Tijuana, no México: visitar a cidade na fronteira com os EUA
Um passeio bastante comum para aqueles que viajam a cidade de San Diego, é visitar Tijuana, cidade que fazer fronteira entre Estados Unidos e México. Isso se dá por conta da proximidade entre os dois municípios, cada um de um lado do muro.
Dizer se esse é um bom passeio, entretanto, é complicado. A cidade é mundialmente conhecida por sua violência, sendo um lugar um pouco perigoso. Ainda assim, também é famosa por suas festas, com a alma latina que falta nos Estados Unidos.
De qualquer forma, sair da Califórnia para visitar a cidade mexicana é um programa bastante regular. Não pense, porém, que irá para conhecer belas praias ou belezas naturais. As grandes atrações por aqui são as baladas — e a maioridade de 18 anos —, seu time de futebol — o Tijuana FC — e alguns outros pontos.
Durante minha volta ao mundo, fui visitar Tijuana junto a alguns amigos de minha escola enquanto estudava em San Diego. Assim, abaixo mostro algumas dicas para curtir o passeio tanto quanto eu.
Planeje sua viagem => Melhores imperdíveis no México
Conheça as principais vantagens:
- Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
- Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
- É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
- Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
- Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
- Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
- Atendimento ao cliente 24hs em português.
É preciso seguro viagem para entrar no México? »
Neste artigo você vai ver:
Vale a pena visitar Tijuana, no México?
Mesmo com esse cenário, o turismo em Tijuana é bastante procurado por turistas do sul da Califórnia. Em sua maioria, são estudantes vivendo em San Diego.
Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no México. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:
- Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
- Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
- Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
- Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
- Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
- Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
É uma oportunidade de visitar Tijuana e conhecer um pouco mais da América do Norte, através do México, durante a experiência de intercâmbio nos Estados Unidos.
Ainda assim, é preciso analisar se os atrativos da cidade realmente interessam a você e valem o passeio.
CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Tijuana »
Como visitar Tijuana saindo de San Diego
Se você quer apostar no passeio e sair da Califórnia para visitar Tijuana, há algumas alternativas para isso. Afinal, acredite, você não é o único fazendo o trajeto neste dia. Muitos mexicanos, inclusive, vão e voltam todos os dias para trabalhar nos Estados Unidos.
Assim, as duas formas mais utilizadas para ir da Califórnia a Tijuana são o trolley e o carro. O primeiro é um sistema de trens de superfície de San Diego que liga os principais pontos da cidade.
Basta pegar o trolley que segue para Tijuana (o passe diário custa US$ 6,00) e cruzar a fronteira a pé. É uma ponte que separa os dois países e não há nenhum problema em sair dos Estados Unidos.
Outra maneira é através da utilização de um automóvel, uma ótima opção para quem quer alugar carro na Califórnia. Para isso, você passará por uma espécie de pedágio, onde fica a alfândega. Lá, deverá apresentar seu passaporte, tanto na ida quanto na volta.
- Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
- A configuração do chip é extremamente fácil;
- Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
- Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
- O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
- É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
- Já falei internet ilimitada? 😉
A cidade de Tijuana
Tijuana está entre as 20 maiores regiões metropolitanas da América Latina, com mais de 2 milhões de habitantes. É também um dos polos mais importantes para a economia mexicana. Por isso, é bom conhecer um pouco da cidade antes de visitá-la.
Logo após atravessar a fronteira você estará no Centro de Tijuana, uma região histórica da cidade. Aqui estão localizados o Palácio Municipal, o Centro Cultural e o Plaza Río Tijuana, o maior shopping center da região.
Porém, o maior interesse é o cruzamento entre a Calle Sexta e Av. Revolución. É nesse ponto onde fica a principal concentração de bares, baladas, boates e strip clubs. Bem ao lado está a Zona Norte, caso você queira conhecer a Calle Coahuilla.
Um pouco mais distante, a cerca de 2 km da fronteira, você chegará à Zona Rio, principal bairro empresarial da cidade. Este é o lugar para curtir os bares e restaurantes mais chiques da cidade.
Caso vá visitar Tijuana por conta própria, o mais comum é ficar nos arredores da Av. Revolución. Assim, pode conhecer os pontos turísticos, jantar num restaurante por ali e terminar a noite pulando de bar em bar.
Saiba que o horário do último trolley de volta para San Diego é 01:00 da manhã. Portanto, se quiser esticar a noite, ficará em alguma das boates de Tijuana até o amanhecer.
O que fazer em Tijuana
A fama de Tijuana nos Estados Unidos é que a cidade é perigosa e não se deve ir sozinho. Principalmente se não souber o que fazer ou onde ir. Concordo com esse ponto de vista, pois a região turística da cidade é muito agitada e é fácil ser enganado.
Uma boa dica é contratar um tour para Tijuana, seja ele vendido pela internet ou recomendado diretamente por seu hotel. Provavelmente os atendentes saberão te indicar a melhor excursão para sua situação.
Ainda assim, é sempre bom saber alguns dos principais atrativos que devem estar em seu passeio. Sugiro colocar em sua lista o Parque Morelos, o Museu El Trampo e o Centro Cultural Tijuana.
Para quem quiser estender a visita, as praias de Playas Del Tijuana são bastante populares entre os locais. Os turistas, porém, preferem ir mais ao sul até chegar Rosarito, um balneário turístico onde você poderá curtir o sol. A praia da Enseada é outra região turística de destaque, com excelentes resorts bem em frente ao mar!
Dicas para ir visitar Tijuana com tranquilidade
Se você ainda está em dúvida, ou até se já se decidiu em visitar Tijuana, é bom saber de algumas coisas. Pensando nisso, separei abaixo algumas dicas para que você possa fazer esse passeio de forma mais tranquila.
- Ainda que esteja muito próximo, é preciso sempre se lembrar que estamos falando de visitar um outro país. Assim, deve-se adaptar à cultura local. Uma boa dica, portanto, é saber ao menos o mínimo de espanhol para se comunicar aqui.
- Da mesma forma, a moeda local é o peso mexicano, e não o dólar. Ainda assim, a moeda americana é bastante aceita por conta da quantidade de turistas. Como dica, sugiro levar um pouco de cada em espécie para não sofrer.
- Novamente, lembre-se que sairá de um país e entrará em outro — e depois retornará. Por conta disso, não se esqueça de levar seu passaporte!
- Ainda neste tema, em determinadas situações o visto americano encontra-se em um passaporte antigo. Se esse for seu caso, não deixe de levar os dois documentos, já que precisará do visto para regressar aos Estados Unidos.
- Um dos grandes atrativos de Tijuana para os jovens é a maioridade de 18 anos. Logo, muitos americanos e turistas que não podem beber nos Estados Unidos vão ao México para aproveitar. É preciso cuidado, entretanto, no consumo de álcool na cidade, já que é menos segura que a Califórnia.
- É possível fazer compras em Tijuana, mas fique atento aos limites para a hora de retornar ao território americano. Também tome cuidado com as substâncias que são ou não permitidas nos Estados Unidos.
Afinal, compensa visitar Tijuana?
Sei que muitos turistas desejam visitar Tijuana, mas ficam com receio por ser um local conhecido por seus problemas. Violência, problemas com imigrantes, tráfico de drogas e prostituição, entre outras situações que constantemente aparecem na mídia.
Porém, é uma cidade que tem seus encantos, basta descobri-los para saber se agradam o gosto de cada um. Assim, se tiver disponibilidade e interesse, visitar Tijuana pode ser um passeio bastante divertido.
E você, foi conhecer Tijuana durante a viagem para San Diego? Conta para gente como foi sua experiência. Não deixe de compartilhar!
Até + !!!
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *