Pontos turísticos do Peru: lugares para ir além de Machu Picchu

por Carlos Santoro

Pontos turísticos do Peru: lugares para ir além de Machu Picchu

O Peru é um país muito lindo e rico em cultura. E, além da famosa Machu Picchu, há diversos outros pontos turísticos do Peru para conhecer.

Neste artigo, você verá que uma viagem a este país poderá te surpreender positivamente de diversas maneiras. Cada local tem sua característica peculiar, o que atrai cada dia mais turistas, fazendo do Peru um destino a ser cada vez mais explorado.

Detalharei ao máximo os principais pontos de interesse de cada cidade peruana aqui destacada para que quando estiver planejando sua viagem ao Peru possa incluir sem medo os locais que mais se adequam aos seus interesses. Confira agora as cidades e os pontos de interesse do Peru, além de Machu Picchu.

Planeje sua viagem​ => Hotéis em oferta no Peru

Seguro viagem para a América do Sul »

 

Pontos turísticos do Peru

Nesta lista com lugares para conhecer no Peru, destaco a própria capital Lima, pela grande metrópole que é; Cusco por ser a capital do império Inca e ponto de partida para Machu Picchu; Arequipa, conhecida por seus vulcões, cânions e planícies

Além disso, cito Puno, das ilhas naturais e tradição folclórica; Huacachina, pelo seu oásis no meio do deserto; Nazca, conhecida pelos enormes desenhos no solo, somente avistados do alto; Huaraz, de imensa beleza por suas cordilheiras e lagoas; Paracas, ponto de partida para navegação até as ilhas Ballestas e sua reserva nacional.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios no Peru »

 

1) Lima

Pontos turísticos do Peru
Lima.

Lima é o ponto de chegada ao país e um dos principais pontos turísticos do Peru. Você não irá se arrepender em ficar e conhecer a metrópole por algumas noites.

De culinária incrível, restaurantes contemporâneos e premiados e uma ótima infra-estrutura turística, Lima vale a estada. Por isso, veja onde comer em Lima e seus principais pratos típicos.

Sua história, ainda muito presente, está marcada por diversos templos espalhados pela cidade, construções pré-incas e museus que contam cada parte desta rica cultura são, com certeza, locais que merecem uma visita. Confira os melhores tours guiados em Lima.

A Plaza Mayor, principal centro do governo local; suas belas igrejas e basílicas; os bairros de Miraflores, à beira mar e com um centro de entretenimento no alto de uma encosta e San Isidro também são imperdíveis.

Lima desponta como uma das grandes capitais da América do Sul pela diversidade de atrativos a todos os tipos de turistas. Será melhor detalhada em artigos exclusivamente dedicados a esta cidade, como no post Pontos turísticos de Lima, no Peru.

Economia => Dicas para viajar mais barato e economizar

 

2) Cusco

pontos turísticos do Peru cusco
Cusco.

Cusco já foi tratada aqui no blog, tudo para deixar sua viagem ainda mais completa, como o artigo sobre os pontos turísticos de Cusco.

A principal cidade turística do país e um dos mais famosos pontos turísticos do Peru, Cusco recebe milhares de turistas anualmente interessados na cultura e tradições Incas. É mais conhecida por ser o ponto de partida para uma das grandes maravilhas do mundo moderno que é Machu Picchu.

A cidade é, de fato, encantadora por isso indico conhecê-la não somente tratá-la como ponto de partida ou chegada de Machu Picchu. Cusco tem sítios arqueológicos, museus, desfiles culturais nas ruas da Plaza de Armas, uma culinária deliciosa, mercados e bairros boêmios, além de uma divertida noite, que você pode conhecer mais lendo sobre restaurantes em Cusco.

Também é o local perfeito para recuperar as energias da viagem a Machu Picchu.

Agende => Passeios com guia em Cusco

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Peru. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

3) Arequipa

pontos turísticos do Peru arequipa
Arequipa.

Arequipa fica localizada a 1 mil quilômetros da capital peruana, Lima, podendo ser alcançada por via aérea (1 hora de voo de Lima ou 30 minutos de Cusco) ou via terrestre, pela rodovia Panamera saindo de Lima em uma viagem de aproximadamente 14 horas. Confira os melhores hotéis de Arequipa.

Sua temporada de chuvas é de janeiro a março, com clima predominantemente semiárido. Em aproximadamente 2 noites e 3 dias na cidade já é possível visitar muitos lugares como suas planícies, vales e cânions, que são atrações que considero imperdíveis. Descubra uma excursão em ônibus panorâmico em Arequipa.

As igrejas, museus e monumentos dividem atenção com as belezas naturais pouco afastadas da cidade, tendo como principal ponto de visitação o vulcão Misti, localizado a 20 quilômetros do centro da cidade com mais de 5 mil metros de altitude.

Os cânions do Colca (a 150 quilômetros de Arequipa) em que se pode praticar montanhismo, canoagem e ciclismo e caminhada em trilhas; e de Cotalhuasi (a 375 quilômetros de Arequipa) em que se pode apreciar os picos nevados de Coropuna e Solimana, cataratas e águas termais, e que também se pode praticar canoagem e ciclismo de montanha.

E a Reserva Natural de Salinas e Água Blanca (a 80 quilômetros de Arequipa), que possui grande diversidade de fauna e flora local, além de formações rochosas, vulcões e rios que complementam a bela natureza da reserva.

Descubra => Onde ver neve na América do Sul

 

4) Puno

Melhores lugares para conhecer no Peru
Puno | Foto: Jpduchesneau, via Wikimedia Commons.

Localizada a aproximadamente 1,3 mil quilômetros via terrestre da capital Lima, Puno também pode ser alcançada das cidades de Cusco (389 quilômetros) e Arequipa (285 quilômetros).

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BFRIDAY, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Seu clima é predominantemente frio e seco com chuvas em todas as estações do ano neste da lista de pontos turísticos do Peru.

Para conhecer bem a cidade é indicado ficar 3 dias, mas dá para adequar roteiros de 1 ou 2 dias, a depender da disponibilidade de cada um e do tempo programado para a viagem. Existem excursões para Puno organizadas antecipadamente.

A cidade está repleta de museus, templos, igrejas e monumentos, mas é a natureza exuberante que chama atenção da região. O lago Titicaca, mais alto do mundo e repleto de lendas que envolvem o início do Império Inca, possui diversas ilhas naturais e artificiais, locais de moradia dos nativos e de diversas espécies da fauna peruana. Você pode conhecer fazendo um passeio de caiaque no lago Titicaca.

Outras atrações como o Complexo Arqueológico de Sillustani, a 34 quilômetros ao norte de Puno, famoso por suas construções (chullpas) que abrigavam os restos funerários das autoridades da região de Collao; o Centro Arqueológico de Pukara, com construções que datam de 200 a.C; e a Península de Chucuito, a 67 quilômetros de Puno, às margens do lago Titicaca, em que é possível observar as tradições ainda preservadas e realizar pesca artesanal, passear em barcos a vela e a remo, bem como fazer observações por mirantes.

Conheça => Todos os melhores passeios de Puno

 

5) Huacachina

Dicas de cidades para conhecer no peru
Huacachina.

O oásis da América do Sul, está localizado a 310 quilômetros de Lima e a 10 minutos da cidade de Ica, pequena cidade à costa do Pacífico. A melhor maneira de se chegar até Huacachina é de ônibus partindo de Lima, como em uma excursão para Ilhas Ballestas saindo de Lima.

Se trata de uma pequena lagoa rodeada por belas palmeiras e imensas dunas de areia. O local, que mais parece uma miragem no meio do deserto, é visitado por milhares de turistas que procuram tanto descanso nos spas e hotéis em volta da lagoa como passeios de buggy na areia, esportes como sandboarding e caiaque.

Pesquise => Melhores hospedagens em Huacachina

 

6) Nazca

passeios pelo peru
Nazca.

Localizada a 447 quilômetros de Lima, Nazca é um dos principais pontos turísticos do Peru. É melhor alcançada via terrestre pela rodovia Panamera. Da cidade de Ica, Nazca está a 3 horas de distância. Existem excursões para Nazca saindo de Lima.

A cidade é famosa pelas linhas no deserto, os geoglifos, que trazem consigo diversas teorias conspiratórias e lendas. Para vê-las, é necessário contratar um voo particular do pequeno aeródromo local.

Ao custo de U$ 85 – U$ 120 por pessoa (valores variam de acordo com o passeio escolhido, se o tradicional com 13 figuras ou estendido co 20 figuras). Do alto, é possível observar baleia, trapézios, astronauta, macaco, cachorro, beija-flor, aranha, condor, alcatraz, papagaio, mãos e árvore, no tour tradicional e mais estrela, relógio solar, templo da fertilidade, outro beija-flor, no tour estendido. O voo dura aproximadamente 40 minutos.

A 15 quilômetros do centro de Nazca é possível observar 3 figuras (sapo, árvore e pássaro) a partir de um mirante à beira da estrada. As linhas de Nazca, famosas no mundo inteiro são repletas de histórias. Estima-se que foram criadas entre os anos de 400 e 600 d.C.

Muitos historiadores acreditam serem um calendário astronômico, outros que se tratam de desenhos com finalidades religiosas, outros ainda creditam os desenhos à ligação com vidas extraterrestres.

Peru => Países para fazer intercâmbio de espanhol

 

7) Paracas

Pontos turísticos do Peru
Paracas.

Localizada a 260 quilômetros de Lima e 72 quilômetros de Ica, Paracas é melhor alcançada via terrestre a partir de uma dessas duas cidades. A viagem de ônibus da capital dura aproximadamente 4 horas e você pode se hospedar em Paracas para aproveitar a cidade.

O balneário de Paracas, com suas belas praias forma, juntamente com Ica, Huacachina e Nazca (devido à proximidade dessas cidades) um roteiro que pode ser explorado em conjunto. O ideal é se hospedar na cidade de Paracas e realizar os passeios para Huacachina e Nazca a partir daí.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Paracas é ainda o ponto de partida para visitação das Ilhas Ballestas e da reserva nacional de Paracas, que podem ser visitadas em um único tour ou dividido de acordo com o tempo disponível de cada um.

As ilhas Ballestas, também conhecidas como a Galápagos econômica é um local para observação de diversas espécies de animais marinhos e aves que se refugiam nas ilhas em busca de alimentos, abrigo e acasalamento. Ainda é possível avistar um geoglifo ao estilo das linhas de Nazca, em forma de candelabro no caminho até as ilhas Ballestas.

Já a Reserva Nacional de Paracas é melhor visitada em um tour de van ou por conta própria de bicicleta, para melhor conhecer as praias, os mirantes e o deserto montanhoso.

Roteiro => Melhor época para viajar pela América do Sul

 

8) Huaraz

Roteiro de 5 dias no Peru
Huaraz.

A melhor forma de chegar a Huaraz é de ônibus, partindo de Lima em uma viagem de aproximadamente 400 quilômetros com preços que varia de 40 a 125 Novo Sol (S/) o trecho, a depender do conforto e da poltrona escolhida.

A melhor época para visitação é entre abril e setembro, quando o clima é mais seco e fica melhor para apreciar a beleza natural da região.

Para melhor aproveitar os trekkings, trilhas e lagoas da cordilheira branca que cerca Huaraz o ideal seria separar 3 dias inteiros, mas a depender do interesse tem atração para até 1 semana por lá. Para isso, conheça os melhores hotéis de Huaraz.

Os hotéis ficam na cidade e distantes das trilhas e lagoas a umas 3 horas de ida e 3 horas de volta, portanto, o ideal é buscar lodges ou acampamentos dentro do próprio Parque Nacional de Huascarán, local onde estão as lagunas mais bonitas.

A região hospeda alguns dos pontos turísticos do Peru que ultimamente mais atraem turistas. Algumas das atrações do local, que foi escolhido pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, são as Lagunas 69, Churup, Parón, Lagos Llanganuco, Ice of Huandoy e o trekking Santa Cruz, que pode durar até 3 dias de caminhada.

Economia => Seguro viagem para esportes de aventura

 

Outros lugares para conhecer no Peru

Portanto, nota-se que o Peru é bem mais do que apenas Machu Picchu e que, mesmo sendo essa cidade sagrada dos Incas a principal e indiscutível atração do país, é possível combinar sua viagem com outros pontos turísticos do Peru tão encantadores quanto e de belezas naturais e história indescritíveis, que farão com que sua visita ao Peru seja ainda mais memorável.

Reservar uma parte da sua viagem para explorar lugares ainda pouco visitados ou fora dos principais roteiros sempre é válido. Faz com que sua viagem seja completa e ainda terá mais histórias para contar.

O site oficial de turismo do Peru fez um vídeo incrível sobre a beleza do Peru. Confira:

E você, tinha ideia do quanto o Peru oferece para os seus visitantes? Deixe sua opinião nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Carlos Santoro

ESCRITO POR

Carlos Santoro

Brasileiro. 34 anos. Brasília-DF. Advogado por formação, viajante por paixão. Viajar pra mim é auto-conhecimento, desprendimento, minimalismo, conhecer culturas, pessoas e sabores; também é conhecer bares, cervejas e festas diferentes; é, sobretudo, aproveitar a vida. Viajar é a única coisa que você compra que te deixa mais rico.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *