Roteiro na Argentina: dicas para viagens de até 30 dias

por Franco Chirizzi

Roteiro na Argentina: dicas para viagens de até 30 dias

Um roteiro na Argentina, independente da quantidade de dias que você decidir ficar, deve incluir alguns pontos e paradas quase que obrigatórios.

Conhecer as belezas naturais da Argentina, desfrutar de todos os climas, conhecer a neve, passear nas vinícolas, dançar tango em Buenos Aires, ou andar de carro pela infinita rota 40.

Essas são algumas das tantas opções que podem ser incluídas no seu roteiro pela Argentina que, às vezes, você pode ficar em dúvida sobre para onde ir na Argentina ou o que conhecer na Argentina.

Se já está ficando curioso sobre como fazer seu roteiro pela Argentina e quer saber quais são as principais cidades da Argentina que merecem a sua visita, continue lendo este artigo com sugestões para sua viagem de até 30 dias no país. Acompanhe!

Planeje sua viagem => Hotéis na Argentina

Seguro viagem América do Sul »

 

Roteiro na Argentina: dicas para montar o seu

  • Buenos Aires
  • Córdoba
  • Salta
  • Tucumán
  • Jujuy
  • Cataratas de Iguaçu
  • Mendoza
  • San Luis
  • Bariloche
  • Puerto Madryn
  • El Calafate
  • Ushuaia

 

O que fazer em 7 dias na Argentina

Dicas de Buenos Aires
Obelisco | Foto: QVM.

Se o seu tempo é para uma viagem curta, o recomendável é visitar uma única província e assim aproveitar ao máximo o local e não ficar entre rodoviárias ou aeroportos, pois as distâncias na Argentina são grandes e o risco de perder um dia em trânsito é muito alto para uma viagem tão curta. Confira, inclusive, se a Aerolíneas Argentinas é boa.

Por exemplo, conhecer capital e os principais pontos turísticos de Buenos Aires é uma ótima dica para não ter que se deslocar tanto, além de que há várias rotas aéreas desde o Brasil.

Em Buenos Aires é possível aprender a dançar tango, desfrutar da culinárias nas famosas pizzarias ou churrascarias, como também tirar fotos nos centenários cafés do centro.

Roteiro em Buenos Aires
Casa Rosada | Foto: QVM.

Passeios históricos, como o Cabildo, o Congresso, a Casa Rosada são muito comuns, como também a feira de San Telmo, onde você pode comprar antiguidades a preços muitos acessíveis.

Para passeios em contato com a natureza recomendo muito visitar o delta do Tigre, onde pode fazer passeios em canoa e curtir belas paisagens que em alguns trechos parecem inóspitas e selvagens.

Para saber para onde ir na Argentina, veja os artigos sobre aluguel de bicicleta em Buenos Aires, e ainda cidades perto de de Buenos Aires para conhecer.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Argentina »

 

O que fazer em 10 dias na Argentina

O que fazer na Argentina
Córdoba tem belas paisagens, arquitetura e vida noturna agitada.

Uma mini-férias de 10 dias na Argentina já permite visitar mais lugares. Uma sugestão para onde ir na Argentina, inclui aproveitar ainda mais Buenos Aires (descubra onde ficar em Buenos Aires), mas também incluir a província de Córdoba.

Córdoba, ou a capital mediterrânea, como é conhecida, tem muitas boates e festas que duram a noite toda. E é onde se inventou o famoso Fernet com Coca, que é praticamente a bebida que mais tomam os jovens argentinos atualmente.

Além das festas, há muita beleza arquitetônica, com suas catedrais e edifícios antigos, como a universidade mais antiga da Argentina, com 400 anos,  que é a UNC. Córdoba também se destaca pelas serras e o clima muito agradável praticamente o ano todo.

Você pode ir de Buenos Aires para Córdoba de avião ou de ônibus (este último a viagem demora cerca de 8 horas). Ao chegar, a melhor opção é alugar um carro, para aproveitar as serras ou ir até Rio Cuarto, são lugares ótimos para acampar.

Há diversos outros passeios em Córdoba como a excursão para o Vale de Calamuchita e o tour para o Vale do Punilla.

Veja => Hotéis em Córdoba

 

O que fazer em 15 dias na Argentina

O que fazer na Argentina em 30 dias
Salta tem um dos mais importantes museus do país.

Para um roteiro de 15 dias na Argentina, minha recomendação é visitar o noroeste do país, onde estão as províncias de Salta, Tucumán, Jujuy e Catamarca.

 O norte argentino é famoso pelos fortes traços indígenas na população e nas construções, o que não é tão comum no resto da Argentina.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Argentina. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

As províncias são menores em extensão do que em outros lugares, o que permite se deslocar com relativa facilidade, além de que os custos de comida e hospedagem são menores do que no resto do país. Comece a rota por Salta, que tem o apelido de Salta La Linda, pela beleza da sua cidade.

Em Salta, há edifícios coloniais e uma forte culinária autóctona, com as empanadas e também muitos vinhos que estão ganhando destaque até internacional. Uma sugestão de passeio é o walking tour guiado por Salta e visitar os morros e o teleférico da cidade.

Na cidade está um dos museus mais interessantes da Argentina, o Museu de Arqueologia de Alta Montanha. O acervo do museu é dedicado a três múmias de crianças incas de mais de 500 anos, encontradas próximas ao cume do vulcão Llullaillaco, a cerca de 4 mil metros de altura.

Cidades turísticas da Argentina
Salinas em Jujuy.

Já em Tucumán, é possível fazer um passeio pelos Vales Calchaquies, onde tem muita arqueologia, passeios pela natureza intacta, encontrar animais muito queridos como lhamas e curtir as tradições dos locais, fazem parte do roteiro. Você pode fazer um passeio de 1 dia para o Tafi del Valle, nos Calchaquies.

Jujuy, na fronteira com a Bolívia, é a província onde tem maior presença o respeito pela Pachamama, a mãe natureza, considerada patrona de tudo pelos originários da região.

Nessa província há vários monumentos antigos como Tilcara (onde se celebra o carnaval) ou o Valle de Humahuaca, considerado Patrimônio da Humanidade.

Há ainda a opção de passeio em Salta e Jujuy incluindo o trem das nuvens, salinas grandes e Humahuaca.

Em todas essas cidades é possível acampar, o que permite curtir mais ainda o contato com a natureza e avistar muitas estrelas no local.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Pesquise => Hotéis em Salta

 

O que fazer em 20 dias na Argentina

Para onde ir na Argentina
Lado argentino das Cataratas do Iguaçu.

Um roteiro de 20 dias pode incluir algumas escalas aéreas, o que permitirá conhecer os principais destinos turísticos do país de uma única vez, aproveitando o avanço das companhias low cost no país. Vale a pena ler sobre como é voar pela Andes Líneas Aereas.

Um roteiro muito comum para essa quantidade de dias parte de Buenos Aires, passa pelas Cataratas de Iguaçu, Salta e Mendoza.

Já contei bastante sobre o que da para fazer na capital Argentina. Um roteiro de 5 a 7 dias é ótimo para conhecer as principais atrações de Buenos Aires.

Já nas cataratas, é possível fazer todos os passeios em 3, no máximo, 4 dias. Assim você conhece a queda d’água e pode descobrir qual o lado mais bonito das Cataratas do Iguaçu.

Salta, tem muitos passeios ao redor da capital, mas a maioria fica na pré-cordilheira, pelo qual o recomendável é alugar um carro e sair para conhecer os vales e quebradas, além de passear pelas antigas catedrais e o já mencionado museu.

Roteiro completo na Argentina
Vista da vinícola de Mendoza para a Cordilheira | Foto: QVM.

Finalmente, Mendoza, que hoje é o segundo destino turístico na Argentina. A cidade é famosa principalmente pelas vinícolas, mas também tem vários outros lugares para ser visitados em uma semana de viagem.

Lugares bonitos para visitar na Argentina
Mendoza e a Cordilheira | Foto: QVM.

Lugares como o Aconcágua, com 6.962 metros de altura, Potrerillos (um dique de água), ou Uspallata, que fica quase na fronteira com o Chile e costuma ficar coberta de neve no inverno.

Dicas de viagem de um mês pela Argentina
Parque em Mendoza, a terra do vinho | Foto: QVM.

Entre os passeios mais comuns estão o tour de alta montanha, rafting nas cachoeiras de Mendoza, e ainda excursão às estradas de vinho com almoço.

Economia => Hotéis em oferta em Mendoza

 

O que fazer em 25 dias na Argentina

O que fazer em 25 dias na Argentina
Puente del Inca em Mendoza | Foto: QVM.

Um roteiro de 25 dias na Argentina permite conhecer alguns lugares nos quais você consiga se “desintoxicar” e ficar mais em contato com a natureza, se hospedar em pousadas, cabanas ou até em barracas mesmo.

O melhor lugar para começar é, sem dúvidas, Córdoba e logo ir para o sul, até Bariloche, passando por Mendoza e San Luis.

Córdoba é uma excelente opção para ser um ponto de partida no roteiro porque há voos saindo das principais capitais brasileiras, sendo possível chegar até de ônibus direto.

São vários lugares muito lindos, como Sierra del Buen Pastor, Rio Cuarto, e outras cidadezinhas que se encontram na serra mesmo.

Logo, você pode continuar caminho a San Luis, uma das menores cidades da Argentina. San Luis tem nos seus arredores algumas vilas muito pequenas, mas que são visitadas por muitos turistas pelo excelente clima que tem na maior parte do ano, que são Villa Mercedes e Merlo. Aqui tem muitas pousadas e a conexão do wifi é muito boa.

passeios turísticos na Argentina
Alta montanha em Mendoza | Foto: QVM.

Ao lado de San Luis, está Mendoza, que como comentei tem muitos passeios turísticos na cidade e nos arredores, mas como dica recomendo visitar o sul, para conhecer San Rafael e Malargue.

San Rafael é a segunda cidade de Mendoza em importância e possui também muitas vinícolas, diques e vistas do pôr do sol.

Roteiro perfeito na Argentina
Cerro Campanário em Bariloche | Foto: QVM.

Mesmo assim, mantém a calma de uma cidade em crescimento e moderna do interior. Perto de San Rafael se encontra Malargue, na fronteira com a Patagônia, onde é comum que acumule muita neve no inverno e por isso aqui se encontra Las Leñas, a maior pista de ski da América do Sul.

Finalmente chegamos em Bariloche, que é o principal destino turístico da Patagônia. Apesar de ser uma pequena vila, as construções são muito lindas, pois tem uma forte influência alemã, que fica ótima para postais no Instagram durante o inverno. Veja a excursão em Bariloche para conhecer seus arredores ou o passeio pela Rota dos Sete Lagos.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 
destino turístico da Patagônia
Acima das nuvens em Bariloche | Foto: QVM.

Outro dos principais destinos para os amantes dos esportes de inverno é o Cerro Catedral, bem perto do centro de Bariloche. Já para os amantes da gastronomia é muito recomendado visitar a fábrica da cerveja Patagônia, ou tomar um chocolate quente no centro em algum dos tantos cafés.

Descubra => Onde ficar em Bariloche

 

O que fazer em 30 dias na Argentina

Viajar para a Patagônia
Neva em alguns destinos na Argentina | Foto: QVM.

Se você decidiu tirar todas as férias do ano de uma única vez, recomendo que faça um tour pela Patagônia, pois tem muitos pontos turísticos para ser visitados mas que ficam distantes um do outro e não tem tantas conexões aéreas, pelo qual tem que ir de ônibus ou carro até eles.

O ponto de partida, sem dúvida, tem que ser Bariloche, que pela enorme quantidade de turistas brasileiros que recebe é apelidada de Brasiloche pelos locais. A cidade é pequena e em 4 ou 5 dias você conseguirá visitar a maioria dos principais pontos turísticos e cerros da vila. Confira os melhores passeios de Bariloche.

principais pontos turísticos da Argentina
Centro cívico de Bariloche | Foto: QVM.

Logo, a viagem pode continuar por algumas das pequenas cidades que se encontram perto de Bariloche, como Villa La Angostura ou San Martín de Los Andes, que são parecidas em arquitetura mas que tem encantos naturais particulares ao estar rodeadas de vários bosques e lagos.

viagem longa para a Argentina
Perito Moreno na Argentina | Foto: QVM.

Em Chubut você se encontrará com Puerto Madryn, que permite avistar as baleias francas, já que ficam muito perto da costa e chegam vários juntos. Em Santa Cruz, no extremo continental é possível se encontrar com muita neve, ou com uma das maiores geleiras do mundo, que é o Perito Moreno, de mais de 250 km².

Roteiro com neve na Argentina
Perito Moreno em El Calafate | Foto: QVM.

Recomendo levar um uísque ou vodka e pegar gelo diretamente do lugar para desfrutar de uma boa bebida e vista única no planeta. Veja o que fazer em El Calafate. Finalmente, o roteiro termina em Ushuaia, que é a cidade mais austral do mundo.

Roteiro pela Argentina com Ushuaia
Placa em Ushuaia | Foto: QVM.

Em Ushuaia você tem a possibilidade de ver a aurora polar, ou passar a noite mais longa do mundo, com apenas 7 horas de sol.

Conheça os principais pontos turísticos de Ushuaia e descubra os passeios para o ano inteiro em Ushuaia como trekking ao Glaciar Martial em Ushuaia com subida ao Glaciar Martial, ou ir para a Laguna Esmeralda.

Dica => Hotéis em oferta em Ushuaia

 

Dicas de roteiro na Argentina

Dicas de roteiro na Argentina
Puerto Madero | Foto: QVM.

Uma viagem pela Argentina pode incluir diferentes cidades e povos, com diferentes paisagens e clima, dependendo do que se deseja visitar, mas é importante considerar as distâncias e as poucas conexões aéreas que o país tem ainda para definir para onde ir na Argentina.

A Patagônia é, sem dúvidas, um dos mais locais procurados, mas é essencial que o roteiro seja bem planejado para não ficar dias a mais em uma única cidade e não aproveitar as inúmeras belezas naturais que tem nessa região.

Neste artigo montei várias opções de roteiro na Argentina com sugestões sobre o que conhecer e o que fazer em 30 dias na Argentina. Espero ter te ajudado a saber para onde ir na Argentina e deixado com mais vontade de explorar a Terra do Tango.

E, para finalizar, fique com o vídeo incrível publicado pelo site oficial de turismo da Argentina sobre Purmamarca em Jujuy.

E você, já planejou seu roteiro pela Argentina? Deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários.

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Franco Chirizzi

ESCRITO POR

Franco Chirizzi

Franco Chirizzi, 26 anos, argentino, professor de português e escritor freelancer. Mora no Brasil há mais de 3 anos, primeiro em Porto Alegre e, logo, apaixonado por praia, se mudou para Floripa. Gosta de Marketing Digital e de encontrar novas experiências ao redor do mundo.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *