Quando ir para a Argentina: melhor época, clima e hora

Quando ir para a Argentina: melhor época, clima e hora

É muito importante saber quando ir para a Argentina, pois o país do tango, do vinho e da paixão pelo futebol possui uma geografia enorme. E isso faz com que seja possível encontrar todos os climas, além de variadas gastronomias e até culturas. Por isso, dependendo do seu gosto é necessário saber planejar a melhor época para viajar.

O país se encontra abaixo dos trópicos, com uma cordilheira, com mar atlântico sobre grande parte da Patagônia e praticamente chegando na Antártica.

Assim, a Argentina pode atingir, na mesma época, temperaturas de 30°C no norte, perto da Bolívia; e -5°C em Ushuaia, a cidade mais austral do mundo.

Sendo assim, é importante planejar com antecedência, pensando no clima, para não levar a roupa errada para sua viagem, nem expectativas frutadas. Confira agora.

Planeje sua viagem => Hotéis em Buenos Aires

Melhor seguro viagem para a América do Sul »

 

Quando ir para a Argentina?

Veja este vídeo acima incrível feito pelo site oficial de turismo da Argentina com um resumo das estações do ano em uma região peculiar: a Patagônia Argentina!

 

Inverno na Argentina

Inverno na Argentina
Bariloche | Foto: QVM.

A alta temporada para os turistas brasileiros costuma ser no inverno, entre os meses de maio/junho até agosto, onde é possível aproveitar a neve de Bariloche ou Las Leñas.

Então, quando penso em quando ir para a Argentina essa é a melhor época? Não necessariamente é a melhor época para ser visitada.

Confira como é o Cerro Catedral, em Bariloche e agende um passeios pela Rota dos Sete Lagos.

Os centros de ski costumam ser muitos caros, pelo custo de deslocamento, roupa, day pass, aluguel de ski, entre outros. Por isso, se você está procurando uma viagem mais econômica não recomendo muito essa época.

centro de esqui na Argentina
Bariloche | Foto: QVM.

Porém, se você tem por desejo conhecer a neve é o melhor período do ano, pois no resto dos meses é bem difícil praticar algum esporte de inverno ou tirar fotos com a bela paisagem branca de fundo.

Além das pistas de ski, também tem neve em muitos outros lugares da Patagônia, como Villa La Angostura, El Bolsón, ou no famoso glaciar Perito Moreno, entre outros, que vão garantir você conhecê-la e não necessariamente ter um gasto tão alto.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Argentina »

 

Verão na Argentina

Verão na Argentina
Salta.

Se você prefere curtir a aventura e os esportes de alto risco – rafting, rappel, trekking, quer conhecer o Aconcágua quando ir para a Argentina? No verão, quando são mais comuns esses esportes e é possível se encontrar com um clima muito agradável.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Argentina. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Para isso, é importante conhecer os tipos de seguro viagem para esporte radical.

O verão é uma boa época para conhecer o litoral. Embora, as praias na Argentina não sejam tão famosas e charmosas quanto algumas brasileiras, elas têm muitas festas e o clima é bem agradável.

Você encontrará com muita gente para socializar. E, para quem curte festas até o amanhecer, dá para aproveitar as cidades argentinas, como Mar del Plata, Villa Gesell ou Pinamar.

 

Outono e Primavera na Argentina

Outono e Primavera na Argentina
Montanha colorida nos arredores de Mendoza | Foto: QVM.

Já para o outono, recomendo muito visitar Mendoza, que como cantava Mercedes Sosa, “No es lo mismo el otoño en Mendoza“.

A cidade conhecida pela enorme quantidade de árvores, que deixam cair suas folhas, podendo brincar muito nas ruas pisando elas.

Clima na Argentina
Árvores no outono em Mendoza | Foto: QVM.

Nessa mesma época também é um bom período para conhecer San Juan, onde se encontra o Valle de la Luna, ou Parque Provincial Ischigualasto.

Um lugar onde a paisagem desértica lembra muito a lua (daí o nome). Se você gosta da estação, ao pensar quando ir para a Argentina, o outono pode ser viável.

Ao chegar a primavera, é muito marcante na Argentina o crescimento das folhas, e para quem curte a natureza é muito recomendado visitar Córdoba, que tem um clima bem agradável, ao redor de 20º, e nas serras tem uma vista maravilhosa também. Por falar nessa região, consulte quais são os melhores passeios e tours em Córdoba.

Indo mais para o norte, na fronteira com a Bolívia, se encontram Salta e Jujuy, duas províncias argentinas que tem uma forte influência indígena, onde o custo da comida, hospedagem e outros é muito mais barato. Tem muitas cidadezinhas muito bonitas e históricas que, junto com à simpatia do povo local, com certeza é um ótimo lugar para visitar.

   
Quando ir para Buenos Aires
Visto dos prédios de Puerto Madero em Buenos Aires | Foto: QVM.

Não posso esquecer Buenos Aires, a capital da Argentina, cuja visita é recomendável em qualquer época do ano, pois sempre tem coisas para fazer. O único momento do ano que não é tão agradável talvez seja no verão, pois o calor pode ser um pouco sufocante.

Mas nada que seja impossível se for visitar algum dos parques da cidade que estão entre alguns dos principais pontos turísticos de Buenos Aires.

 

Qual é o clima da Argentina?

clima em bariloche
Estação de esqui em Bariloche | Foto: QVM.

Como comentei, ao por se encontrar abaixo do trópico de capricórnio, as temperaturas das estações são muito marcantes. Invernos bem frios, com neve em alguns lugares (até em capitais que não costuma cair, nos últimos anos caiu um pouco) e nos verões o calor chega a ser bem quente, com térmicas de até 50º.

A recomendação para aproveitar melhor a sua viagem à Argentina é ir mais para o sul durante o verão, onde as temperaturas ficam ao redor de 20º ou 25º.

Já no inverno, independente de qual região for leve roupa de frio, independente do lugar que for visitar. Como exceção à regra acontece o famoso vento Zonda, característico da região andina da Argentina (oeste, na fronteira com o Chile), que traz um vento muito quente das montanhas e costuma aumentar muito a temperatura em questão de horas.

melhor epoca para viajar para ushuaia
Aconcagua, perto da fronteira com o Chile | Foto: QVM.

Por exemplo, em um inverno comum, a temperatura costuma ser de 10º e pode chegar até uns 30º após a chegada do vento; uma vez que ele vai embora, no dia seguinte chega o frio intenso e normalmente com nevadas na montanha.

Se você pegar um vento desses, se organize para no dia seguinte visitar a montanha, brincar na neve e tirar umas boas selfies. Saiba também quais são os melhores lugares para esquiar na Argentina.

 

Qual é o fuso da Argentina?

Qual é o fuso da Argentina?
Cerro Campanário em Bariloche | Foto: QVM.

A Argentina tradicionalmente manteve um único fuso horário, que é -03:00 GMT, o mesmo que no Brasil durante o ano todo, menos quando se adota o horário de verão.

Alguns anos atrás, a Argentina durante o verão mudou o horário, mas não foi positiva a experiência e não vingou. Isso, na verdade, não faz muita diferença na hora de escolher quando ir para a Argentina.

Creio que mais importante a entender não é sobre o fuso em si, mas sim com os hábitos dos argentinos com os horários, o que muitas vezes é chocante para os brasileiros. E, falando em diferenças entre Brasil e Argentina, descubra qual o lado mais bonito das Cataratas do Iguaçu.

Por exemplo, no interior da Argentina é muito comum as pessoas dormirem siesta pela tarde, normalmente entre o meio-dia (13h até às 17h30); isso faz com que o dia se estenda até às 21h, que é quando o começa o pôr do sol no verão.

Temperatura na Argentina
Ushuaia | Foto: QVM.

Mas realmente dormem? Sim, a maioria das pessoas cultiva essa cultura, então saem do trabalho e voltam pra casa para almoçar com a família e dormir pelo menos uma horinha antes de retornar. Isso acontece até em capitais como Córdoba, Mendoza e Salta; já na metropolitana Buenos Aires, não acontece.

Ao mesmo tempo, os argentinos têm costume de fazer tudo tarde, almoçar depois das 14h, jantar depois das 22h e principalmente com as noitadas, onde costumam fazer a prévia, bebendo em casa ou com amigos até meia-noite e logo vão para a festa, onde ficam até umas 5 ou 6 da manhã.

Conheça => Excursão de meio dia em Buenos Aires

 

Meio de transporte para viajar na Argentina

Voar para Buenos Aires
Aeroparque | Foto: QVM.

A Argentina é o 8º maior país do mundo e isso faz com que atravessar o país de uma ponta a outra, por exemplo de Buenos Aires para Mendoza, ou inclusive de Ushuaia a La Quiaca (como é comumente falado), são trajetos que demoram mais de um dia de carro.

Nos últimos anos, cresceu muito o transporte aéreo, com várias low cost, nacionais e internacionais oferecendo voos em pesos argentinos relativamente baratos e até a preços ridiculamente baixos, por 200 ou 300 pesos o trecho (R$20 ou R$30). Não deixe de ler sobre como é voar pela Andes Lineas Aereas para Bariloche.

   

A maioria dos voos ainda faz conexão entre as principais cidades com Buenos Aires, mas aos poucos estão crescendo as conexões dentro do país. Recomendo se cadastrar nas newsletters das cias aéreas. Leia também se a Aerolíneas Argentinas é boa.

melhor epoca para conhecer buenos aires
Aerolíneas | Foto: QVM.

Se você curte andar pela estrada, seja de carro ou de ônibus, a Argentina é um dos melhores lugares para fazer uma road trip. As estradas são na sua maioria bem retas, como a Rota Nacional 7 que vai desde Buenos Aires até a fronteira com o Chile, ou a 40, que vai desde o norte até o extremo sul, com trechos ainda de terra.

Como trata-se de um país pouco povoado, você vai se deparar com estradas nas quais vai rodar muitos quilômetros e não vai achar nenhum carro. Por isso uma boa opção é alugar um carro, só tem que ficar atento na hora de abastecer o carro, pois os postos de combustíveis não são muitos na estrada.

Com a crise energética que teve o país nos últimos anos, muitas vezes eles se encontram sem combustível, o que pode complicar a sua viagem, principalmente pelo interior e o sul.

melhor época para conhecer os andes
Andes | Foto: QVM.

As passagens de ônibus são relativamente baratas, logo é uma opção rápida e simples, pois tem ônibus saindo toda hora para todo lugar; o que significa que se você quer conhecer na hora um lugar que não tinha planejado, o ônibus sempre será uma opção.

Finalmente, a opção de andar de trem, que até alguns anos atrás era a mais utilizada na Argentina. Na hora de planejar quando ir para a Argentina, pense se o clima ajudará ou impedirá o uso de alguns transportes ou mesmo de caminhar.

Hoje, com a maioria das rotas fechadas, só existem alguns poucos trechos disponíveis, como por exemplo de Buenos Aires até Tucuman, com preços muito baratos; só que é difícil conseguir passagem, pois é preciso comprar em dinheiro e diretamente na bilheteria, às vezes, com meses de antecedência.

Incrível => Viagem de barco pelo Delta del Tigre

 

Aproveite sua viagem para a Argentina

Como comentei, a sua viagem para Argentina precisa ser planejada pela sua preferência por clima, sabendo que é possível curtir tanto frio como calor, até nos mesmos meses do ano. O importante é que, se você decidir ir no inverno para a Argentina, deve organizar sua mala com roupa pesadas, pois ele é bem intenso, principalmente no sul; já no verão, as roupas precisam ser mais confortáveis.

Se a intenção é curtir a neve na Argentina, a melhor época é entre os meses de junho e agosto e, quanto mais ao sul, mais neve encontrará; no verão, você encontrará mais festas para curtir e praticar esportes de aventura.

Na primavera e no outono, como o clima é mais moderado, existe a possibilidade de curtir um friozinho bom e, ao mesmo, tempo desfrutar do calor do norte.

Quando ir para a Argentina? É só escolher o clima que mais lhe agrada. A Argentina reserva muitas surpresas para quem deseja explorá-la.

Alguma dúvida sobre quando ir para a Argentina? Qual clima você prefere? Compartilhe sua dúvida nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Franco Chirizzi

ESCRITO POR

Franco Chirizzi

Franco Chirizzi, 26 anos, argentino, professor de português e escritor freelancer. Mora no Brasil há mais de 3 anos, primeiro em Porto Alegre e, logo, apaixonado por praia, se mudou para Floripa. Gosta de Marketing Digital e de encontrar novas experiências ao redor do mundo.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *