Precisa de visto para o México? Veja requisitos para brasileiros

Precisa de visto para o México? Veja requisitos para brasileiros

Se você é brasileiro e está planejando uma viagem para conhecer esse país encantador, seja a turismo, trabalho ou estudos, com certeza já deve ter dado início às pesquisas para saber se precisa de visto para o México. A boa notícia é que desde o ano de 2013, devido a um acordo entre o governo brasileiro e mexicano, quem deseja visitar o país a turismo não precisa mais de visto para o México no passaporte.

Contudo, essa exceção é válida somente para o visto de turismo. Para as demais modalidades como estudos e trabalho, brasileiros precisam de visto mexicano, sendo necessário fazer o trâmite normalmente no Consulado Mexicano do Brasil, ou se for nacional de outro país, no respectivo consulado.

A seguir, explicarei tudo sobre os tipos de visto para o México, requisitos, preços, valores das taxas, tipos de visto, agendamento, documentação necessária e demais trâmites obrigatórios.

Planeje sua viagem => Melhores resorts de luxo do México

Seguro viagem para o México »

 

Visto sem atividade remunerada

Visto sem atividade remunerada

Conforme mencionei antes, brasileiros e nacionais de alguns países não precisam de visto de turismo para o México. No entanto, essa facilidade não afasta a exigência de outros documentos exigidos pelo governo mexicano para ingressar no país.

Eu explico: quando falo que não precisa de visto para o México é, na verdade, o visto antecipado, aquele que a pessoa precisa ter antes de embarcar. Mas, chegando ao México você terá que receber o visto de turista e isso acontece no momento da sua chegada no país, seja para visitar a Cidade do México, Cancún ou qualquer outro destino.

Pois no momento em que você desembarca do avião, precisará passar pela imigração mexicana, que irá autorizar sua entrada, lhe concedendo um visto turismo cuja permanência será  por até 180 dias (cento e oitenta dias).

Confira => Praias imperdíveis no México

Quantos dias vale o visto para o México de turismo

Ainda no avião, é entregue a cada pessoa estrangeira um formulário para ser preenchido, onde é preciso prestar algumas informações como: motivo da visita, números dos vôos de ida e volta e endereço do local onde ficará hospedado no México.

Esse formulário precisa ser entregue no guichê da imigração, juntamente com o passaporte. Ocorre que, além do formulário devidamente preenchido, para ter  a entrada autorizada no país, é preciso apresentar alguns documentos para a imigração mexicana.

Entre eles, os motivos da viagem, e acima de tudo, demonstrar que não há interesse em permanecer no país com outras finalidades, como por exemplo, estudo, trabalho ou até mesmo realizar a famosa travessia  para os Estados Unidos.

Os documentos a serem apresentados na imigração mexicana quando a intenção é visitar o México a turismo são:

  • Comprovante dos vôos de ida e volta (essencial, com datas visíveis);
  • Comprovante de hospedagem (essencial, com endereço completo do hotel, hostel, Airbnb);
  • Comprovantes de solvência econômica para se manter no País pelo período da viagem (não é essencial, mas pode ser solicitado);
  • Carta Convite de pessoa mexicana ou residente legal no país (é exigida quando o visitante tem conhecidos, amigos ou familiares que moram no México e por isso ficarão hospedados na casa deles e não em hotel);
  • Passaporte válido e vigente.

Antes de embarcar para o país, leia o artigo com 11 dicas de viagem para o México.

CLIQUE AQUI para fazer remessa online de dinheiro para exterior »

 

Como é a imigração no México?

Como entrar no México

Depois de reunir os documentos que a imigração solicita na entrada do México, você irá passar pela imigração. Lembrando que, cada caso é um caso, pode ser que o agente  peça todos esses comprovantes, ou pode ser que só faça a entrevista e libere a entrada, concedendo o visto para o México.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no México. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Sim, o agente de imigração faz uma pequena entrevista, em espanhol, onde as perguntas mais freqüentes são: de onde é, profissão,  motivo da viagem, tempo de estadia e se conhece alguém no país.

Se tudo estiver ok, o agente irá carimbar o passaporte e destacar uma parte daquele formulário preenchido no avião, nessa parte destacada ele escreverá o prazo que foi autorizado o visto, geralmente 180 dias, ou seja, esse será o seu visto de turismo concedido. O visto de turismo mexicano para brasileiros não tem custo.

Imperdível => Conheça os Pueblos Mágicos do México

Preço do visto de turista para o México

Uma dica muito importante, a parte do formulário destacada precisa ser entregue quando da saída do México, do contrário, será cobrada multa.

O visto de turismo permite a entrada e permanência no país por até 180 dias, para atividades não remuneradas, como turismo, trânsito pelo México, negócios como assistir palestras e reuniões, atividades religiosas, esportes, motivo de saúde, assistir a feiras ou conferências. Tudo sem receber remuneração.

Outra dica importante, a decisão de entrada no México é soberana e exclusiva do agente de imigração. Portanto, se ele encontrar inconsistência de informações, documentos que não coincidem com a versão apresentada, o visto de entrada será negado e o turista precisará regressar ao país de origem no primeiro vôo disponível.

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Compare preços e compre online na Confidence Câmbio »

 

Visto de estudante para México

Visto de estudante para México
Universidade mexicana.

Diferentemente do visto de turismo, quem pretende vir ao México para estudar precisa tramitar o visto no site do Consulado Mexicano localizado no seu respectivo país.

Essa regra vale para qualquer candidato a estudante de qualquer um dos países que México possui acordo de supressão de visto e inclui estudos para qualquer nível de escolaridade e cursos de idioma.

   
   

Mas como conseguir esse tipo de visto para o México? Para realizar o trâmite, é necessário providenciar a seguinte documentação no respectivo Consulado Mexicano:

  • Passaporte ou documento de identidade vigente;
  • Formulário de solicitação (obtido na página do Consulado Mexicano);
  • Uma foto 3×4;
  • Histórico escolar;
  • Ser nacional do País em qual se solicita o visto;
  • Carta de aceitação da escola, curso ou universidade;
  • Solvência econômica para cobrir os gastos durante a estadia no País (a solvência pode ser dos pais, desde que o candidato não seja maior de 25 anos. Se for beneficiário de bolsa de estudos, deve apresentar a carta de concessão do benefício);
  • Comprovante de salário (também pode ser apresentado pelos pais, desde que não seja maior de 25 anos);
  • Extratos bancários (mesma regra acima);
  • Pagamento do valor da taxa consular (36 dólares, ou em torno de 140 reais, dependendo da variação cambial do dia).

Dólar, real ou peso mexicano? => Qual moeda levar para o México

Precisa de visto para intercâmbio no México?

Após providenciados todos esses documentos, o candidato precisa procurar o Consulado para agendar a entrevista, no Brasil esse agendamento pode ser feito eletronicamente na página do órgão.

Realizada a entrevista, geralmente o visto para o México aprovado é entregue no mesmo dia, esse prazo pode sofrer alterações, conforme cada caso.

Importante lembrar que, o Consulado aprova e emite o visto, quando da chegada ao México, esse visto deve ser “trocado” digamos assim, pelo cartão de residente temporal, em até 30 trinta dias depois da chegada ao país.

Esse cartão será o visto de residente temporário do estudante e deve ser tramitado no Instituto Nacional de Imigração Mexicano.

Leia mais => Cidades turísticas do México

 

Visto para atividades remuneradas

Visto para atividades remuneradas
Golfo do México.

Conseguir um visto de trabalho para o México não é tão simples e irá depender de vários fatores. Inicialmente, a pessoa deve ter uma empresa mexicana que forneça a documentação necessária para tramitar o visto no país de origem, seja o Brasil ou qualquer outro.

Para isso, a empresa contratante precisará tramitar uma autorização de entrevista para o visto por oferta de emprego no Instituto Nacional de Imigração Mexicano, ou seja, primeiro a empresa necessita de autorização da imigração mexicana para contratar estrangeiros.

Após esse procedimento, se tudo for ok, a imigração mexicana comunica a empresa se ela pode ou não contratar estrangeiros, se pode, é expedida uma carta que deve ser apresentada na Secretária de Relações Exteriores do México.

O candidato a esse tipo de visto para o México precisa solicitar à empresa uma cópia dessa carta, para posteriormente agendar a entrevista no Consulado.

Nesse caso, no dia da entrevista devem ser apresentados os seguintes documentos:

  • Formulário de solicitação de visto;
  • Uma foto 3×4;
  • Passaporte com validade mínima de 6 meses;
  • Cópia da carta de autorização do Instituo Nacional de Imigração do México.

Documentos para visto do México

Essa carta de autorização é o documento mais importante a ser apresentado para a concessão do visto de trabalho. Por isso, a validade dela é de somente 30 dias. Caso ultrapasse esse prazo, será necessário que a empresa mexicana realize novamente todo o procedimento na imigração.

A taxa consular para essa modalidade de visto para o México é de 246 dólares, ou seja, 950 reais.

Lembrando que, tal como acontece no visto de estudante, o visto de trabalho concedido no país de origem precisa ser trocado pelo documento de residente temporal  no período de até 30 dias depois que chegar no México.

Mais sobre o país => Lugares imperdíveis para conhecer no México

 

Visto de negócios – sem remuneração

Preço do visto para negócios no México

   
   

O visto de negócios é destinado àquelas pessoas que desejam assinar contratos, investir, participar de reuniões, fazer acordos e operações comerciais sem receber remuneração no México, por um período maior que 180 dias.

Basicamente, a documentação exigida pelo Consulado é a seguinte:

  • Formulário de solicitação do visto;
  • Passaporte com validade mínima de seis meses;
  • Original e cópias simples dos documentos que comprovem que conta com emprego, pensão ou aposentadoria e também dos recibos/contracheques/holerites dos últimos seis meses assim como os extratos (carimbados pelo banco) dos seis últimos meses da movimentação de conta bancária do solicitante;
  • Carta responsiva (em original) da empresa/instituição mexicana mediante a qual convide ao estrangeiro(a) para participar em alguma atividade não remunerada em território nacional;
  • Documentos mediante os quais o(a) estrangeiro(a) acredite que possui a experiência, capacidade, habilidades ou conhecimentos necessários para desempenhar a atividade para a qual foi convidado(a), em original e cópias simples;
  • Carta de apresentação da empresa estabelecida no Brasil, pela qual trabalha em papel timbrado e com firma reconhecida onde conste detalhadamente o motivo da viagem e os dados completos da empresa ou empresas mexicanas a ser visitadas (endereço, telefones, nome do contato, etc.) e na qual se indique expressamente que o solicitante do visto é um funcionário da empresa no Brasil e que o pagamento pelos serviços que prestará no México será efetuado pela empresa no Brasil.

Após providenciar toda a documentação mencionada acima, é preciso agendar a entrevista no Consulado, antes, é necessário pagar a taxa de 246 dólares.

Tire suas dúvidas => Aluguel de carro no México

 

Visto para morar no México

Visto para morar no México

Os vistos mexicanos apresentados nesse post são os mais comumente solicitados por estrangeiros de todos os países os quais México possui acordo de supressão de visto. Não estão incluídos nessa lista, por exemplo, nacionais de países africanos, asiáticos, alguns da América Central como Guatemala e Honduras, dentre outros.

Já as modalidades de visto de residência temporária ou permanente são aplicadas no caso de estudantes, familiares de estudantes, trabalhadores ou familiares de trabalhadores, bem como para cônjuges e filhos de mexicanos natos, ou seja, são subtipos de vistos aplicados em razão de uma situação primária.

Cultura => Curiosidades sobre a cultura do México

 

Dicas sobre visto para o México

Visto para México documentos

Para uma entrada  e permanência tranquila no México, é importante cumprir com todos os requisitos migratórios exigidos, bem como apresentar toda a documentação correta e completa para comprovar o motivo da viagem.

Seja  a turismo, trabalho, estudos ou negócios, do contrário, conforme já mencionei, se a imigração encontrar informações inconsistentes, há grande possibilidades de negativa de visto para o México, independente da modalidade.

Depois de tantas informações, fique com essas belas imagens do país do vídeo feito pelo site de turismo oficial do México:

Você já esteve no México? Qual visto aplicou? Deixe suas experiências nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Andréia Teixeira

ESCRITO POR

Andréia Teixeira

Andréia Teixeira, advogada, redatora e pós graduanda em Direito do Trabalho e Previdenciário. Apaixonada por leitura, viagens e desafios. Atualmente morando no norte do México e totalmente encantada com a cultura local. Saludos!

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Railton lira

    Olá gostaria de saber sobre o visto para trabalho religioso no México. Poderia me explicar? Tenho pretensão de ir lá daqui a 3 ano pra essa finalidade. Vi que no site do governo do México que é paga uma taxa anual de cerca de mil e poucos pesos. Gostaria de saber se realmente é isso e se eu preciso de algum documento ou liberação específica pra atuar la

  2. Lais

    Ola boa noite gostaria muito de saber quanto tempo eu posso morar no México 2 anos para viver no México trabalhar etc ?

  3. Kátia

    Olá Dr° tudo bem! Gostaria de saber se durante o meu processo de visto trabalhista, posso regressar para o México, pois estou no Brasil esperando desde o dia 13 de dezembro. O processo é realmente demorado? Grata Kátia

  4. POLLIANA M J ELLER

    Olá, vou para Cancun e estou preenchendo o FMM online,no espaço de endereço que irei ficar,só tem espaço para um hotel,sendo que vou ficar em dois,como faco?

  5. Ricardo de Seixas santos

    Olá bom dia,Me chamo Ricardo e sou do Brasil, comprei um pacote de viagem para Cancum no México mais eu e minha família estamos com muito medo sobre a procedência da empresa que nos vendeu o pacote,vou deixar aqui algo sobre a empresa se alguém puder nos ajudar ficarei extremamente grato,,,empresa (Vacacionante) Registro Sectur turismo

  6. Youguens saint cyr

    Eu quero morar o México juntos com minhas famílias

  7. Anderson Rodrigues

    Muito obrigado pela atenção! Grande abraço!

  8. Anderson

    Ouvi falar em um visto para aposentados, sabes me dizer como conseguir e se existe mesmo? Não achei nenhuma informação específica. A propósito, já estive em Playa del Carmen com visto de turismo mesmo e foi muito legal! Muito bom esse post. Muito obrigado!

  9. Polly Batista

    Olá, Anderson. Tudo bem? Eu não tenho conhecimento desse visto para aposentados para o México, não. Também não encontrei nada confiável na internet que fale a respeito. Melhor é fazer contato com o Consulado do México no Brasil para esclarecer essa dúvida. Muito obrigada pelo comentário e boa sorte!

  10. Elisabete Pereira

    Minha filha mora no México em PLAYA DEL CARMEM tenho 2 netas uma de minhas netas é mexicana então sempre que posso vou ao paraíso sim o paraíso é ali no México gente é muito lindo aquele lugar .visitei vários cenotes entre eles o CENOTE DOS OHOS é uma beleza estive também em CHICHÉN ITZÁ em Teotihuacan no santuário de Guadalupe em Mérida que tem uma arquitetura de encher os olhos e nos faz refletir como o povo Maya construíram aqueles monumentos sem argila ou cimento é fantástico quanta beleza assisti alguns espetáculo em XSCARET os mexicanos são acolhedores é simpático muito alegres são um povo feliz amei aquele lugar. Andreia Texeira eu sendo avó de mexicano posso pedir o visto de residência pra ficar mais próxima de minhas netas? Obs: os pais não são mexicanos,E como pedir esse visto e quais documento é preciso apresentar ? Obrigado

  11. Elisabete Pereira

    Minha filha mora no México em PLAYA DEL CARMEM tenho 2 netas uma de minhas netas é mexicana então sempre que posso vou ao paraíso sim o paraíso é ali no México gente é muito lindo aquele lugar .visitei vários cenotes entre eles o CENOTE DOS OHOS é beleza estive também em CHICHÉN ITZÁ em Teotihuacan no santuário de Guadalupe em Mérida que tem uma arquitetura de encher os olhos e nos fazrefletir como o povo Maya construíram aqueles monumentos sem argila ou cimento é fantástico quanta beleza assisti alguns espetáculo em XSCARET os mexicanos são acolhedores é simpático muito alegres são um povo feliz amei aquele lugar Andreia Texeira eu sendo avó de mexicano posso pedir o visto de residência pra ficar mais próxima de minhas netas? Obs: são pais não são mexicanos como pedir esse visto e quais documento é preciso apresentar ? Obrigado

  12. Juliana Silva

    Conseguí apenas un visto de turista, passei nove dias de n Playa del Carmen. Conheci Tulum, Isla Mujeres, Xel-ha. Tudo muito lindo e encantador, uma cultura excepcional, um povo acolhedor e educado. Mi enamore! Com certeza adoraria viver ali, mas tive que retornar, um visto de trabalho seria ótimo. Ano que vem estoy de volta nem que seja para visitar. Súper!Jejeje

  13. Polly Batista

    Oi, Juliana! Que maravilha o seu relato! Obrigada por compartilhar suas experiências!

  14. Roger

    Quantos dias em média é o processo para a empresa contratante conseguir a autorização da imigração mexicana para contratar estrangeiros?