e do câmbio do dia.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no México. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Às vezes, levar tudo em pesos pode ser uma opção melhor do que levar em dólar. Mais detalhes estão no artigo sobre qual moeda levar para Cancún.

Além disso, também é possível fazer as compras com cartões de crédito e débito internacional, para isso, antes da viagem, é preciso pedir a liberação no banco para uso internacional do cartão.

Essa opção é bem prática e evita que o viajante fique circulando com determinada quantia em dinheiro vivo, porém cobra-se taxas.

E, falando em dinheiro fique de olho nas dicas de compras em Cancún e entenda como funciona o tax free no país, a devolução de impostos para não-residentes, no artigo sobre compras no México.

Precisa de moeda estrangeirae gostaria de receber em casa?
Compare preços e
compre online na Confidence Câmbio »

 

3. Transporte em Cancún

Como se locomover em Cancún
Táxi em Cancún | Foto: Bull-Doser, via Wikimedia Commons

Se você está hospedado na zona hoteleira e quer se deslocar rapidamente para outros pontos, você pode utilizar o transporte público em Cancún. Ele é de excelente qualidade, funciona 24 horas e o custo é baixo, apenas 12 pesos mexicanos.

Claro que há quem prefira circular de táxi, mas nesse caso, é bom preparar o bolso porque em nenhum lugar do mundo é barato, muito menos em Cancún. Os taxistas em Cancún cobram em dólar e, se a corrida for na zona hoteleira, eles chegam a cobrar o dobro da tarifa.

O ideal é perguntar para o taxista quanto é o valor da corrida para tal lugar, assim, não haverá surpresas na hora de pagar. E, se a opção é fugir do transporte público e dos táxis, a dica é alugar um carro.

Existem muitas opções de lojas que oferecem esse serviço e o preço da diária não é tão elevado. Se interessou? Veja como é o aluguel de carro no México.

Por falar em transporte, essa dica é para quem vai comprar os tours pelos pontos turísticos: se possível, compre o pacote completo, incluindo o transporte. Assim, eles passam no hotel para te buscar e levam de volta depois. Bem mais prático do que ficar se preocupando com deslocamentos.

   
   

Prático​ => Excursão à Ilha Holbox com traslado

 

4. Visto para Cancún

Visto de turista para o México
País não exige visto de turismo para os brasileiros.

Quem pensa em fazer qualquer viagem internacional já sabe que o visto precisa ser providenciado. No entanto, para o México é um pouco diferente.

O país não exige visto de turismo para os brasileiros que desejam visitar o país. Assim, quem vai viajar Cancún não precisa do visto. Mas atenção: pois você precisa de passaporte!

Contudo, é preciso cumprir alguns requisitos para ter sua entrada autorizada no país. Quando desembarcar no aeroporto de Cancún, dirija-se ao guichê da imigração. O agente fará algumas perguntas, como o motivo da viagem, quanto tempo ficará no país, local de hospedagem e se tem voo de retorno.

Se estiver tudo certo, o passaporte é carimbado com 180 dias de permanência. Para entrar no país é preciso portar alguns documentos como o comprovante de hospedagem, voo de ida e volta e, se por acaso a hospedagem for na casa de amigos, é preciso levar uma carta convite para comprovar que não ficará hospedado em hotel.

Devido ao fato de ser uma cidade totalmente turística, é difícil o agente de imigração implicar com o visitante. Na maioria das vezes, eles só carimbam o passaporte e não pedem nenhum documento adicional. Mesmo assim, para não correr riscos, é importante ter tudo consigo para mostrar, se for solicitado.

Mas há outras situações em que brasileiro precisa de visto para Cancún, como permanência maior de 180 dias, trabalho e intercâmbio. Para entender melhor, leia o artigo sobre visto para o México.

Festas => Excursão para casas noturnas de Cancún

 

5. Comida em Cancún

Pratos típicos do México
Aproveite a gastronomia mexicana.

São várias as dicas de Cancún, dentre elas, não poderia deixar de comentar sobre a deliciosa culinária mexicana.

Na cidade, você encontrará desde os pratos mais típicos da cozinha mexicana até os internacionais. Por ser uma cidade praiana, também há uma grande variedade de mariscos e frutos do mar.

Há uma grande variedade de bares e restaurantes para você se deliciar com o cardápio mexicano, incluindo os famosos tacos al pastor e de trompo, gorditas, burritos e guacamole, com temperos super picantes. Não deixe de provar os deliciosos ceviches, coquetel e tacos de camarão e tostadas de mariscos.

Mas, se a sua ideia é partir para a comida rápida, também não terá dificuldades, existem muitas opções com pizzas, hambúrgueres e sanduíches.

Confira​ => Dicas de viagem para o México

 

6. Segurança em Cancún

Segurança no México
Polícia do México | Foto: Christian Frausto Bernal, via Wikimedia Commons

Em Cancún há muita segurança, afinal, ela é uma cidade totalmente turística e, por isso, o governo mexicano investe e muito nesse quesito.

Eu diria que a Zona Hoteleira, no centrinho de Cancún, é muito segura. Já em outras regiões da cidade, a situação é um pouco diferente.

Atualmente, há uma grande queixa por parte dos moradores quanto a segurança em algumas partes da cidade. Como muita gente sabe, o maior problema em relação a segurança do México é causado pelos cartéis de drogas. Na maioria dos estados, a situação está totalmente controlada pelo exército e a segurança é muito boa.

Eu moro no México e me sinto super segura, como nunca me senti no Brasil. Contudo, fatos isolados acontecem, sim, até mesmo no paraíso caribenho. O governo vem se esforçando para evitar qualquer tipo de conflito.

Mesmo com fatos isolados, os viajantes não reclamam de nada, todos curtem muito Cancún e voltam para casa elogiando a segurança e o policiamento da cidade.

Recomendo => Excursão para Tulum, Cobá e Cenote

   
   

 

7. Tomada em Cancún

O padrão e tipos de tomadas no México é diferente do Brasil. O modelo mexicano é idêntico ao padrão americano, com dois pinos chatos paralelos e um inferior redondo.

Quem viaja do Brasil para Cancún não encontra problemas em adaptar seus aparelhos, uma vez que em qualquer loja da cidade é possível encontrar facilmente os adaptadores. Eles também são encontrados facilmente no Brasil.

Conectado => Comprar chip de internet no México

 

8. Locais imperdíveis para conhecer em Cancún

Locais imperdíveis em Cancún
Parque de las Palapas | Foto: City Foodsters, via Wikimedia Commons

Todas as cidades turísticas tem aqueles lugares que não podem ficar de fora do roteiro de viagem. Em Cancún, a dica é não deixar de visitar o centrinho da cidade, o Mercado 28, a Plaza del Sol, o Parque de las Palapas, a Catedral e outros pontos turísticos de Cancún que recomendo. Todas são atrações muito bonitas que merecem entrar no seu roteiro.

Além disso, não deixe de conhecer os bares e restaurantes, dentre eles o Sr. Frogs, o Cocobongo e o Rockcafe. A diversão é garantida. Quanto aos passeios, inclua no seu roteiro uma visita aos sítios arqueológicos, aos parques naturais e ao Museu Subaquático. Serão experiências incríveis!

 

9. Vacinas

O México não exige qualquer vacina de viajantes brasileiros para ingressar em Cancún, ou qualquer outros destino do país. Mas fique atento com suas escalas, pois boa parte dos voos fazem parada em países da América Central. O Panamá, por exemplo, exige vacina contra febre amarela. Então, confira as escalas do seu voo e como são as normas para estes países.

Importante => Vacinas necessárias para viagem

 

Como aproveitar as dicas de Cancún

Em qualquer viagem, é muito importante conhecer bem o destino para aproveitar mais e levar para casa as melhores recordações.

As dicas de Cancún que mencionei irão te ajudar a se preparar melhor para a viagem e a curtir melhor esse destino tão procurado e visitado por viajantes do mundo inteiro. Confira também os melhores hotéis em Cancún.

Com essas informações você saberá tudo para viajar para Cancún, como os lugares imperdíveis, o que fazer em Cancún à noite, que você deve visitar o centrinho de Cancún e diversas outras importantes dicas.

Fique agora com vídeo feito pelo site oficial de turismo do México com imagens lindas das praias do país:

Gostou das dicas de Cancún? Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Andréia Teixeira

ESCRITO POR

Andréia Teixeira

Andréia Teixeira, advogada, redatora e pós graduanda em Direito do Trabalho e Previdenciário. Apaixonada por leitura, viagens e desafios. Atualmente morando no norte do México e totalmente encantada com a cultura local. Saludos!

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *