Brasil x Argentina: qual o lado mais bonito das Cataratas do Iguaçu?

por Guilherme Tetamanti

Brasil x Argentina: qual o lado mais bonito das Cataratas do Iguaçu?

Visitar as Cataratas é realmente um passeio imperdível. Ver toda essa imensidão bem na sua frente, é algo realmente para se impressionar e a força da natureza será capaz de proporcionar uma experiência inesquecível! Na hora de colocar o pé na estrada e ir conhecer esse destino, várias dúvidas acabaram surgindo: qual o lado mais bonito das Cataratas do Iguaçu? Quais são as diferenças entre o lado brasileiro, no estado do Paraná, e o argentino das Cataratas? Qual a melhor época do ano para ir?

Os dois lados são lindos, mas têm suas particularidades. Nesse artigo comentarei um pouco mais sobre elas para você entender melhor as diferenças. Mas independentemente disso, visite os dois lados para tirar suas próprias conclusões. Te garanto que vale – muito – a pena!

Leia também => Onde se hospedar em Foz do Iguaçu

 

Qual o melhor lado das Cataratas do Iguaçu?

Qual o lado mais bonito das Cataratas do Iguaçu?

Essa é a pergunta mais frequente feita por quem pretende conhecer as Cataratas do Iguaçu. A opinião é bem pessoal, uma vez que cada lado, tanto do Brasil como da Argentina, tem suas diferenças e peculiaridades. Cada um dos lados proporciona visões únicas, sempre bem perto de várias quedas d’água das Cataratas.

O lado brasileiro acaba sendo o mais popular, pois boa parte dos grupos compra pacotes prontos e acabam não indo para o lado argentino. Isso acontece devido à facilidade de chegar ao Parque Nacional, que fica bem perto do centro de Foz do Iguaçu.

Isso é uma pena, pois dois terços de todo o conjunto de quedas fica no parque do lado argentino, e claro, apenas um terço no Brasil. Então, respondendo à pergunta, não há lado melhor. Mas você como bom viajante, precisa conhecer com calma os dois lados, tirar muitas fotos, aproveitar as vistas espetaculares que te esperam e só depois ter sua própria resposta.

Obviamente existem diferenças, então farei uma análise – mostrando muitas fotos 🙂 – sobre cada um dos lados. Isso te ajudará na decisão, caso tenha tempo para conhecer um só.

 

O lado argentino

Qual o lado mais bonito das Cataratas do Iguaçu?

Vamos começar explorando o lado argentino. As Cataratas do Iguaçu em terras vizinhas ficam dentro do Parque Nacional del Iguazú. O Parque fica um pouco mais de 20 km do centro de Foz do Iguaçu. Portanto, é bem fácil e perto para quem está na cidade paranaense. Toda a estrutura do parque é ótima, com muitas trilhas bem sinalizadas e baixa dificuldade. Há também um trenzinho que leva os turistas para atrações mais afastadas, como a Garganta do Diabo, principal queda do lado argentino.

Lado argentino das Cataratas do Iguaçu

Obviamente a atração são as Cataratas. O mais legal do lado argentino, é que muitas das trilhas são feitas em plataformas de ferro sobre as águas, deixando os turistas por mais vezes bem perto das quedas, que podem ser vistas percorrendo diversos caminhos dentro do parque. Uma das 4 trilhas que podem ser feitas, tem 5 km de extensão e passa por várias quedas. Já a outra, de 2 km após o trajeto de trem, é a mais desejada, já que leva exclusivamente para um mirante que fica na borda da Garganta do Diabo.

Cataratas do Iguaçu do lado argentino

Todos os caminhos contam com estrutura adequada e são fáceis de percorrer. A vantagem é que por cada caminho você encontrará alguma particularidade e uma vista única das Cataratas do Iguaçu. E do lado argentino existem mais opções, ao contrário do parque brasileiro, onde tudo está concentrado no mesmo lugar. Para quem quer aproveitar e conhecer tudo com calma no lado argentino, a excursão turística do lado argentino pode durar um dia inteiro, ou até mais!

Qual é o melhor lado das Cataratas do Iguaçu?

Um detalhe interessante é que a Argentina conta com dois terços de todo o conjunto de quedas, que soma no total 2700 metros de extensão. O parque argentino é bem menos visitado por turistas brasileiros, provavelmente porque nem todos os pacotes incluem visita aos dois.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BFRIDAY, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Melhor lado das Cataratas do Iguaçu

A dica é programar um tempo para visitar o lado argentino, pois para ter a melhor experiência possível, é fundamental ver de perto a grandiosidade das quedas e a Garganta do Diabo. A famosa vazão de cinco milhões de litros de água por segundo, é vista por quem visita o principal mirante desse parque.

Claro que é possível ir por conta própria para o parque, alugando um carro, contratando somente o transporte ou até mesmo utilizando o transporte público em Foz do Iguaçu. Porém, caso você decida visitar a região durante a alta temporada (julho, por exemplo), o parque fica lotado e a ajuda do guia será muito bem vinda!

Planejando alugar um carro em Foz do Iguaçu?
Compare preços e faça sua reserva no portal RentCars.

 

Lado brasileiro

Lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu

Dentro do Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, fica o lado brasileiro das Cataratas. O Parque fica a 13 km do centro de Foz do Iguaçu, o que o torna bem acessível, ainda mais com sua excelente infra-estrutura. O transporte na parte interior é feito de ônibus, com paradas distintas que oferecem passeios variados para os visitantes.

Cataratas do Iguaçu no lado brasileiro

Da mesma forma que o lado argentino, a grande atração fica por conta dos mirantes para as Cataratas do Iguaçu. Para vê-la de perto, você deve percorrer a Trilha das Cataratas. Ela possui extensão de 1200 metros, é asfaltada e pode ser percorrida com facilidade.

Mirante no lado brasileiro das Cataratas

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Vários mirantes são encontrados pelo caminho, mas no final é possível percorrer uma passarela suspensa que dá acesso para a principal parte do lado brasileiro, com a melhor vista das quedas. Além disso, também é possível ter uma vista panorâmica por meio de um elevador.

Vista privilegiada no lado brasileiro das Cataratas

Como conta com outras opções de entretenimento, é possível fazer várias atividades e ficar até um dia inteiro dentro do parque. Para quem está disposto a investir e quer ter uma experiência ainda mais exclusiva, a dica é fazer um sobrevoo de helicóptero para ver de cima toda essa imensidão das águas e aproveitar ao máximo o passeio. Para a experiência ser ainda mais completa, o passeio de barco nas Cataratas é sem dúvida um dos mais legais!

 

Existe um lado mais bonito das Cataratas?

Nesse artigo, a intenção não foi dizer qual lado das Cataratas é melhor, pois isso é uma opinião bem particular. Meu objetivo foi contar um pouco mais de cada parque, mostrando os atrativos para que você tenha vontade de conhecer e se divertir. O melhor, caso tenha tempo e disposição para isso, é conhecer o lado brasileiro e o lado argentino das Cataratas, uma vez que cada um deles conta com vistas diferentes, opções de entretenimento diferenciadas e te proporcionarão experiências únicas.

No Brasil, é possível ver bem de frente as quedas d’água e isso vai te impressionar. Já na Argentina, você terá a oportunidade de ficar bem perto da Garganta do Diabo, ponto mais impressionante no parque do país vizinho, o que com certeza te deixará sem palavras. Por isso, sugiro visitar os dois locais, ter experiências diferentes e voltar para casa com todas as boas lembranças na memória. Pode ter certeza que visitar qualquer um dos lados das Cataratas do Iguaçu será maravilhoso!

Ficou com alguma dúvida? Definiu qual lado das Cataratas pretende visitar? Caso precise de alguma ajuda para definir seu roteiro, basta enviar sua pergunta que terei o maior prazer em ajudar!

Conta aqui nos comentários!

Até + !!!

 


Guilherme Tetamanti viajou com apoio da Loumar Turismo e Iguass Express Hotel. A viagem foi parcialmente patrocinada, mas as opiniões aqui publicadas são de livre expressão do autor.

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 37 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Antonio Batista

    Olha, pode até existir uma linha imaginária que inexplicavelmente coloca até a garganta do diabo, que fica no meio do rio (mais próxima do Brasil) como sendo argentina, tudo bem, mas sem dúvida alguma é do lado brasileiro onde quase tudo fica visível de uma forma espetacular, quase todas as quedas podem ser apreciadas durante a descida na trilha brasileira e no final tem aquela apoteose onde se vê as quedas de baixo, de cima, de lado etc, fora a vista do elevador que é sensacional. Conheci recentemente o lado brasileiro e não senti falta de visitar o outro lado, mas poderei ir um dia porque quero conhecer mais e melhor essa deslumbrante reserva natural.

  2. Guilherme Tetamanti

    Oi Antonio, Realmente o lado brasileiro já nos mostra a grandeza das Cataratas. Recomendo sim você visitar o lado argentino, é uma experiência bem diferente. Abraços

  3. Leticia

    Oi Guilherme, Seu blog eh excelente! Obrigada por compartilhar tanta informação! Eu moro no exterior e estou indo para o Brasil ano que vem, mas vou parar em Buenos Aires primeiro, e depois quero visitar as cataratas antes de chegar no Brasil. Pensei em ficar em Puerto Iguazu e visitar o lado Argentino em um dia, e o lado Brasileiro no outro. Voce sabe se eh tranquilo atravessar de um lado pro outro varias vezes (tipo eu não preciso de visto, mas meu noivo precisa de visto para o Brasil entao não sei se seria conveniente cruzar a fronteira algumas vezes)? Ou seria mais fácil ficar uma noite em Puerto Iguazu e outra noite em Foz? Voce sabe se eh tranquilo ir por conta (sem guia turistico) em ambos os lados? Obrigada desde ja, Grande abrazo Leticia

  4. Guilherme Tetamanti

    Oi Leticia, Como brasileiro é sim tranquilo cruzar a fronteira quantas vezes quiser, mas não sei dizer sobre um estrangeiro. Acho que é mais prudente dormir uma noite em Puerto Iguazu, que aliás tem restaurantes que valem a pena conhecer. Abraços Abraços

  5. Ramiro Herrera

    ¿Existe versión en español de su libro?... aunque entiendo CASI TODO en potuñol, me resulta más fácil y rápido leer en castellano.

  6. Guilherme Tetamanti

    Hola Ramiro, No, solamente en portugués. Si quedar alguna duda, escribe-me que te ayudo. Saludos