Neve na América do Sul: onde curtir o inverno no Chile e Argentina

Neve na América do Sul: onde curtir o inverno no Chile e Argentina

A temporada de neve na América do Sul está chegando. Os dias brancos atraem muitos turistas! Em parte para brincar, praticar esqui, se aventurar! E o melhor é que tanto o Chile como a Argentina são países que nevam em determinadas regiões.

Em ambos países, existem lugares com programações específicas com boas surpresas. Paisagens de tirar o fôlego, aulas e atividades para iniciantes e novos desafios para os mais experientes.

Entre amigos ou em família, com as crianças ou para curtir em casal, os destinos da América do Sul não deixam nada a desejar frente às estações de esqui mais famosas da Europa ou da América do Norte. Quer descobrir os motivos? Continue a leitura.

Planeje sua viagem => Seguro viagem para esporte radical

 

Lugares com neve na América do Sul

Lugares com neve na América do Sul
Valle Nevado | Foto: QVM.

Com algumas horas de voo e outras mais pelas curvas da estrada, você pode chegar em destinos incríveis e cobertos de neve, aqui mesmo na América do Sul.

Sim, há maravilhosos neve na América do Sul. Selecionei algumas cidades na Argentina e Chile e paradas obrigatórias para você aproveitar:

  • San Carlos de Bariloche (Argentina)
  • Ushuaia (Argentina)
  • Las Lenãs (Argentina)
  • Valle Nevado (Chile)
  • Portillo (Chile)
  • Farellones (Chile)
  • Nevados de Chillán (Chile)

 

Temporada de inverno no Chile e Argentina

Temporada de inverno no Chile e Argentina
Valle Nevado | Foto: QVM.

Prepare-se para as temperaturas abaixo de zero nos destinos de neve na América do Sul! A beleza da neve contrasta com o frio, mas com luvas, casacos, botas e cachecóis, não tem porquê deixar a diversão de lado.

Em geral, as cidades que promovem atividades recreativas na neve durante o inverno dispõem de lojas para aluguel de roupas adequadas às baixas temperaturas, então você não precisa se preocupar com isso.

Da mesma forma, as estações de esqui contam com instrutores e professores, para aulas individuais ou em grupo. Se você quiser apenas ter uma noção básica, uma ou duas aulas serão suficientes. A prática da atividade também vai ajudar no aprimoramento!

Para te ajudar a decidir qual desses lugares se aproxima mais do que você está buscando, trago algumas informações e dicas de cada destino de neve da América do Sul.

Confira => Melhor época para viajar pela América do Sul

 

San Carlos de Bariloche, Argentina

Neve na Argentina
Estação de esqui em Bariloche | Foto: QVM.

Bariloche é uma província que fica próxima à Cordilheira dos Andes, na fronteira com o Chile. É um dos mais conhecidos destinos de neve na América do Sul.

O Aeroporto Internacional Teniente Luis Candelaria recebe voos domésticos e internacionais. Saindo do Brasil, há voos diretos partindo de São Paulo. A outra opção é voar até Buenos Aires e, de lá, fazer a conexão para San Carlos de Bariloche.

A prática de esqui e de snowboard tomam conta das montanhas na temporada de inverno. O Cerro Catedral é a estação mais movimentada. Saiba como ir ao Cerro Catedral.

Quando começa o inverno em Bariloche
Cerro Catedral em Bariloche | Foto: QVM.

O Cerro Tronador faz fronteira com o Chile e pode ser a escolha de quem pretende aproveitar a viagem para visitar os dois países. Veja um passeio ao Cerro Tronador.

Nos arredores da cidade, o Parque Nacional Nahuel Huapi e os Lagos Nahuel Huapi, Gutiérrez e Mascardi se tornam opções para os aventureitos, com atividades como rafting, canoagem, caiaque, mountain bike entre outras.

Dicas da América do Sul
Lagos Nahuel Huapi | Foto: QVM.

Há também um circuito super disputado pelos turistas pelos arredores da cidade. Conheça o tour circuito panorâmico de Bariloche. Para mais informações sobre passeios guiados e outras atividades, recomendamos acessar o site da Secretaria de Turismo de Bariloche.

Planeje-se => Onde ficar em Bariloche

 

Ushuaia, Argentina

Roteiro de inverno pela América do Sul
Famosa placa de Ushuaia | Foto: QVM.

Para a Terra do Fogo, lá no extremo sul da América do Sul, o acesso é através do aeroporto de Buenos Aires ou pela Ruta Nacional 3, também saindo da capital argentina.

Essa rota é a única que liga a cidade ao continente e faz parte do sistema de rodovias panamericanas, que começa no Alasca. Para saber mais sobre esse destino de neve na América do Sul, leia como ir para Ushuaia.

Em Ushuaia, existem atualmente onze áreas de preservação ecológica. Entre elas, o Parque Nacional da Terra do Fogo – no qual o acesso de turistas é restrito à área designada como recreativa.

Dicas de inverno na América do Sul
Ushuaia | Foto: QVM.

Além disso, há a Reserva Provincial Ilha dos Estados e o Farol de São João do Salvamento, declarado um monumento nacional; A Reserva Coração da Ilha; e a Reserva Cultural-Natural Playa Larga, declarada Patrimônio Cultural da Província.

Ushuaia atrai aventureiros que buscam alternativas além do esqui na temporada de inverno: trenós puxados por huskies siberianos, passeios de moto na neve, trekking no Lago Esmeralda, pesca desportiva.

O Glaciar Martial (acessível tanto de teleférico quanto – para os mais empenhados em caminhadas e subidas – a pé) também é uma alternativa às atividades e tem uma vista panorâmica da Cordilheira dos Andes. Veja um relato de como é o trekking até o Glaciar Martial.

Inverno na Patagônia

No Porto, está localizada a placa histórica que identifica o ponto do “fim do mundo”. Um passeio no Trem do Fim do Mundo te leva até o Parque Nacional Tierra del Fuego, que conta a história da província e permite caminhadas pela natureza.

Outra atividade comum é ir até a Laguna Esmeralda. Outro atrativo de Ushuaia. Para descobrir todos, leia mais sobre os principais pontos turísticos de Ushuaia.

O site oficial de turismo em Ushuaia tem outras informações. E neste blog de viagem, você ainda pode descobrir os melhores restaurantes de Ushuaia, além de dicas importantes sobre quando ir para Ushuaia.

Pesquise entre as melhores ofertas de hotéis em Ushuaia »

 

Las Lenãs, Mendoza na Argentina

Neve em Mendoza
Foto: Andre Charland, via Wikimedia Commons

A 1.200km de Buenos Aires, Las Leñas recebe, durante a temporada de inverno, voos saindo da capital da Argentina. Outra alternativa é voar até Mendoza ou San Rafael.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

El Parque Aventura, o grande parque de entretenimento de Las Leñas, foi inaugurado em 2013 e desde então vem promovendo as mais diversas atividades na neve, para quem está hospedado na estação e para aqueles que só querem passar o dia.

Com uma tirolesa de cerca de 400m de extensão e uma pista de snow-tubing, na qual você desce sobre uma boia por caminho de 100m de pura adrenalina, o Parque vai além das pistas de esqui mais tradicionais.

E, se você é daqueles que procura emoção na hora de esquiar, Las Leñas é a única estação da América do Sul que conta com esqui noturno (sujeito a condições meteorológicas), em uma pista de 2.000m totalmente iluminada.

Na página do Parque Aventura você obtém mais informações sobre as condições climáticas no local e as condições de operação das montanhas.

Se você preferir, pode aproveitar os arredores, como a cidade de Mendoza e suas vinícolas, corredeirasmontanhas e toda a beleza da Cordilheira dos Andes.

Melhores hotéis de Las Leñas »

 

Valle Nevado, Chile

neve no Valle Nevado, Chile
Valle Nevado, Chile | Foto: QVM.

A estação mais procurada pelos esquiadores que já têm a prática e querem ir direto ao assunto. As pistas, mesmo a de iniciante, prometem uma descida que surpreende à cada curva.

Com acesso de carro ou transfer a partir de Santiago, a emoção já começa na subida pelas mais de 60 curvas.

O Resort conta com uma estrutura de restaurantes e lojas. Veja como conhecer em um passeio de 1 dia pelo Valle Nevado.

Para aqueles que gostam de alternar aventura com alguns momentos de sossego, com um café ou uma tacinha de vinho, o Valle Nevado é ideal. Existe até um passeio pelo Valle Nevado com a degustação de queijos e vinho.

Se você não é experiente, mas gostaria de ir até Valle Nevado, não se preocupe. Seja para passar um dia ou uma semana, você tem a chance de conhecer essa estação de esqui e aprender com os instrutores da escola de Ski do Valle. Veja um relato da experiência de esquiar no Valle Nevado.

Onde ver neve na América do Sul?
Pôr do sol no Valle Nevado, Chile | Foto: QVM.

E para aqueles que preferem somente assistir ao espetáculo do balé de riscos na neve, a opção é o passeio de gôndola sobre as pistas.

Mas se você busca uma aventura sem igual, prepare-se para o Heli-Ski. Um helicóptero te leva aos picos que estão a mais de 4.000m de altitude e a partir dali, uma descida pelos locais de neve quase virgem da Cordilheira!

Vale destacar que esses serviços são oferecidos com o acompanhamento de profissionais especializados e são regulamentados pela Associação Nacional de Heli-Ski do Chile.

Outras informações sobre o local de neve na América do Sul e os serviços que fornecem na página do Valle Nevado e no artigo com dicas de viagem para o Valle Nevado.

Bate-volta => De Santiago para o Valle Nevado

 

Portillo, Chile

Estações de esqui na América do Sul
Foto: Carlos yo, via Wikimedia Commons.

Para chegar em Portillo você tem duas opções de trajeto por terra: saindo de Santiago, com um caminho mais curto, ou por Mendonza, levando cerca de quatro horas.

Essa estação oferece mais de 15 pistas, classificadas entre fácil, intermediário, intermediário avançado e muito difícil. Veja um passeio para Portillo.

O diferencial de Portillo são as atividades promovidas para a família e as crianças. Às quintas-feiras é realizada uma competição entre os hóspedes, a Sol de Portillo. Às sextas-feiras à noite, a Escola de Esqui apresenta uma descida de tochas na pista Plateau. Para os pequenos, o programa ‘Kids Camp’ garante a diversão.

Em 2018 será inaugurada uma nova pista na estação de Portillo, a “El Gaucho”, com 310m de extensão. Outros destaques no site oficial de Portillo.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

 

Farellones, Chile

Estações de esqui no Chile

A poucas horas de carro de Santiago, Farellones é a opção para quem busca a neve na América do Sul com foco na recreação. As pistas são de descidas mais fáceis e eles têm atividades alternativas ao esqui.

Também seguindo pelo caminho das 60 curvas, Farellones é uma escolha mais econômica à vizinha Valle Nevado.

No Parque Farellones tem tirolesa, o tubing, que é a descida na boia, uma volta no teleférico que dá uma visão panorâmica de toda a estação, a descida pela pista nas FatBikes (bicicletas com pneus bem largos) e as rampas de neve, onde se pode descer com uma prancha e curtir um ‘esqui-bunda’.

No site de Farellones você encontra mais informações sobre as atividades que estão em operação, além dos restaurantes e locais para aluguel de roupas e equipamentos.

Diversão => Excursão para Farellones e Valle Nevado

 

Nevados de Chillán, Chile

Onde ver neve no Chile
Foto: Pablo HC, via Wikimedia Commons.

Saindo de avião de Santiago até Concepción e seguindo a partir daí de carro, trem ou ônibus, Chillán está à sua espera com trinta diferentes pistas de esqui. Entre elas, Las Tres Marias, a pista mais longa da América do Sul, com 13km de extensão!

Em uma área localizada em meio às florestas nativas, da parte mais alta é possível ter uma vista panorâmica de toda a área, com destaque para a Serra Velluda, o vulcão Antuco e o vulcão Dumuyo em Neuquen, na Argentina.

Nevados de Chillán também promete uma atração para aqueles que buscam relaxar: um parque de águas termais. Localizado ao lado do Hotel Alto Nevados, o centro termal e de lazer oferece 4 piscinas com diferentes tamanhos e temperaturas, com vista para a montanha.

 

Neve na América do Sul

Atrações de Ushuaia
Cerro Martial em Ushuaia | Foto: QVM.

A temporada de inverno nesses destinos de neve na América do Sul também vai te dar a oportunidade de degustar bons vinhos e boa comida.

Todos os lugares descritos aqui trazem restaurantes aconchegantes e bares, além do esqui, das brincadeiras, das atividades esportivas e das aventuras propostas.

Considerando a proximidade entre algumas dessas estações, você pode aproveitar uma mesma viagem para explorar mais de um lugar. Farellones e Valle Nevado, Bariloche e Ushuaia (essas duas últimas são distantas, mas podem ser colocadas na mesmo rota).

De acordo com a sua preferência e com o tempo planejado para as férias na temporada de inverno pela Argentina ou o Chile, é possível unir diversão, esporte, aventura e, porque não, até uma paradinha pelas vinícolas da região?

E só para lembrar: esses são destinos para toda a família, mas também para solteiros e grupos de amigos. Tem diversão para todo mundo! Veja imagens incríveis na neve na Argentina, neste vídeo feito pelo site oficial de turismo da Argentina:

E você, já conhece ou neve ou sonha em conhecer? Já foi para algum destino de neve na América do Sul?

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Juliana Lessa

ESCRITO POR

Juliana Lessa

Juliana é engenheira de formação, escritora por paixão e viajante por vocação. É carioca, batuqueira e da estatística dos que convivem (muito bem) com a doçura do diabetes tipo 1. Atua como jornalista e faz MBA em Gestão de Saúde.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Thaigo

    Boa noite Juliana, como é a vida noturna nesses lugares? Indicaria algum lugar que é mais badalado?

  2. Polly Batista

    Oi, Thiago. Tudo bem?! Esses lugares são bem turísticos, por isso, tem muitos bares e pubs que funcionam à noite. Por conta do frio, os pubs ficam bem cheios de noite em cidade como Bariloche e Ushuaia. Mas, em geral, são poucas opções, pois são cidades menores. Nas montanhas somente a estrutura dos resorts oferecem algo. Sem dúvida, dessas opções, Bariloche é a mais badalada na temporada de inverno. Espero ter te ajudado! Boa sorte.