10 cidades da Argentina que valem a visita

por Constance Laux

10 cidades da Argentina que valem a visita

Existem diversas cidades da Argentina que merecem entrar para os nossos roteiros de viagem. O país, um velho conhecido dos viajantes brasileiros, é próximo, tem preços acessíveis e ainda destinos encantadores.

Muitos viajam para desfrutar dos restaurantes e do cosmopolitismo da capital, Buenos Aires ou para ver neve nas estações de esqui de Bariloche. Mas, um país de dimensões tão extensas (é o 8º maior do mundo!) merece muito mais do que apenas uma ou duas viagens.

Vale desbravar as paisagens desérticas e montanhosas do noroeste da Argentina, os glaciares e lagos espelhados da Patagônia, as vinícolas e os vinhos de Mendoza, a força da natureza de Iguazú, entre muitas outras belezas deste vasto território.

Confira a seguir algumas das cidades turísticas da Argentina, repletas de beleza natural, patrimônio e cultura, além de servirem de base para conhecer outros atrativos nos seus arredores.

Descubra => Melhores hotéis em Buenos Aires

Seguro viagem para os países da América do Sul »

 

Cidades imperdíveis na Argentina

  1. Buenos Aires
  2. Mendoza
  3. Ushuaia
  4. El Calafate
  5. El Chalten
  6. San Carlos de Bariloche
  7. San Martín de los Andes
  8. Córdoba
  9. Puerto Iguazú
  10. Salta

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Argentina »

 

O que fazer nas cidades da Argentina

Veja a beleza cidades da Argentina neste vídeo acima, feito pelo site oficial de turismo da Argentina.

 

1. Buenos Aires

Cidades da Argentina
Buenos Aires é um destino imperdível na Argentina.

Uma das grandes vantagens de viajar várias vezes para a Argentina, mesmo que para explorar diferentes regiões, é sempre dar aquela passadinha em Buenos Aires. Vibrante e plural, a cidade conta com uma oferta interminável de gastronomia, arte e lazer.

Os principais pontos turísticos de Buenos Aires estão concentrados nos bairros do Centro, San Telmo, Recoleta, Palermo e Puerto Madero, cada qual com a sua própria personalidade.

Mesmo depois de conhecer as atrações mais populares, você ainda pode viver a cidade como os porteños – para isso veja dicas de Buenos Aires fora dos roteiros tradicionais – ou conheça as cidades perto de Buenos Aires.

Descubra o charme bucólico de Tigre, com seus muitos barcos e casas às margens do rio; a imponência da cidade planejada de La Plata, construída especificamente para ser a capital da província de Buenos Aires.

Ou mesmo a encantadora Colônia del Sacramento, nas outras margens do rio da Prata, já em território uruguaio. Para se organizar, veja uma sugestão de roteiro em Buenos Aires.

 

2. Mendoza

Roteiro nas cidades da Argentina
Mendoza atrai aventureiros e enófilos.

Aos pés da Cordilheira dos Andes, em uma área de terras férteis e clima seco, Mendoza atrai dois públicos extremamente distintos: aventureiros movidos por adrenalina e enófilos apaixonados por bons vinhos e alta gastronomia. E, como não poderia deixar de ser, o turismo local oferece diversas alternativas para ambos.

Há muitos pontos turísticos em Mendoza interessantes para se conhecer. A cidade fica a 1.140 km de Buenos Aires. O monte Aconcágua, a maior montanha das Américas, com 6.962 metros de altura, é o centro das atenções.

Mesmo quem não tem condições de escalá-lo pode apreciar sua grandiosidade, nos chamados tours de alta montanha. Entre os desafios nas montanhas, estão atividades como escalada, trilha e ciclismo.

Os esportes aquáticos, como canoagem, rafting e vela, também são populares. Há tours para rafting nas cachoeiras de Mendoza. No inverno, ganham espaço as atividades na neve, como o esqui e o snowboard.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Argentina. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Depois de tantas aventuras, o negócio é recuperar a energia com uma boa taça de Malbec, a uva queridinha da região. São mais de 1.200 vinícolas distribuídas em três regiões produtoras de vinho — Valle del Maipú, Luján de Cuyo e Valle de Uco.

E você pode fazer uma excursão às estradas de vinho com almoço. Veja ainda outras opções de passeios guiados em Mendoza.

 

3. Ushuaia

Turismo em Ushuaia na Argentina
Ushuaia é conhecida como Cidade do Fim do Mundo.

A cidade do fim do mundo, como ficou conhecida Ushuaia, já é carimbo popular no passaporte brasileiro. E de verdade! Nos correios, centros de informações e atrações turísticas é possível conseguir o timbre provando que você esteve nos confins do continente.

O destino capitaliza em cima do status de cidade mais austral da Argentina e do mundo, mas o que conquista mesmo são as paisagens singulares, à beira do Canal de Beagle, entre as ilhas da Terra do Fogo. Montanhas pontilhadas de branco e lagos de águas congelantes mexem com o imaginário dos viajantes.

Conheça os principais pontos turísticos de Ushuaia. Para quem gosta de esquiar, aqui está a temporada de inverno mais longa da América do Sul, entre meados de junho e o começo de outubro — e também uma das mais geladas! A temperatura por lá dificilmente passa dos 10°C, mesmo no verão.

passeios para o ano inteiro em Ushuaia e também tudo sobre o verão em Ushuaia e inverno em Ushuaia, bem no fim do mundo.

 

4. El Calafate

Roteiro em El Calafate, na Argentina
Glaciar Perito Moreno, em El Calafate.

Pequena cidade da Patagônia argentina, Calafate talvez não atraísse tantos visitantes não fosse a sua localização próxima a um dos maiores atrativos naturais do nosso continente: o glaciar Perito Moreno, a 2.768 km de Buenos Aires. Veja onde se hospedar em El Calafate.

Situada a 80 km do Parque Nacional Los Glaciares, serve de base para turistas do mundo conhecerem e admirarem a monumentalidade do famoso glaciar, que tem cerca de 5 km de largura e 60 metros de altura. É maravilhoso e inacreditável.

Há muitas dicas sobre o que fazer em El Calafate, como caminhar sobre as passarelas à volta do Perito Moreno, navegar por suas águas glaciais, fazer trekking ao Glaciar Martial em Ushuaia com subida ao Glaciar Martial, ir para a Laguna Esmeralda.

   

Assim, você pode aproveitar cada ângulo diferente e ver as formas de gelo em infinitas tonalidades de azul, que parecem ainda mais impressionantes.

Além do Perito Moreno e dos passeios já citados, é possível visitar também os glaciares Upsala e Spegazzini, também às margens do Lago Argentino, o maior e mais austral dos lagos patagônicos.

 

5. El Chaltén

Mapa das cidades da Argentina
El Chaltén fica na fronteira da Argentina com o Chile.

Uma das cidades mais novas da Argentina, El Chaltén deixou de ser uma vila apenas em 1985, com o propósito de manter a soberania argentina na disputada região fronteiriça com o Chile, a 2.692 km de Buenos Aires.

Hoje, ela é considerada a capital nacional do trekking. Logo ao chegar você verá o porquê: o pequeno vilarejo está rodeado por cenários de perder o fôlego, literalmente. Ali é o ponto de partida para algumas das trilhas mais fantásticas do país.

É possível fazer todas por conta própria, mas se quiser você pode fazer passeios guiados, como a trilha para o Monte Fitz Roy e a Laguna de Los Tres.

Dois conjuntos de montanhas espetaculares são o chamariz de turistas e aventureiros. Os picos Fitz Roy e Cerro Torre são alguns dos mais desafiadores do mundo, mas chegar suficientemente perto de suas bases já proporciona panoramas inesquecíveis.

 

6. San Carlos de Bariloche

Estações de esqui na Argentina
Estação de esqui em Bariloche.

Difícil encontrar quem nunca tenha ouvido falar de Bariloche. A cada inverno, milhares de brasileiros voam para cá em busca de divertidas experiências sobre esquis e um contato mais próximo com a neve, a uma distância de 1.574 km de Buenos Aires. E há muitos passeios em Bariloche para fazer.

No entanto, Bariloche é muito mais do que a sua famosa estação de inverno no Cerro Catedral – veja como ir a Cerro Catedral. Localizada às margens do Lago Nahuel Huapi e rodeada pelos Lagos Gutiérrez, Mascardi e Moreno, essa cidade argentina tem um charme inigualável, com sua arquitetura alpina e clima europeu.

No outono, seus bosques ganham tons quentes de vermelho, laranja e amarelo, enquanto o verão possibilita a prática de esportes náuticos e passeios de bicicleta. Uma boa pedida para qualquer época do ano!

Além disso, é a principal base para explorar as belezas naturais da Região dos Lagos. Veja uma linda excursão em Bariloche para conhecer seus arredores.

A vizinha Villa la Angostura, a 80 km de Bariloche, pode ser mais pacata, mas é igualmente encantadora. Ao sul, a 120 km, El Bolsón é um reduto hippie dos anos 70, hoje famoso pelas feiras orgânicas e cervejas artesanais.

Imperdível também é a passeios pela Rota dos Sete Lagos, um caminho entre os diversos atrativos lacustres da região. Descubra ainda as melhores região para ficar em Bariloche.

 

7. San Martin de los Andes

Neve na Argentina
San Martin de los Andes tem muitas trilhas.

Bordeada pelo lago Lácar, San Martin de los Andes não é tão conhecida quanto Bariloche, mas propicia a mesma atmosfera e dispõe de seu próprio centro de inverno, no Cerro Chapelco.

O local, muitas vezes preferido pelos argentinos de férias, fica a 1.575km da capital da Argentina. A cidadezinha tem ares provincianos e hospedagens charmosas. O grande atrativo são as trilhas, de diferentes níveis de dificuldade, que levam a mirantes e a pequenas enseadas de águas translúcidas.

A cidade é um dos pontos da Rota dos Sete Lagos e, para aproveitá-la, compre antecipadamente ingresso para excursão de um dia pela Rota dos sete Lagos. Veja também uma lista com hotéis em San Martin de los Andes.

 

8. Córdoba

Turismo religioso na Argentina
Córdoba tem muitos passeios ao ar livre.

Segunda maior cidade da Argentina, Córdoba é repleta de contrastes entre o velho e o novo. Fundada no século 16 por colonizadores espanhóis, era um dos principais centros dos missionários da Companhia de Jesus.

Foram eles que fundaram a primeira universidade do país, que ainda hoje é responsável pelo ensino de mais de cem mil jovens. Aliás, são os universitários que contribuem para o clima vibrante da cidade, localizada a 701 km de Buenos Aires.

Além disso, toda a região serrana em volta de Córdoba é muito bonita, com diferentes conjuntos de serras e vales: Sierras Chicas, Paravachasca, Traslasierra, Calamuchita e Valle de Punilla.

Espere encontrar uma natureza abundante, com muita vegetação nativa, rios, cachoeiras, piscinas naturais e vales floridos. Alta Gracia, Villa Carlos Paz e La Cumbrecita são os destinos próximos mais populares entre os turistas.

   

Há diversos passeios programados como excursão para o Vale de Calamuchita, tour para o Vale do Punilla, entre outros.

 

9. Puerto Iguazú

Roteiro em Puerto Iguazú, na Argentina
Puerto Iguazú divide com Foz do Iguaçú as cataratas.

Tudo bem que uma parte da principal atração de Puerto Iguazú está também em terras brasileiras — aproximadamente um terço —, mas a grandiosidade das Cataratas do Iguaçu é mais do que suficiente para ser dividida entre hermanos.

Como cada parte do parque, a argentina e a brasileira, oferece vistas em ângulos muito diferentes, o mais aconselhável para ter uma experiência completa das Cataratas do Iguaçu é visitando ambos os lados.

Assim, é possível descobrir (ou aumentar a dúvida) sobre qual o lado mais bonito das Cataratas do Iguaçu, o brasileiro ou o argentino.

Há também passeios diferentes, como esse para ver a lua cheia na parte argentina das Cataratas do Iguaçu. Além disso, Puerto Iguazú fica na tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, bastante acessível.

Tem viagem internacional mais fácil do que essa? E ainda dá para fazer umas comprinhas na zona franca! Tudo isso, a 1.277 km de Buenos Aires. Veja os melhores preços de hotéis em Puerto Iguazú.

 

10. Salta

Trekking na Argentina
Salta tem um famoso museu de arqueologia.

Apelidada de La Linda, Salta é uma das cidades da Argentina que melhor preservou a sua arquitetura e a memória colonial. Entre seus principais atrativos, está o Centro Histórico com suas igrejas e casario antigo.Uma sugestão de passeio para conhecer toda a cidade é um walking tour guiado por Salta.

Na cidade também um dos museus mais interessantes da Argentina, o Museu de Arqueologia de Alta Montanha. O acervo do museu é dedicado a três múmias de crianças incas de mais de 500 anos, encontradas próximas ao cume do vulcão Llullaillaco.

Inclusive, Salta é o local onde mais se percebe o legado e a influência das culturas ancestrais na Argentina. Entre salares, montanhas e planícies desérticas, há cidadezinhas e aldeias que preservam as tradições incas e indígenas.

Ela fica a 1.466 km de Buenos Aires. Principal cidade do norte do país, Salta é a base ideal para conhecer essa região. A Quebrada de Humahuaca, um enorme desfiladeiro com dezenas de pequenos povoados em meio à uma natureza exótica, de formas e cores por vezes surrealista.

É imperdível, por isso há passeios de um dia para Humahuacaassim você pode aproveitar muito bem a paisagem.

 

Roteiro pelas cidades da Argentina

Ao planejar o seu roteiro de viagem pelo país hermano, lembre-se que existe uma grande  diversidade de paisagens e que as distâncias entre as cidades da Argentina são grandes. Priorize determinadas regiões e escolha os destinos próximos.

Afinal, não adianta querer conhecer toda a Patagônia ou a Região dos Lagos em apenas três dias. Além disso, leve em consideração a temperatura e as condições climáticas em cada região durante determinada época do ano.

A melhor época para ir a determinado destino pode ser completamente inapropriada para outro local. Por fim, considere também os seus gostos pessoais e seu perfil de viajante. Diante das centenas de experiências que a Argentina pode proporcionar, certamente uma delas será exatamente o que você busca.
Você está com planos de viajar para Argentina? Então, tire suas dúvidas nos comentários abaixo!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Constance Laux

ESCRITO POR

Constance Laux

Constance Laux, 25 anos, é jornalista, fotógrafa e apaixonada por viagens. Apesar de ter vivido boa parte da sua vida no sul do Brasil, só quando morou em Buenos Aires começou a falar tchê e tomar mate.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Hotéis na Neve

Hospede-se em hotéis exclusivos para curtir destinos de neve

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Hotéis na Neve

Hospede-se em hotéis exclusivos para curtir destinos de neve

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *